Menu

TV Japão VS TV Brasil: 1999

Guilherme Armelau 10 anos ago 2 77

Olá galera, estou voltando hoje com a coluna TV JAPÃO VS TV BRASIL aqui no Senpuu!

Atendendo a pedidos, vou pular mais de dez anos à frente do último post. Achei interessante falar sobre a década de 90, pois se pararmos para analisar, aqui no Brasil ainda estávamos digerindo na TV os resquícios da década anterior.

Vamos lá….START UP!!!

kyuukyuu_sentai_gogo_v_by_blakehunter-d4aenjr

O ano é 1999, no Japão era produzido e lançado simultaneamente Kyuukyuu Sentai GoGo Five. Trazendo um tema de resgate ainda não abordado nos super sentais da época e até hoje em dia, GoGo Five estreou nas telinhas japonesas em fevereiro de 1999 e tem a cara total de uma série da década de 90 em trajes e personagens. Com uma trama um pouquinho mais rebuscada, foi uma série contagiante que logo depois se transformou em Power Ranger Light Speed Resgate.

Foi em 99 também que, ainda nas reprises de Ultraman Tiga (sim, eu disse reprise), surgiu nas telinhas o Ultraman Nice. Era um spin-off das séries Ultras. Uma pequena sátira montada para se fazer comerciais de brinquedos da Bandai. Aqui vái um link dos comerciais.

Foi no mesmo ano que também rolou no Japão uma série chamada Voicelugger, a última obra do mangaká Shotaru Ishinomori. Ainda em 99, séries pouco populares (que é até difícil achar algo sobre elas na internet) como Sennen Ookoku San Jyushi Vanny Knights, Booska! Booska! e Moero! Robocon, eram exibidas na terra do sol nascente.

Outra marca do ano foi o adeus ao gênero Metal Hero com o encerramento de Robotack.

maskman

Na nossa ligação com o Brasil, no finzinho da Rede Manchete foi reprisado pela segunda vez Hikari Sentai Maskman e logo após na Rede TV também. Uma nota interessante é que essa série foi exibida pela primeira vez no Brasil oito anos antes.

Jiraiya também seguiu esta linha. A série estreou no Brasil em 1989 e em 1998 e 1999 a Manchete e a Rede TV passaram os episódios mais uma vez. Eeeeee Rede TV investindo 🙂

Power Rangers in Space Cast
Já nos Estados Unidos era produzido Power Ranger Lost Galaxy (Da Galaxia Perdida) e aqui chegava pela extinta FOX KIDS (Hoje Disney XD) a série Power Rangers No Espaço que era uma adaptação de Denji Sentai Megaranger.

Não a registro de outros tokusatsu como Henshin Hero ou Kamen Riders nesta época em terras brasileiras. Infelizmente foi a transição de linhas, onde já não era “bem vista” um canal exibindo séries japonesas.

Bom, galera, obrigado pelos comentários da ultima postagem. Espero que tenham gostado desta também e prometo ser mais breve nos lançamentos das postagens.

Um grande abraço a todos.
Eu sou o Ghile e Bye bye.

– Advertisement – BuzzMag Ad
2 Comments

2 Comments

  1. EDUARDO disse:

    affff
    nem gosto de lembrar de 1999 e de um ano bacana como havia sido o ano de 1998 mas as recordações de 1999 são do jiraiya na sausota e querida tv manchete e depois na rede tv! em sua estreia e tbm do maskmanna msm emissora e isso foi ate 03/2000 ambos os tokusatsus foram exibidos na rede tv!

  2. Ghile disse:

    É brother, infelizmente foi aquele ano de transição. Mas é gostoso lembrar esses momentos. Em relação a Manchete, infelizmente o fato de sua falência eu acredito que tenha gerado um reboliço total nas emissoras de TV. Imagina só se o seu maior produto é o TOKUSATSU e você vem a entrar em falência. Ninguém mais irá comprar esse produto com medo.

    1999 foi o divisor de águas para isso aqui no Brasil. Em compensação parecia ser um ano de solavanco no mundo TOKUSATSU. Como falei na matéria, foi um ano de muitas produções. Sem muita popularidade, mas muita coisa foi produzida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad