Menu

SenpuuCast #58 – Vamos Jogar RPG!

Mozart 13 anos ago 12 33

Você sabe o que é RPG? Já jogou ou ouviu falar?

Não? Então este Senpuucast é para você! Vamos descobrir o que, como funciona, quais são os sistemas mais usados e tirar as dúvidas sobre esse jogo de interpretação de papéis.

Calma, você que está aí do lado sabe o que é RPG? Então este cast também foi feito para você! Fire, Mozenjaa, e os convidados Luiz Gustavo e Eduardo Spohr vão comentar ainda sobre suas experiências nos jogos, curiosidades, fatos interessantes e muito mais!

Escolha seu personagem, monte sua ficha, role os dados e vamos para mais uma edição off-tokusatsu do Senpuucast!

Duração: 60 minutos

Noticias do Senpuu e Rider Kicks

 
QUER GANHAR UM KIT DE DADOS DE RPG?
Participe da promoção clicando AQUI!

QUER DADOS DE RPG?
Os melhores preços e a melhor qualidade está aqui!
Para homens aconselho ir direto no Mercado Livre (Vendedor 100% de confiança, Mozenjaa só compra dados de RPG com ele!)
Para as mulheres vale a pena fazer uma visita ao Blog O Louco Mundo de Seches pois lá tem outras coisitas que vai agradar as garotas, além dos dados de RPG claro!

VISITE O BLOG DO NOSSO CONVIDADO
Blog do Eduardo Spohr – Filosofia Nerd

SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS, DÚVIDAS E RIDER KICKS
Envie e-mails para: senpuu@senpuu.com.br ou senpuu.bh@gmail.com

RSS e iTunes
Adicione o feed do SenpuuCast no seu iTunes ou no seu agregador.

Redes Sociais
Siga o SenpuuCast e o Senpuu no Twitter. Participe da Page e adicione o profile do Senpuu no Facebook.

Comentários
Deixe seu comentário sobre esse SenpuuCast abaixo!

 

PlayPlay
– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

12 Comments

12 Comments

  1. rafaeltaira disse:

    gostei do cast. finalmente de novo minuto patrine. tava sentindo falta do minuto patrine.
    fiquei com vontade jogar esse rpg baseado em cavaleiros do zodíaco,um baseado em metal hero ou kamen rider. conheço um pouco de rpg mas gosto e jogo só mmorpg pq não tenho com quem jogar aki na minha cidade.
    ;
    será que rola um cast sobre trading card?
    muito legal essa participação do eduardo spohr. como q será q o eduardo descobriu o senpuu?
    espero q com essa participação vcs ganhem mais votos pro top blog.

  2. Gomes Henshin!! disse:

    Ótimo Cast, Curti muito eu sou dos que também tem vontade de jogar mas por falta de pessoas aki próximo, ai fica dificil.
    Bom tenho uma Reclamação mas és off á vocês do : Dos grupos que se fecham e não deixam mais ninguém entrar já pra não querer ensinar já conheci “n” grupos que fazer essa sacanagem com quem quer jogar e tals..
    Off isso Parabéns pelo excelente Cast e até o prox..

  3. Fla Galera do Senpuu, muito legal o tema adorei, vcs como sempre dão show ai no cast, é a primeira vez que comento, mas sou ouvinte desde o primeiro! muito bom mesmo estão todos de parabéns e como disse recentemente para o fire, vcs nem sabem o tamanho da importancia de vcs para as pessoas!
    Sucesso sempre pessoal e continuem com esse espirito de alegria!
    ps.: adorei o tema e pra mim que não manja nada de RPG ficou tudo muito claro 🙂 !

  4. Mozart disse:

    Obrigado Thiago, comente mais esse feedback é muito importante para nós!
    Abraço!

  5. Evandro Costa disse:

    Mais um podcast muito bom, gosto dessa ideia que vocês tiveram, de tratarem de temas diversos e que não estão diretamente ligados aos “Tokusatsus”. Apesar de já ter certo conhecimento sobre RPG foi bem interessante ouvir o cast. Espero que continuem assim, sempre trazendo assuntos diferentes e tornando o senpuu mais rico.Eu sei que apesar disso o site nunca vai deixar de tratar de tokusatsus, que é o foco principal.

  6. RaphaelSoma disse:

    Ah, bons tempos das campanhas overpower high level de D&D…a gente rolava dados de dano e parecia uma britadeira e era divertido, ainda por cima…que saudade, pena que meu grupo se desfez com o tempo.

    Ah, Patrine: eu posso ter sido boca suja ao falar do Inoue, mas o que ele vem fazendo merece o termo mesmo (e eu até fui educado, eu podia dizer ele ele ca…deixa quieto). Mas isso me deu uma idéia: vocês podiam no futuro fazer uma edição do Senpuucast sobre os roteiristas e outros nomes importantes da produção de tokusatsu, pro pessoal conhecer melhor essa parte que faz toda a diferença pra definir se uma série vai prestar ou não. Que tal?

    OK, agora tô no aguardo de um cast sobre a conclusão de OOO agora. Até lá!

  7. Fala pessoal do Senppu. Ainda não ovi o cast, mas fazia tempo que eu não postava. Eu postava antes como Riderkaneda ou Pedro se não me engano. Verificarei como voc~es irão desenvolver o tema, mas tenho certeza que airá algo razoavelmente interessante.

    Joguei por anos. Tenho vários livros comigo e mestrei muitas vezes em eventos. Tornando um hábito, mas increvelmente como eu não me identificava com os RPGIstas por serem um tanto arrogantesou pensarem mais em cálculos e regras que uma história bem contada ou a diuversão em si decidi me abster de pessoas que apenas pensavam nas regras.

    Claro, a organização veêm por meio de regras e há sempre muita receptividade quando um jogo é melhor estruturado e abordado. As regras fazem grande parte do jogo, mas muitas vezes apenas o apelo delas per si não me agrada. Acaba sendo até um tanto pedante jopgar com certos grupso em que há uma pilha de estatísticas e núemros, mas nenhuma intenção em brincar de faz de conta. Tornando os jogos apenas rolagens de dados como esposto aí em cima.

    É chato e acaba com grande parte do pazer que ue enxergo no jogo. Pegar uma cartilha e fazer cálculso para ver quanto dano causou. Eu preferiria ter um video-game com um bom JRPG ao invés disso ou quem sabe um MMO ou algum jogo de RPG e ação que acab por supriri grande paret dessas necessidades. Dados são fetiches, mas se pensa-se apenas pea vertente do dano cobrado e dado. Turnos e ações podem adicionar muito do sabor ao jogo, mas como diria um grande mestre que tenho quando se fala apenas de dano e uma britadeira de dados enxerga-se apenas a pota do iceberg.

    Quem gosta de mecânicas bem-estruturadas tem meu respeito, mas aqueles cuja intenção ao jogar um RPG é apenas a de desfazer uma mesa em dados e calcular a cartilha de dano é melhor procurar Role-master e suas enormes tabelas.

    É muito fácil fazer um jogo por meio de estatísticas. Chega a ser até mesmo pedante pensar assim. Mas o romance não e deixa mentir. Assim como isso faz mal muita descrição e pouca participação dos jogadores podem tornar o jogo um emaranhado de frustrações. É coo dar aula totalmente esxpositiva. Ngm aprense, todo mundo acha um saco ou acha maravilhsoso, mas o foco fica com quem está no comando: mestre.

    Outras possíveis refelxões pertinentes:

    Fazer RPG de tokustasu pode ser díficil, mas como são super-heróis desde que se ocnheça o gênero dá para se adaptar isso sem problemas maiores.

    O jgo vampiuro é lindo na teoria, mas ele acab não funcionando para mim por exemplo. Sou muito de ação.

    Etc, etc

    Agora vou ouvir o cast e depois comento mais.

  8. O sistema Wushu, Qin e mesmo o Oriental Adventures do D&D terceira edição funcionariam bem. Sobre as obras do Del Debbio. O conceito é interesante, porém, eu não gosto das aventuras e acho que seu fundo mísitco faz perder um propósito do jogo. Ele depende muito de suplementos.

    Sobre tabuleiros, eu discordo. Eu acredito que o tabuleiro é algo muito ligado aos Wargames e quem ainda continau essa tradição é o D&D, porém, eu acho tal prática maçante e prefiria fazer os jogadores brincarem mais e dar situações mais livres de fachada. Eu não gosto, particularmente desse tipo de jogo por ser fã de Dragonlance.

    Livros-jogos são um excelenet preparatório de RPG, mas ainda continuam sendo muito divertidos embora eles não sejam isso. Mita genet ainda discute se o RPG seria um jogo de interprtação ou imaginação. Controverso, mas interesante. Existem livros-jogos sendo lançados novamente no mercado pela Jambô Editora.

    Uma questão que eu levanto é até onde jogos de terror pessoal podem funcionar. Mas isso é uma coisa minha.

    Sobre o NWod o propósito do jogo é diferenbte. Não é ser genérico, mas sim funcioanr com os suplementos em si e colocar no cenário. Havia tantos subplots que precisavam renovar o jogo pela quantidade de problemas nos plots, a suas contrdições, quantidade del ivros e a necessidade de se saber esse plot do cenário. Um problema de um cenário grande e complexo que se expandiu e tinha muitos autores diferentes. Se não me engano existem mais de 700 livros por OldWod e a proposta inicial foi se dissipando quando os jogadores começaram a poder controlar qq tipo de monstro.

    Vampire tem um sistema fraco. O cenário é muito bom, mas existem muitos problemas de regras e ás vezes certas rolagens (quanto mais dados) não te dão mais chances de sucesso, mas de fracasso. SObre a Quarta edição eu acredito que ele teve sucesso nas vendas, mas existe um problema de ódio entre os antigos e os novos, mas não foi um fracasso total como dito até onde eu saiba.

    Dragonlance foi uma outra revolução que trouze mais ormance para o RPg incluindo um sistema próprio baseado em cartas Espacialmente no Fifth Age que havia cartas e uma ficha básica para ações. Apesar de uqe gosto muito mais dos romances (novels).

    Por sinal muito bom o podcast.

    Sempre recomendo o site do Vozes da terceira terra.

    Parbéns plo cast. Convidados ocm domínio perfeito do assunto.

    E eu adoro PBF.

  9. Pablo disse:

    Olá, gostaria de deixar o link da loja rpg Taberna do Dragão, que possui uma grande variedade de modelos em dados rpg, vale conferir.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad