Menu

Samba, dinossauros, carisma e expectativas

Patrine 11 anos ago 33 89

kyuinicio
Quando tomei a decisão de assistir o primeiro episódio de Zyuden Sentai Kyoryuger e escrever algo sobre ele, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: eu gostei TANTO de Go-Busters que posso cometer alguma injustiça com o novo sentai.

Portanto, acreditem, a tentativa aqui é de expressar a minha opinião da maneira mais desapegada possível da série anterior, mostrando pontos positivos e negativos tendo como base o primeiro episódio.

Lembrando, mais uma vez, que o texto a seguir está repleto de SPOILERS, então, se você ainda não assistiu à estreia da série, corre lá, volta aqui, leia e divulgue para os amigos (ou pros inimigos, dependendo do ponto de vista e da sua intenção!)

Sou fascinada por construção de personagens e por aí que gostaria de começar. Em Kyoryuger, me pareceu tudo meio mastigado demais, tanto para os heróis transformados, ao mostrar a imagem de cada um deles vestido e fazendo algo que mostrasse as características específicas deles, quanto dos vilões que ficam se apresentando…

tumblr_mih6u5jnOC1riq58xo2_1280

Isso muda bastante na forma civil, por puro mérito das atuações. Quando o capítulo inicial mostra cada um deles em suas atividades, já nos passa a imagem do Green mais sério, o Blue desajeitado, o Black galanteador e a Pink com o paradoxo delicadeza e força. Esses jovenszinhos carismáticos conseguiram salvar a apresentação dos personagens, que, ao meu ver, caminhava para o fiasco.

O foco principal do episódio é o Kyoryu Red e isso me incomodou. Ficou meio cansativo e, em alguns momentos, até bobo. São personagens com esteriótipos muito bons e bem executados por seus atores que, inicialmente, foram deixados meio de lado.

Pontos para o flashback muito bem elaborado e com participação especial (conforme já estava previsto) que foi um empurrãozinho a mais na construção do líder da equipe.

tumblr_migfvzv5BE1s2twmxo1_500
Achei interessante o fato de eles terem que lutar contra o mecha para provarem que são capazes de fazer parte do grupo mas, mais uma vez, somente mostrou, na prática, o desafio do Red. Além disso, a forma independente como o membro do super sentai e o robô gigante lutam, deu um diferencial bacana.

Há uma valorização da coragem, da força e da bravura o tempo todo e, ao que tudo indica, isso ainda vai ser muito trabalhado no decorrer da série. São bons atributos para se ensinar aos pequenos que formam o público alvo.

Outro ponto que, para mim, é um retrocesso é a volta dos vilões “monstros de borracha” com vozes tenebrosas… Apesar disso, achei divertido o QG deles.

tumblr_miacjc86Kt1r1rt5lo1_500

Um espectador mais desavisado inicialmente acha as armas dos nossos heróis meio bobinhas, porém, quando a luta tem início e o pau começa a quebrar,  o uso delas é até bem complexo e complementou bem a cena de ação do grupo todo reunido. Como ponto que não me agradou muito, coloco os uniformes. Ainda não me acostumei com faixa amarela!

A trilha sonora (ou o que já foi mostrado dela) é bem condizente com o clima da série em si e também encaixa na proposta dos sentais. Quanto ao polêmico samba, devo contar pra vocês que ele não me incomodou nem um pouco! Muito pelo contrário, achei que se encaixou com a transformação, e deixou tudo mais divertido! E os japonesinhos têm até jeito pra coisa, viu?!

Ah, e vocês podem dizer que eu acho tudo fofo (e acho mesmo huahuahua), mas eu adoro quando as séries têm danças no final! E o sambinha que rolou no encerramento também caiu como uma luva para o que foi proposto no primeiro capítulo.

tumblr_miacjc86Kt1r1rt5lo2_500

A surpresa ficou por conta do pedido de manutenção de sigilo uns com os outros! Pelo que tinha sido apresentado até então no episódio, a expectativa era de que eles fossem dar as mãos e querer se tornar grandes amigos na luta contra o mal. Mas, na sequência da cena, a apresentação que o Red faz provou mais uma vez o tipo de personagem que ele é e deu um alívio cômico em mais um momento propício.

Se perguntarem para mim, como uma espectadora de super sentai com 26 anos de idade, me permito afirmar que acho a volta de alguns aspectos do padrão da franquia meio desanimadores… Mas, nada que, se bem trabalhado, não possa ser superado e até utilizados de uma maneira positiva sem cair na mesmice.

kyufinal

Por outro lado, devo levar em consideração que a parte do público viúva nostálgica deve estar um pouco mais satisfeita agora e isso pode ser bom para os famigerados índices de audiências e críticas.

Enfim, apesar do retorno de muitas características de um passado recente dos super sentais e acredito que é mais uma série que vai ter que ter a ideia comprada por parte dos espectadores.

Afinal, ninguém aí vai querer realismo em um tokusatsu com dinossauros, teletransportes e um protagonista hiperativo, não é mesmo?

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

33 Comments

33 Comments

  1. mailson disse:

    Vai ser uma série bem alegrinha…
    A unica coisa que me incomodou é que as armas basicas voltaram a surgir do além…
    Isso me irrita muito :s

  2. Patrine disse:

    Aliás, muitas coisas do além, né, mailson? Espero que aos poucos eles trabalhem os aspectos que foram deixados meio que no ar!

  3. underline disse:

    Tambem me apaixonei por gobusters justamente pela série conseguir fugir dos padrões e formulas-prontas do genero.
    Ausencia dos vilões de borracha com “fantasia de escola de samba” (oi, Walz Gils), monstros gigantes e pequenos lutando simultaneamente, henshin em estilo Kamen Rider, etc…

    Mas vale lembrar que foi justamente isso que tornou gobusters um FRACASSO de audiencia e quase sentenciou a franquia inteira, então nada mais normal do que a Toei apostar no mais certo dessa vez, e voltar para o que já fazia sucesso.

    Eu gostei bastante desse primeiro episodio

  4. mailson disse:

    Concerteza…. Pq eu não aguento mais erros de continuidade.. E ainda vou saber como o gabutyra chegou em toquio sem ninguem notar aquele monstro enorme atravesando a cidade

  5. KrSaBlack disse:

    Isso realmente foi um ponto negativo (de as coisas surgirem do nada), até porque em Go-Buster absolutamente tudo era explicadinho. Inclusive me lembro de um dos episódios iniciais que explicava que a sede dos GB tinha ramificações por toda a cidade. Outra coisa, em GB tudo é mais realista, com combustível e talz, e isso se perde em Kyoryuger. Mas eu não me importo tanto de as coisas surgirem do nada, pq em gokaiger mesmo destransformados tiravam aquelas espadonas do nada… O que me deixou um pouco insatisfeito foram os vilões caricatos demais. Era bom quando eu podia ver a expressão sádica do vilão (vide Enter, e aliás, que vilão heim? Foi outro que se desenvolveu muito em GB). No geral curti muito o primeiro episódio, achei fera e aguardo o próximo ansiosamente… PS.: Aquela Kyoryu Pink é muito gata… Estou prevendo uma futura sessão de japandolls… xD

  6. Macgaren disse:

    Ao contrário de você,detestei Gobuster. aguentei 3 episódios e larguei mão. por essa razão gostei de Kyoryuger. Achei divertido,com personagens carismáticos (bem diferente dos sem graças do sentai anterior) e o principal : Uma integrante feminina bonitinha. Gostei do primeiro episódio e a série tem tudo pra me agradar. Vamos ver como a história se desenrola

  7. Masinha disse:

    Faço a sua palavra a minha Macgaren

  8. Pergunto:

    Vai ser voltado para o Brasil ou o que? por que além de dançarem samba, ainda tem as armas falando “Vamolá” e “Mucho”,

  9. Patrine disse:

    Pois é, Rafael Portillo, eu também reparei isso, mas logo no início, quando aparecem os locais de onde eles vêm, não tem nada de Brasil! Podia ser uma deixa, mas não foi usada…

  10. EDUARDO disse:

    ASUASUHASHU
    GO-BUSTER ASSIM COMO GOKAIGER SÃO SENTAIS TOTALMENTE DIFERNTES MASSSS GOKAIGER SIMPLESMENTE VIROU O MAIOR SENTAI DESTE SECULO 21 (E TALVES O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS) E O ERRO DA TOEI FOI COLOCAR UM NOVO SENTAI DIFERENTE DEPOIS DE GOKAIGER E O FRACASSO POR LÁ FOI INEVITÁVEL MSM E É POR ISSO QUE ESSE SENTAI DE 2013/2014 QUE ESTREOU NO ULTIM ODOMINGO É UAM COISA MAIS TRADICIONAL AO QUE FOI MOSTRADO AAO LONGO DAS DECADAS QUE É PARA RESGATAR PRIMEIRO A AUDIENCIA TRADICIONAL DA FRANQUIA E DEPOIS PARA QUE O POVO DA TERRA DO SOL NASCENTE Ñ DEIXE + DE ASSISITIR UMA MAS MAIORES PAIXÕES DAQUELE PAIS QUE SÃO OS SENTAIS.

  11. Mozart disse:

    Discordo totalmente de você Eduardo, Gokaiger não é o melhor sentai do século 21! O melhor sentai do século 21 é Tokumei Sentai Go-Busters!

  12. EDUARDO disse:

    hasuhusasahsahu
    vai falar isso lá o japão mozart
    hsahashshushusahusa

  13. Mozart disse:

    Pô Eduardo, mas eu não sigo os padrões japoneses, só porque eles não gostaram da série lá, não quer dizer que eu deva compartilhar do mesmo sentimento de ódio, a série me conquistou por vários motivos.

    Um exemplo claro é Jaspion é um fiasco no Japão, nenhum fã japonês gosta e prefere esquecer que ele existiu. Já aqui todas as viúvas da Manchete adoram!

  14. menino que voa disse:

    Pro Tokumei Sentai Go-Busters ser o melhor do século 21 , antes ele tem que ser melhor que Shinkenger e Gokaiger . Abs!

  15. menino que voa disse:

    ”Tokumei Sentai Go-Busters ser o melhor do século 21” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (gargalhando alopradamente) suas piadas tao cada dias melhores Mozart , tudo bem Go-Busters é um BOM sentai mas falar que é o melhor do século ate entao ja é exagero , pois ele nao é superior à aqueles que eu citei no post acima. enfim opiniao é opiniao , pelas mais engraçadas que sejam nao podemos fazer nada.

  16. Letícia disse:

    Bem, acabei de assistir… concordo com vc em mtas coisas, inclusive na parte dos montros de borracha. Achei meio bobo e com excesso de efeitos especiais de tal forma que eu poderia confundir que estava assistindo Power Rangers! Credo! Acho que eles devem trazer o equilíbrio pois Go Busters tinha efeito? Sim! Mas não pesavam tanto assim e tornou a série mais humanizada. Vamos esperar os próximos capítulos para ver o que o roteiristas e o pessoal da arte podem melhorar. Caso contrário, sou obrigada a dizer que os sentais de 20 anos atrás estavam bem melhores! rs…

  17. Wolf disse:

    Eu vou dar razão mais uma vez ao Mozart, o Gokaiger ele não é o melhor sentai do século 21, ele é bom porque ele é uma reunião de Sentais, mas ele não tem uma definição original pra ser chamado de melhor. Sobre o post, eu curti o texto Patrine e concordo com muita coisa nele. E eu sempre citei que pra mim Go-Busters como sentai em si ele é apagado, ele não é carismatico e pelo visto Kyoryuger vai “tentar” ser tudo o que o Go-Busters foi de errado (grupo sem carisma, história enrolativa demais), eu espero que eles acertem. Só desejo boa sorte.

  18. Patrine disse:

    Pois é, Letícia! Eu nem falei tanto assim da computação porque tento levar em conta o público infantil de hoje em dia que meio que está “acostumado” com esse excesso. Mas, particularmente, me incomoda muito! 😛

  19. Teto disse:

    a faixa amarela me encomoda um pouco,mas o sambinha foi d+ kk

  20. wallyouko disse:

    go-buster é o melhor sentai já feito

    ponto final

  21. Rodrigo Gabry disse:

    Boa Tarde Galerinha do Sempuu !

    Nada contra Kyoryuger, mas não achei o 1º Ep lá aquelas coisas …. na verdade eu notei uma forte puxada pro lado (atirem as pedras) Power Rangers 1² temp. sei lá achei que a toei fez a série prontinha pra ser a sucessora de MegaForce … Mas posso está errado (1º Ep e talz). Já sobre Go-Buster, não e a melhor do século (pq pra mim a melhor do século foi Shinkenger (Desenvolvimento dos personagens, crescimento da série e uma belissina construção cultural), mas com certeza Go-Buster entro pro meu top 5 das melhores series SS de 2000 pra cá.

    e isso … um abraço a todos.

  22. Alvaro Moraes disse:

    Kyoryuger em 1 capítulo fez o que Go-Busters não conseguiu fazer em 50… Apresentar os personagens, definir as personalidades deles, mostrar que eles vão evoluir e trabalhar juntos, apresentar vilões, um problema, ninguem finge que fala francês.. e o melhor: o personagem principal não é um vilão. =D

  23. Patrine disse:

    Pois é, Alvaro Moraes, foi exatamente aí que eu achei que a série peca: há mil maneiras de se construir personagens no decorrer de 50 episódios, sem ter que mastigar tudo e cuspir pro espectador tudo pronto, como se a gente tivesse preguiça de pensar, além do fato da série não ter apresentado nada de muito novo… Mas, gosto é assim, o que podemos fazer é debater sobre eles! 😉

  24. Alvaro Moraes disse:

    esse é o problema Patrine, nenhum personagem de Go-Busters evoluiu/cresceu no decorrer da série toda.. o Hiromu do início é o mesmo Hiromu do final, sem tirar nem por e isso é cansativo não só ele mas todos os outros personagens o único que passou por essas mudanças de crescer e tomar um rumo diferente na história foi o Enter e o J, o resto ficou como estava.. fora a forçada de humor com o Nick, Hiromu, J e Jin que pelo menos pra mim quase nunca tinha graça… a repetição de acontecimentos também não me agradou.. claro Go-Buster apresentou diversos elementos novos e na minha opnião foi nisso que pecou, pq em time que ta ganhando a gente num mexe né?! HAUEhUAHEuhAE por mim Go-Busters e Fourze podem dar a mão e ir pro fim do Top pq falharam drasticamente pra mim D:

  25. Wolf disse:

    Concordo com o Alvaro e digo mais, pra quem prestou realmente atenção no primeiro episódio do Kyoryuger vai ver que dali pode se criar várias perspectivas.

  26. Patrine disse:

    Vou ter que discordar mais uma vez, Alvaro! Hahahahaha! Consigo enxergar evolução de todos os personagens, especialmente os Busters principais… De crianças assustadas que queriam “apenas” salvar os pais e voltar a uma vida normal, eles recebem o fardo de salvar o mundo todo e para isso tem que sacrificar quem amam. Primeiro os familiares e o pessoal que estava no submundo, depois a possibilidade do Red e, por fim, o Jin! E eles fizeram isso magnificamente. Se, no final, os personagens ainda fossem os mesmos, todos teriam sentado no chão e chorado na hora de decidir se deixariam o Jin se sacrificar ou não… Enfim, esse é só um exemplo, além dos momentos em cada episódio que são mostrados os relacionamentos deles como equipe, com os personagens externos à luta deles e até mesmo com os BuddyRoids.

    Wolf, não era necessário prestar muita atenção ao primeiro episódio de Kyoryuger… Na minha modesta opinião, da forma como ele foi construído possibilitou a gente saber tudinho que ia acontecer do início ao fim além de, ressalto mais uma vez, mastigar tudo e cuspir na cara do espectador tudo prontinho. É algo que não agrada a mim, como espectadora. Mas, com certeza, tem pessoas que gostam! E isso não quer dizer que eu não tenha gostado do episódio, o que dirá da série que mal começou, é só um ponto que eu achei negativo, mas teve muitas outras coisas boas, como coloquei no texto 🙂

  27. wallyouko disse:

    A questão é o povo gosta de personalidade cliche, não percebe que o cara pode ser sem graça ou chato o tempo todo, Go-Busters foi assim mostrou lado humano, sei lá o Go-busters foi bem feita nos dois quesitos tanto de personagens quantos de lutas/ambiente/esquadrão pegando um exemplo shinkenger esta desenvolveu muito bem personagens mas por outros lados as lutas de robos são uma merda e as lutas em si (não todas), Go-busters diferenciou por tratar o tema como missoes, esquadrão etc… tanto que nos ultimos episodios já iria eu reclamar que era um esquadrão e só mostrava eles quando apareceu pessoas ajudando os feridos, em resumo Go-busters foi o melhor sentai não sentai, ele tem os elementos do sentais mas não abusou de cliches caracteristica recorrente de um sentai.

    Quem não gostou reveja como se não fosse um sentai

  28. Mozart disse:

    Ainda não vi a série dos Dinossauros Sambistas mas, depois que assistir vou dar meu parecer e serei bem justo nos meus comentários.

    Agora o assunto ta pegando fogo mesmo é sobre Go-Busters, e digo a todos, quem assistiu, se envolveu com a série e tem boas lembranças. É uma série com mais pontos positivos que negativos!

  29. Allison disse:

    Olha cara! É dificil dizer se me agradou ou desagradou logo no 1º Episodio. Por enquanto nada de disanimador pra mim, mas se teve uma coisa que eu realmente não gostei foi o designer dos generais do time dos vilões, muito esquesito (tirando o líder deles, claro).

  30. mailson disse:

    ainda vou entender o ser humano..
    eles pedem o tempo todo uma série mais viceral aonde os própios atores lutem, não precisem o tempo todo de dubles e que eles crescam conforme o caminhar da série.
    dai quando chega a série… dizem que não é o que queriam.
    ser humano você já foi melhor

  31. Tite Araújo (@TiteAraujo) disse:

    Como viúvo da Manchete, amei o Gokaiger principalmente o episódio 49, kkkkkkkkkkkkkk na qual era um seriado q fazia questão e contava os dias para assistir o episódio seguinte, já o Go Busters até o meio da série não me dava essa sensação, senão me engano a partir do episódio 22 o GB começou a me prender e os últimos episódios foram sensacionais. Go Busters sim, me conquistou ao longo da série. O kyoryuger, assisti agora pouco, mas confesso q desde o inicio da divulgação eu estava com o pé atrás, particularmente achei meio forçado, conforme vários já disseram, tlz para alavancar a audiência perdida com o Go Busters, mas acho q para mim continuar assistindo tem q melhorar muito ainda…Concordo tb como disseram antes achei q forçaram tb o tema para suceder os Megaforce lá nos USA…q na qual confesso q to gostando, mas como viúvo dos MMPR, na qual alegraram fim da minha infância.

  32. Ultra J disse:

    Assisti o primeiro episodio, e gostei, mas talvez porque o tema seja dinossauros e porque eu tenha uma coleção de mais de 70 livros, é muito cedo para dizermos se é ruim ou não. mas achei os personagens bem carismaticos e os vilões nada a ver com o tema da série, mas divertidos, o mais legal disso tudo é que minha sobrinha aprendeu a ler e nós vamos nos divertir assistindo essa série^^, e ela vai aprender comigo sobre dinossauros e a assistir tokusatsu. 😀

  33. Michelle Christian Ferreira disse:

    Gostei do “samba”, achei um diferencial

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad