Menu

Um Fantástico Experimento que Falhou

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 15 34

16mgrc

Ça va, caros amigos. Recentemente, tivemos a análise do final de Tokumei Sentai GoBusters no nosso podcast de número 98. Infelizmente, por obrigações como recém pai de novo, não pude participar da edição do SenpuuCast. Mas não posso deixar de dar a minha opinião sobre a série.

Para começar, temos um roteiro muito bem trabalho, ótimos protagonistas, um vilão que vai entrar pra história, ótimas cenas de ação e mechas incríveis. Enfim, em todos os pontos que um sentai, ou um tokusatsu, poderia acertar, GoBusters teve êxito.Porém, a série foi um experimento mal sucedido, e nesse post eu explico porque.

Comemorando com estilo

Comemorando com estilo

Enquanto falávamos de Gokaiger, nos perguntamos várias vezes como seria sua sucessora. Os piratas não fizeram só a comemoração de 35 anos, mas também a apoteose de uma era nos Super Sentai, o Grand Finale na jornada que começou lá atrás, em 1975, com Himitsu Sentai Goranger. Então, não poderíamos ter apenas mais uma série na continuidade. A seguinte teria que começar um novo caminho. E essa produção foi GoBusters.

Robôs legais não olham para explosões

Robôs legais não olham para explosões

Logo de cara, GoBusters mostrou que estava tentando cumprir esse papel. Temos como roteirista principal a genial Yasuko Kobayashi, responsável por séries adoradas como Den-O e Shinkenger. Além disso, vimos um visual diferenciado, com as roupas de couro muito diferente das que estávamos acostumados. Sem dúvida, o Esquadrão de Missões Especiais veio pra deixar uma marca.

Os primeiros dez capítulos revelaram um sentai totalmente distinto. Nem o velho e bom Protocolo Super Sentai era seguido à risca, visto que tínhamos as batalhas com os monstros gigantes muitas vezes em paralelo ao monstro normal. O andamento era diferente, mais urgente do que nunca. Mas, após dez episódios, a audiência estava péssima e o sentai que poderia ter sido, precisou passar por modificações…

Vejam bem, a audiência dos Super Sentais vem caindo desde Boukenger, mas nunca chegaram a níveis tão baixos. Os sentais anteriores mantiveram médias entre 5% e 7% , mas GoBusters viu esses números caírem para baixo de 4%. Quando consideramos apenas a fatia infantil, que é o foco das séries, a coisa piora ainda mais. Na última década, os números ficaram entre 11% e 14%, enquanto os dados dos Busters indicaram menos de 7%.

Mais certo é Oh Ohranger

Mais certo é Oh Ohranger

O que isso significa? Vamos voltar lá para 1995 com Chouriki Sentai Ohranger. Essa foi uma época bem conturbada para a franquia. Ohranger foi mal recebida pelo público e pela crítica, especialmente devido a diversas mudanças de última hora no roteiro por conta de um atentado. E, se algum dia os Super Sentais estiveram ameaçados, foi nesse período. A audiência de Ohranger ficou em média com 4,5%. Vamos lembrar novamente que GoBusters ficou consistentemente abaixo disso.

Mas, não se preocupem, caros amigos, nossos heróis coloridos não sofrem risco de cancelamento por enquanto. A audiência está baixa, sim, mas a outra ponta do faturamento, a venda de brinquedos, continua boa. Ainda sim, algo tinha de ser feito. Nenhuma empresa vê uma série ir mal e deixa como está.

Ninguém reclamando aqui

Ninguém reclamando aqui

Aos poucos, vimos elementos mais tradicionais serem inseridos. Os henshins ficaram um pouco mais visuais, e os vilões um pouco mais caricatos (como Dumbellroid, por exemplo). Entraram também personagens novos, Jin, J. e Escape, com personalidades mais tradicionais, cheios de frases de efeito e características bem marcantes.

Para mim, é aí que está o brilho da série. Nada disso afetou o andamento. Todas essas mudanças foram incorporadas de forma quase imperceptível. Digo mais, nada disso afetou o roteiro. Reparem bem o segundo arco, a partir do episódio 30, e terão a oportunidade de ver um dos finais de sentai mais bem trabalhados de todos os tempos.

Samba no pé, rapaziaaaaada!

Samba no pé, rapaziaaaaada!

No entanto, ainda sim, foi um experimento falho. O pouco alcance do público e a fraca recepção fez com que a Toei não seguisse nessa linha. A reposta, já estamos vendo no Dino Samba de Kyoryuger. Com certeza veremos uma série bem mais leve, com efeitos grandiosos, muitos robôs, monstros bobos, vilões mais unidimensionais e uma trama em geral mais tranquila.

Não estou dizendo que Kyoryuger será ruim, uma série que seguiu esse molde e que eu gosto bastante foi Gaoranger. Coincidentemente, veio na sequência de uma série bem adulta que foi Timeranger. Mas, ainda sim, voltamos ao caminho já trilhado por 35 anos.

Enfim, meus caros, espero que tenham aproveitado essa jornada dos Busters e, quem não viu, vai já buscar os episódios para assistir! Acima de tudo, espero que GoBusters tenha sido apenas uma semente de mudanças a vir ou pelo menos de outros riscos a serem corridos.

Shutdown kanryou!

– Advertisement – BuzzMag Ad
15 Comments

15 Comments

  1. Ghile Armelau disse:

    Bom, ótima analize caro Luiz Gustavo. Não sábia desses numeros de audiencia, mas uma coisa já ficou clara para mim: Um Sentai mais adulto agrada mais a galera da minha faixa entre os 20 e 30 anos que conheceram e viveram os TOKUSATSUS que vieram para o brasil, mas infelizmente não agrada o povo lá. E o mais loko de tudo é que os super sentais não deveria ser focado no publico infantil. Isso se explica pelo fato do Super Sentai Spirits onde você só vê adultos na plateia cantando todas as canções.
    Infelizmente quando a TOEI tenta fazer algo diferente se fóde por causa do publico lá que não dá valor. Caso clássico foi JASPION.

  2. Concordo em partes com você Ghile. Normalmente, sentais mais adultos agradam menos as crianças, o que era de se esperar. É muito difícil criar aquele meio termo que agrada os dois públicos. Mas mesmo tendo uma base bem sólida de público mais velho, grande parte da renda das séries é de brinquedos, por isso o foco continua sendo no público infantil. É o que dá dinheiro, e querendo ou não, sem grana não temos séries.

    Mas agora com Kyoryuger vemos que o problema é mais complexo. A audiência não foi baixa só por conta de GoBusters ser uma série mais adulta, já que Kyoryuger, muito mais leve e infantil, está tendo números igualmente ruins. Veremos como vamos ficar.

  3. tiago disse:

    e os kamen riders vejo gente falando muito de sentai mas o kamen riders como eles sobrevivem pois a serie e muito mais madura e adulta doque os sentai vinde decade ou OOO, e tem outras um pouco mais leves como den-o e fourze.
    como anda a franquia kamen rider.

  4. No Super Hero Time, momento que passam as duas séries, Kamen Rider sempre foi a “série principal”, então as audiências são sempre maiores. Apesar disso, vem tendo quedas constantes assim como os Super Sentai. A audiência de Fourze foi péssima, ficando com uma média de menos de 6% caindo quase um ponto percentual desde OOO e quase dois de W. Wizard está tendo uma audiência um pouco melhor, ficando em torno dos 6.5% e bem mais próximo dos números de OOO.

  5. Tarikrider disse:

    mas luiz vc concidera uma serie por causa da baixa audienci (fourze por exemplo)

  6. Tarikrider disse:

    vc concidera uma serie de baixa audiencia ruim (como fourze)

  7. De forma alguma Tarikrider. Tanto Fourze quanto GoBusters foram séries com audiências baixas, mas eu adoro as duas. Foram duas séries realmente excelentes.

  8. Luã Heancio disse:

    Pegando a deixa do thiago, Kamen Riders sempre tiveram um tema + adulto(salvo algumas exeções). O publico ja esta acostumado. Ja Sentais mantem um tema + infantil, dai essa baixa audiencia de GoBusterq aborda um tema mais serio. A mesma coisa com Fourze, teve baixa audiencia por ser meio infantil.

  9. Ghile Armelau disse:

    Nesse ano acredito q eles tentaram uma mudança: Super Sentai mais sério e Kamen Rider mas leve. É bastante lamentavel q não deu certo lá, pois deu uma quebra de protocolo bem interessante. Vamo v quando a TOEI vai tentar novamente.

  10. kingform disse:

    Olá!

    Gustavo, na sua opinião, quais foram as séries de Super Sentai que podemos dizer, foram as mais adultas? Por exemplo nos Riders, é comum vermos várias vezes os monstros matarem pessoas, mas nao me recordo de algum sentai que isso aconteça.

    Acredita que essa temática leve tem a ver com o fato dos Sentais depois virarem Power Rangers?

  11. Oi Kingform,

    Ao meu ver, temos sentais com apelo mais adulto de diversas formas. Em termos de densidade de acontecimentos, eu cito principalmente 3: Liveman (que lida abertamente com traição e assassinato), Jetman (que é o sentai lida mais abertamente com a perda e morte) e GoBusters (que coloca os personagens em grandes dilemas e momentos bem dramáticos). Tivemos outros tambem que flertaram com temas mais adultos, como Timeranger e Dekaranger, essa ultima que inclusive eu recomendo imensamente.

    Agora, não acho que a temática mais infantil normal dos Super Sentai seja por conta de Power Rangers. Esse sempre foi o foco principal, desde de Goranger. Além disso, eu acredito que a Toei não faca series pensando em como vai ser a adaptação, especialmente depois de Shinkenger (com temas profundamente japoneses) e Gokaiger. Além disso, a adaptação em Power Rangers pode facilmente infantilizar um sentai, como aconteceu com SPD.

  12. caio disse:

    nao poderia ter terminado com frase melhorXD

  13. Logan disse:

    Pra mim, gobuster foi o pior super sentai que ja vi na vida. Passou paralelo ao não oficial akibaranger (que eu amei, e que fez um sucesso gigantesco no japão).

  14. Logan disse:

    Ps. Shinkenger na minha opnião, foi o super sentai com a história mais envolvente e com um tema não tao infantil. É meu super sentai favorito e me toda vez que assisto me faz lembrar dos doramas…

  15. Flavio Gomes de Souza disse:

    Me baseando em duas séries de sucesso no Brasil, Jaspion e National Kid que não eram campeãs de audiência em sua terra natal, mas tiveram sucesso retumbante no brasil!
    A ideia de power rangers veio do sucesso de bioman e gaban na França e mesmo sabendo que a Manchete, como vi no senpuucast 80, a manchete não era exatamente uma aliada da causa do tokusatsu e otakus em geral, como empresa que era, obviamente era conveniência comercial.
    Entendo que é um bom momento para os tokusatsus originais voltarem ao Brasil, não é coisa de tokufã, mas temos um cenário diferente dos anos 80/90, a programação infanto-juvenil,infelizmente está minguando nas TVs abertas e não temos uma manchete, mesmo que comercialmente, abrace a causa e por exemplo um canal na tv por assinatura para atender esse tipo de programação.
    Francamente, desejo que isso aconteça.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad