Menu

Akibaranger e a divertida quebra dos padrões

Patrine 12 anos ago 9 98


Eu já comentei algumas vezes no Senpuucast que o meu trabalho de conclusão de curso foi sobre a estrutura dos seriados de televisão. Para ser mais exata, estudei a possibilidade de elaboração da estrutura serial/seriada de forma a gerar uma unidade por meio do papel do protagonista.

Para isso, li muitas coisas sobre a repetição nas séries, que buscam fidelizar o público. E é o que acontece também nos tokusatsus, mas isso é um assunto que será mais detalhado em um próximo texto.

Eu quero chegar é no que, carinhosamente, a gente chama de protocolo Super Sentai, no caso das séries dessa franquia e dizer para vocês como Akibaranger desconstrói tudo isso lindamente!


Portanto, isso já deixa claro que, para gostar de Akibaranger, o espectador vai ter que sair da sua zona de conforto e começar a assistir de peito aberto para receber uma paródia e, porque não, homenagem aos sentais.

Isso porque 90% das suas expectativas serão “frustradas” e substituídas por uma diversão sem tamanho! Não vou aqui enumerar cada um dos pontos (deixo isso para a edição do nosso podcast que vai abordar a série), mas são diversos os momentos em que os próprios personagens são frustrados e vêem todas as regras e roteiro saírem do comum, resultando em alguma situação engraçada.

Isso fica mais claro ainda por termos dois dos heróis que são viciados em Super Sentais e estarem muito empolgados com a ideia de serem membros de um grupo. Mas, como eu já disse, os Akibarangers não tem nada de convencional!

Na sequência dos episódios, a gente é levado a ultrapassar o limite em que os personagens são passivos e realmente são personagens. Eles questionam, brincam, não se sabem personagens de um programa de televisão, mas, ao mesmo tempo, vão descobrindo que são!

E aí, paradoxalmente, começam a se revoltar contra o criador da série porque não querem que a aventura chegue ao fim. Então, eles  novamente passam a não agir como os personagens comuns, que não dialogam com o exterior e querem tomar as rédeas de suas “vidas”.

Da mesma maneira, em certo ponto, tanto nós quanto os personagens não sabemos o que é o mundo das ilusões e o que é real.

O interessante é que, isso está sendo feito desde o começo, mas a gente não se dá conta porque os próprios personagens agem como se não houvesse uma produção ou roteiro, até quase o final.


Além de criar um sentai diferente de tudo o que já vimos, essa quebra da estrutura convencional dos seriados, ao mesmo tempo, é responsável por tirar o foco de somente a simples batalha entre heróis e organizações malignas e passa para o conflito da realidade com o imaginário, do oficial com o não oficial e mostra a remodelagem da série para algo mais concreto.

A gente consegue observar isso de maneira bem clara com as mudanças de objetivos dos vilões de acordo com as descobertas dos heróis, culminando na luta de todos eles por uma série mais duradoura!


Analisando os momentos em que Akibaranger é um sentai comum, gostei das coreografias de lutas e as homenagens aos sentais antigos com participações de personagens são muito válidas e feitas de maneira leve durante a série.

Para mim, a trama conseguiu mesclar a quantidade exata de Super Sentai “de verdade” com os momentos de paródia e seguiu um rumo fora dos padrões que conseguiu prender a atenção, criar uma ligação do público com os personagens e divertir ao mesmo tempo!

Ou seja, os méritos são muito grandes em conseguir segurar a unidade e a coerência de uma série sem utilizar dos padrões e protocolos pré estipulados que, teoricamente, seriam a “fórmula do sucesso” em um tokusatsu desse estilo.

Como a maioria das pessoas que acompanhou a série e eu vi comentários, tenho certeza que Akibaranger teria tranquilamente condições de levar adiante mais episódios. Infelizmente, não foi assim que os responsáveis pensaram, pelo menos por enquanto..!

Nessa confusão gostosa entre realidade e ficção, tomara que seja real a parte em que eles falaram que, se o público desse um retorno positivo, a série teria uma segunda temporada!

 

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

9 Comments

9 Comments

  1. @Heitordealmeida disse:

    Mesmo não sendo um super sentai oficial ainda assim é uma das melhores séries de super sentai que eu já vi

  2. EDUARDO disse:

    muito bom gente
    um dos melhores tokusatsus que eu vi nos ultimos tempos (msm ñ sendo um sentai ou super sentai como queira, de maneira ofcial)

  3. Asevedo disse:

    Eu assisti a série já com o espírito de que vai ter referência, piada, situações, críticas com e para tudo de clichê que existe em mangá, anime, tokusatsu, dorama etc. e me diverti muito.
    Além da parte comédia, que com toda certeza os japoneses riram muito mais do que nós, eu vi também ali uma crítica à cultura pop japonesa como um todo e ao modo cíclico que muitas franquias estão já faz muito tempo. Espero que isso sacuda o mercado todo, só teremos a crescer.

  4. Marcio Camargo disse:

    Olá, Senpuu!!!

    Eu gostei muito da serie e recomendo para todos os fãs de Tokusatsu. Sai daquele roteiro corriqueiro que estamos acostumados a ver, e trás um roteiro pra lá de engraçado. Nossa… O primeiro episódio eu ri demais!!! Foi sensacional!!! Não ria tanto assim desde Golden Boy ( Anime, que também recomendo para fãs de humor japonês). Muito Foda!!! Vlw Patrine pela matéria, e merece sim um podcast com certeza! E com os comentários do Mozenjaa e Fire, ficará melhor ainda. Rs… Abraço

  5. Lucas Marins disse:

    A série é muito boa, mas realmente você tem que sair da sua zona de conforto, pois muita maluquisse para uma série só. Vale muito a pena assistir e aproveitar essa grande série e todas as piadas voltadas ao mundo dos sentai e também ao mundo dos otakus. Assistam essa série, vocês vão rir d+ desde os primeiros episódios.

  6. @Destruidor1890 disse:

    Akibaranger é o melhor.

  7. Jose disse:

    Eu gostei muito do akibaranger por ser cômico o episodio que eu mais ri foi no 4 a akiba blue viajando e os outros dois estão tentando controlar as ilusões mas enxergam um vilão em tudo também gostei muito da participação do bouken red ou pelo menos da participação da voz dele akibaranger merece uma segunda temporada com direito a mais membros participação de gokaiger e de go-busters seria foda gokai silver e akiba red lutando juntos

  8. Ultra J disse:

    Eu acompanho alguns sites sobre tokusatsus, mas os textos da patrine sobre o assunto é incomparavel, melhor impossível.

    Esperando o senpucast sobre o Akibaranger ^^

  9. Patrine disse:

    Ultra J, fico muito feliz em ouvir isso, você nem imagina!
    Tento sempre passar o que realmente penso e sinto nos textos e gerar debates bacanas com o pessoal. São leitores como você que fazem a gente querer sempre seguir em frente com o Senpuu e com o tokusatsu!
    Valeu pela participação de sempre e pelo elogio!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad