Menu

De onde vem tanto interesse pelo tokusatsu?

João Carlos 7 anos ago 2 31

Se você tem por volta dos 30 ou 40 anos de idade, certamente já assistiu Black Kamen Rider, Jaspion, Jiraya, Changeman e outros na finada Rede Manchete e, se nunca chegou a assistir, pelo menos ouviu falar ou sabe da existência desses heróis.

Já os questão na faixa dos 20 anos, no máximo 30 anos de idade, aconteceu o mesmo com Power Rangers na finada TV Globinho. Bom, se você gosta dos tokusatsus japoneses atualmente, vale agradecer a todos os citados acima e eu explico o porquê.

Pros ainda jovens atualmente que curtem um Super Sentaizinho, aquele Kamen Rider da alegria, até mesmo um Garo maroto e que acompanharam Power Rangers e brigavam com os amigos pra ser o ranger vermelho (ou o verde e branco, depende da época), geralmente o caminho para os tokusatsus japoneses foi o dos heróis coloridos americanos, que despertaram curiosidades e levaram a uma busca mais profunda sobre o gênero.

Aos “jovens” de meia idade, quarentões e marmanjos otakus , a semente da curiosidade foi plantada lá na década de 90, exatamente com a Rede Manchete. Veio então a popularização da internet e começaram as buscas pela nostalgia dos tokus exibidos na época da antiga emissora, o que muitas vezes leva às novidades, podendo causar até um vício pelas produções mais recentes.

Power Rangers: O filme (Reprodução/ Lionsgate / Saban Brands)

Com meus completos 20 anos e uma infância e adolescência inteira acompanhando Power Rangers pela televisão,  garanto que a maioria dos jovens otakus de até 25 anos de idade conhecem ou assistem os Sentais e Riders mais atuais graças à franquia norte americana. E grande parte dos tiozões de até 40 anos assistem SIM Sentais e Riders atuais por influência da própria infância e as séries que eram transmitidas na TV.

Na minha opinião, toda essa curiosidade é ótima para o compartilhamento de gostos e preferências. As crianças de hoje podem conhecer e adorar Kamen Rider Black e Changeman, assim como a “viúva da Manchete” pode também curtir bastante Kamen Rider Ex-Aid, Zyuohger e ainda criar bastante expectativas pra Kyuranger, sem falar que a nova geração ainda pode aproveitar toda essa linha do tempo e “entrar na rodinha” dos otakus.

PS: Eu sei que no filme dos Power Rangers em março vai ter mais marmanjo no cinema que criança.

GOSTOU DO TEMA? OUÇA MAIS:
SenpuuCast #174: É Tretaaaa!
SenpuuCast #122: Os novos e antigos fãs de tokusatsu

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Um paulista de descendência do Piauí residente em Santa Catarina, semi-youtuber, dislexico, professor de hamburgueria de George Foreman e cozinheiro de microondas. Snapchat: umjoaonosnap

2 Comments

2 Comments

  1. fanaarty disse:

    Não sou tão velho para ter assistido Jiraya, Jaspion e afins. Mas também pela influencia da TV Globinho com Power Rangers, até o momento ja perdi a conta da quantidade de Sentais e principalmente Kamen Rider que ja vi… x)~

  2. Charles disse:

    Sou da época da manchete e peguei o inicio de Power Rangers, fiquei fora desse mundo por muitos anos e recentemente resolvi mergulhar nele novamente, estou acompanhando Ex Aid e Kyuranger.
    To pensanod na loucura de assitir todos os sentais e Kamen Riders, será que consigo?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad