Ichiro Mizuki é outra fera que interpreta temas de anime e tokusatsu, além de ser compositor, ator e dublador.
Conhecido como Aniki (Animesong King), ele nasceu em 7 de Janeiro de 1948 e foi em julho de 1968 que lançou seu primeiro single chamado “Kimi ni sasageru Boku no Uta”.
No currículo do cantor, temos interpretações de músicas de animes como Mazinger Z, Great Mazinger, Tekkaman: The Space Knight, Steel Jeeg, Combattler V, Mechander Robo, Captain Harlock, Golion e Transformers: Zone – Mazinger Z.
Em 1983, lançou canção “Romantic Again“, com a qual concorreu e ganhou o Columbia Golden Disk Award. Essa foi a décima vez que Mizuki foi premiado com um disco ouro da Columbia.
Com o fim de seu contrato com a Columbia Records do Japão em 1997, o cantor lançou o álbum “Super Robot Wars Vocal Collection” pela gravadora First Smile Entertainment. Este foi o início da excursão “Super Robot Spirits” que é realizada anualmente até hoje e atrai milhares de fãs.
Dois anos depois, ele completou o “Concerto 1000 canção“, cantando mil músicas, continuamente, durante 24 horas. O sucesso do concerto foi mais um dos motivos que fizeram Ichiro Mizuki se tornar uma lenda no Japão.
Em 2000 Ichiro começou a fazer parte do JAM Project, juntamente com vários outros grandes nomes da música oriental como, Kageyama, Masaaki Endou, Eizo Sakamoto e Rica Matsumoto. Já em 2002, ele passou a se dedicar parcialmente ao grupo até se desligar definitivamente do projeto.
O single mais recente de Mizuki é Stormbringer, tema de abertura do anime Koutetsuhin Jeeq, quando ele ainda fazia parte do JAM Project.
Como eu comentei no início do post, o cantor também fez trabalhos de ator e dublador. Ichiro Mizuki dublou a voz de Rat Hector no anime Koraru no Tanken e também emprestou a voz para o Doutor Bio em Spielvan.
Nas telinhas, ressalto a atuação dele em VoiceLugger interpretando o Voicelugger Gold que é o salvador dos outros quatro Voiceluggers e tem a capacidade de transformar a voz para satisfazer suas necessidades.
O destaque é porque, além de atuar, Ichiro Mizuki também cantou o tema de abertura da série.
Para falar das músicas de tokusatsu interpretadas por Ichiro Mizuki, precisamos de um capítulo à parte. Então, segue uma lista com algumas das inúmeras canções das nossas séries tão queridas e que foram cantadas por ele, além de alguns vídeos de fãs brasileiros e suas interpretações.
– Kamen Rider Stronger no Uta (Tema abertura de Kamen Rider Stronger)
– Shouri da! Akumaizer 3 (Tema abertura de Akumaizer 3)
– Tatakae! Ninja Captor (Tema abertura de Ninja Captor, com Mitsuko Horie)
– Jigoku no Zubat (Tema abertura de Kaiketsu Zubat)
– Battle Fever Sanka (Tema inserção de Battle Fever J)
– Moero! Kamen Rider (Tema 1º abertura de Kamen Rider (SkyRider))
– Junior Rider Tai no Uta (Tema 2º encerramento de Kamen Rider Super-1)
– Ashita ga Arusa (Tema inserção de Taiyou Sentai Sun Vulcan)
– Jikuu Senshi Spielvan (Tema abertura de Spielvan)
– Time Limit (Tema encerramento de Metalder)
– Eien no Tameni Kimi no Tameni (Tema inserção de Kamen Rider Black RX)
– Just Gigastreamer (Tema inserção de Winspector)
– Hoero! Voicelugger (Tema abertura de Voicelugger)
– Samba de Gaoren (Tema inserção de Hyakujuu Sentai Gaoranger)
– Tao (Tema encerramento de Juuken Sentai Gekiranger)
Adooooro, voz inconfundivel…
Uma das canções mais memoraveis dele para mim é a abertura de Ultraman Tiga junto de Kageyama e alguns outros no Super Hero Spirit 1999. Versão acústica..fóda D+ segue em anexo hehee
http://www.youtube.com/watch?v=X-uAJVoB4-M
Ghile Armelau eu já vi. É linda. Simplesmente linda. Adoro tb Ichiro Mizuki 😉
ELE CANTA MUITO MSM E A QUE EU + GOSTO É A MUSICA TEMA DO SPIELVAN ^^
AQUELA MUSICA SIM É DE MAIS MSM E SE ~M ME ENGANO, É ELE QUEM CANTA TBM A MUSICA TEMA DE KAMEN RIDER STRONGER DA DECADA DE 1970 QUE TBM É MUITO BOA 🙂
Canta sim Eduardo. Muito boa essa música.
Sinceramente, umas das lendas do tokusongs..marcou e sempre marcará a vida de todos nós com sua voz inconfundivel…Quando canta o tema de Stronger.. sinto até calafrios…rs
Spielvan então nem se fala…rs