Menu

O mal está nos humanos: o dia em que muitos veteranos perderam a razão

Pato Donald 4 anos ago 7 35

É com MUITO pesar que eu escrevo esse post de estreia no Senpuu. Um grupo tão animado, tão feliz, que costuma levar alegria para o povo se depara com algo pesado logo no início da minha participação. TSC TSC TSC.

Mas, vamos tirar disso uma lição. Uma lição que aprendemos no nosso dia-a-dia e que as séries japonesas nos mostraram.

No dia 1º de abril, vi um “trigo” (print de gente passando vergonha na internet) na página do Facebook Todo Dia Um Manchetossauro Passando Uma Vergonha Diferente que me deixou estupefato.

No trigo que foi colhido, foi postado um comentário MUITO maldoso em relação ao protagonista da próxima série de Super Sentai, que estava doente, vítima do coronavírus.

Vamos analisar o contexto. Em um grupo do Facebook (não me perguntem qual grupo, pois peguei o link na página citada acima), o comentário surgiu depois que foi postada a notícia de que o ator que interpreta o KirameiRed, Rio Komiya, foi confirmado como paciente do Covid-19 e está se tratando, mesmo tendo porte de atleta.

O comentário então surgiu por causa da palavra “atleta” na notícia. Segundo o comentarista, ele não tem porte de “atleta” por ser “ator nutella” e “não ser como os atores antigos que faziam as próprias cenas de ação”. Vamos quebrar esse comentário?? VAMOS!!!

Em primeiro lugar, depois de muito tempo, a Toei aprendeu a valorizar seu elenco. O fato de muitos atores hoje em dia não irem para o “mano-a-mano” não quer dizer que a série ou filme é ruim e isso não torna o personagem MENOS herói.

Acidentes no passado, processos por causa de péssimas condições de trabalho e entre outras coisas indesejáveis fizeram a produtora separar o ator dos dublês. É muito fácil dizer: “Ai… os atores da minha época faziam suas próprias cenas de ação sem precisar de dublê!”. Se eles soubessem como isso custou muito caro para a Toei, inclusive fazendo com que suas séries favoritas quase fossem canceladas….

Vou lhes dar alguns exemplos: vocês sabiam que, nas gravações de Goggle Five houve um grave acidente por causa de um pulo de um despenhadeiro e isso atrasou um pouco a série??

Vocês sabiam que o Hiroshi Watari sofreu um grave acidente de moto durante as gravações de Jaspion e sua participação na série teve que ser praticamente anulada?? E isso não aconteceu só com atores, mas com dublês também.

Vocês sabiam que o dublê da ChangeMarmeid (caso vocês não sabem, era um homem que vestia o traje branco da heroína) sofreu um acidente grave numa gravação em 1992 ficando tetraplégico, custando a saída do seu amigo Seiki Kurosaki (o nosso “cof, cof” Jaspion)??

E, mais recentemente, um dublê em Kamen Rider Build sofreu um acidente e veio a óbito?? Eu lhes pergunto: com TODOS esses exemplos que a gente sabe (fora os que a gente não sabe), vocês acham que a Toei seria boba o suficiente e iria arriscar a integridade física de seus atores em cenas de ação para satisfazer a soberba de um bando de marmanjo-hétero-brasileiro-de-40-anos?

Raciocinem comigo: vocês acham que eles iriam deixar de ganhar dinheiro arriscando perder suas “vitrines” (atores e atrizes de tokus que ajudam a vender seus brinquedos com a imagem) em acidentes que podiam ser evitados?? Acho que a resposta é óbvia, né??

Então, nesse ponto, a Toei fez muito bem em ter cuidado para que atores e atrizes fossem dispensados em cenas de ação. Por mais que a gente goste de ver nossos heróis batendo nos inimigos em trajes civis, para a segurança deles, é melhor assim!! Mas isso não entra no mérito da série ser boa ou ruim.

E podemos encontrar bons momentos em trajes civis de nossos heróis em séries atuais. Por exemplo, em Toqger tem um episódio no qual os heróis derrotam um exército inteiro dentro de um prédio destransformados! Isso eu nunca vi em Super Sentais antigos. Então, por favor, menos….

Outro ponto que quero lhes falar: estamos no meio de uma Pandemia mundial que está afetando muitos países e não é o momento para fazer troça com pessoas que foram contaminadas. E o pior, usando a sutileza e a suposta “proteção” de uma tela de rede social para “desejar a morte” de alguém só por não gostar de uma série.

A doença é letal. Está matando muitas pessoas pelo mundo e se você não gosta de determinada série ou filme, tudo bem! Você está no teu direito. Ninguém é obrigado a gostar de tudo que é lançado. Agora, aproveitar uma crise que está afetando todo o mundo e e destilar ódio gratuito contra o próximo por causa de sua soberba pessoal, soa como algo insano!

Cadê a empatia? Cadê o amor pelo próximo? Cadê a compaixão? Vocês não aprenderam NADA com seus heróis de infância? Vocês acham que ser herói é só destruir os monstros do dia? Cadê os valores de lealdade, amizade, honestidade, sinceridade, amor, fé, sabedoria, bondade, sacrifícios, entre outras virtudes?

Vocês acham que o teu herói de infância ficaria feliz vendo você fazendo troça com uma doença série e indiretamente desejando a morte de outro herói só porque você não gosta da série? Lamento informar, mas, tu NÃO serves para consumir tokusatsu.

Encerro esse texto aqui para dizer que estamos numa crise. Tokusatsu nos ensinou a sermos pessoas do bem, ajudando e fazendo sacrifícios pelo próximo. Não é hora de colocar nossos interesses pessoais acima dos outros.

O toku-fã já não é bem visto no meio geek-nerd e muitas pessoas, ao invés de ajudar a limpar a imagem, prejudicam ainda mais… Não queremos ser fiscais do que assistir e do quando assistir ou do que gostar e do que desgostar. Cada um é livre para tal.

Mas tenham consciência de como se portar diante dos outros, principalmente em redes sociais. Vocês estão muito grandinhos para precisarem de um estranho na internet vir lhes ensinar a se portarem numa rede social.

Agora, maneirem nos comentários e divirtam-se com nossas séries e filmes de tokusatsu japoneses que temos nesses mais de 65 anos de história. Mas, ao invés de apreciarem essas produções só para verem heróis chutando traseiros de monstros de borracha, tentem encarar essas maravilhas como uma escola que ensina virtudes e treinam a empatia.

Só assim passaremos a ser bem vistos. Até, lá concluo esse texto com uma frase da Vice no The King of Fighters 96: “Mesmo com a evolução, o homem não muda! O mal está nos humanos!”

Isso vale para toda vez em que vejo comentários como esse pela toku-net. CAPICCE??

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

7 Comments

7 Comments

  1. Daniel marcelino disse:

    Cara, que texto incrível! Ótima estreia meu amigo. Espero te ver comentar nos próximos cara. Abraços

  2. EJ disse:

    Você realmente tentou usar hetero como um demérito?serio isso?!

  3. rodrigo disse:

    belo texto

  4. Gokai Red disse:

    Só uma correção do bem claro, em Maskman em vários episódios inimigos eram vencidos pelos personagens sem o traje de transformação. Inimigos de peso claro. Os mais emblemáticos foram Akira derrotando uma ilha inteira sozinho e o monstro do dia sem o traje de transformação e a Keiko derrubando um monstro poderoso sem se transformar. E ambas as cenas foram com a participação mínima de dublês. Mas isso não anula o quão a matéria vem tocar em um assunto importante e necessário entre a fanbase.

  5. Sir Takoyaki disse:

    “Vocês sabiam que o dublê da ChangeMarmeid (caso vocês não sabem, era um homem que vestia o traje branco da heroína) sofreu um acidente grave numa gravação em 1992 ficando tetraplégico, custando a saída do seu amigo Seiki Kurosaki (o nosso “cof, cof” Jaspion)??”
    O ator que sofreu isso se chama Masaka Akata ele foi suit actor dos personagens Black Mask, Yellow Lion e Black turbo, e em uma entrevista ele disse que preferiu SAIR, não foi retirado, pela entrevista dada ele se rebelou contra o Sony Chiba que era representante da JAC,mas o motivo foi outro mas tem sim relação com Masaka Akata, cudado com que digita, pois a saida do Kurosaki foi algo relacionado a trabalho.
    Tirando esse pequeno erro eu concordo sim com seu texto (tirando outros erros sobre dubles e suit actors) faltou empatia em relação a esse evento.

  6. makoto disse:

    [b]O toku-fã já não é bem visto no meio geek-nerd e muitas pessoas, ao invés de ajudar a limpar a imagem, prejudicam ainda mais…[/b]
    Ué geeks e nerds não são a mesma coisa e geeks também são extremistas, e brasileiro de modo quase geral é mesmo ignorante por isso nem me surpreendi com o texto.

  7. LaZoo disse:

    Tudo bem, mas que kirameiger é ruim pra KCT isso é…
    Mas espero que o ryo se recupere logo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad