Menu

Kamen Rider Fourze chega ao fim e me deixa novos amigos!

Patrine 12 anos ago 24 117

Como eu costumo dizer ao chegar no fim das séries pelas quais eu me apaixono, perdi mais um pedacinho de mim assim que o episódio 48 de Kamen Rider Fourze acabou… Só que dessa vez teve um detalhe diferente!

Perco um pequeno pedaço de mim por não poder ver mais dessa história, mas fico na minha bagagem com novos e lindos amigos!

Isso mesmo, pra mim, agora, Gentarou, Ryusei, Kengo, Yuki, Miu, Shun, Tomoko, JK e até o Ohsugi sensei são meus grandes amigos que permanecerão na minha lembrança. Isso é uma das maneiras de mostrar o quanto eu comprei a ideia da série!

E é aí que eu acho que reside o “não gostar” de algumas pessoas. Na minha opinião, para gostar (amar) Fourze, você precisa comprar a ideia e o universo desse tokusatsu, que é um pouco diferente do convencional.


Consigo ver Fourze como uma série que restringiu para ampliar. Estranho, né? Mas tento explicar. Ao nos levar para o mundo restrito de uma colégio, a série tira o foco dos bons e velhos vilões que querem somente conquistar Tóquio o mundo e nos coloca dentro da realidade de jovens que tem seus conflitos pessoais e ainda tem que lidar com essas forças do mal que buscam o poder do espaço!

Pra mim, a mágica desse Kamen Rider está nessa espécie de “desconstrução“. O que existe é uma luta pela juventude, pela amizade, pela liberdade de fazer escolhas. A ligação entre os amigos é o grande poder. Além disso, a temática espacial se encaixa bem nessa mistura, uma vez que está relacionada com sonhos, desejos e a amplitude de ser jovem!

A série realmente se baseou muito nessas ideia mais abstratas, nos conceitos de emoções e sentimentos e, em alguns momentos, deixou a ação e a simples e pura luta contra o mal em segundo plano. Não enxerguei isso como desvantagem em nenhum momento, acho que foi super bem dosado.

Muito disso também se deve ao desenvolvimento espetacular do protagonista. O carisma de Gentarou é o que segurou essa trama baseada na amizade. Devo admitir que, no começo, eu não botei muita fé nele e o achei até bobinho e, é exatamente aí que destaco a questão do crescimento do personagem.

Ele chegou realmente como o aluno novo da escola, cheio de empolgação e, ao mesmo tempo, desconfiado e descobrindo como funcionava aquele ambiente. Depois das primeiras amizades conquistadas e o posto de Kamen Rider assumido, ele se mostrou forte, decidido, dedicado e, principalmente, carismático!


Outro aspecto que me cativou muito (e que já me agrada desde Kamen Rider W) é o fato de todas as pessoas estarem propensas a se tornarem os monstros ou vilões, dependendo apenas das suas vontades negativas que ficam escondidas e são reveladas, no caso de Fourze, pelos switches.

Ainda dentro da temática, consegui ver uma ligação entre tudo, já que os vilões também são maus por terem lutado por poder e terem até passado por cima dos amigos para isso. Mais uma vez, a amizade é motivadora de objetivos, para o lado positivo ou negativo.


Comentando sobre o roteiro, o clímax aconteceu conforme o previsto, tivemos um power up, um vilão insatisfeito, um vilão que se mostra amigo, um amigo que se deixa levar pela sensação de poder, a “queda” do Rider secundário que acaba ajudando com suas armas, um drama ao se pensar que um inimigo era forte demais e iria matar o protagonista (o que, apesar de um pouco previsível, me fez chorar, devo confessar).

Então, credito o diferencial da série realmente à abordagem da amizade usada como poder. Uso as palavras da Yuuki para deixar clara a intenção da série. Ela diz que todo mundo tem um lado negativo, mas os amigos servem para superarmos isso e, no fim, é o que o Clube Kamen Rider e os Kamen Riders Fourze e Meteor fazem!

Por falar em Meteor, a escolha e o desenvolvimento do Rider secundário foram super acertados, tornando Ryusei uma parte integrante e essencial para a história.


Para falar um pouco dos dois episódios finais, o 47 me deu a impressão de que seria corrido e jogado no início, mas mudei a minha opinião na metade. Não vou dar spoilers, mas recomendo muito que assistam esse capítulo para verem uma das cenas mais emotivas e bonitas que eu já tive a oportunidade de acompanhar em um tokusatsu!

Mais uma vez, fui levada às lágrimas. No meio da cena, quando achei que não podia ter mais nada tão forte, as demonstrações de carinho e amizade continuaram e com elas o meu choro..!

O último episódio passou rápido demais, mas aí já acho que é uma impressão de quem não queria que acabasse! Conseguiram amarrar tudo, mesmo que seguindo alguns clichês e tradicionais desfechos de Kamen Riders e séries em geral.

Definitivamente, foi um final emocionante para uma série que trouxe como carro chefe as emoções envolvidas em um dos sentimentos mais bonitos que pode existir: a amizade!

Para finalizar esse post tão emocionado, vale lembrar a triste coincidência do dia do fim de uma série que falou tão visceralmente sobre o espaço, com a data da morte do primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong.

“As despedidas são como fraturas na alma. Vão doer por um tempo, mas quando estiverem curadas, são mais fortes como nunca foram antes. Nós somos… Nós somos amigos. Para sempre… Não importa o que aconteça.” – Kisaragi Gentarou.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

24 Comments

24 Comments

  1. Mozart disse:

    Definitivamente Fourze vai deixar saudades, mas ele está eternizado em nossa camisa de 6 anos!

  2. Aluir disse:

    Declaração emocionante da Ana.

  3. Me desculpe, mas eu achei o final uma mer**, minha opinião. Eu sei, que o tokusatsu é feito pra crianças, e o final tinha que ser feliz e Fourze ja ia pra esse lado então e ja esperava um final desses. Agora minhas esperanças vão pro Wizard.

  4. Asevedo disse:

    Excelente texto. Ainda não conferi a série até o final, só uns spoilers aqui e acolá.
    Fourze me resgatou a vontade de assistir Riders e sou muito grato a ele por isso.
    Só parei para ver que o final coincidiu com a morte do Neil Armstrong agora, não me caiu a ficha que ele morreu até agora.
    Agora é KAMEN RIDER WIZARD KITAAAAA!!!!!!

  5. Patrine disse:

    Esqueci de dizer que no final eu bati no peito e apontei pra ele na tela! <3

  6. Lucas Marins disse:

    Parabéns pelo testo. Fourze foi uma série muito interessante e com grande emoção.Vai deixar muita saudade. Foi meu primeiro Kamen Rider. Final emocionante, mas achei meio corrido no início, mas pelo menos conseguiram dá um jeito no final. Fico irritado com algumas pessoas que dizem que não assistem Fourze pq ele é feio ou é pq é história de colégio. Uma pena para ele. O final não foi adulto, mas seguiu o que a série era. A amizade é a força de tudo. Quem tem um amigo sabe o que é e quem perdeu um, também sabe.

  7. Marcos disse:

    Poxa Patrine , falou tudo , parece até que tirou isso do meu pensamento, amei a serie também, me emocionei muito e me diverti muito, um rider muito bom que vai deixar saudades =\ .

  8. Marlon Martins disse:

    Eu gostei do final, só o pessoal é mal rapaz, deixaram o povo dormindo no MBus não sei se é o nome certo.(Virgo mandava eles pra lá invés de mandar pra Dark Nebula) Cabo a série e ninguém foi lá busca ou se passou isso no filme ai não sei. Kamen Rider Wizard welcome.

  9. Patrine disse:

    Fico muito feliz de ver outras pessoas que gostaram da série! Tava me sentindo meio forever alone! Hahahahaha!
    Valeu por gastarem um tempinho lendo essas considerações! 🙂

  10. DEKABARUERI disse:

    Uma série cativante e não deixou a peteca cair em nenhum instante. Todos os episódios chamaram a atenção do publico com um grande investimento e uma responsabilidade imensa numa série que completou 40 anos. Cada personagem me lembrou cada rider da eras antigas, com sua forte personalidaade e indentificação de cada um. Fourze vai deixar saudade como foi Gokaiger, meus amigos que eu compartilho a série e que não são tão informados por tokusatsu estão amando uma tematica tão batida pra nós que é o seguimento Colegial e outra tematica que é o espaço. Fico até emocionado com aquela cena entre Gentarou, Yuki e Kengo no museu parecia que era a ultima vez que eles estavam falando de suas emoções, sentimentos e de como é possivel realizar um sonho de ir todos ao Espaço. De um visual tão ridiculo ignorado por vários tokufãs e de pessoas não importavam pelo modelo e sim pela história duvido que calou a boca de muita gente antes de começar a série. É inevitavel que criticas surgiram durante um ano, considero que aquele ser que só vê um episódio da série e diz que achou chato, maçante e sem conflito, se enganaram redondamente. Agora ficamos no aguardo pelo cast de Fourze que promete fortes emoções. Até!!!

  11. DEKABARUERI disse:

    E parabens pelo Texto Patrine, enviei este texto para alguns amigos meus que estão acompanahndo a serie.

  12. Lucas Marins disse:

    Eles voltaram sim. No fim aparece a professora que era o Scorpion falando mau do chairman. Provavelmente eles buscaram o resto do pessoal

  13. Marlon Martins disse:

    Deve ser porque vi com leg em inglês mesmo deve ter cartado essa parte vou pegar com legenda em português e ver até o final vlw por me avisar

  14. Marlon Martins disse:

    em que hora ela aparece porque revi e não vi novamente a mulher não quem eu vi era a professora que apareceu e todo mundo pensou que fosse o Pegasus Zodiac

  15. Ricardo Stank disse:

    olha…eu tenho baixado até o episódio 16 aqui, e não gostei de ter assistido pelos primeiros episódios… achei chato esse Fourze…mas você me convenceu a voltar a assisti-lo pelo seu texto hehe……então bora assistir denovo o Fourze!!!!! quem sabe eu mude de opinião agora….

  16. Patrine disse:

    Que ótimo, Ricardo! Fico feliz sempre que recebo comentários assim!
    Depois que assistir volte a comentar aqui (mesmo que continue não gostando! Hihihihi)
    Abraços!

  17. Paulo disse:

    É complicado. Quando vejo pessoas com mais de 20 anos falando que gostaram do Fourze e tiveram estômago pra assisti-lo até o fim dá até tristeza. Esse Fourze é uma vergonha! Ishinomori deve estar se revirando no túmulo ao ver os rumos que a franquia tomou!
    Antes que taquem pedras eu explico a minha decepção e minha opinião.
    A franquia Kamen Rider ao meu ver sempre foi o que podemos chamar de válvula de escape com relação a outras franquias. Pode nem sempre trazer um clima denso e adulto, mas pelo menos nos polpa da infantilidade e daqueles momentos de vergonha alheia que a gente sente quando assiste aos Sentais, geralmente com histórias e enredos mais bem estruturados e inteligentes. Trata-se de um outro patamar. E eu tenho essa opinião desde a infância. E é muito difícil explicar a minha opinião para aqueles que curtiram o Fourze.
    O carinha cujo sonho maior é ser amiguinho de todo mundo numa escola no melhor estilo Rebelde, com personagens caricatos e ainda tem um clubinho! Boa parte dos acontecimentos são centrados no ambiente escolar. Isso não é Kamen Rider! Esta temática caberia perfeitamente aos sentais e a àqueles Live Actions direcionados ao público infanto-juvenil como GTO. Eu não tenho nada contra um herói em fase escolar, mas não dessa forma. Por favor, tenham um pouco mais de respeito por tudo que a franquia foi até hoje. Eu acho que os admiradores de tokusatsus como eu e os que aqui postaram não tem que aceitar qualquer coisa. O que pude perceber é que assim como eu, muita gente mal começou a assistir e abandonou a série ou parou no meio dela simplesmente porque não dava mais. Assistiram com muito esforço. E muitos outros disseram que a série só ficou boa depois da metade. Como assim? Você vai se arrastar assistindo aos massantes episódios até que a coisa melhore e caso melhore? Acho que não é por aí. Infelizmente os tokusatsus estão indo cada vez mais ao fundo do poço.
    Eu concordo que a amizade é sim um dos sentimentos mais bonitos que possam existir e bla bla bla bla, mas existe um gênero que já estamos cansados de ver esse tema trabalhado: os Sentais. Se é pra produzirem um seriado nos moldes de Fourze, então que a Toei repense os seus projetos. Junte tudo num saco só e criem um único seriado, assim economizam grana e se dedicam mais a novos projetos.
    O que a Toei precisa entender é que se a série não agrada no início, dificilmente vai prender a atenção do espectador (no Japão é claro). Porque digo isso? Porque o que era previsível aconteceu. Kamen Rider Fourze terminou como o Rider com a pior média de audiência da era Heisei. Isto significa que o alerta foi dado.
    Caso a Toei não aprenda a lição com Fourze, é possível que a franquia dê mais um longo intervalo ou até mesmo acabe no Wizard. Já aconteceu com os Metal Heroes, não seria absurdo se acontecesse com os Riders.
    Deixar o público mais maduro de lado é um dos piores erros que a Toei está cometendo.
    Apesar desse meu desabafo, peço à Patrine que não leve para o lado pessoal. O texto foi muito bem escrito e pelo que li conseguiu transportar tudo que realmente sentiu ao final do seriado. Ela e outros curtiram o seriado e o acharam legal apesar de tudo. Já eu vou considerar que o Fourze nunca existiu, que a Toei deu um tempo e agora retornou com o Wizard! rs
    E é isso aí.
    Abraços!

  18. Patrine disse:

    Que isso, Paulo, não levo para o lado pessoal de forma alguma!
    Como sempre digo, o site está aí é para isso, pra gente expressar as nossas opiniões em relação aos tokusatsus e ouvir as opiniões de outros.
    O diálogo está sempre aberto e muito obrigada por ter dedicado atenção e tempo ao post e à discussão! 🙂

  19. Paulo disse:

    De nada Patrine! Gostei do site e sempre darei uma passada por aqui quando puder.
    Sempre quando o assunto é Tokusatsus eu procuro dedicar um pouco do meu tempo para assistir, ler, discutir, enfim.
    Parabéns pelo trabalho de vocês!

  20. Caio lima caldas disse:

    Wizard é muito melhor que a porcaria do fourze !!!

  21. Rafael Tavares disse:

    Pessoal onde posso baixar os episodios de fourze??? Procurei na net e só encontro até o 37, em vários outros sites os links estão quebrados e o generation br ainda não terminou de legendar a série.

  22. Patrine disse:

    Ei Rafael! Pra você só serve legendas em português?!

  23. Ultra J disse:

    Bonito texto, a vezes é difícil transformar sentimentos em palavras e a Patrine faz isso muito bem, acompanho o senpuu a muito tempo, e posso dizer que ela não é mais só a editora do senpuucast, é uma das melhores colunistas sobre tokusatus, o seus artigos sâo excelentes, agora ela fala com propriedade, Karin, Mozart, Fire e Patrine tornam o Senpuu insuperável.

  24. Patrine disse:

    Ultra J, agradeço em nome de todos e, especialmente, obrigada por gostar do meu trabalho e expressar isso! É muito gratificante, de verdade! ^^

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad