Nesse ponto vou ressaltar que na Ásia existe o costume de lançar singles. Vários deles. É um pouco diferente do que estamos acostumados aqui no ocidente, que é o caso da banda ou grupo lançar um álbum e ficar sem lançar nada até que o próximo seja anunciado. As Girls Generation lançaram 10 títulos entre álbuns, singles e compilações até começarem a promover um single inédito. Em 2009 somos apresentados para “Gee”. E é aí que o “fator adolescência” entra. E o 4chan também.
Gee é tudo aquilo que você, hater, não queria. Meninas bonitinhas, música que gruda na sua cabeça e dancinha mongoloide que EU SEI que você faz no banho, quando ninguém está vendo. A música é tão sensacional que tem um atestado de doença, comprovado pelo sucesso que fez no 4chan, e pela forma que se espalhou pela internet. Hoje, quando se fala de k-pop, essa provavelmente é a primeira música que vem na cabeça.
Com a fama vem MAIS FAMA, e ainda em 2009 as nossas garotas começam a dar as caras em propagandas na Coréia do Sul. Mas não propagandas comuns! São produzidos músicas e vídeo clipes especialmente para essas propagandas. A primeira que eu registro na minha falha memória é a “Ha HaHa Song”, que basicamente, é uma música para o combate à depressão. Honestamente, pra mim, não tem como não sorrir vendo esse clipe.
Seguida da música que talvez seja a segunda que você vá lembrar se te falarem de k-pop: “Genie“.
[Marcelinho] Pra mim aquilo foi o BOOM![/Marcelinho] O grupo é (re)apresentado com um conceito mais maduro, com salto alto, cabelos diferentes, tema militar e pernocas de fora. Elas não são a Christina Aguilera, mas saem da lâmpada mágica dançando e estão aqui vestidas de marines pra ouvir o seu pedido. O mundo agradece.
Agora também em 3D!
O álbum vendeu mais de 50.000 cópias na primeira semana após seu lançamento. E não foi só CD que elas venderam.
As Girls Generation e suas colegas de empresa F(x) foram as garotas propaganda da linha de celulares da Lg chamada Chocolate Love e, claro, cada grupo gravou sua versão da música. As Soshi vieram com um conceito de boas moças sensuais enquanto as F(x) venderam com roupas pretas de couro e um pouco de fanservice. Tudo bom. Tudo bacana.
O grupo fecha o ano de 2009 com um lançamento que se tornaria febre mundial e começa 2010 promovendo seu novo single: Oh!,que foi onde tudo começou a mudar de novo.
Muita cor, muita alegria e um estilo retrô meio barango com cabelos de permanente. Essa descrição tem tudo pra desanimar, mas elas aparecem com pompons e cantam para seus oppaso quanto os amam com todo o poder girly que elas tem dentro do corpo. Daí elas nos conquistam novamente. Eu, particularmente, não sou das mais fãs da música e nem do clipe, mas ele termina com um link para o próximo single que seria promovido pelas meninas e ISSO me animou muito.
RunDevilRun bateu na minha cara com força. Fui pega de surpresa no começo, como uma mãe que se depara com sua filha saindo de casa de mini saia e salto alto pela primeira vez, mas depois foi só amor. As Soshis chegaram quebrando tudo com suas roupas coladas negras e de salto alto. No final das contas, Chocolate Love era uma mensagem que pouca gente ouviu: elas estão crescendo.
Lembro quando vi o clipe pela primeira vez e a única coisa que conseguia fazer era arregalar os olhos e pensar no tanto que elas estavam sensacionais. E a minha satisfação não parou por aí.
No próximo post, vou falar mais sobre o que elas produziram em 2010 e também em 2011, não percam! E, se você não conferiu a primeira parte dessa retrospectiva, é só clicar aqui para saber mais do começo da carreira das Girls Generation!
Depois que a gente assisti o primeiro video já era, tem que assisti todo o resto essas minas é muito delicinha.
E as musicas é legal também, até baixei os videos.