Menu

Sentai Recomendado: Tokusou Sentai Dekaranger

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 8 170

20120720010346!Dekaranger_logo

Olá amigos. Começo aqui outra série de posts no Senpuu: os Sentais Recomendados! Então, periodicamente, selecionarei alguma série da franquia super sentai que eu acho que vale a pena ver e indicarei para vocês. Particularmente, eu não poderia começar com outra que não fosse a série de 2004, Tokusou Sentai Dekarager.

Depois do fim da chamada “Era Manchete“, eu fiquei um bom tempo sem conseguir encontrar as séries nipônicas para assistir, acompanhando o mundo sentai muito pelas suas contra-partes americanas. Isso mudou em 2005, quando eu encontrei um canal do YouTube passando os episódios de Dekaranger. Naquele momento, minha chama de fã de tokusatsu foi reacendida! Portanto, não poderia iniciar falando de outro sentai.

Dekaranger tem muitos admiradores, mas também muitos detratores, e vejo motivos para os dois. Essa é uma série muito única na sua execução. A história é bem simples, conta sobre a unidade de controle de atividade de alienígenas (chamados de alienizer) na Terra, que tem o nome de Special Police Dekaranger. Algo como uma versão multi-colorida dos Men In Black.

Isso, mas com collant

Isso, mas com collant

Aí está talvez o maior diferencial: Dekaranger não tem uma grande organização maligna para enfrentar. Seu principal antagonista é apenas um, Agente Abrera, um alienizer traficante de armas. Com isso, cada vilão é apenas um criminoso qualquer que compra equipamentos, robôs gigantes e informações de Abrera. Claro, no final há um grande confronto, mas não existe enrolação, nem mesmo uma grande trama que vai se desenrolando. Isso incomoda muita gente, mas me agradou bastante.

Essa característica faz com que Dekaranger seja uma série que explora muito seus personagens. Os monstros da semana têm muito mais importância e significado do que apenas os descartáveis de outras séries e o Ranger que recebe a atenção do episódio também tem reflexões muito mais detalhadas do que o normal. Neste ponto, a série correu um risco grande, pois dependia de um roteiro afiadíssimo e, felizmente, Naruhisa Arakawa (que viria a escrever também Gokaiger e Akibaranger, além de vários outros) fez um trabalho fantástico.

Em seu coração, temos sete heróis que são realmente fantásticos. Liderando o grupo, o cabeça quente DekaRed, Ban. Seu principal rival, por achar que deve ser o vermelho, é o frio e propenso a soltar frases em inglês, Houji, o DekaBlue. Temos também o gênio bobalhão Sen como DekaGreen e sua “pose de pensar” plantando bananeira. Completando os cinco iniciais, não poderiam faltar as garotas. A mediúnica e calma Jasmine é a DekaYellow e a empolgadíssima Umeko como DekaPink vem junto com seus três patinhos de borracha. Mais à frente, temos a adição do inicialmente frio e calculista DekaBreak, Tetsu.

Uma galerinha do barulho se metendo em altas confusões

Uma galerinha do barulho se metendo em altas confusões

Na formação desse time, temos o chefão mais legal desde… bem, desde sempre. Viúvas chorem pelo Comandante Ibuki, mas eu digo que Doggie Krueger, ou Boss e, às vezes DekaMaster, é o melhor chefão de qualquer sentai! Além disso, para completar o recorde ainda mantido de dez rangers, a construtora do time, Swan-San, se transforma em DekaSwan, além de Tetsu que é o DekaBreak, Lisa Teagle é a DekaBright e, apenas no filme, Mari Gold como DekaGold.

O Cão de Guarda do Inferno

O Cão de Guarda do Inferno

O destaque, portanto, é a forma como esses heróis são explorados. Poucas vezes vi personagens tão ricos e cheios de detalhes. Jasmine quase cometeu suicídio por conta de seu poder até ser salva por Boss. Sen veio de uma família pobre e numerosa. Houji perdeu o parceiro devido a uma falha e se culpa por isso. Todos têm uma bagagem riquíssima e bem explorada, além dos relacionamentos evoluírem ao longo da trama. Inclusive, é a série recordista de casais, sendo oficiais Sen e Umeko, Ban e Mari e, nunca admitido, mas óbvio mesmo assim, Doggie e Swan.

Outra coisa que me faz adorar esse sentai é o fato dele ter várias referências culturais. A série toda é uma grande homenagem aos Metal Heroes, inclusive com a clássica explicação do henshin e o chefe cabeça de pássaro. Além disso, várias alusões a filmes, seriados e outros movimentos culturais permeiam os episódios. Um em especial que me lembro, é o capítulo em que Houji investiga um clube de pugilismo clandestino. Seu líder? Durden, do planeta Tyler.

Porque Clube da Luta faz parte do currículo escolar no Japão

Porque Clube da Luta faz parte do currículo escolar no Japão

Além disso, é um tokusatsu com ação fantástica. Como é muito baseado em investigação, temos muitas lutas em perseguição, como os clássicos filmes de detetive. Outra coisa que eu gosto bastante é algo que poucas séries exploram, que é utilizar os componentes do mecha individualmente e preocupações operacionais, como é mostrado na transformação do DekaBase Robo. E, para embalar tudo isso, uma trilha sonora sensacional!

Enfim, poderia escrever muito mais sobre Dekaranger, mas acho que alonguei até demais. A minha recomendação é uma série ao mesmo tempo muito bem construída e leve de assistir, com ótimos personagens, excelentes vilões individuais e muita criatividade.

Então amigos, EMERGENCY! DEKARANGER!!!

dekaranger-robo

 

 

– Advertisement – BuzzMag Ad
8 Comments

8 Comments

  1. mailson disse:

    o primeiro mecha de dekaranger dando aquele pulo lateral é muito lindo de ver \o/

  2. Rider Lucas disse:

    Dekaranger é muito foda. Mas quando me perguntam que serie é melhor pra começa no mundo dos Super Sentai eu já acho Gokaiger.

  3. EDUARDO disse:

    muito bom o Dekaranger e esse é um dos melhores sentais do século 21 e de toda a história dos sentais tbm.

  4. Igor Yozen disse:

    Fiquei curioso pra ver Dekaranger, sempre gostei da abertura desse sentai -embora nunca ter assistido- pra mim é uma das aberturas mais sensacionais (e vc nao comentou sobre ela) ONE EMERGENCY, TWO DEKARANGER~(8)

    Vou baixar aqui e ver assim que terminar o que estou assistindo recentemente!!! (estou vendo GoOnger)

  5. Darkwes disse:

    Eu achei que Dekaranger seria um sentai muito infantil e de roteiro fraco quando comecei a assistir ao primeiro episódio com o Ban perseguindo o bandido lá e tal. Mas o que se seguiu foi fenomenal, realmente Dekaranger é um dos melhores sentais de todos os tempos.

  6. YUMI MORINAGA disse:

    Eu confesso que relutei em assistir Dekaranger mas depois fiquei surpresa com o carisma dos personagens e o ritmo da historia. Pra mim dekaranger é uma dos melhores sentais do século 21 junto com boukenger e shinkenger

  7. Luis Fernando disse:

    Dekaranger é uma obra-prima, escrita pelo melhor autor de Super Sentais. Uma das melhores séries que eu já assisti na minha vida.

  8. Rafael Tavares disse:

    Também considero Dekaranger uma das melhores séries super sentai. E você tem razão Dekamaster é muito foda! O melhor chefe e o mais forte da equipe sem dúvida, pena que sempre alguém trapaceia e ele acaba em desvantagem, queria ver ele se transformando quando apareceu em Gokaiger.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad