E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Kamen Rider EX-AID já estreou nas terras nipônicas e os episódios legendados já estão por aqui também. Apresentando uma temática nova e um tanto quanto séria, o novo Rider promete balançar as estruturas que conhecemos até então.
A temática escolhida não poderia ser melhor. Zyuohger já vem dando certo com a mesma ideia, apesar de ter um foco menor, além disso, outras séries como Digimon Universe: Appli Monsters também abordam o tema. Sim, jogos & internet é algo do momento e acertaram em cheio na escolha.
Como uma série que vai tratar de jogos, o que não poderia faltar, sem dúvida, são algumas referências a esse mundo digital em constante expansão. Eu diria que o caminho feito até aqui foi muito bem pensado, ou será mais uma loucura minha? Vamos conferir?
Vamos começar desmistificando o nome da série. Você poderia pensar que EX-AID significa “Extreme Aid” e você está certo. “Extreme” é usado na série como um sinônimo de “Mighty“, que é o personagem do jogo “Mighty Action X“, usado pelo nosso protagonista Emu Houjo para se transformar.
E o AID? Do inglês, “AID”, pode ser traduzido como “ajuda”. Quem já viu os trailers ou a série vai saber muito bem que a temática também envolve a medicina, já que Emu é um pediatra.
Mas, essa escolha foi à toa? Não! Essa é a nona série Neo-Heisei que aproveitou para fazer um trocadilho usando a palavra “Kyukyu” que significa “socorro“. Lembrando que “Kyu” sozinho significa o número 9.
Esse é o único protagonista médico que temos nas séries de Kamen Rider? Também não! Já tivemos Jin, o Kamen Rider X, que tinha a mesma profissão.
Sobre as formas do herói, é basicamente uma “mistureba” de ideias, usadas, principalmente, para fazer homenagem a algumas séries de Shotaro Ishinomori. Compare você mesmo!
A forma level 1 também não deixa de ser uma referência, no caso, às formas típicas dos jogos 8-bit como Super Mario Bros e Dragon Quest.
E para por aí? Não mesmo! O Kiriya, Kamen Rider Lazer, tem uma jaqueta vermelha e visual que faz alusão aos jogos de motos. Qual Rider tinha a mesma aparência? Ele mesmo, o Terui de Kamen Rider W!
As referências não se limitam ao visual. EX-AID não é o primeiro Rider a usar a frase “Dai Henshin!” para se transformar. O X já fez isso e, como já disse, ele também era um médico. A última vez que vimos algo parecido foi em Kuuga com “Chou Henshin!“.
Falando em transformação, tanto a parte level 1 quanto a parte level 2 são referências claras a Kabuto e Blade.
Ainda temos mais menções à era Showa, como a frase de transformação do cinto, que se parece bastante com a música de abertura de Kamen Rider Ichigo.
Transformação para Mighty Action X: Mighty Jump! Mighty Kick! Mighty Mighty Action X!
Refrão da música Let’s Go!! Rider Kick: Rider… Jump! Rider… Kick! Kamen Rider! Kamen Rider! Rider… Rider!
Falando em música, o que dizer dessa abertura com tanto fan service?
Puxando para os jogos, o EX-AID trouxe algo bem interessante para a série: a troca de paleta. Isso é muito utilizado nos jogos e não é a primeira vez que vemos em uma série da franquia. Vocês se lembram de Kamen Rider Drive & Protodrive?
No final do primeiro episódio, vários jogos foram revelados, entre eles o “The Drago Knight Hunter Z“. Esse nome não faz lembrar uma outra série Kamen Rider?
Além disso, a maneira de lutar da forma level 1, faz lembrar alguns games bem populares.
E ainda tem esse “Gameboy”, o WonderSwan, console lançado pela Bandai em 1999.
Esse monstro ridículo em CG, também foi colocado aí à toa? De forma alguma! É alusão ao jogo Makai Toushi Sa·Ga ou The Final Fantasy Legend, para Gameboy e WonderSwan, lançado no começo da década de 90.
Para finalizar, vou viajar mais um pouco na maionese: seria a Poppy Pipopapo e a Gashacon Breaker referências indiretas a algumas produções de Roberto Bolaños?
E aí pessoal? O que acharam da série? Pegaram alguma referência também? Compartilha aqui em baixo e vamos discutir!
Em relação ao número 9 ao invés do estetoscópio ser o representado, na minha visão é o rider gashat que ao contrário parece muito um 9. http://orig15.deviantart.net/1d63/f/2016/208/5/5/kamen_rider_ex_aid_mighty_action_x_gashat_by_raidenzein-dabmtyi.png
Na verddade o nove seria o bagulhin que ele usa pra dar henshin, só prestar atenção que ve que ele é um nove
Eu acho que forçou demais em várias referências, se for pensar, vc pode falar que tudo é referencia de alguma coisa sendo que não é
Sem falar que ele assoprando o cartucho para dar o golpe final foi fantástico. Quem nunca… Kkkk. Abraços.
Victor, em certas partes eu não disse que são referências mas, sim, questiono se são, pode ser pura coincidência como no caso do Kiriya X Terui, em outras que considero bem “mind blowing” como no caso das comparações com as produções de Roberto Bolaños, quem sabe não é? Já tivemos, por exemplo, o Smile-Man em One Punch que era sim referência clara e indiscutível para o Chapolim-Colorado. Mas se tratando de uma série nova, ela está abusando de fan service para vender seu produto, e ela me vendeu.
Assisti o segundo capítulo hoje, detestei x-x
vou pular esse Rider assim como pulei o OOO
=/
Dá uma chance Jean, é só o primeiro episódio introdutório, quem sabe a série não fica bem melhor uns episódios à frente?
Altas referencias mesmo. Estou gostando demais desse Rider, esse terceiro episódio foi muito bom
É triste de ver que a franquia evoluí para este tipo de coisa. Não tem sequer um toque de realismo, ta muito puxado pra fantasia. É triste, mas as novas gerações devem adorar…Será mesmo???