Menu

Os altos e baixos dos novos tokusatsus

Mozart 10 anos ago 19 44

[Over-Time] Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze - Movie War Ultimatum DC [1080p][4E328336].mkv_snapshot_01.36.15_[2013.09.27_15.09.09]

Um grande mal que assola os fãs de tokusatsu são os primeiros episódios das séries novas. Sim, nobre amigo, esse é um problema complicado de trabalhar. Vemos que, atualmente, os diretores e roteristas das séries japonesas de heróis têm dificuldade em dar a boa partida nelas.

Normalmente a série começa lenta, morna e fraca, fazendo com que o fã não acredite no verdadeiro potencial ou não dê chance para a produção. Tenho notado isso em muitos tokusatsus, alguns realmente não começaram tão bem, depois melhoraram e por fim foram maravilhosamente lindos em seu desfecho. Existe uma dificuldade em manter a linha positiva do início ao fim.

Tenho vários exemplos para atestar a minha tese, porém gosto muito de comparar Kamen Rider W com Kamen Rider Kabuto, porque são os dois extremos.

hk43567890-9637bb24c8

Começando pelo rider bonito, Kabuto tem um pano de fundo excelente, regado a lutas entre riders. Quem não gosta disso? Todos amam, só que não foi bem explorado. Ao contrario do novo rider, Gaim (daqui a pouco falo mais sobre ele). A série começa explodindo de cenas de ação, personagens carismáticos, armaduras com um design belíssimo, arcos envolventes, intriga e traição. Só que do meio para o final ela não cai e sim despenca. Vira uma Ana Maria Braga com Esquadrão da Moda, quase impossível engolir.

Já em W temos o oposto, a ideia é nova, na qual dois homens se transformam em um único rider. Um roteiro voltado para a comédia e aventura, bem parecido com Den-O, só que com apelos às vezes forçados demais. O início da trama é morno, fraco, nada mais que uma tentativa de inovar sem sucesso. Mas é aí que o espectador se engana! A série começa a ter uma melhora extremamente significativa um pouco antes da aparição de Terui (Kamen Rider Accel) e depois, W se torna uma obra prima dos Kamen Riders da era Heisei. Arrisco a dizer que foi o melhor deste período da franquia, não só pelo roteiro, mas pelo carisma dos personagens, as boas atuações, o visual, as cenas de ação e os filmes que complementam toda a narrativa.

87137_frontMas essa linha de sobe é desce não é exclusiva das as séries citadas acima. Wizard começa fraco e tem um final envolvente, porém o último episódio dá dó de tão ruim, o que me lembra muito o final de Kiva, que consegue estragar toda a série. Fourze começa fraco e depois melhora bastante. Já OOO tem um início bom, fica no meio termo para depois melhorar muito.

Nos sentais a mesma coisa acontece. Kyoryuger dá o pontapé inicial impossível de digerir, fica pior, porém, na reta final, cresce bastante. Shinkenger começa bem, fica morno e depois sobe em qualidade. A única série que conseguiu por mais tempo manter uma linha sem oscilações foi Go-Busters que tem o começo avassalador, fica boa na metade e depois tem um final mágico, sendo considerado por mim o melhor sentai já produzido.

Entre todas essas observações, o que mais me chamou atenção até agora foi Gaim. Confesso que não dei nada pela série com esse tema de frutas que me incomodou muito, gangues de adolescentes que brigam por território para dançar, além de um DJ sem sentido que fica narrando tudo que está acontecendo. Só que isso muda e se você não der oportunidade para a série se desenvolver, você não vai ficar frenético como eu estou no momento, assistindo um episódio já pensando no da próxima semana.

O importante é você assistir pelo menos metade do tokusatsu que pretende acompanhar para ter uma opinião formada e dizer com propriedade porque não gosta dele. Simplesmente dizer que tem um visual feio, que o tema é infantil, que os personagens parecem viadinhos ou que a história é fraca, é perder seu tempo.

Nos SenpuuCasts nós sempre dizemos a mesma coisa: dê uma oportunidade à série, ela poderá ser uma das melhores da sua vida! Dez episódios não significam nada para um universo de 40 ou 50 capítulos que podem te surpreender!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

19 Comments

19 Comments

  1. eita disse:

    Vou aproveitar esse assunto sobre os riders modernos para desabafar sobre um deles.

    Pra mim Kiva começou ruim e terminou ruim, esse negócio de separar cada episódio entre passado e futuro encheu o saco… e o pai do Kiva, eu achei ele não cômico e sim, irritante ‘-‘ você dorme nos primeiros 5 minutos de tanto blá,blá,blá que a série tem, meu dels.

    Nunca assisti o OOO pq me parece ser chato kkkk sei lá, não fui muito com a cara dos personagens e nem com a roupa do rider, esse negócio de moedas é mais estranho do que frutas pra mim ‘-‘

  2. eita disse:

    O den-o pra mim foi um dos melhores que eu já assisti. O 1º filme foi perfeito.

    W muito legal mesmo, recomendo

    Fourze eu achei interessante diversas coisas, mas eu acho que eles não deviam americanizar tanto. Poxa, no ínicio pareceu aqueles filminhos colegiais dos estados unidos, quisso gente e-e
    Mas até que melhorou depois, e adorei a ideia dos horoscopos como inimigos e amei a roupa do Fourze e do Meteor. Os poderes deles e tudo mais, sensacional. Os filmes foram muito bons também.

    Wizard eu AMEI, adorava ouvir aquele ”please” kkkk super legal, o final foi incrível, eu adorei o Gremlin, esse é psicopata mesmo kkkk dá medo

    Gaim começou tão WTF mas depois ficou muito envolvente e você fica pensando no que vai acontecer depois

  3. vitor disse:

    Uma coisa que eu acho bizarro é essa discrepancia brutal de opniao entre Go-Busters. Alguns falam muito bem outros muito mal, e as duas vertentes criticam umas as outras.
    Eu particularmente achei uma serie extremamente fraca, os unicos pontos interessantes foram os fato que é um sentai bem diferente (coisa que todos os caras que curtiram a serie fazem questão de exaltar) dos demais e efeitos especiais animais. Tirando isso, foi uma serie que claramente assumiu uma outra tonalidade/tema no meio da serie(ep 30), rasgando completamente tudo que tentava pregar(isso provavelmente foi feito por causa da baixa popularidade da serie), vilões pouco carismaticos e extremamente decepcionantes. Na minha opnião não chega aos pés de um Shinkenger, Gokaiger, Jetman ou Maskman por exemplo

  4. Signalman disse:

    Realmente um milagre não citarem Go-Onger, Sentai que todo mundo odeia, mas que dizem ter feito sucesso no Japão com a pirralhada(eu tenho 13 anos e estou chamando as crianças japonesas de pirralhos, mas vamos ao que interessa). Há pouco tempo atrás eu defenderia com todas as minhas forças o Kabuto, mas percebi que do meio para o fim a série desbanca legal, aquela guria que ajudava a Organização que eu esqueci o nome foi menos útil que a tiazinha do restaurante, e o pobre do Daisuke pagando de figurante no último episódio? Pelo menos ele teve um pouco de importância no episódio 40(mais triste da série). E eu ainda não entendi de onde brotaram aqueles Hoppers, podem até ter adicionado algo à série, mas aconteceu tão rápido, assim como aquele cara que parava o tempo e talz.

    Sobre Kiva, eu gostei da série, só o final me fez ferver de ódio, o Wataru era um protagonista legal, a divisão dos episódios também(só por causa da Maya), o único problema era o número reduzido de Riders(eu gosto de séries com muitos personagens úteis) mas eu gostei.

    ~Momento viúva, ouçam alguma melodia triste com violinos~ Eu sinto falta do diferencial que as outras séries tinham, desde Carranger a Toei investiu bem nos temas diferentes, temos Timeranger, Dekaranger e Hurricaneger(que eu odeio tanto) como exemplos, todas elas tiveram seu diferencial, e é isso que eu acredito que todos nós desejamos, não é?

  5. Lidi disse:

    Essa matéria me fez lembrar de algo que costumo seguir ao escolher uma serie para assistir:A audiencia no Japão.Na minha opinião o publico japones adora uma repetição (tradição) e quando alguma serie muda algo que eles estão acostumados a ver torcem um pouco o nariz e isso reflete na audiencia.
    Podemos ver como exemplos Jaspion,Metalder e Go-Busters.Se compararmos Jaspion com os metal- heros antecessores encontraremos muitas diferenças e o publico não aceitou bem,tanto que a serie seguinte, Spielvan, trouxe de volta varias caracteristicas dos detetives espaciais.
    No caso de Metalder a diferença pode ser vista na trama um pouco mais seria e Go-Buster também trazendo varias “novidades”.Todos os três com baixa audiencia.
    Ou seja quando a serie vai mau na audiencia japonesa ja chama a minha atenção,pois pode ter coisa muito boa e diferente.

  6. Reinaldo disse:

    Para mim Kiva foi bom do começo ao f… até o penúltimo episódio. Para mim esse foi o melhor Rider até agora. W foi excelente! Den-O e agito também. Estou no ep. 20 do 000 o negócio está começando a esquentar muito e não estou conseguindo parar de assistir. Dos Riders novos só faltam Fourze e Wizard e Gaim. Dos sentais sou uma viúva de Go-Busters e Shinkenger.

  7. Reinaldo disse:

    Os Riders desde o Den-0 estão arrasando. A franquia Super Sentai deveria fazer o mesmo, não ficar só nesse negócio de vender brinquedos para dar dinheiro. Dá a impressão que os Riders tentam se superar a cada série nova, já os Sentais basta dar audiência e parecem terem medo de inovar. É essa a impressão que tenho.

  8. vitor disse:

    so um comentario “eita”, na verdade o Fourze foi muito “japanizado”, se vc ver doramas japoneses sobre colegial ou seriados de comedia, vc vai ver que são MUITO parecidos com esse ambiente colegial de Fourze, uma serie que gostei muito

  9. Gilmar Oliveira disse:

    Hum, ótimo post. Vamos lá. Sou fã de Riders, todas as eras. O mal que foi falado é quase presente em toda a Era Heisei. Blade é um exemplo crasso disso. Os dez primeiros episódios são lentos, estranhos eu diria, mas depois disso a série explode, até chegar o final épico. W é espetacular. Agora por exemplo, não consigo gostar de Den O. Não digo que nada me agradou, diria que Zeronos e Momotaros. Mas não são só os tokus novos que tem isso, muitos antigos também. Sharivan é bom, mas os primeiros dezenove episódios são de doer…Eu aprendi algo, como fã de Tokusatsu…dar chance a série, não dá pra julgar antes de dez episódios. E por mais que a temática da série seja ” estranha” como frutas, deem uma oportunidade. Gaim foi duramente criticado por muita gente antes de sair, mas é na minha opinião, uma das melhores séries já feitas, não só de Rider, mas de Toku. Abraços!

  10. Hakaider disse:

    Não achei W nem um pouco parecido com Den-O .

  11. Wolf disse:

    Kiva pra mim chega até a ser uma serie mediana (com suas partes legais e suas partes ruins, boa parte delas você vê claramente que foi mal aproveitada) e que não souberam dividir as épocas do Wataru e do Otoya (tanto que eu me perdi na primeira vez que asssisti).

  12. Leonardo Kakazu disse:

    o quê eu acho pior do que o kabuto, são seus incríveis furos no roteiro primeiro os personagens descobrem documentos dizendo que eles eram pré-destinados pra ser riders, depois isso é esquecido, então temos o red shoe system que só serve pro kabuto e o gatack trocarem porrada e o kabuto devolver os henshinmadores pros outros riders, que a propósito ele consegue de volta porque ele manda pra ele mesmo do futuro assim como o hyper clock up e tem um cara que tem “A velocidade da luz mais rápida do que a dele” como diria os cavaleiros dos zodiacos, e então o kabuto derrota esse inimigo no episódio seguinte na maior facilidade

    Mas tem muita coisa boa, as lutas, os efeitos especiais que continuam muito bom, os atores, a culinária.

  13. Ghile Arms disse:

    Boa Mozenjaa…Bem notado. Parabêns pelo post aqui. Como sempre ^^
    Conheço algumas pessoas que são assim, as vezes tão presas nas séries antigas que “não gostam” das séries novas. Muitas vezes nem assistiram. Realmente aprendi com o Senpuu a dar uma chance para as séries antes de sair fusilando tudo pela frente.

    Gaim, ñ assisti direito então ñ tenho direito de julga-la. Já Go-buster, como acompanhei posso dá minha opinião e dizer que apesar de ñ ter me chamado atenção de cara, ela me mostrou com o decorrer o quanto a foi produtivo tudo que rolou nos 50 epísódios.

    Vlw Mozenjaa, adorei

  14. Biz disse:

    Mas os Sentais nunca foram bem trabalhos, geralmente eles fazem algo mais simples e bobinho porque esse Toku é mais pra bebê. Já os Kamen riders são mais para adolescentes e tal ( e dá impressão que a Bandai leva os riders mais a sério, dai eles capricham bastante kkkk )

  15. Petherson disse:

    Não acho o começo de Gaim ruim, acho até bom não ter aquele começo “OWH QUE COISA FODA”, da mais realismo a série. Quando comecei a assistir a série, assim como Kouta, não imaginava que aquela briga por território se tornaria o que tornou, me surpreendi e me surpreendo junto com os personagens com os acontecimentos da série.

  16. Asevedo disse:

    É o bom e velho ver antes de soltar opinião.
    Um ponto muito gritante principalmente para a viuvarada da manchete é que sempre vão ficar na estupidez de comparar com o antigo, não que o antigo seja ruim e os novos sejam o supra sumo das produções, o fã para aceitar o novo e uma mudança da sua zona de conforto tem que ser a mente aberta.
    Go-Busters teve uma proposta diferente, mas as má-viúvas de Gokaiger e por tabela de todas as outras 34 séries não souberam digerir uma proposta diferente.
    W é uma boa série, não acho o melhor série por algumas situações que poderiam ser melhores, mas é um dos grandes, só o episódio final que foi muito desnecessário, faltou culhões para deixar somente o Joker vivo. Wizard é uma série que fica na mesma escala de W, o Gremlin poderia ter sido mais explorado só que a série para mim traz a mensagem de esperança e desespero de um pai em fazer tudo pela sua filha e o Wizard estava ali para encerrar um ciclo que já deveria ter acabado, o Gremlin é um plus, um erro no processo que mostra os problemas de um sacrifício que manteve as memórias e a face de luta com o herói, mas a série terminaria muito bem ali na luta contra o Fueki, já aqueles episódios especiais não passam de spin-offs do maldito do Decade.

  17. Luis Fernando disse:

    Concordo com o artigo, muito bom, esta é a arte das histórias grandiosas como costumo dizer, várias séries só vão ficando melhor com o tempo.

    Kamen Rider Blade começa muito morno, e depois se transforma em uma obra-prima.

  18. GLEISSON ALEXANDRE DOMIQUILE disse:

    Concordo e gostaria de dizer que estou assistindo gokaiger e esta serie esta sendo boa. O nivel não caiu em nenhum momento e faltando 10 episodios acho que vai me supreender ainda mais.

  19. Wallace disse:

    Pois é será que vamos vendo a serie é gostando aos poucos achando elas foda?
    No mais parei com preconceito com series de toku acho que consigo gostar de todas da sua forma tinha preconceito com todos sentais tanto que acabei de vê zyuranger e achei legal muito legal, eu particularmente não pego opinião sobre as series Toku mais, vou assitindo e tendo minha opinioes

    Sobre Go-Busters vejo poucas pessoas falando coisas ruins dela, e quando vejo só odio no coração para uma serie excelente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad