Menu

Entendendo Super Sentai: Os Robôs Gigantes

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 9 301

Go-Busters-Gokaiger-Mecha-Change

Desde sua criação em 1975, os Super Sentais foram sofrendo diversas mudanças, acrescentando novos elementos às suas séries. Uma das, ou talvez a mais impactante, foi a chegada, em 1979, do Battle Fever Robo. Isso mudou a dinâmica dos episódios e dos vilões, trazendo duas dimensões de combate: tamanho normal e gigante. A maioria das séries se mantinha em um tamanho único, seja normal, como os Kamen Riders, ou apenas gigante, como a família Ultra.

Te corto no meio, maluco!

Te corto no meio, maluco!

Battle Fever J determinou um estrutura de episódios que segue até hoje, sendo a última real mudança no Protocolo Super Sentai. Inclusive, no passado, esse era um fator classificativo das séries, com a nomenclatura Super Sentai sendo utilizada apenas para séries com mechas, deixando Goranger e JAKQ como apenas Sentai. Felizmente, isso foi deixado de lado.

Houve uma progressão da forma como esses robôs são apresentados. Até hoje, o único robô que não se transforma nem se monta de forma alguma foi o original, Battle Fever Robo. Já a série seguinte criou um novo conceito, o do mecha Henkei, ou que se transforma. Isso significa que ele é originalmente um veículo e depois vira um robô. Foi o único mecha principal com essa forma, mas ocasionalmente temos secundários que seguem essa fórmula, como DekaBike Robo, GoZyuJin e Plezuon, mais recentemente.

Outra tradição que começou já com um enorme impacto, foi a aparição de um segundo mecha, sendo que a primeira vez que isso aconteceu foi com a destruição do FlashKing e a aparição do Flash Titan. Por sinal, essa também foi a última vez que um mecha foi totalmente destruído no decorrer da série.

Não foi lá uma melhooooora, mas tudo bem

Não foi lá uma melhooooora, mas tudo bem

No entanto, desta tradicão apareceu outra: o Gattai de dois robôs em um mega gigante. Não estou contanto aqui Titan Jr. e o Gran Titan, afinal eles não eram mechas separados. O primeiro que considero nesse caso seria Super Live Robo, de Liveman. Esse sim era a fusão de dois mechas únicos, o Live Robo (pilotado pelos iniciais da série, Red Falcon, Blue Dolphin e Yellow Lion) e Live Boxer (mecha dos dois adicionais, Green Sai e Black Bison). Isso depois virou praticamente obrigatório em todas as séries seguintes.

Talvez em algum momento possa ter havido um exagero...

Talvez em algum momento possa ter havido um exagero…

Os robos vêm recebendo cada vez mais trabalho por parte da Toei, afinal, eles são talvez a principal frente de venda de brinquedos. Por isso mesmo, estamos vendo, cada vez mais, robôs e/ou variações de cada um deles. Todas as séries hoje contam com robôs separados para o sexto ranger e pelo menos um adicional para o grupo principal, com raríssimas exceções. Talvez o maior símbolo disso foi Hyakujuu Sentai Gaoranger, literalmente o esquadrão das 100 bestas. A Toei realmente chegou a criar imagem e descrição para cada uma das 100, sendo lançado um livro ilustrativo mostrando todos esses. Na série vimos algo como 30.

Alguns eram simplesmente legais demais para existir

Alguns eram simplesmente legais demais para existir

Enfim, esse foi um passeio pelo robozões dos nos heróis cromáticos.

Deixem aí nos comentários seus mechas favoritos e até!

– Advertisement – BuzzMag Ad
9 Comments

9 Comments

  1. Luã Heancio disse:

    Tem como postar esse livro ilustrativo do Gaoranger¿ Eu pagaria pra ver isso

  2. fabio quatro e vinte! disse:

    Muitas viuvas choraram com a destruição do Flash King! HAUHUAHUAHUHA
    E eu tenho um Gaorobô(é esse o nome?!)piratex!(sorry!)
    Excelente matéria!
    Meu robô favorito é o Machine Itacha do Akibaranger, mas como eles não são oficiais não foi mencionado, né?!AHUHAUHAU

  3. Asevedo disse:

    Gaoranger é um exagero gigante no número de robôs. Imagina se fossem 100 integrantes, 1 para cada robô.
    O que a Toei poderia fazer para levar todo mundo à falência é ter as Ranger Keys de todos os robôs até hoje, pelo menos o inicial dos iniciais e o do extra solo.

  4. Nerd Reverso disse:

    Flash King FOREVER!!! E chupa, Fábio Vinte e Quatro, ops, Fábio Quatro e Vinte!!!

  5. Asevedo disse:

    Uma coisa é certa, de todos os sentais que passaram no Brasil, não estou contando Power Rangers, o Flash King é o mair bonito.

  6. Rafael Tavares disse:

    gostei do post, mas uma dúvida, se não me engano em jet man e mega ranger os robôs menores ( sem piloto) são destruídos também, pelo menos em jet man isso acontece no mega ranger não tenho certeza, Pelo menos no power ranger quase sempre os robôs são destruídos, vale cenas bem impactantes.

  7. oi bom dia.
    gostaria de saber o preço de um desses robôs antigos gigantes .
    e se esta a venda gostaria de saber obrigado .

  8. Patrine disse:

    Olá, Edillson! As imagens da postagem são ilustrativas para falar sobre os robôs em questão. O site do Senpuu não comercializa action figures.

  9. vagner disse:

    Criei um robô estilo megazord, queria vender pra eles, como faço pra vender pra franquia deles?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad