Menu

Filmes orientais para assistir antes de morrer

Mozart 13 anos ago 17 9

Alexandre Landucci

O papel do crítico (me permitam a arrogância de me auto-intitular assim) é fomentar discussão, apresentar suas idéias sobre elementos da cultura e mostrar a um público que não teve oportunidade de conhecer, elementos dessa cultura que ele admira ou venera.

Pois bem. Pensei em – nessa função de “homem das dicas” – apresentar ao leitor uma relação curta (de 17 títulos) de filmes orientais – afinal o Senpuu é quase uma embaixada da região – que o leitor do Senpuu deveria ver (na minha modesta opinião).

Obviamente como toda lista, é pessoal, e provavelmente muitos de vocês vão acrescentar, xingar e discordar dos títulos aqui mostrados.

Outra observação: não apresento os filmes em  uma ordem de importância. Ou seja, o número 1 não é melhor/mais importante que o 8, por exemplo.

Para elaborar essa lista, preferi mesclar filmes recentes – e mais fáceis de serem encontrados – com pérolas que o leitor merece descobrir.

Ran, 1985 – dir: Akira Kurosawa

(e por que não Sete Samurais? Ran, representa tudo o que Kurosawa fez quando falamos de cinema de “ação”. Grandes batalhas, conflitos pelo poder, uso da trilha e da cor com maestria. Representa aqui o cineasta japonês mais conhecido no Ocidente. PS: Sugiram um top 10 Kurosawa ao Senpuu. Terei prazer em enumerar os meus favoritos)

Oldboy, 2003 – dir: Chan-wook Park

(a trilogia da vingança de Chan-wook Park é um fenômeno no Ocidente. O primeiro grande sucesso internacional vindo da Coréia é um filme duro, violento e poético. Muita gente – eu incluso – preferem Lady Vingança ou Mr. Vengeance em detrimento do filme citado. Mas é sem dúvida Oldboy, o mais importante dos filmes de Wook-Park, e o que lhe deu respeito da crítica mundial e lhe abriu as portas para os cinemas ianques)

O Tigre e o Dragão, 2000 – dir: Ang Lee

(poderia dizer: “leiam minha crítica aqui”, mas não farei. Lee, usa do aporte do dinheiro americano – da Sony – para realizar sua homenagem aos épicos de “wire-fu” tão notórios no cinema chinês e de Taiwan. Aqui Tigre representa toda essa família de Shaolins, monges e mestres bêbados)

Clique aqui e continue lendo!

Audition, 1999 – dir: Takashi Miike

(definido como doente por muita gente, o cinema de Takashi Miike é para quem tem estômago forte e mente aberta. Somente assim, o espectador consegue penetrar na mente perturbada e brilhante do diretor. Audition é costumeiramente apontada como sua obra definitiva, onde Miike consegue misturar todas as suas características de forma tão perfeita. Crítica a sociedade, sexo como arma de domínio e a violência caótica e abundante)

Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti, 1986 – dir: Juzo Itami

(não se assustem pelo título nacional. Tampopo – definido por seu diretor como um Western “Lamen”, é uma paródia visceral e hilariante dos costumes da sempre severa sociedade nipônica)

Império dos Sentidos, 1976 – dir: Nagisa Oshima

(o polêmico filme de Oshima – banido em diversos países, inclusive o Brasil – é uma análise brutal de uma relação doentia fadada ao fracasso absoluto. Hoje não choca tanto, mas a claustrofobia da relação entre um homem casado e a ex-garota de programa ainda é intensa).

Lanternas Vermelhas, 1991 – dir: Zhang Yimou

(poderia ter optado pela “ópera visual” Herói, mas prefiro falar sobre o primeiro sucesso do diretor no Ocidente, o belíssimo Lanternas Vermelhas. Politicamente engajado – usando a metáfora das lanternas para falar de seu país – Yimou conta a história da pobre garota destinada a desposar um mestre já casado com outras três mulheres)

Cinco Venenos, 1978 dir: Chang Cheh

(nenhuma lista sobre filmes asiáticos estaria fechada sem um exemplar de uma produção dos irmãos Shaw. Nesse temos cinco guerreiros com nomes de animais venenosos – Lagarto, Sapo, Escorpião, Centopéia, Cobra e o “Híbrido”- e verdadeiras aulas de coreografia e de kung fu)

A Mulher de Areia, 1964 – dir: Hiroshi Teshigahara

(perturbador sem mostrar uma gota de sangue, ou imagem fantasmagórica, Mulher de Areia é uma opressiva história sobre um homem que se vê preso – pela eternidade? – a areia e ao tédio profundo. Cheio de perguntas intrigantes e com um desfecho único, essa pequena pérola precisa ser descoberta)

Fervura Máxima, 1992 – dir: John Woo

(um dos filmes mais “cools” do cinema moderno, dotado de personagens únicos como Tequila Yuen que consagrou Chow Yun Fet nop imaginário ocidental. Recheado de bom humor, e sequencias de ação impressionante, é o melhor que Woo já atingiu em sua carreira, que viveu um declínio profundo ao se mudar para os Estados Unidos)

Harpa da Birmânia, 1956 – dir: Kon Ichikawa

(contemporâneo de Kurosawa, Ichikawa não tem nem um décimo da popularidade de seu compatriota, o que não signifique que o cineasta seja de “segunda classe”. Harpa da Birmânia é tão importante para o cinema japonês quanto Gen-Pés Descalços o é para a literatura do país no que tange as memórias da Segunda Guerra Mundial. Triste, melancólico e muito belo é um exemplo de bondade em tempos de guerra)

Contos da Lua Vaga, 1953 – dir: Kenji Mizoguchi

(também representando a obra completa desse gênio do cinema mundial, Contos da Lua Vaga foi comentado em nosso cast sobre horror oriental, e como dissemos é um onírico conto de horror entre um oleiro e uma princesa. Mizoguchi aqui atinge o seu auge criativo e visual. Como bem definiu o crítico Ethan de Seife “assisti-lo é como estar na presença da grandeza”.

Era Uma Vez em Tóquio, 1953 dir: Yasujiro Ozu

(o sinônimo de cinema japonês, Ozu teve uma carreira longuíssima e extremamente regular, quase sempre falando sobre família. Essencialmente “japonês”, suas obras são intimistas, desafiadoras em alguns aspectos e únicas. Era uma Vez em Tóquio é talvez seu filme mais famoso e mais fácil de ser localizado por aqui. Representa sua obra com maestria)

Amor a Flor da Pele, 2000 – dir: Wong Kar Wai

(Kar Wai é um dos últimos poetas do cinema, Preocupado em criar climas e realçar suas idéias por meio da cor e do som, seus filmes são obras de arte – embora nem todas funcionem como narrativa. Amor a Flor da Pele, é o mais acessível dos filmes do diretor e uma história sobre traição bastante original, pois não vemos os traidores, mas apenas a mágoa dos traídos)

Adeus Minha Concubina, 1993 – dir: Kaige Chen

(a história do relacionamento apaixonado e proibido entre os dois cantores de ópera chinesa nos anos 50, escandalizou seu país e levou a Palma de Ouro em Cannes. Combinando drama intimista com o frescor da cultura chinesa – pouco mostrada no cinema com tal detalhamento até então – e o ar de filme portentoso, imponente)

Hsia Nu, 1969 – dir: King Hu

(falar de espadas e de guerreiros que voam e não citar esse filme é o mesmo que falar sobre futebol e não lembrar de Pelé. Considerado por grande parte dos críticos como “o” filme que definiu as regras do jogo do wuxu [ou “wirefu, como carinhosamente gosto de me referir ao sub-gênero”).

Balada de Narayama, 1983 – dir: Shohei Imamura

(Essa crônica de família, por vezes estranha e surrealista é bruto em seu trato com as pessoas e perturbador em alguns momentos. A humanidade aqui é retratada a partir do bizarro hábito de levar os mais velhos até um cemitério [Narayama] para morrerem em “paz”. Lírico e “difícil”, Imamura levou Cannes por esse complexo retrato do ser humano)

Mais informações sobre filmes orientais no SenpuuCast 36 – Terror Oriental

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

17 Comments

17 Comments

  1. rafaeltaira disse:

    discordo de vc q Woo foi em declinio dps de se mudar pros eua,mas q alguns filmes dele alguns são ruins.
    ma a Batalha dos 3 reinos q é dele é muito bom.

  2. rafaeltaira disse:

    ma a maioria dos filmes q vc indicou parecem bons o duro e achar algum lugar pra alugar ou baixar esses filmes.

  3. Fire disse:

    Cara dependendo da locadora você acha assim, alguns realmente são mais complicados mas com uma busca mais apurada voce encontra.

  4. Ran, não é tão dificil de achar, ele saiu em dvd, meu irmão tem… os outross dando uma garimpada na net pode ser…

  5. Ultra J disse:

    gostei desses filmes já assisti Lanternas vermelhas, Oldboy e O tigre e o Dragão.
    Os outros ainda não vi, legal essa sua idéia:
    Filmes para serem assistidos antes de morrer.
    Mas seria perfeito se da proxima vez vc deixar um link pra download, porque esse filme, Hsia Nu, 1969 – dir: King Hu, simplesmente tá osso pra achar um legendado.
    Dê também dicas de filmes de tokusatsus, Doramas e Animes de vez em quando, Claro com link pra download ^^.

  6. Luiz Gustavo Mendes disse:

    Não concordo com Ran sobre 7 Samurais por achar que o segundo apresenta uma faceta mais poética e tocante que Kurosawa é mestre (que usou com maestria em Dersu Uzala e Maddadayo), o que eu não acho que está tão presente em Ran. Mas sem dúvidas, é um dos melhores do Kurosawa. Seria legal sim um top 10 dele, o cara definitivamente merece.

    Agora, com relação aos outros, já assisti boa parte, e tá de parabéns pela lista, bem abrangente, com filmes desde os mais extremos (Audition) até os mais intimistas (como vc bem citou Era Uma Vez Em Tóquio, que infelizmente não assiti ainda).

    Só senti falta de um da ótima leva de terror do fim da década de 90 / início de 2000, como Dark Water, Ju-on, Suicide Club e outros, mas que com certeza eu indicaria Ringu, não só o mais famoso dessa leva quanto também o melhor

  7. Ed disse:

    Takashi Miike é fodão, ele é o cara para adaptaçõs de games, assistam Like a Dragon, quanto a lista acima citada, tirando os que nunca vi (maioria), mais os farei, alguns bem interesssantes, eu tiraria apenas o Tigre e o Dragão, e colocaria Lady Vingança, Fervura Maxima e Old Boy, are the BEST!!!

  8. Filipi Cloud disse:

    Fui descendo a lista e pensei “se não tiver nenhum filme do John Woo vou reclamar!”, hahaha. Fervura Máxima também é meu preferido, junto com Bala na Cabeça e O Matador. É uma pena que os filmes dele no ocidente estejam decaindo em qualidade, para mim, o único realmente digno da carreira dele foi FACE/OFF.

    Dos outros filmes vi apenas alguns, essa é uma dica preciosa pra quem é cinéfilo mas não tem tanto contato com o cinema asiático mas não sabe por onde começar, vou procurar alguns desses para assistir 🙂

  9. Alexandre disse:

    Pessoal, muito obrigado pelos comentários e as colocações de vocês, todas bem fundamentadas.

    Luiz, o meu favorito do Kurosawa (spoiler do top 10) não é nem Ran nem Sete Samurais é Rashomon. Talvez por ter sido o primeiro que vi, mas entendo o que você quis dizer. Seria mais “fácil” indicar Sete Samurais, mas acho que Ran tem um qualidade que o diferencia dos outros trabalhos de Kurosawa, que é o absurdo uso da cor. O top 10 será planejado sim, pretendo pesquisar algumas informações de bastidores, para deixar o texto mais completo.

    Sobre os filmes de terror dos anos 90, é verdade, eu não os coloquei, e acho que alguns são realmente excelentes, como o Ringu original por exemplo. Mas preferi dar espaço aos filmes que os leitores do Senpuu talvez ainda não tivessem tido contato ou não conheciam. Evitei as “carnes de vaca” o máximo possível, mas é outro tema que pode render post aqui também sem problemas.

    Ultra, eu dar dicas de animes e tokus? Eu sou o menos indicado de todos os que escrevem no Senpuu pra essa função. Meu conhecimento do assunto é bastante limitado, mas estou pensando em falar sobre uma personalidade desse meio que transcende os rótulos. Em breve, não sei a data ainda, deve aparecer por aqui.

    Filipi: tinha que ter um Woo rsrs. Fiquei na dúvida entre Matador e Fervura, mas Fervura tem a inacreditável cena do hospital e aquilo – pra mim – representa muito bem o que o diretor é capaz de fazer.

    rafaeltaira: Acho que depois de Hong Kong, Woo fez o subestimado O Alvo e Outra Face, mas depois disso não conseguiu manter-se como diretor de primeira linha, tanto é, que voltou ao Oriente para realizar filmes. Mas gosto do Woo, alguns de seus filmes são inesquecíveis.

    Sobre Ran aos que perguntaram: Ran é um daqueles títulos do Kurosawa que está fora de catálogo, então caso achem comprem porque é raro encontrá-lo. Os demais – os mais conhecidos pelo menos – vocês acham naqueles packs Kurosawa Collection, que se minha memória não falha, existem até o volume 4 ou 5. O preço é em geral salgado, mais de R$ 100,00, mas vale a pena comprar.

  10. Mozart disse:

    Ran realmente é um ótimo filme, não o melhor da lista mas com certeza um dos melhores! Eu tenho e acho esplêndido!

  11. Love disse:

    Acho que faltou Mother e o epico Musashi

    mas a lista é excelente!!

  12. Joana disse:

    Faltou Sonhos do Kurosawa. Belissimo filme!!!

  13. Carlos disse:

    Vou tentar assistir todos da lista, o único que vi foi Oldboy. Quando peguei pra ver não sabia nada sobre ele e pensei que era um filme de ação no final fiquei recolhendo meu queixo do chão depois do filme mais perturbador que já vi.

  14. Pedro - RiderKaneda disse:

    Bem a lista é muito boa e não vou questionar os motivos que o levaram à isso, mas eu me pergunto se o Alexandre viu o filme cega Obsessão? É fantástico pode ter certeza!

  15. Daniel disse:

    Alexandre, como dito anteriormente, parabéns pela lista: bem elaborada e “eclética”, viajando por vários estilos do cinema oriental tão rico e ,infelizmente, pouco divulgado por aqui. Você citou obras-primas, desde os realizadores clássicos até os dias atuais. Com certeza, uma lista com substância e fruto de muita pesquisa e amor ao cinema asiático. Eu já conhecia a maioria desses filmes, com exceção de Harpa da Birmânia. E como gratidão gostaria de te indicar “O INTENDENTE SANSHO” (também do Kenji Mizoguchi, um filme inesquecível ), “O TÚMULO DOS VAGALUMES” (HOTARU NO HAKA,anime do STUDIO GHIBLI, outro que fica na memória), “THE TWILIGHT SAMURAI” (de Yoji Yamada, mostrando uma faceta mais humana do personagem),”DETROIT METAL CITY” (live action – comédia) , “TOKYO GORE POLICE” (dos mesmos realizadores do “THE MACHINE GIRL”) e por último “HERÓIS DO ORIENTE” e “O CLÃ DO LÓTUS BRANCO” (ambos kung-fu da Shaw Brothers, com Gordon Liu). Você já deve conhecer a maioria desses filmes, mas fica a indicação pra quem não conhece também, ok. Percebemos, ainda, pelos comentários, a grande dificuldade dos leitores para conseguirem tais filmes. Se você me permite, posso indicar dois sites muito bons: asianspace.blogspot.com (ótimo site nacional, traz os filmes com legendas no nosso idioma) e o surrealmoviez.info (em inglês).

  16. Diogo Gustavo Beppler disse:

    rafaeltaira January 28, 2011 at 00:26 –
    ma a maioria dos filmes q vc indicou parecem bons o duro e achar algum lugar pra alugar ou baixar esses filmes.

    ——

    Procurem no Kickass torrents. Procurem pelo nome do diretor. Não tem erro.

  17. Nicolas disse:

    Oldboy é um dos meus cinco filmes prediletos,sem comentários.

    Amor a flor da pele é um história interessante num plano bem diferente de traição. (gostei mesmo foi da câmera)

    Audition foi um filme que me prendeu até o fim mas eu realmente não captei a essência do filme e eu fiquei até surpreso quando o filme se tornou “terror psicológico” visto que nem lí a sinopse..

    Mulher da Areia é um filme ótimo e trata principalmente sobre questões existencialistas. Argh! Eu realmente me senti desconfortável/melancólico nesse filme.Qualidade incrível!

    Lanternas Vermelhas é um drama bem desenvolvido,crescente e até certo ponto triste.
    Clássico chinês,recomendo.

    O Tigre o o Dragão para mim é apenas um filme de estética e cenário maravilhosos mas nada mais foi tão grandioso nele.

    Era uma vez em Tóquio eu até captei algumas críticas envolvendo velhice mas eu não sou muito fã de drama meio familiar,achei monótono mesmo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad