Menu

A LENDA DA GALÁXIA ULTRA – O FILME

Mozart 13 anos ago 0 1

Batalha dos monstros gigantes – A Lenda da Galáxia Ultra – O Filme (Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie, 2009)

Aventura – 96 minutos

Direção: Koichi Sakamoto

Produção: Tsuburaya Productions

Com: Shota Minami, Susumu Kurobe, Kohji Moritsugu, Hiroyuki Konishi e Shunji Igarashi

Texto: Alexandre Nagado

Dai Kaiju Battle – Ultra Ginga Densetsu – The Movie, ou “Batalha dos monstros gigantes – A Lenda da Galáxia Ultra – O Filme” foi a mais recente aventura cinematográfica da franquia Ultraman. Um título enorme para um filme grandioso, que no geral cumpre sua missão ambiciosa de dar um salto evolutivo no gênero. A produção, com cenários gerados em CG, se não é perfeita, está muito acima de produções similares japonesas e pode agradar muito mais gente do que se fosse apenas uma homenagem tradicional aos cânones do passado. Com muita ação do começo ao fim, foi uma das melhores aventuras dos Ultras feita para tela grande, talvez a melhor até agora, com um grande senso cinematográfico. Não parece, de forma alguma, um episódio de tv esticado, coisa comum de acontecer em longas feitos a partir de um seriado televisivo.

O filme abre com uma impressionante luta entre Ultraman Möebius e Bemlar, monstro do primeiro episódio do primeiro Ultraman. A movimentação e tomadas de cena da rápida batalha são impressionantes, fazendo esquecer qualquer coisa já feita num filme de monstros japoneses. O pique das lutas é uma mistura do estilo de ação dos filmes de luta de Hong Kong com animê e o resultado é primoroso.

Cidade da Luz no Planeta Ultra é retratada com esplendor, como uma grandiosa metrópole de cristal cujos guerreiros mais poderosos se revezam na proteção de setores espaciais contra monstros e alienígenas perigosos.

A cronologia se encaixa no futuro visto nas duas séries de TV (inéditas no Brasil) Ultra Galaxy, onde a humanidade vive a era das explorações espaciais. Ultra Galaxy apresentou a equipe ZAP Spacy a bordo de sua nave Space Pendragon, em missões de exploração e transporte de cargas pelo Universo sob o comando do intrépido Hyuga. O membro principal da equipe é Rei (vivido pelo ator Shota Minami), que possui genes Reyonix do maligno Alien Reiblood, antigo governante do universo, e tem o poder de controlar monstros através de seu artefato Battlenizer. Capaz de invocar e controlar o monstroGomora (um dos mais fortes enfrentados pelo primeiro Ultraman), Rei também pode assumir a forma de combate Reimon, mas vive atormentado com o perigo de perder o controle e se tornar uma ameaça a seus amigos.

Em M-78, ao ser libertado da prisão orbital por um iludidoAlien Zarab, o poderosoUltraman Belial se volta contra o Planeta Ultra e logo enfrenta um pelotão de soldados liderado por Taro, que é vencido impiedosamente. Fruto da junção de um Ultra renegado com a essência malévola de Reiblood, Belial é praticamente onipotente graças ao Giga Battlenizer, um bastão de combate de poder ilimitado e capaz de controlar 100 monstros.

Com a retirada do núcleo de energia do planeta por Belial, o mundo dos Ultras se transforma em gelo e somente um enfraquecido Taro mantém uma fagulha ainda acesa por um tempo, a última esperança dos gigantes de luz.

Os remanescentes Ultraman, Ultraseven e Möebius precisam encontrar Rei, cujo poder pode ser decisivo para anular o efeito do Giga-Battlenizer.

Longe dali, em um planetóide, Ultraman Zero, nada menos que o filho de Ultraseven, treina duro com seu tutor, Ultraman Leo. O mais poderoso de sua raça, somente Zero pode enfrentar Belial com igualdade de condições, mas seu temperamento impulsivo quase o levou para o mal no passado e por isso, Leo é extremamente severo no treino.

A história é simples, sem surpresas e tem uma condução bastante óbvia. Em certo momento, Shin Asuka (Ultraman Dyna) aparece do nada, ajuda a equipe ZAP Spacy, se transforma e logo se junta aos outros heróis. Aqui, vale lembrar que em sua série original, Dyna pertence a uma cronologia diferente em uma outra dimensão. Ao final de sua série, ele se perde em um buraco negro e se reencontra com seu pai, dado como morto anos antes ao ser tragado com sua nave por um buraco negro. Muitos viram isso como uma metáfora para sua morte, mas ele estava apenas “perdido no espaço”. A aventura de Ultra Galaxy se passa muitos anos no futuro, mas como os Ultras podem viajar dimensões no tempo-espaço, não viram problema em jogar Dyna nessa aventura. Ele chega a mencionar que está “em uma jornada”, numa alusão de que está ainda tentando voltar à sua dimensão e sua época.

Os membros da ZAP Spacy e um grupo de Ultras confrontam Belial e seus monstros e a batalha que se segue é grandiosa, apesar de perder em intensidade em relação ao massacre de heróis visto no começo do filme. No calor da batalha, Rei assume sua forma alienígena e perde o controle, tornando tudo ainda mais perigoso para os Ultras, que dependem de Zero para equilibrar a luta desigual. 

Ultra Galaxy Legends (título internacional da aventura) deve ser lançado em DVD no Brasil no final do ano pela Focus Filmes, que também adquiriu os direitos de The Ultraman (2004), Ultraman Möebius and Ultraman Brothers(2006) e Superior 8 Ultra Brothers (2008). Os dois últimos já foram exibidos no canal pago HBO e o anterior já foi lançado antes em DVD pela Impact Records.

A saga de Zero e os Ultras contra Belial continua em Ultraman Zero The Movie, a ser lançado no Japão em dezembro. Assim como o filme anterior, este será precedido por dois especiais em DVD/Blu-ray a serem lançados pouco antes. Em um deles, Zero enfrentará uma cópia maligna, denominadaDarklops Zero. E muito ainda está para ser anunciado, até o lançamento dessas produções. Com um novo estilo, a franquia Ultra se renova e volta a ser referência para produções japonesas de aventura com monstros e super-heróis.

CURIOSIDADES

* A direção é de Koichi Sakamoto, que dirigiu vários episódios de Power Rangers. Dublê veterano, começou a dirigir Power Rangers nos EUA e o longa  marcou sua estréia dirigindo uma produção japonesa.

* A trilha sonora foi assinada por Mike Verta, que não só compôs como também bancou a “orquestra de um homem só”, munido de sintetizadores. É difícil acreditar que foi tudo feito em 5 semanas, mas segundo ele declarou ao site Scifijapan.com, esse tipo de prazo é comum no Japão. A ele foi pedido que criasse um som bem hollywoodiano, sem se prender a modelos japoneses e o resultado dá até mais peso e consistência ao filme. Verta é casado comDanica McKellar, atriz que ficou famosa ao interpretar Winnie na série Anos Incríveis (The Wonder Years)

* Além da volta dos atores originaisSusumu Kurobe(Hayata/ Ultraman),Koji Moritsugu(Dan Moroboshi/ Ultraseven),Takeshi Tsuruno(Shin Asuka/ Ultraman Dyna) eShunji Igarashi(Mirai/ Ultraman Möebius), alguns Ultras que aparecem somente transformados tiveram as vozes dos atores veteranos. Ultraman Jack (de O Regresso de Ultraman) teve a voz de Jiro Dan (Hideki Goh), Ultraman Ace foi dublado por Keiji Takamine (Seiji Hokuto), Leo por Ryu Manatsu (Gen Ootori) e Taro teve a voz de Hiroya Ishimaru, seu dublador oficial desde o filme Ultraman Story, de 1984. São participações pequenas, mas importantes e respeitosas para com os fãs de longa data.

Ultraman King teve a voz de Junichiro Koizumi, ex-Primeiro Ministro do Japão. O político conhecido internacionalmente aceitou o papel a pedido de um de seus filhos, grande fã de Ultraman.

Já conhece o blog Sushi Pop?

Blog Sushi Pop

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad