Menu

Enciclopédia Senpuu King-Ohger | Mushiking: a caça de insetos no Japão

Senpuu 1 ano ago 0 180

Fala Galera! Aqui é o Dr. Senpu numa versão mais light.

Inspirado em King-Ohger vamos fazer uma série de textos falando um pouco sobre os animais base desse sentai.

Para começar, vamos falar sobre o amor pelos insetos no Japão!

A cultura japonesa de capturar insetos é conhecida como “mushiking” em japonês, que se traduz literalmente como “caça de insetos“.

É uma atividade popular, especialmente entre as crianças, que envolve a captura, observação e eventualmente a liberação de uma variedade de insetos, incluindo besouros, gafanhotos, cigarras e outros.

A captura de insetos no Japão remonta a centenas de anos, com algumas das primeiras referências históricas datando do período Heian (794-1185).

A prática era vista como um passatempo educativo, pois permitia às crianças aprender sobre os diferentes tipos de insetos e seu comportamento, bem como desenvolver habilidades de observação e paciência.

Hoje em dia, a captura de insetos ainda é uma atividade popular no Japão, especialmente durante o verão, quando os insetos são mais abundantes.

Crédito: Freepik

Muitas lojas de brinquedos vendem kits de captura de insetos que incluem uma rede, uma lupa e um recipiente para observação.

Existem também lojas especializadas em insetos vivos, onde os entusiastas podem comprar besouros e outros insetos exóticos.É importante notar que a cultura japonesa de captura de insetos geralmente enfatiza a importância de tratar os insetos com respeito e cuidado.

Muitas crianças são ensinadas a não machucar os insetos ou mantê-los em cativeiro por muito tempo, mas sim a observá-los e apreciá-los em seu ambiente natural. Além disso, muitas escolas japonesas realizam atividades educativas relacionadas a insetos, como a criação de jardins para atrair borboletas e outros polinizadores.

Há também um impacto da atividade na indústria de animais de estimação do país. A criação e venda de insetos como animais de estimação é uma indústria próspera no Japão, com muitos entusiastas colecionando e criando besouros, gafanhotos e outros insetos exóticos.

Os insetos também desempenham um papel importante na cultura popular japonesa, aparecendo em histórias em quadrinhos, animações e filmes.

Crédito: Adobe Stock

Existem muitos mitos e lendas japonesas que apresentam insetos como personagens importantes. Aqui estão alguns exemplos:

  1. A lenda do gafanhoto: De acordo com a lenda, um gafanhoto mágico era capaz de conceder desejos aos humanos que o capturavam. No entanto, um jovem aprendiz de samurai capturou o gafanhoto e desejou se tornar um grande samurai, mas logo descobriu que o caminho do guerreiro era difícil e doloroso. Ele libertou o gafanhoto, arrependido, e aprendeu a apreciar a simplicidade da vida.
  2. A lenda da cigarra: Em muitas culturas asiáticas, as cigarras são associadas à imortalidade e à ressurreição. Na lenda japonesa, uma cigarra que vivia em um santuário era capaz de curar doenças e conceder longa vida aos seus adoradores. No entanto, um homem ganancioso tentou vendê-la por dinheiro, e a cigarra se recusou a cantar. Quando ele tentou levá-la à força, ela voou para longe, levando com ela a fonte de sua imortalidade.
  3. O conto do escaravelho: Este conto popular apresenta um besouro que era capaz de rolar uma bola de estrume várias vezes o tamanho do seu próprio corpo. Quando o besouro é capturado por uma aranha, ele usa sua habilidade de rolar para escapar, transformando a bola de estrume em uma esfera brilhante que ilumina o caminho para casa.
Crédito: Adobe Stock

Essas histórias são apenas alguns exemplos da rica cultura japonesa que envolve insetos. A presença de insetos na mitologia e folclore japonês reflete sua importância na vida diária e na apreciação da natureza pelos japoneses.

No entanto, a captura excessiva de insetos para a venda e a destruição de habitats naturais ameaçam a população de insetos. Muitos entusiastas defendem a importância da preservação de habitats naturais e do tratamento ético dos insetos para garantir sua sobrevivência e manter a cultura japonesa de captura de insetos viva.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, dúvidas ou sugestões só enviar para o e-mail do Senpuu.

Até a próxima!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Fundado em 2006

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad