Conheça mais sobre Spectreman, o primeiro herói ecológico.
Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E, apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as àguas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!
Era com esta narração apocalíptica e uma música de abertura muito rock n’ roll, que grudava a petizada na frente da televisão nos anos 80. Inicialmente na Rede Record na década de 70 e depois na TVS (atual SBT) nos anos 80 no Programa do Bozo e Show Maravilha, o andróide dourado combatia os terríveis monstros poluidores do macaco espacial Dr. Gori.
Criado no Japão pela extinta produtora P-Productions (que criou também anos depois Lion Man), foi exibida com grande sucesso de 2 de janeiro de 1971 até 25 de março de 1972 na Tv Fuji, totalizando 63 episódios.
Nesta época no Japão existia um boom de heróis gigantes para rivalizar com o clássico Ultraman, e deles Spectreman foi um grande sucesso, inovador pelo tema de ecologia, personagens carismáticos e aventuras bem estruturadas.
O maligno cientista Dr. Gori escapa da prisão galáctica no planeta Èpsilon, na distante Constelação de Sagitário auxiliado pelo fiel Karas. Após uma mal sucedida tentativa de tomar o poder, o Dr. Gori foge em seu disco para o Planeta Terra após uma tempestade eletromagnética.
Um grupo de vigilantes espaciais oriundos da Nebulosa M-71 os Dominantes, recebendo o pedido de capturar os simióides, envia o oficial Spectreman ao planeta Terra. Chegando a Tóquio e tendo que operar disfarçado do carismático Kenji, ele logo se une ao Grupo Anti-Poluição (e que depois seria renomeado de Grupo Anti-Monstros) chefiado pelo Chefe Kurata, e seus comandados Ota, Kato, Wada, Minnie e Yumi.
Escondido dos olhares dos humanos numa base dentro de um vulcão, o Tirano Dr. Gori se apaixona pela fauna e flora deste planeta e contando com a poluição existente, resolve criar monstros para erradicar os humanos e tomar posse do planeta. Sendo frustrado pelo herói Dourado, muitas vezes Gori era obrigado a contratar piratas espaciais, mercenários, vampiros espaciais e aliens que por acaso aterrisavam aqui.
Na hora da emergência, o simpático Kenji dava uma de malandro para sair dos olhares de seus colegas e ao gritar “Dominantes, às Ordens” era transmutado para sua forma cibernética e podia crescer, voar, soltar raios coloridos (o que fez receber o nome de Spectreman pelos humanos), arremessar shurikens, lâminas nas luvas até ao mortal Spectroflash – que só podia ser usado uma vez após sua transformação e despendia muita energia e era o raio final na batalha contra o monstro do dia.
Com todas suas virtudes e deliciosos defeitos especiais, Spectreman é uma série cult como poucas.
Spectreman estava longe de primar por sua produção. Os efeitos especiais eram os piores possíveis: os cenários pareciam de papelão da pior qualidade e dava para se notar nitamente onde ficava a cabeça, os braços e mãos dos dublês que faziam os monstros.
A P.Productions até chegou a ousar nos primeiros episódios usando stop-motion – técnica de animação de bonecos filmados quadro a quadro – nas lutas do herói contra algumas das criaturas do Dr.Gori. O resultado ficou abaixo da crítica e então se optou pelas velhas e boas fantasias de látex e cenários de isopor.
Apesar de efeitos e direção pobres, as histórias tinham humor, dramaticidade e situações criativas. Spectreman tinha, acima de tudo, um lado humano muito bem explorado. E foi por isso que ele garantiu seu lugar como um dos heróis mais importantes já criados no Japão.
Episódios marcantes
01/02 – Dr. Gori, o criador de monstros (episódio de estréia, onde Gori cria seu primeiro monstro Hedoron, que surgia através de uma espuma dos esgotos.)
09/10 – O monstro bicéfalo (Spectreman versus um rato voador gigante de duas cabeças, precisa dizer mais alguma coisa?)
11/12 – A terrível transformação (Um motorista de caminhão de lixo é transformado num monstro por Gori e se suicida no final.)
21/22 – Contatos imediatos do 4o. Grau (o alien Zunon cai na Terra e obrigado por Gori une-se a um monstro descebrado numa batalha de vida ou morte contra Spectreman.)
23/24 – O vingador (o garoto Saburo é atropelado e entra em coma, e seu subcosnciente cria o monstro Semáforo procurando vingança contra o motorista imprudente.)
28/29 – Fúria Cega (Spectreman fica temporariamente cego e precisa reaprender a lutar.)
34/35 – A Pedra Lunar (astronautas retiram uma pedra na Lua que na verdade era um ovo do mortífero monstro Celementério que vem à Terra reavê-lo.)
38/39 – A ameaça do antigo Egito (Dr. Gori transforma a Esfinge do Egito num perigoso monstro para derrotar Spectreman).
40/41 – Um amigo para Giro (Gori cria o pacato monstro Macanuron que faz amizade com o garoto Giro por meio das músicas que ele tocava com sua gaita de boca.)
44/45 – O Vampiro do Espaço (Num episódio sombrio Kenji enfrenta a ameaça do vampiro espacial Vordalak numa aventura inesquecível!)
50/51 – O impostor (Spectreman enfrenta seu sósia maligno criado por Gori.)
55/56 – O solitário Cavaleiro do Espaço (o boa-praça e mercenário espacial Meteoro desafia Spectreman para um duelo estilo caubói, a fim de saber quem era capaz de disparar mais rápido seu raio mortal.)
61 – Pânico no Parque de Diversões (mercenários do espaço vs Spectreman).
62/63 – A última batalha (Dr. Gori, cansado de várias derrotas encontra um lutador de boxe com a capacidade de reação mais rápida que a de Spectreman, e ao passar essa habilidade a um monstro prepara o duelo final!).
Curiosidades
– No Japão o seriado tinha o incomum título de “Símio Espacial Gori”, que durou do episódio 1 ao 20, logo após foi renomeado para “Símio Espacial Gori vs Spectreman”, que foi do episódio 21 a 39, para finalmente ser batizado de “Spectreman” que foi do episódio 40 até o 63.
– No Brasil, dos 63 episódio produzidos, pouco mais de 50 foram exibidos, a maioria dos episódios eram duplos.
– Para o mercado americano foi refeita a abertura e composta uma música bem rock n´roll que ajudou a divulgar e cativar o público, esta abertura marcante veio ao Brasil.
– A dublagem, feita nos estúdios da TVS (que era também o nome original do SBT), era recheada de vozes marcantes, como Carlos Seidl (Dr. Gori) e Potiguara Lopes (Karas), os populares Seu Madruga e Prof. Girafales do Chaves, entre outros.
– No Brasil a Editora Bloch lançou uma Revista em Quadrinhos do Spectreman (que tinha as cores mudadas para azul e cinza) e foi rebatizado de Kenji para Kenzo, a revista fez muito sucesso, sendo publicada até o número 30. Nas aventuras desenhadas por Eduardo Vetillo, o nosso herói enfrentava vários tipos de vilões, desde piratas espaciais até múmias espaciais e é claro o maligno Dr. Gori (que nestes quadrinhos não tinha o cabelo loiro e sim escuro!).
– O piloto recusado da série, de 8 minutos, tinha como ator principal Jiro Dan (que fizera Hideki Goh no seriado O regresso de Ultraman), o nome de Elementman e enfrentava o maligno Karas (Raa no original)! O visual do herói era vermelho e prata.
– O ator Tetsuo Narikawa, o intérprete de Kenji, a identidade humana de Spectreman (falecido em 01 de janeiro de 2010) era um grande mestre de karatê, sendo o fundador e presidente da Liga Nacional Japonesa de Karatê.
Se você quiser conhecer mais ainda sobre esta série, ouça o que comentamos no Senpuucast 56!
Uma outra curiosidade era que o mesmo dublê que vestia a roupa de Ultraseven também vestia a do Spectreman. Fãs do ultraseven quando assistem spectreman percebem no ato, suas poses, jeito de andar, pular e tudo mais, remetem a mesma pessoa, que pode ser confirmado nos créditos… claro que ai é preciso sacar japonês rs rs rs, mas ta la, o mesmo dublê. Gostei da matéria.
Estou a procura deste gibis raros de spectreman
Já postei no senpuucast (e foi ignorado pelo jeito) então vou postar de novo:
“JIRO DAN NÂO INTERPRETOU SPECTREMAN NO EPISÓDIO PILOTO”. Deixo aqui um link da entrevista com Jiro Dan desmentindo o caso.
http://2.bp.blogspot.com/_xXehKqSBeFU/SU46dB7p9YI/AAAAAAAAATY/Jm7aHFsJ1WM/s1600-h/Jack+05.jpg
É preciso fazer novas pesquisas antes de fazer uma matéria e não se basear ou copiar o que já foi dito ou escrito por outras fontes. Não estou aqui para criticar pois gosto do site e também quero alertar sobre os erros, sim à outros erros nessa matéria, mas a mais irrelevante é esse mito que Jiro Dan fez o piloto, do resto pessoal, bom trabalho!
Olá Ricardo, quanto ao seu comentário referente ao ator Jiro Dan, eu pesquisei não só num site, utilizei vários sites (inclusive antigos e que hoje já estão fora do ar, na frança e EUA) e tenho o episódio piloto em mãos e o ou o ator é clone do Jiro ou ele simplesmente esqueceu que fez o piloto, obrigado pelas observações e saiba que pela minha experiência de jornalista (mais de 20 anos) sei que se deve usar mais de uma fonte para redigir uma matéria, o que no caso eu utilizei sem peso na consciência, um grande abraço!
Mas Alexandro, eu não postei apenas um “comentário referente ao ator Jiro Dan”, eu postei um scan da entrevista que Jiro Dan concedeu a antiga revista Henshin, onde o próprio responde a pergunta do reporter negando ter feito o piloto de Chojin Elementman. Mas você com 20 anos de experiência prefere acreditar que é ele por causa da aparência ou pior, acha que o ator esqueceu de tê-lo feito? Paciência, afinal japonêses são muito parecidos mesmo. Também tenho o episódio piloto de 12 minutos, e digo mais, mesmo com toda sua pesquisa existem muitos erros ainda meu amigo. Respeito seus 20 anos de jornalismo, mas respeite o fã, pois existem muitos erros na sua matéria que eu não preciso pesquisar para perceber e informação errada se expalha rápido, assim como o mito desse piloto.
Abraço!
Era comum, alias até hoje é comum, revistas do genero usar matérias gratuitas, ou seja, o cara curte, quer fazer fama, escreve de graça… pior, escreve o que quer e como quer. Tenho essa revista, não um scan mas a revista mesmo. Tenho todas, ela nunca teve muita credibilidade infelizmente. Vale lembrar que o episódio piloto de Spectreman não tem créditos, foi apenas para ser exibido a um grupo de empresários que fizeram as mudanças que acharam justas. Muita coisa foi mudada, mas o que colaborou para Jiro Dan não interpletar spectreman foi justamente o convite da Tsuburaya, uma empresa que na época tinha muito mais peso que a P-Productions, para interpletar o novo ultra da franquia, e obviamente ele optou para o que foi melhor para sua carreira. Por questão mercadologica ele nega ter feito tal papel. E outra, não é apenas uma lenda, todos que assistiram o piloto com qualidade identificam o Jiro Dan no ato, infelizmetente o camarada acima está equivocado ao dar prestigio a apenas uma revista oportunista que ja até saiu do mercado de tão “forte” que era pondo em cheque o que todos os donos de sites de tokusatsu seja no Brasil ou no exterior tem como verdadeiro. A matéria ta show, liga não, sempre tem invejosos de plantão… so para finalizar, tenho uma bela coleção de revistas do genêro, e o que tem de erros grosseiros, bizarros… enfim, e isso ai, parabéns.
Spectreman é um dos meus favoritos, sempre que posso assisto os dvds, até fiz uma mascara dele de fibra de vidro!! Fazer o que fân è fân!!
Segundo o confiavel IMDb Jiro Dan de fato fez o episódio piloto Elementman que mais tarde viria a ser Spectreman no papel de Joji Gamou (Kenji). Segue os links.:
Spectreman
http://www.imdb.com/title/tt0262177/
Jiro Dan
http://www.imdb.com/name/nm0199022/
Jiro Dan Bio IMDb
http://www.imdb.com/name/nm0199022/bio
Gostei muito da matéria e respeito o site e toda a equipe, como disse antes. E dou muito valor a tudo que é feito por fãs. Pra mim, a palavra do ator vale mais que qualquer outra fonte, porém, aceite e acredite quem quizer, da maneira que achar que deve.
No mais, parabéns pela matéria. É sempre bom relembrar Spectreman.
Quem tiver os gibis ou souber onde
tem me fale que eu compro !
POIS É… UM TEMA TÃO INTERESSANTE SOBRE ECOLOGIA E PRECISOU LEVAR EATOS 40 ANOS (1971 – 20110 PRA FALAREM DE ECOLOGIA DE NOVO COMO ACABOU ACONTECENDO EM 2011 COM O TOKUSATSU CHAMADO GUERREIRO ECOLOGIO ECOGAINDER
QUE ME PARECE SER UM ÓTIM OTOKUSATSU TBM ASSSIM COM OFOI O CLASSICO SPECTREMAN DE 1971 E QUE FOI EXIBIDO AQUI NO BRASIL PELA SAUDOSA TV MACNHETE E TBM PELO SBT EM AMBAS AS OPORTUNIDADES NA DECADA DE 1980
http://fansubsandays.blogspot.com.br/2012/06/guerreiro-ecologico-ecogainder-ep-01.html
Nossa… Peguei uma época que era reprise no SBT.. tempo maravilhoso, que juntávamos os primos pra ver episodio de Spectreman por eramos pobres e continuamos rsrsrs… porque so tínhamos televisão na casa de um dos meus primos, que tempo bom…hoje nao se da para ver mais nada com toda essa tecnologia.. A unica coisa que conforta eh ficar vendo na internet..
Uma curiosidade que tenho é: quantas atrizes participaram da série, pois se não me engano acho que foram quatro. Queria saber qual o motivo da saídas delas ao longo da série, especialmente a primeira a Minnie a mais bonita de todas.
Wow.
Que presente aos fãs antigos do saudoso e inesquecível Spectruman.
Parabéns por essas delícias extravagantes, cumpadre.
Segue firme.
Forte abraço