Todo mundo sabe da relação íntima entre os tokusatsus e a música. Hoje quero falar de um dos responsáveis por isso! Ichiro Tomita, (bem) mais conhecido como MOJO, é dono de um incrível talento musical combinado com seu carisma e presença de palco.
Ele é responsável pela interpretação de aberturas de séries clássicas como de Batlle Fever J, Goggle V, Dynaman, Machineman e Boukenger (Kibou No Siren Builder) que, particularmente, considero uma música muito bela.
Podemos dar a MoJo o título de intérprete que mais cantou temas do gênero super sentai, sendo que a sua hegemonia de mais de 30 anos continua no Japão. Além de Kageyama, MoJo também tem uma relação próxima com os cantores Akira Kushida e Takayuki Miyauchi. No alto de seus 60 anos, ele é reconhecido por interpretar tokusongs, animesongs e trilhas sonoras de filmes e séries de TV.
A carreira como cantor começou em 1978 e ele passou por diversas bandas como Easy Riders, Big Beat e Nights Cats, até se consolidar na carreira solo. MoJo manteve-se afastado dos palcos por um período, retornando em 1999, quando foi convidado para a 14ª edição do “Super Hero Soul Tour“. Mais tarde ele recebeu convite também para o “Super Hero Festival” e “JAPAN ANIME FEST” de 2005.
Nas décadas de 60 e 70, era comum que as músicas tema de tokusatsus, fossem interpretadas por cantores de vozes graves e que, às vezes, nem eram cantores profissionais. Os próprios atores das séries tinham a oportunidade de interpretar as canções da produção que estrelava, como aconteceu com Ichiro Mizuki e Isao Sasaki. Mas, infelizmente MOJO não deu o ar de sua graça em nenhuma série de tokusatsu.
Atualmente, o cantor ganhou visibilidade suficiente depois de sua estreia no tradicional “Super Hero Spirits“, hoje ele é um membro oficial, tendo participado das edições 1999, 2001, 2003, 2005 e 2007.
Não podíamos deixar de falar de outro talento do MOJO: ele também é dublador! Em 1998 foi convidado para fazer a voz do personagem Hotep no filme “O Príncipe do Egito” que, na versão original, ganhou a voz do ator Steve Martin.
Fica, então, a nossa homenagem para esse grande cantor, com alguns vídeos de intérpretes brasileiros para músicas que marcaram a carreira de MOJO!
muito bom
grande mojo 🙂
lendário cantor de tokusatsus 🙂
só perde para o rei akira kushida e para o nosso eterno professor nambara de jaspion que é considerado o elvis japan por lá 🙂
Sei lá, Kushida é Kushida e Kageyama é Kageyama…mas o MoJo…é o Mojo KKKKK vcs não tem noção do meu tom de voz ao dizer isso… a voz dele é…relíquia.
Todos são maravilhosos!!!!!