Menu

Opinião: a polêmica Flashman, Maskman e Dairanger em Power Ranger

Igor Yoozen 10 anos ago 38 227

Pra você que pode estar um pouco desligado do “universo tokusatsu”, vou explicar essa polêmica: recentemente num episódio da nova série Power Ranger Super Megaforce, que é copiado inspirado em Gokaiger, os rangers, como de costume, estão lutando e se transformando em rangers antigos (como acontece em Gokaiger). Só que, numa dessas cenas, eles viram Dairanger, Maskman e Flashman, o que é bem estranho, visto que essas três séries nunca foram adaptadas ao universo Power Ranger.

Fãs furiosos repetiram a pergunta: porque fizeste essa merda, Saban? Eu não sei ao certo o dia que o episódio citado foi ao ar, mas a cena é a seguinte:

O episódio foi bem criticado, xingando e humilhado por muitos tokufãs, com argumentos mais ou menos assim:

– Que lixo! Esses Super Sentais nunca viraram Power Rangers, não faz sentido em tal universo.

– Essa merda vai confundir as crianças, elas vão pensar que esses rangers são exclusividade dos piratas.

– Lixo lixo! Power Ranger estraga tudo, estragou Gokaiger e agora vai estragar Flashman…

-Saban só faz merda, já basta estragar os de Zyuranger pra frente, agora tem que foder com os clássicos?

-NÃO PODE FAZER ISSO!!! ELES NUNCA VIRARAM POWER RANGERS!

Como eu disse no título desse texto, eu vou dar a minha opinião, que é um pouco diferente de todas essas acima. Claro que essa foi a minha opinião de primeira, mas… de tanto ler em fóruns e sites, eu adquiri um pensamento diferente desses e vou compartilhar aqui com vocês.

Antes de tudo, vamos um pouco para explicações básicas.

Para quem não sabe, em 2011 os Super Sentais comemoraram 35 anos de vida e a Toei fez uma série em homenagem a todos esse 35 anos de história, criando Kaizoku Sentai Gokaiger. A série era sobre piratas espaciais que procuram pelo maior tesouro do universo. Episódio por episódio, os piratas vão procurando o tesouro na terra e pra isso precisam conhecer e herdar o poder de todos os antigos Super Sentais, de Goranger (1975) a Goseiger (2010).

A série tem vários capítulos especializados em um sentai e, às vezes, um ator que interpretou algum ranger aparece como participação especial, explicando e dando um espírito do seu sentai para os heróis piratas. Assim, Gokaiger ganhou o espírito (e os poderes) de todos os Super Sentais no decorrer de sua trajetória.

gokaiger01

Uma obra prima dos super sentais! Agrada aos fãs antigos, surpreende os novos, foda… FODA

Fora isso, tem a história própria de Gokaiger que é sensacional. Além do que, os piratas podem se transformar em qualquer membro e adquirem, é claro, suas habilidades. Vale ressaltar também que a narrativa dos episódios com participação especial faz total sentido na trama e… Várias outras coisas fazem de Gokaiger o sentai mais épico e diria perfeito de todos os tempos!!!

Claro que, uma série japonesa tão perfeita assim, quando virasse Power Ranger, causaria a ira de muitos fãs, né? E foi exatamente o que aconteceu em relação à versão americana dos piratas quando se transformaram em rangers que nunca foram adaptados. Mas eu não sei se você perceberam que na divulgação desses novos Power Rangers, algo estava de errado. E… bem, olhem uma das imagens de divulgação aí:

Keyart_Final_newLineup-1024x576

E aí?! Notaram algum erro? Não?! Tá, eu falo. O erro é exatamente esse aqui, ó:

Ninja Sentai Kakuranger

Sim, amigos! Na imagem promocional a Saban colocou “Power Ranger 20” como se fossem 20 anos de Power Rangers, mas.. eles não tem 20 Reds pra fazer parte desse período, lembrando que, no começo, a primeira temporada que era baseada em Zyuranger, durou três anos, comendo e poupando assim Dairanger e Kakuranger de adaptações.

Porém, para parecer bonitinho que tem 20 Reds ali, colocaram dois Rangers Samurai, um de saia, outro não e o KakuRed… Mesmo ele nunca tendo virado ranger. Em outras imagens a Ranger Samurai com saia foi substituída pelo Ranger Branco, o que é bem melhor colocado!!! Mas isso não vem ao caso.

Tá, grande coisa, né? Pode ter sido erro de um estagiário… Aí eu já vi que a parada não ia ser 100% as mil maravilhas e ia acontecer alguma coisa no caminho, e… eu estava certo, como você pôde ver no vídeo. E, por falar no vídeo, vamos voltar ao assunto principal do texto, né?! Desculpa pela enrolação, mas pra quem caiu de pára quedas aqui é bom estar informado.

Eu acho que a Saban tendo não cortado as cenas de luta que no original tem esquadrões antigos, foi meio que um tiro no pé para a própria empresa. Eu sei que é difícil, mas suponhamos que exista um telespectador que só conhece Power Rangers e goste realmente daquilo, tipo eu quando pequeno, e quando vê aquela cena fica vidrado na “ranger amarelo nova” e na “ranger rosa nova”.

Aí, vai no Google pesquisar e descobre que aquelas duas rangers, são na verdade de um Super Sentai de 1987 e 1986 (respectivamente) e nisso ele conhece e entra de cabeça no mundo das séries japonesas e deixa os Power Rangers de lado, que foi exatamente o que eu fiz quando conheci os Super Sentais. Já deu pra entender né?

Comando Estelar Flashman

Mas aí pode ter gente dizendo que todo mundo hoje em dia já conhece e não ia ser preciso disso pra conhecerem. Porém, ainda assim, essa cena continua sendo um tiro no pé da empresa, sabe porque?! Como todos sabemos, Flashman e Maskman não foram adaptados para Power Rangers e eles terem aparecido no episódio com uma explicação de “novos rangers, novos poderes” é a prova de que a Saban está em desespero pra vender brinquedo e conseguir audiência, a ponto de estragar completamente a linha do tempo e o universo da franquia norte americana, criados ao longo de todos esses anos.

Agora você me pergunta: “Audiência? Como isso pode ser um desespero por audiência? Eu que nunca mais vou ver essa merda!!!” Calma, jovem, você não acha que toda essa confusão, briga e discórdia na internet por causa desse episódio não é bom pra empresa???? Quanto mais falação, mais audiência, é como diz o ditado “Falem bem ou mal, mas falem de mim!”

Acho que é isso, a minha opinião sobre o assunto é bem essa e… bem, não reclamem totalmente disso né, amigos?! Afinal, finalmente vão ser comercializados artigos relacionados a Flashman aqui em terras tupiniquins!

Se você não gosta dos Power Rangers terem zoando os Gokaigers… Simplesmente NÃO ASSISTA. Essa adaptação ridícula de um sentai pra um power ranger é feita a anos já, basta ignorar e continuar vendo a versão original em japonês, embora dói quando alguém pergunta “Isso ai é Power Rangers?”.

Somos tokufãs, aprendemos a conviver com isso. Gambatte!!!

**Para conhecer mais sobre o Igor Yoozen, acesse o Blog Raciocínio Diferente e siga o Twitter @Yoozen e ouça o Opnicast!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

38 Comments

38 Comments

  1. Asevedo disse:

    Uma correção sobre os reds, o Kakuranger Red virou o Alien Ranger Red, a única série que realmente não teve tudo totalmente aproveitado fou Dairanger, e que está estrando porcamente na série por preguiça de edição.
    Sobre a polêmica do episódio foi uma bela preguiça do editor, seja intencional ou não, é totalmente possível cortar, só ter começado a cena da Yellow quando vira Megaranger Yellow e da Pink na cena da luva branca com a Ranger Key da Timeranger Pink.
    Super Megaforce tem várias escorregadas de edição que poderiam muito bem não acontecerem, é difícil entender o que a Saban pretende.

  2. lonoko disse:

    discordo completamente do erro de imagem do kakured se vc n sabe teve a mini temporada de 10 eps alien rangers e eles utilizaram os uniformes de kakuranger entao nao e erro eles simplismente usaram o uniforme q eles fizeram a miniserie entao nao adianta reclamar e claro q pr nao e mil maravilhas mas alguns superam sentai tranquilamente ja viu zyuranger e uma merad desculpa mas power rangers tiraram ele do anonimato ai vem uns hater dizendo zyu e melhor q pr ja assistiu zyuranger eu assiti enteiro pr e bem melhor mas pr tambem perde para sentai em varias serie mas pr tambem supera algums sentais tipo rpm supera go onger e claro q super mega force nunca vai superar gokaiger eu gosto de ambas franquias e aposto q mta gente conheceu sentai

  3. Daniel "Orochi" disse:

    Concordo com seu ponto, realmente mesmo falando mal isso dá audiência. Um bom exemplo é o Homem de Ferro 3 que todo mundo achou ruim, falou mal, mas todo mundo foi no cinema para ver se era ruim mesmo e deu dinheiro do mesmo jeito. Agora só quero ver como que vão explicar o Tommy que já foi Verde, Branco, Vermelho 2x, e Preto, tudo bem ele pode usar a Ranger Key para transformar em qual ele quiser, mas ele vai ter que fazer o Jutsu Multiclone do Naruto para poder aparecer 5 vezes na mesma cena naquela que TODOS saem correndo juntos, se bem que eles mudaram essa cena agora tiverem vergonha e fizeram remake e aparece só os Sentais que viraram ranger, tem uma foto por ai que podemos notar que o capacete do Dragon Ranger está com um detalhe prata que nao tem no original. Viu só acho uma merda mas no fim vou acabar assistindo para ver como vai ficar kk.

  4. mario disse:

    so pra vc saber kakuranger foi adaptado no final da terceira temporada de MMPR marcando a passagem para power ranger: zeo

  5. Alex Carboni disse:

    Oi Igor…

    Em primeiro lugar esclarecendo que Kakuranger foi adaptado em um pequeno arco chamado Alien Rangers entre Mighty Morphin e Zeo, além da terceira temporada MMPR ter inspirações neles…já o Dairanger teve a 2 temporada de MMPR com os Mechas…

    Em segundo quando fiquei sabendo que teria uma adaptação de Gokaiger pra PR já pensei que ia dar esse tipo de coisa… creio que o ideal seria gravar episódios inéditos e não usar o Footage nipônico, assim como fizeram muito com RPM adaptação de Go-Onger, pra então poderem chamar de comemoração mesmo, nesse caso creio ter sido uma comemoração bem meia boca só dando uma adaptada bem sem graça do já sem graça, pelo pouco que vi, Megaforce…

    Queria deixar claro que não sou um super fã de Tokusatsu conheci o Senpuu a pouco pesquisando sobre os próprios “Pauler” Rangers e agora vou começar a acompanhar de perto esse mundo que só conhecia de ouvir falar..

    Ate mais e sucesso pra vocês….

  6. lonoko disse:

    discordo completamente do erro de imagem do kakured se vc n sabe teve a mini temporada de 10 eps alien rangers e eles utilizaram os uniformes de kakuranger entao nao e erro eles simplismente usaram o uniforme q eles fizeram a miniserie entao nao adianta reclamar e claro q pr nao e mil maravilhas mas alguns superam sentai tranquilamente ja viu zyuranger e uma merad desculpa mas power rangers tiraram ele do anonimato ai vem uns hater dizendo zyu e melhor q pr ja assistiu zyuranger eu assiti enteiro pr e bem melhor mas pr tambem perde para sentai em varias serie mas pr tambem supera algums sentais tipo rpm supera go onger e claro q super mega force nunca vai superar gokaiger eu gosto de ambas franquias e aposto q mta gente conheceu sentai por via dos rangers e hj viram haters falam q pr e uma merda mas aposto q vibraram quando zordon foi morto por andros e aquele ep nunca teve em algum sentai vide para sempre vermelho q os sentais fizeram eles dps de pr em boukenger e pr foi em força animal so to dizendo n criticam a serie sem assistir tipo tem sentais q melhor q pr mas tem pr q e melhor q sentai aposto q mtos que conheceram pr depois da manchete se n fosse pr talves vcs nunca viriam mais algum sentai se a manchete estivesse hj vc acha q eles iam investir em tokus e claro q n e sim e series americanas entao e melhor pensar mil vezes antes de falarem mal de qualquer franquia tanto pr quanto sentai e claro q a saban mancou dessa vez mas vai ter guerra lendaria versao pr nao uma copia de gokaiger e claro q eles n tiveram mtas cenas originais nos primeiros eps vms ver daqui pra frente se vai melhorar ou n

  7. Luiz disse:

    Eu acho que a Saban perdeu um bom momento de fazer algo, digamos original. Foi realmente um tiro no próprio pé ao descartar Dairanger. Agora vão pular Go-Busters, se bem que foi anunciado um filme e talvez possam aproveitar.

  8. ridemano disse:

    na minha opnião o erro msm deles foi colocar o ranger quantum(timefire)
    já que ele n é oficialmente um red
    e sim um sexto ranger

  9. Carlos disse:

    Eu ia falar do kakured e os alien rangers, mas parece que “alguns” já comentaram né, kkkkkkkkk

  10. Igor Yoozen disse:

    Calma galera, o que eu quis dizer com “Zyuranger ter sido adaptado em 3 anos” comendo assim Kakuranger e Dairanger, foi que Dairanger e Kakuranger tiveram sim adaptaçoes, mas não foram por completo como foram em Carrenger, Ohranger por exemplo, do uniforme todo do ranger mudar e os mechas também. Com Dairanger e Kakuranger foi mais pra um “update dos Zyuranger” do que uma adaptação assim dizendo.

    Saquem só: o que vocês estão me dizendo dos alien rangers, são aqueles episódios em que eles ficam com poderes ninjas e lutam com uma especie de roupa em tecido com o brazão do dinossauro no centro, certo?! O que eu quis dizer que é esse “uniforme” não é o do Kakuranger, é só uma adaptação do tema ninja. E dos Dairanger eles usaram apenas os mechas e o Kibaranger (que confesso que a introdução do Ranger branco ficou MUITISSIMO melhor que no original, que no caso era a porra de uma criança irritante com bonézinho).

    Por último gostaria de agradecel=-los por ler o texto e comentar, eu sabia disso dos alien ranger e dos mechas, apenas não coloquei, me perdoem!

  11. Ghile disse:

    Pow eu ia comentar sobre o ranger de Aquitar mas todo mundo ja falou. De certa forma brother vc ta certo, finalmente poderemos ver artigos de sentais antigos por aqui, o que é de fato o mais importante. Mas acho que a Saban chegou a desvalorizar as séries com isso. Quando Gokaiger passava eu conseguia imaginar as cenas de power ranger. E muitas delas foram feitas especialmente pra PR. Ou seja Saban tinha material e poderia fazer uma boa conveniente com a história de power ranger. Acompanho ambas as séries e gosto de peculiaridades de cada e uma dessas são os nexos e links entre as séries.

  12. Danilo Passini Cordeiro disse:

    Na Minha Opinião Eles Não Podem Sabanizar Os Clássicos Isso Seria Um Insulto Para Nós Fãs Isso Vai Ser Mta Sacanagem Com Os Sentais Antigos

  13. Texto mais sem sentido e sem revisão que já li no site senpuu que perdeu pontos e um pouco de credibilidade e selo de qualidade com este texto.

  14. Flavio Gomes disse:

    Pelo menos eles pouparam Gobusters, infelizmente não temos uma tv com a atitude que a Manchete tinha, hoje em dia a programação de tv aberta é lamentável, então a internet é a pedida.

  15. Reinaldo disse:

    Power Rangers é uma MEERDA mesmo!
    Mas vejo um lado bom nisso- pode levar alguns fãs a quererem conhecer essas séries que não viraram Power Rangers.

  16. Patrine disse:

    Ei, Rafael! Revisado o texto foi sim, por mim inclusive! Quanto ao conteúdo, já no título diz que é a opinião do autor, portanto, ele se responsabiliza pelo publicado 🙂

  17. Reinaldo disse:

    Comentei antes de ler o texto de vcs e acabei expondo a mesma opinião! Legal!

  18. Reinaldo disse:

    Oi Saban tudo bem!? Adapte Akibarangers para Powerful ragers também!
    HAHAHA!

  19. Biz disse:

    Cara, o mais irritante é esse povinho chato que fica querendo dar uma de crítico e só fala bobagem, né Lonoko e Rafael?

    Olha, Power Rangers é uma merda, um lixo, um plágio e não merece ser defendido.
    Isso é tudo.

  20. lonoko disse:

    tem um biz ai q e viuva saudosista

  21. Biz, sim sou um chato querendo dar uma de crítico, por isso fiz duas pós-graduações em Jornalismo e sou professor universitário.

    Eu na maioria das vezes curto muito os textos deste site, com exceção deste texto, e da pegação no pé desnecessária quanto Kamen Rider Black, o site está acima da média. Curto muito os textos de Patrine, de Luiz Gustavo Mendes, enfim…

    Não sou fã de todas as temporadas de Power Rangers, pra mim a 1ª e a última temporada são as piores, mas respeito seus fãs, ao contrário de vários adjetivos negativos que li ali em cima que parece ser feito exclusivamente por haters.

    RPM>Go-Onger na minha opinião.

    Com relação aos senpuucast, possivelmente é um dos melhores podcast’s do Brasil sobre o tema. O apresentador parece que viu poucas séries, mesmo assim é ótimo e equilibrado ao liderar o programa.

  22. Hugo disse:

    O que a galera tá tentanto explicar e o autor não entendeu ainda é o seguinte: os uniformes de Kakuranger foram sim usados em PR como Rangers de outro planeta que vieram suprir a ausência dos Rangers terráqueos enquanto estes viraram crianças ou algo assim, teve uma minisérie com 10 episódios e a Saban conta o NinjaRed/Red Aquitar Ranger como um Red, sendo inclusive usado no especial ‘Forever Red’ (junto com o TimeFire/Quantum Ranger) pra que a conta dos Red chegasse a 10.

  23. Luã Heancio disse:

    Na minha opinião, sem criticar muito, a Saban devia ter pulado Gokaiger direto para GoBuster. Eu vi a matéria sobre os pós e contras da serie virar PR, e acho que GoBuster tem potencial para ser o melhor PR da franquia,enquanto Gokaiger tem muitos contras para virar PR (15, mais ou menos). Os atuais PR (Samurai pra frente) estão ficando muito fracos.

  24. Biz disse:

    aff que gente chata, vou sair daqui

  25. Hypado disse:

    Cada vez mais eu tenho nojo desta franquia Power Rangers, o trouxas apenas copiam, não criam nada.

    Tadinho deles.

  26. Tiquinho disse:

    Calma gente…. Ainda tem mais, tem o filme da grande (mini) guerra sentai, com as 20(?) equipe PR. Fica a pergunta: de tudo que foi divulgado até agora, parece que esta não tem escapatória, TERA QUE SER QUASE TOTALMENTE REFEITA.
    Novos rangers, novos poderes, novas trapalhadas da Saban

  27. anderson disse:

    nao adianta, power rangers e uma merda mesmo, salve o original

  28. Mário disse:

    Foda não é isso, o que dói é que depois dessa maldita “sabanização” dos seriados, acabaram-se os episodios dublados esses movies tokusatsu iam ficar irados com as dublagens das antigas… Tenso

  29. Lowhan disse:

    Recomendo o autor -Desse lixo de texto- ir assistir Alien Rangers antes de escrever que Kakuranger não foi adaptado.
    Um site tão legal como o Senpuu não deveria ter uma matéria tão medíocre como essa.

  30. Leandro disse:

    Depois que vir esse vídeo no youtube, fiquei puto de tão mal feito que a saban fez. Olhando o cartaz, eu vir que só tem 18 Rangers e não 19. A ranger de saia é uma otária que só ta la de enfeite e o outro não é o kakuranger (o ranger alien) eu o considero power ranger pois ele teve uma temporada, o problema é que a Saban ficou com preguiça de criar novos episódios. O outro ranger que não conta é o Ranger Quantum, ele não é um ranger vermelho e sim um ranger adicional (um 6 ranger). Só pq a cor é vermelha, não quer dizer que tenha que fazer parte dos rangers vermelho, se for assim coloca também o Ranger Rubro da tempestade ninja ele é vermelho só que mais escuro. Outra coisa que achei mal feito foi que a serie estragava os figurinos, desde quando a ranger azul da força mistica tem roupa de homem e o ranger amarelo tem roupa de mulher? Já ai é uma questão do Super Sentai Gokaiger. Mas a saban bem que podia ter consertado esse errinho de nada, mas não. Também tem na tempestade ninja e vários outros. Outro erro que acho da saban é que agora ela só fica colocando a palavra SUPER nas temporadas, antes foi o Power Rangers Samurai que é o pior power rangers que eu acho por ter menos ação e mais frescura, mas a unica coisa positiva que eu gosto do Power Rangers Samurai é a musica da morfagem. É samurai, super samurai, megaforce, super megaforce e agora terá um novo power rangers em 2000 e não sei quanto que é power rangers dino change e adivinha ela terá uma segunda temporada que é dino SSSSSSSSSSSSSUUUUUUUUUPPPPPPERRR change. o coisa chata essa. Mas eu espero que a abertura (A musica) não seja repetitiva como o samurai e megaforce, já to ficando enjoado dessa musica, isso também é outro erro da saban, ela já esta perdendo criatividade. pois é , é isso que eu acho.

  31. tommy oliver disse:

    como vao fazer o ultimo episodioda serie se na versao original aparecem sentais que naoforam adaptados para power rangers

  32. fernandomezes disse:

    Puta meda, acabei de assistir o ultimo episodio de super mega force pelo netflix e, kkkkkkk, mais do que de fato “POWER RANGERS É MUITO RUIN”! E aquela dublagem da ranger rosa, o que era aquilo? Voz de uma garota de, sei la, 11 anos pra uma mulher…….mas que merda era aquela meu Deus!

  33. Ricardo disse:

    Foi como o Hugo disse ali em cima; O autor do post não entendeu o que a galera ranger tava tentando explicar. O autor está pensando que a adaptação de Kakuranger seria a mesma que os rangers morfados nos poderes ninja, no caso ninjetti.
    “O que a galera tá tentanto explicar e o autor não entendeu ainda é o seguinte: os uniformes de Kakuranger foram sim usados em PR como Rangers de outro planeta que vieram suprir a ausência dos Rangers terráqueos enquanto estes viraram crianças ou algo assim, teve uma minisérie com 10 episódios e a Saban conta o NinjaRed/Red Aquitar Ranger como um Red, sendo inclusive usado no especial ‘Forever Red’ (junto com o TimeFire/Quantum Ranger) pra que a conta dos Red chegasse a 10.

  34. bom gente sem mais delongas eu estou de acordo com tudo que o jornalista rafael falou ok abraços do ranger veterano Tommy Oliver Official

  35. pra quem não é fa de mmpr e sim de super sentai fica á dica aprendam falar com educação coisa que as mães de vocês nunca lhes derão então não ousam nem sonhando á se passarem por mim certo

  36. Gokai Yellow disse:

    Power Lixeira Parem de estragar os Super Sentai.Pois voces nao tem capacidade de fazer algo melhor so Lixo

  37. vinicius disse:

    O kakure red, foi sim adaptado na miniserie intitulada Mighty Morphin Alien Ranger. E os Dairangers foram adaptados para a segunda temporada só não foram utilizados os trajes.

  38. Lucca disse:

    Achei na época uma merda mais depois gostei pois eles explicaram fiveman nos quadrinhos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad