Menu

Go-Busters: a série que conquistou pelos detalhes

Patrine 11 anos ago 20 146

tumblr_mi3cqie3ah1ql41ypo1_500
Vou começar esse texto dando uma colher de chá aos haters de Go-Busters. Devo admitir, logo de cara, que o roteiro como um todo pode não ser muito bom ou atrativo, mas a minha argumentação vai ser baseada exatamente nos detalhes!

Antes que você prossiga com a leitura, devo alertar que o conteúdo e as imagens trazem SPOILERS! Portanto, se você ainda não viu Tokumei Sentai Go-Busters até o final e não quer informações adicionais, não prossiga!

Com o apagar das luzes e o fim da série, percebi que são essas pequenas modificações no protocolo Super Sentai que fazem de Go-Busters um tokusatsu diferenciado dentro da franquia e isso, para mim, pesou muito na balança para avaliá-lo como excelente!

busters01

Uma estratégia muito bacana e que deu certo durante toda a série (e que poderia ter sido um tiro no pé) foi a corrida contra o relógio. Aliado a isso, é fantástico o fato dos heróis enfrentarem, ao mesmo tempo, os inimigos no solo e os robôs gigantes que aparecem.

Os problemas logísticos também foram trabalhados muito bem, e aproveito para ressaltar outra coisa que reparei. Da mesma maneira que são mostrados os robôs ficando sem energia, os veículos e mechas na oficina, a série trata os heróis de uma maneira mais realista e humana, que começa com o fato de tirarem os capacetes, até os momentos em que eles se machucam e ficam no hospital, por exemplo.

busters02
Eu não posso (e nem quero) deixar de dar o merecido destaque ao Blue Buster e aí entra mais um ponto no qual a série sai um pouco do padrão. O foco não é 100% no líder do grupo, muito pelo contrário!

Todos têm suas funções e recebem atenção no decorrer dos episódios, mas as batalhas importantes que, normalmente nos sentais de cinco ou mais membros, são protagonizadas pelo Red, em Go-Busters ficaram, muitas vezes, por conta do mais velho integrante e o meu favorito, o Blue!

As fraquezas dos nossos heróis, que muita gente achou bobagem ou repetitivo no começo, têm papel crucial nos últimos episódios, inclusive sendo destacadas pelo Red Buster, durante o confronto final com Enter, como os fatores que nos tornam humanos. E não é que é verdade?

stagbuster
Os BuddyRoids são um caso à parte, que dão todo um charmealegria para a série. A parceria com os robôs foi construída sem forçar e muito bem utilizada no power-up dos heróis. Além disso, todos são responsáveis pelo alívio cômico presente em quase todos os tokusatsus e, neste quesito, ressalto o fantástico Beet J. Stag Buster!

O equilíbrio entre ele se entender como um robô e se descobrir um pouco humano é muito bem feito e, junto com Jin, arrancam risadas da gente! Por outro lado, quando necessário, também foram responsáveis por algumas lágrimas por causa da relação baseada em tanta cumplicidade e carinho entre os dois.

Uma coisa linda que a gente consegue acompanhar em Go-Busters é o amadurecimento dos personagens e da própria série em si. Red Buster cresceu muito, passou a usar mais a super velocidade para se teletransportar de um lugar para o outro, além de todo o drama que gira em torno dele nos capítulos finais.

Outro exemplo de desenvolvimento foi a sacada da Escape no final. Pelo fato de ela ser resetada várias vezes, é capaz de voltar em formas diferentes, mas sempre com o objetivo repetitivo de achar alguém bom o suficiente para enfrentá-la. Isso fez a personagem, que já era boa, crescer muito.

tumblr_mi3jo2QN2s1qb9h0jo1_500

Especificamente sobre o fim da série, o clímax foi muito bem elaborado e a encruzilhada é sensacional, colocando o Red Buster como um elemento a ser destruído e, já no último episódio, o surgimento da opção que faz com que Jin tenha que ser eliminado fez com que eu roesse minhas unhas e não quisesse que o capítulo acabasse…

Todos os membros do sentai, durante o momento de tomar a difícil decisão e ter que optar entre a vida de uma pessoa querida e o bem comum (como os Go-Busters já tinham feito em meados da série, quando destruíram a subdimensão), foram construídos de maneira emocionante e forte, o que deu uma carga dramática excelente ao final da série.

Não me lembro de ter visto flashbacks tão bem utilizados como nos quatro episódios finais de Go-Busters, mostrando realmente que as coisas estavam conectadas desde o início (sendo isso proposital ou coincidentemente).

busters03

A série, que começou com o simples “evitar que os tanques de enetron fossem tomados” foi muito além disso e, ao mesmo tempo, retomou essa premissa, mas com um sentido muito mais amplo.

A missão final não deixou a desejar e manteve o ritmo seguido em toda a série. Até a metade do capítulo de encerramento, nada estava muito definido e ainda tivemos uma pancadaria entre mechas, digna dos Go-Busters e de tudo que foi construído anteriormente!

Uma coisa é certa: a série conseguiu me fazer construir, assim como diz o título do último episódio, um laço eterno com esses heróis persistentes, corajosos e divertidos, que trouxeram um pouco de revolução para o protocolo Super Sentai!

Adieu, Go-Busters!

busterslindos

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

20 Comments

20 Comments

  1. wallace disse:

    Melhor sentai feito nem mais nem menos

  2. Guilherme disse:

    Também achei uma série excelente. Desde o início reparei em alguns aspectos novos e senti que seria especial. Go-busters não é minha série favorita, mas realmente merece parabéns. Foi um ótimo trabalho.

    Podia ter durado um pouquinho mais, tenho a impressão de que o final foi um pouco… compactado, mas fora isso não ficou devendo nada!

    Uma coisa é certa: Go-busters é especial e com eles criamos laços. Muito bem colocado, Patrine!

    p.s.: esperando ansiosamente os filmes versus e o comeback dos heróis*-*

  3. Guilherme disse:

    P.S. 2: as cenas de luta com mechas foram perfeitas, deixaram as outras séries no chinelo. \o\

  4. Brando disse:

    Pra mim Go-Buster é o melhor super sentai que eu já vi na minha vida disparado,excelente só isso que tenho a dizer EXCELENTE!!!!!

  5. EDUAROD disse:

    foi bacana msm esse tokusatsu e uam pena msm que ñ emplacou no japão de jeito nenhum muito por causa da ressaca causada por gokaiger

  6. EDUAROD disse:

    ia ser um baita sucesso se fosse exibido aqui no brasil com ctz

  7. Lucas Marins disse:

    Rapaz, No início não gostava tanto, mas depois dos primeiros episódios comecei a curtir d+ a série. As pessoas que dizem que n gostaram é pq n assistiram a série toda. Go-Busters é ótimo, ele trouxe o que nenhum sentai trouxe, n teve medo de inovar e valeu a pena. As lutas de mechas e os vilões, Escape e Enter, foram d+. Escape sempre a “boa”. Podem me crucificar, mas eu considero um roteiro melhor que Gokaiger. Cada episódio me deixava mais animado. Vou ter saudade dos personagens, principalmente da Escape, Enter, Beet e Stag Buster

  8. Shinken Blue disse:

    Eu gostei da série. Claro que não foi 100%, afinal, determinados elementos não me agradaram, como o fato de certos personagens parecerem ter se perdido no decorrer da série (Hiromu, por exemplo). Também não gostei de todos os Buddyroids. Achei o Nick e o Gorisaki meio sem sal. Gostei muito do J, um dos personagens que mais me fizeram rir em um Tokusatsu. Ryuuji e Jin foram personagens bem interessantes também.

    Outra coisa de que gostei muito foi a ação dos mechas. Poucas vezes vi lutas entre robôs com a intensidade de Go-Busters (não gostei tanto dos designs dos mechas, mas isso não atrapalha nem um pouco).

    Um personagem que merece uma atenção a mais: Enter. Esse foi um vilão de muito destaque e uma constante e efetiva ameaça aos Busters, seja no intelecto ou em combate direto. Acho que a única coisa que não me pareceu legal nesse personagem foi a mania de falar em francês, uma língua cujo aspecto fonético não me agrada mesmo.

    Enfim, acho que Go-Busters foi sim uma boa série (um tanto injustiçada, na minha opinião). Espero que Kyoryuger seja ainda melhor.

  9. Everton disse:

    Admito que no começo eu torcia um pouco o nariz pra série por causa dos Buddyroids, pois eu achava que eles seriam os imagins da série e me surpreendi com a importância que foi dada a eles, o J é simplesmente impagável, Enter no começo eu achava um pouco afetado, mas no decorrer da série eu percebi que ele seria “o vilão” da própria e não me arrependi, o cara é tenso, no caso da Escape ela se mostrou um ótima vilã do nivel da Mele (que é uma que eu simplesmente adoro), o roteiro mais maduro, o fato de eles possuírem fraquezas, tudo isso serviu pra criação de uma ótima série que infelizmente foi ofuscada por causa de Gokaiger
    No aguardo de mais sentais assim, tava sentindo falta de algo melhor elaborado e Go-Buster mostrou que ainda é possível fazer isso

  10. Ricky disse:

    A principio não gostei muito das mudanças que foram feitas(a serie nem parecia sentai) mas com o tempo fui me acostumando com elas. após a entrada do Jin e do J a serie começo a parecer mais com sentai. Creio que eles começaram a arrumar os erros do começo da serie( não enredo e sim a descaracterização do gênero)
    Mas com tudo eu gostei demais da serie principalmente depois da entrada do meu personagem favorito( J) e seu assistente Jin kkkkk
    ps: não acho que eles farão algo do tipo novamente, pelo menos não em 10 anos porque mesmo com o otimo enredo Go-Busters pode ser considerado um fracasso tanto em vendas como em audiência ou não?

  11. wallyouko disse:

    Não vai nada deste tipo mesmo pela Toei, tanto que ela apelou já para a proxima serie Dinosaurros para crianção e como sapatos para garotas(nem todas) ou carros para garotos

  12. Allison disse:

    Quando assisti aos primeiros episódios, eu achava uma série morna, mas quando vieram os detalhes e a destruição da base dos vilões logo na metade eu me interessei mais pela série.

    Só achei que depois da destruição da base inimiga os vilões não tiveram muito o que fazer a não ser deixar os cartões fazerem o trabalho sujo de trazer Messias de volta.

    Mas tirando isso foi a melhor série que já ví.

  13. dougkuro disse:

    Por onde começar … um feliz folego novo ao estilo de narrativa que estava perdendo força, com elementos tão incriveis que é bom o proximo sentai ter cuidado para não ser decepcionante. Tenho que admitir que o blue foi (para meu gosto) o mais carismatico entre a equipe mas as asneiras do jin também mostravam alguem em 3d mesmo sendo uma especie de manifestação de dado ja que o corpo estava no mundo de enter.

    Toei obrigado por entender que fazer algo com uma nova proposta pode ser a resposta para manter uma franquia tão querida.

  14. Patrine disse:

    Adorei o comentário, dougkuro! E fico feliz em saber que outras pessoas pensaram como eu! 🙂

  15. Asevedo disse:

    O texto nem tem tantos spoilers, a série realmente é de detalhes, mas o que mais me chamou a atenção na série é que ela tem um sentido de ser uma equipe propriamente dita, não tem o foco somente em um integrante, todos estão envolvidos.
    Go-Busters foi a primeira série de Tokusatsu que eu acompanhei desde o início, na verdade até antes, e mesmo que tenha as pessoas reclamonas de que ele é ruim não abala a minha opinião de que a série é muito boa. O início dela é realmente difícil, principalmente para sair daquela linha de comemoração que foi a anterior, diria que a série começa a engrenar quando começam a explorar os pontos fracos, mesmo que o do Hiromu seja bem idiota e o do Ryuji seja bom e ruim ao mesmo tempo, e quando fazem o primeiro Gatai, e que é o melhor da série toda, onde a sensação de realmente serem uma equipe e terem pessoas que agem nos bastidores apareceu forte. O Jin e o Jueki são fundamentais para a série, não sei se o mais engraçado é as coisas sem noção do Jueki ou o Jim batendo nele. A Yoko não é a grande musa da série, com Risa Yoshiki no elenco é difícil competir, mas ela atua muito bem, o papel de mais nova, de sempre buscar ajuda do Ryuji e as broncas do Usada mostra que ela não é completa, mas está se tornando cada vez melhor. Esperava um maior desenvolvimento do comandante Kuroki, do Morishita e da Nakamura, valia a pena ter explorado um pouco mais.
    A única descrição para o maldito do Enter é que esse desgraçado fez um ótimo vilão e faz querer entrar na tela e matar o maldito quando se pensa que ele morreu, a Escape não foi ruim, mas, dentre os vilões, ela roubou muito a cena.
    Comercialmente falando a série pode ter sido ruim, porque não tinha zilhões de coisa para venda, mas não é compreensível essa falta de sucesso que tanto falam o povo por aqui, acho que estão levando a baboseira da wikipedia muito a sério, é coisa de quem não acompanha a série e só por não seguir o perfil da última faz de que não gostou. Várias pessoas não gostaram das músicas, mas eu achei elas ótimas, se é preciso criar uma sinopse é só pegar a letra dos dois temas de aberturas.
    Go-Busters trouxe coisas novas e diferentes para o gênero, muitos podem criticar a série e ficarem mimizentos, mas com o tempo o pessoal ainda vai voltar, rever, se interessar, ter uma vontade de resgatar algumas características diferentes da série nas séries do futuro.

  16. Francis Jr. disse:

    Brasileiros e japoneses a criticam pelo fato de ter saido um pouco da mesmice nos sentais…e o Blue se destaca porque o Red é fraquinho mesmo!Se não começarem a mudar o visual dos integrantes,vai ficar assim mesmo

  17. @Heitordealmeida disse:

    Vi os dois últimos episódios hoje. Gostei da série. Não foi algo “oh meodeos que fantáááástico” mas achei bastante boa. Uma coisa que eu queria que acontecesse mais e que só vi (se não me engano) no 1° e no penúltimo episódio, foi a cena acontecendo com o relógio no canto. (Ex. Precisam de 2min pra transportar todo mundo pro digimundo; Pau comendo lá no Hangar, o povo discutindo na sala de controle e o relógio todo o tempo ali no canto da tela correndo.)

    Enter foi um vilão maneiro, mas eu achei que a Escape podia ter tido um final, final mesmo, mais bem elaborado. Os pontos abordados no texto e nos outros comentários são válidos, mas sei lá… A série como um todo me agradou por toda a inovação que trouxe, mas não conseguiu me prender totalmente. Acho que, pra mim, embora o plot tenha sido muito bem construido, faltou aquele “Tchans” a mais na execução.

    Pequenas coisas não me agradaram, como o defeito do Hiromu e da Yoko. Porra, o do Ryuuji é tão maneiro! Cara esquenta e entra em Berserker! Foda isso! Agora medo de galinhas? Sei lá eu…

    Acho que assim como foram os pequenos detalhes que fizeram a série se destacar, foram outros pequenos detalhes (bobos, pra alguns) que fizeram ela dar uma escorregada no caminho pra ser fantástica.

    E o meu personagem favorito, é o J. Robô egocêntrico? Putamerda! Tá de parabéns!

  18. Ghile Armelau disse:

    No inicio não fui afim d Go-Buster, acredito q para todos foi um efeito ruim q Gokaiger deixou no final da série, para mi parecia q não haveria nada melhor…bom, queria ter acompanhado a série em tempo real como fiz com Gokaiger. Eu me sentia muito Japones assistindo os episódios no sábado a noite aki pelo KeyHole, sem legenda e com uma telinha ridicula KKKKK + foi ottemo. Vou assistir Go-Buster até o final assim q conseguir e o q tenho a dizer é q no aparecimento da Escape a série me disse q ia funcionar, de algum jeito eu acreditei q o desfecho seria bom…

  19. W-chan disse:

    Cara… eu AMO Go-busters. o titulo da postagem vale totalmente com o que se passa na serie! Se tem uma coisa que eu amei em GB foi justamente as mudanças nos detalhes e as inovações. achei TUDO SENSACIONAL e na moral, nunca vi um Blue tão foda quanto o Ryuuji! o cara é fantastico! sem mais! logo no primeiro episodio já virei fã do Ryuuji. meu Blue favorito com certeza! o unico dos tres cujo ponto fraco apenas deixa ele mais foda do que já é. o melhor Buster com certeza! o Hiromu é bem fraquinho mesmo. o Ryuuji deveria ser o Red mas ele tem cara de Blue mesmo xD

    a relaçãp Ryuuji x Yoko é outra coisa que eu acho super linda na serie e foi muito bem explorada, mas nao posso deixar de mencionar que o Enter era um FDP com diploma! vilão desgraçado mesmo que causa raiva na gente. a Escape tb foi uma vilã incrivel e estava sempre querendo dar pro Ryuuji kkkkk (po,até eu =D)

    as musicas de abertura foi um toque a mais, pois foram excepcionais! ambas muito boas mesmo! mas em termos de letra de musica, acho a mais bonita a de Goseiger

    por ultimo, mas nao menos importante, nao posso deixar de falar do… Jin!!!! o cara é otimo! o melhor personagem depois do Ryuuji e seu Budyyroid J foi otimo! adorei o J tb, muito mais do que aquele pé no saco do Gosei Knight.

    Enfim, GB é um Sentai SENSACIONAL E EXCELENTE! que merece todo tipo de elogio.

    Dai suki desu yo… Go-busters!!

  20. Roni disse:

    ….Saudades…..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad