Menu

Conhecendo Tokusatsus: Família Ultra – Parte II

Ale 10 anos ago 3 140

Segunda parte: passando a tocha para uma nova geração

Olá Senpuumaníacos! Continuando esta viagem pela cronologia dos Ultras, agora centrando nos anos seguintes após a consolidação da franquia (Ultraman Hayata, Ultraseven, Ultraman Jack, Ultraman Ace e Ultraman Tarô) confira a seguir:

leo

Um guerreiro em busca de reconhecimento – Ultraman Leo (1974)

Este herói veio de um lugar diferente dos demais guerreiros Ultra, da Nebulosa L77, na constelação de Leão, um mundo parecido com a Terra da Luz. Porém, seus poderes eram um pouco diferentes, sendo mais forte e voltado para as artes marciais. Podemos considerar uma continuação de Ultraseven já que Dan Moroboshi volta à Terra e sofre uma emboscada dos monstros Red e Black Giras e, junto com o alien Magma, ferem gravemente Ultraseven.

Leo, que teve seu planeta destruído pelo alien Magma e buscava vingança, salva Ultraseven. Com a fuga de Magma, Leo auxilia Ultraseven a retornar à sua forma humana. O alter-ego de Ultraseven nota que o UltraEye (óculos usado para transformar) está danificado, não permitindo uma nova transformação. Com a perna quebrada, resolve trabalhar em um novo esquadrão, o MAC (Monster Atacking Crew) e convoca Leo, na identidade de Gen Ohtori, a integrar o esquadrão e treiná-lo secretamente.

A partir disso, Leo vai desenvolvendo novos poderes energéticos em socos e chutes. Mais adiante na série, aparece o irmão de Leo, Astra, que era escravo de alien Babalou (irmão gêmeo de Magma) e juntos salvam a Irmandade Ultra, ganhando por parte do Ultra King o título de guerreiros. Ao final da série, após perder todos os aliados do MAC, restando apenas Dan Moroboshi (Ultraseven) e Gen Othori (Leo), Ultraman Leo parte em um barco para um retiro, questionando sua função de protetor da Terra e abrindo espaço para um novo guerreiro Ultra. Uma série adulta no estilo da série do Ultraseven o que proporcionou um grande sucesso e cenas mais violentas em tokusatsus (a cena em que Ultraseven tem sua perna destroçada causa arrepios com o som de ossos quebrando, para dar um exemplo).

ultra80

Dando lições a cada episódio – Ultraman 80 (1980)

Após um grande hiato na franquia (teve uma tentativa de anime em 1979) e, devido à crise econômica, surge um novo guerreiro. Para proteger a Terra, Ultraman 80 assume a forma humana de Takeshi Yamato e cumpre jornada dupla de trabalho como professor de ciências na forma humana e patrulheiro da UGM (o grupo de defesa aos monstros da época).

Ele recebe o aviso a cada episódio para controlar sua identidade secreta pois, caso fosse descoberto, teria de retornar à M-78 imediatamente. Nos capítulos finais recebe a ajuda da princesa Yurian e do Ultrafather.

great

A globalização chega à franquia Ultra – Ultraman Great (1990)

Primeira produção envolvendo a Tsuburaya e outro país (neste caso, a Austrália) mesclando atores, roteiros e efeitos. Nos anos 90, a consciência ecológica estava em alta e muitos episódios dos 13 da série incluiam temas ambientais. O tempo limite de três minutos do Ultraman é também atrubuído à “atmosfera poluída da Terra” nesta versão.

Pela primeira vez, o hospedeiro Ultra é um ocidental, Jack Shindo, que recebe o poder Ultra numa viagem tripulada à Marte.

powered

Uma homenagem americana ao primeiro Guerreiro Ultra – Ultraman Powered (1993)

Totalmente fora da cronologia Ultra, esta co-produção americana foi uma homenagem direta à primeira série, com uma ameaça da Raça Baltan ao planeta Terra e com um jovem humano, Keninchi Kai, recebendo uma Cápsula Beta e se fundido ao Ultraman Powered. A fusão entre os dois causa uma ligação mais forte entre hospedeiros com as lesões e golpes que o Ultra recebe refletindo no corpo do humano, fator esse que possibilita ao Ultra ficar somente 3 minutos na batalha.

Neste Ultra, o Color Timer no tórax que indica a quantidade de tempo que pode usar na Terra muda de um azul-verde para vermelho. Ele não possui os olhos dourados como um herói comum da franquia e sim a mesma cor azul do color time. Uma curiosidade é que as maquetes e sets foram reaproveitadas do filme Vingador do Futuro, estrelado por Arnold Schwarzenegger (1989). A série também teve apenas 13 episódios.

Ultrrmn_Zearth

Escove bem seus dentes e torne-se um Guerreiro Ultra! – Ultraman Zearth (1996)

Este filme é uma paródia à toda a franquia Ultra com um teor bem-humorado. Um guerreiro atrapalhado vem de Pikari na nebulosa Z95, com o principal objetivo de limpar um planeta Terra poluído. Sua forma humana, Katsuto Asahi, usa uma escova de dentes elétrica para a transformação.

Criado para comemorar os trinta anos do Ultraman original, teve boa recepção das crianças, servindo para reanimar a franquia tanto no quesito financeiro quanto pela captação de novos fãs. Fez tanto sucesso que deu origem a outro filme em 1997. Marcou o retorno da produção nipônica por meio do neto do criador da franquia, Kazuo Tsuburaya, que trouxe uma revitalização ao herói com a próxima série, Ultraman Tiga!

Com esta demonstração de que escovar os dentes à perfeição faz de você um Ultraguerreiro, terminamos aqui nossa segunda aula sobre os Ultras!

Não perca nossa penúltima postagem que contará a história da última série Ultra exibida no Brasil – Ultraman Tiga! Até lá!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Alexandro Lima é Ilustrador publicitário e desde os anos 80 espera um chamado dos Dominantes.

3 Comments

3 Comments

  1. Asevedo disse:

    Quantos Ultras estranhos, mas a história do Leo parece ser muito boa. Mal posso esperar pelo próximo, que venha Tiga!

  2. Leonardo Bento de Souza disse:

    Mias um excelente artigo!

    Um detalhe interessante a respeito do Ultraman Powered é que, após muitos anos, ele foi finalmente incorporado (juntamente com Great, Max e os Ultraman USA) a cronologia dos ultras da era Showa no filme: Mega Monster Battle: Ultra Galaxy, de 2009.

    Uma pena que só serviu para apanhar (juntamente com todos os outros coadjuvantes), mas valeu pela experiência.

  3. Dani Kawamura disse:

    Muito legais mesmo os posts Conhecendo Tokusatsu com o assunto da Familia Ultra.Uma coisa que notei no anime The Ultraman (lançado em 79) é que a empresa que criou este anime é o mesmo dos animes da franquia Gundam (Sunrise).E sobre Powered,ele é o primeiro guerreiro Ultra de olhos azuis (antes de Evil Tiga,de Ultraman Tiga e participação especial em algum episodio de Ultraman Ginga).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad