Menu

Conhecendo Tokusatsus: Família Ultra – Parte III

Ale 10 anos ago 5 153

Terceira Parte: marcando época – de Tiga à Cosmos

Bem-vindos, Senpuumaníacos!

Voltamos à cronologia dos Ultras, agora centrando no último ultra exibido no Brasil, Tiga, e seus próximos camaradas.

Confira a seguir:

tiga

Um herói ancestral ressurge e revitaliza a franquia – Ultraman Tiga (1997)

Num Japão futurístico (2007/2010) monstros gigantes alienígenas começam a aparecer, cumprindo uma profecia apocalíptica. A organização GUTS, por meio de uma mensagem holográfica encontrada por pesquisadores, descobre uma pirâmide de cerca de 30.000.000 anos com três estátuas de gigantes que enfrentaram ameaça parecida.

Após um ataque de monstros, duas estátuas foram destruídas e a terceira ressurge na forma de Ultraman Tiga com seu hospedeiro oficial Daigo, um ancestral da antiga raça que vivia na pirâmide. É o primeiro herói a ter duas formas alternativas, na verdade uniforme com cores diferentes. A toda vermelha conferia maior força e resistência a raios e a toda roxa maior mobilidade e velocidade.

Esta série, com a dose certa de romance, aventura e suspense, revitalizou a franquia, conquistou novos seguidores e delimitou o caminho para as novas produções da franquia.

dyna

O Ultraman protetor de Marte – Ultraman Dyna (1998)

Após Tiga, a Tsuburaya tinha um desafio: manter o mesmo padrão. Resolveram então criar uma série mantendo o espírito da anterior. Um membro da SuperGUTS, organização que sucedeu a GUTS na defesa da Terra contra invasões alienígenas, Shin Asuka, um cara engraçado e alegre é escolhido como sucessor como guerreiro da Luz e na base da SuperGUTS em Marte surge como o guerreiro Dyna.

Possui a mesma diversidade de formas, sendo a azul a mais ágil e a vermelha a mais forte. No final da série, fica a impressão de que Dyna e Asuka morrem enfrentando o monstro Gransphere. Mais adiante se descobre que ele foi transportado para a dimensão original do universo M78 (a continuidade da série original).

gaia

O protetor escolhido pelo Planeta Terra – Ultraman Gaia (1999)

Esta série se passa em outro universo e é a primeira com dois protagonistas: Gaia (vermelho e prata) e Agul (azul e prata), com posições conflitantes para defender a Terra de uma entidade cósmica misteriosa, malévola e extremamente inteligente.

A primeira metade da série explora a tensão entre eles e a segunda parte a reconciliação para derrotar o inimigo comum. Gamu Takayama, o hospedeiro humano de Ultraman Gaia, acredita que está aqui para salvar a Terra e a humanidade. Por outro lado, Fujimiya Hiroya, hospedeiro de Ultraman Agul, acredita que age como mecanismo de defesa natural do nosso planeta.

neos

Um retorno ao passado – Ultraman Neos (2000)

Para animar os saudosistas, esta série de apenas 12 episódios narra as aventuras do Ultraman Neos, que vem proteger a Terra do século 21 das invasões alienígenas. Recorrendo à fórmula básica dos ultras originais, este guerreiro vem de M78 se fundir ao jovem Genki Kagura após o planeta passar por uma misteriosa matéria escura, que possibilitou o surgimento de monstros em diversos locais no planeta.

Feita diretamente para vídeo, Ultraman Neos recebia ainda o auxílio de Ultraseven 21 (um novo herói da linhagem do Ultraseven original) e do Ultraman Zoffy.

cosmos

O guerreiro pacifista – Ultraman Cosmos (2001)

O Ultra com mais episódios da franquia (65 ao total), foi criado para comemorar os 35 anos da série Ultraman. Apresentou novidades, incluindo o início da história em um filme nos cinemas em vez de dentro da série e, o principal, o herói ser pacifista e em muitos episódios questionar porque o ataque irracional do monstro alienígena da semana, chegando ao ponto de acalmá-lo e escoltá-lo para fora da Terra.

Às vezes, Ultraman Cosmos evitava a luta e até curava o monstro. Cosmos é um ser de luz que tem como missão estabelecer a paz no universo, na Terra forma um vínculo permanente com o jovem Musashi, que usa a Cosmo Pluck para se transformar. Possui a forma padrão Cosmo Luna (cor azul) em que aplica seus dons curativos nos monstros, o modo Cosmos Corona (cor vermelha) é usada para uma forma mais agressiva, violenta e sua forma final Eclipse só pode ser mantida por um minuto.

E com este herói pacifista encerramos mais esta aula da cronologia dos Ultras.

Aguarde a última parte com os cinco últimos guerreiros da Terra da Luz!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Alexandro Lima é Ilustrador publicitário e desde os anos 80 espera um chamado dos Dominantes.

5 Comments

5 Comments

  1. Tairone Cass disse:

    Muito boa essa matéria! Me deu até vontade acompanhar algum Ultraman, já que até hoje só vi alguns episódios do Ultraman Tiga. Parece ser uma franquia muito interessante, assim como os Super Sentais.

  2. Leonardo Bento de Souza disse:

    Excelente matéria como sempre!

  3. Luã Heancio disse:

    Na próxima tem Nexus
    Uhuuu

  4. dejair junior disse:

    Muito legal…mas Tiga e de ’96.

  5. AndLuk disse:

    Até agora, não teve nenhum ultra de fora da dimensão original, certo? (Fora o Zearth)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad