Menu

Entendendo Super Sentai: O Protocolo Super Sentai

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 3 140

Supersentailogo

Olá caros amigos. Quem acompanha nossos podcasts já ouviu mencionarmos diversas vezes o famigerado Protocolo Super Sentai. Mas para quem não o conhece, que protocolo é esse? É uma base de roteiro que é seguido por quase todos os episódios das séries dos guerreiros coloridos.

O protocolo segue da seguinte forma: primeiro começamos com a exposição da trama, normalmente atreladas ao personagem que tem o foco da semana. Depois temos o primeiro confronto com o monstro da semana, mas que não é concluído logo de cara. Então, vem mais uma evolução da trama, culminando com a segunda batalha com o monstro, que acaba com o sentai usando seu finisher para matar o inimigo, que então torna-se gigante (ou entra em um robô gigante em alguns casos) e aí vem a luta com o robô. Finalmente, acontece a conclusão da trama.

mqdefault00

E sobem os créditos

Talvez quase nada tenha mudado tão pouco nestes 37 anos de série quanto o protocolo. Tirando a parte do robô, sua estrutura foi cunhada já em Goranger e sofrendo apenas pequenas modificações para incorporar alguns elementos novos. Talvez a única produção da franquia que tenha realmente quebrado o protocolo com regularidade tenha sido GoBusters, no ano passado, mas ainda assim manteve todos os elementos. O protocolo já se tornou-se parte da identidade dos sentai.

Mas por que essa estrutura é tão forte? O público principal dos sentai é o público jovem, especialmente o infantil e essa repetição torna os episódios fáceis de compreender e acompanhar, independente da idade. A trama raramente se mistura com a ação, tendo momentos separados. Além disso, como os capítulos são curtos, cada um dos segmentos é bem direto e claro, adicionando à facilidade de compreensão.

Drama!

Drama!

Isso não significa que todos os episódios são iguais. Cada segmento tem um tamanho de acordo com a necessidade da semana. Algumas vezes temos combates mais rápidos e narrativas mais longas, ou até mesmo lutas de robô que são apenas a montagem e o finalizador. Há também capítulos especiais que quebram totalmente esse protocolo, como os episódios duplos ou aqueles que apresentam um novo elemento à série (novos vilões, sexto ranger, power up, novo robô, etc.).

Cada sentai também dá uma roupagem própria. Hurricanger não tinha apenas um herói de destaque da semana, mas também o vilão. Dekaranger apresentou uma estrutura de casos, sendo que os dois segmentos de trama são dedicados a pistas. Já GoBusters, quebrou bastante a estrutura fixa, misturando o tempo de cada parte, sendo que muitas vezes tínhamos trama em paralelo ao combate, ou mesmo lutas e combates gigantes simultâneos  Pessoalmente, acho que esse é um dos motivos pelo qual a série foi tão interessante.

Nada escapa à investigação minunciosa da SPD

Nada escapa à investigação minunciosa da SPD

Agora que você já conhece, vá assistir qualquer sentai e observe como o protocolo acontece na prática! Classe dispensada.

– Advertisement – BuzzMag Ad
3 Comments

3 Comments

  1. Rafa M. Rock disse:

    Um sentai que dá uma quebrada raramente no protocolo é o Dairanger pois as vezes eles não usão o Gattai, e os vilões eles sempre mudam de foco, as vezes focam no Akomaru, as vezes no trio do gouma, e as vezes no Jin.

  2. Kyo disse:

    “Nada escapa à investigação minunciosa da SPD”
    São os Gokaigers ahuahuahuhuahuahu

    talvez podemos dizer que Akibaranger quebra também… e até demais o protocolo ahuhuahuahuuah

  3. Rafa M. Rock disse:

    Eu não vi tudo de Akibaranger, pelo que vi achei a série muito boa como a cena que eles ficaram a tarde inteira esperando o monstro ficar gigante e nada do mesmo, isso me tiro várias risadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad