Menu

Rebuild of Evangelion 3.0 You Can (Not) Redo [Review]

Júlio Ashram 10 anos ago 9 93

Trupe, demorou mas saiu a solicitada resenha sobre o último filme lançado da franquia Rebuild.

Vamos analisar o terceiro capítulo deste projeto que já vem sendo lançado desde 2007 pelo estúdio Khara (Zetman, Ghost In The Shell- série TV). Contando com direção do mestre Hideaki Anno novamente, trilha sonora bem executada, as clássicas cenas de ação e uma dublagem excepcional como sempre!

evangelion 03
Alguns anos atrás, Hideaki Anno se propôs a fazer uma releitura do universo de Neo Genesis Evangelion. Ficamos empolgados, mas ao mesmo tempo receosos e começamos a pensar se realmente era necessário fazer esse tipo de coisa com essa obra tão cultuada no mundo inteiro.

Tendo lançado três filmes até o momento, o próprio Amano disse que a quarta e última produção será totalmente inédita e com um novo desfecho. Os dois últimos filmes Rebuild of Evangelion 1.1 You Are (Not) Alone e Rebuild of Evangelion 2.2 You Can (Not) Advance são praticamente iguais ao anime lançado na década de 90 e somente o final do segundo surpreende por ser algo ainda não visto.

Rebuild of Evangelion 3.0 You Can (Not) Redo começa com uma belíssima introdução mostrando o que aconteceu após Shinji desencadear o que seria quase um terceiro impacto (falarei disso ao longo do texto). Na cena seguinte vemos Asuka e Mari travando uma batalha épica no espaço e tentando salvar Shinji de um anjo. A cena é excelente e é uma das melhores batalhas do filme.

evangelion07
Shinji então acorda em uma sala com alguns oficiais armados e uma estranha garota que faz algumas perguntas a ele. A moça é Sakura Suzuhara irmã de Touji, seu amigo de escola que agora está crescida. O jovem cheio de dúvidas se levanta e é apresentando à tripulação da base Wille sob o comando da coronel Misato Katsuragi, que não se importa ao ver Shinji “recuperado” e o trata com desprezo o tempo todo.

O protagonista então descobre que passou 14 anos desde o último “incidente” e nesse tempo todo que ele passou hibernado, muita coisa havia mudado. Asuka, após retornar de uma missão, se depara com Shinji e lhe “cumprimenta” com aquele jeito arrogante de sempre, porém ela ainda é uma criança e apenas seus olhos remetem o passar dos anos. Ao ser questionada por Shinji sobre o que houve com seu corpo não amadurecido, ela diz se tratar da maldição de pilotar um Eva. Após receber uma espécie de coleira explosiva que o impede de pilotar, Shinji é resgatado por Rei Ayanami que está em um Eva para surpresa dele.

Evangelion-3.0-Asuka-Shinji
É inegável a mudança drástica de Evangelion já neste segundo ato, até mesmo as personalidades de quase todos personagens foram alteradas e talvez a mais drástica seja de Katuragi. Se na série de TV ela sempre ficou do lado da Nerv e veio a descobrir que foi enganada por muito tempo e que não sabia dos planos secretos, aqui ela se mostra fria, impiedosa e com intuito de destruí-la.

Ritsuko, que fazia o serviço sujo para Gendo Ikari, aqui se mostra o braço direito de Katuragi. Agora, o que chega irritar nessa parte, é o fato de Katsuragi não explicar quase nada a Shinji e tratá-lo tão mal, sem nem levar em conta que ele já salvou a humanidade várias vezes pilotando o Eva. Se nos primeiros filmes ela agia como uma espécie de tutora, aqui o despreza com afinco causando até frustração, já que ninguém responde às perguntas do garoto. Por outro lado, Shinji mais uma vez mergulhado em dúvidas e sobre sua existência, nos faz lembrar dele na série. Em suma, ele não mudou em nada.

Nesse filme, Kaworo Nagisa (que também é um anjo) tem uma participação bem mais centrada. O relacionamento dele com Shinji é mais bem desenvolvido do que na série, o tornando ainda mais interessante. Confesso que no inicio do filme pensava que Shinji estava vivendo em um sonho ou em um mundo paralelo, mas realmente toda essa mudança aconteceu.

Untitled-2
O herói começa a se martirizar (novamente) por ter causado esse quase terceiro impacto mas ao mesmo tempo não se arrepende de ter salvo Rei. E, falando em Rei Ayanami, Shinji descobre, por meio de Fuyutsuki, que ela é um clone de sua falecida mãe. A conversa entre os dois é tensa e narrada por uma linguagem visual belíssima deles jogando Shogi.

Foi alterada também a forma como a mãe de Shinji, Yui Ayanami Ikari, morreu. Ela se fundiu com o Eva enquanto fazia um teste para aperfeiçoa-lo. Ele agora está tentando se redimir (embora não se arrependa de ter salvo Rei, vai entender!!) Kaworo e Shinji partem para refazer o mundo. Nesse momento, chega Asuka e Mari tentando impedir que eles cumpram essa missão. Kaworo começa a pensar em deixar Shinji lutar sozinho contra elas.

evangelion05
Vale ressaltar que nesse episódio da saga Rebuild, Asuka só faz papel de porradeira, apenas aparece em cenas de ação, não acrescentando muito para a trama. Dessa vez Shinji, sem dúvidas em seu coração, faz o que acha certo, mas causando outra consequência (assista pois não irei revelar aqui!)

Esse filme é uma repaginação de toda série e os fãs mais saudosistas irão estranhar essa nova narrativa, porém, ela pode ser apreciada ao ser vista como um outro ponto de vista de Evangelion. A maioria dos personagens com personalidades diferentes, a abordagem da trama centrada na destruição que Shinji causou, a While quer destruir a Nerv a todo custo. Claro, algumas coisas se mantém, mas não se pode negar que o criador quis ser ousado e dar novos rumos a essa franquia que nos encanta a tantos anos.

Evangelion.3.0.Theatrical.Booklet.full.1344630
Rebuild of Evangelion 3.0 You Can (Not) Redo é criativo, ousado, diferente e nos faz refletir sobre o que virá no quarto episódio programado para o final de 2014. Ainda há inúmeras citações de religião, conceitos filosóficos e comportamento do ser humano. Há muita coisa que fica no ar, mas, se tratando de Evangelion, é normal pois a lógica nunca foi o forte dessa obra.

Um bom filme, mas não o melhor da franquia e não porque seja diferente e sim pela trama não envolver tanto como os dois anteriores que, mesmo sendo resumos da série, se mostraram brilhantes tanto em enredo com nas cenas de ação fantásticas. Se você é saudosista e acha que Evangelion é uma obra intocável, fique longe desse filme! Agora, se você quer conhecer outro mundo de Evangelion, embarque nessa aventura.

E você o que achou? Deixe seu comentário e suas teorias no site.

– Advertisement – BuzzMag Ad
9 Comments

9 Comments

  1. leroy disse:

    Evangelion sempre foi um anime fantástico, essa nova série é bem diferente mas to gostando, espero que proximo filme seja mais fiel.

  2. Danilo Mortari disse:

    Quando assisti achava q ele tava numa ilusão e q os outro estavam tentando tira-lo do EVA

  3. Júlio Ashram disse:

    Excelente amigo Danilo, taí uma coisa que seria muito foda caso acontecesse, shinji perdido meio a uma ilusao e todos tentando tira-lo de lá, gostei mesmo. Poderiam usar esse argumento no 4º filme da serie

  4. EDUARDO disse:

    muto bom o 3.0 e quando sai o filme 4.0 que encerra de vez o anme em realçao ao cinema?
    estava previsto para o fim deste ano masss pelo visto isso ñ deve acontecer msm agora neste fi mde 2012 infelizmente…

  5. Eu aguardei ansiosamente esse novo episodio da serie,gostei muito de tudo.Nagisa sempre impécavel.E não,não achei que fosse uma ilusão ou algo assim,engraçado como isso acontece desde a serie clássica onde muitos levantaram a hipótese,vem só,de que aquele final(shinji em um anfri-teatro),como se fosse um bastidores de um show,como se tudo não passasse de uma encenação.Ansioso para a nova fase que estar por vir na serie,afinal no 2.22 resulto um novo dispertar.Aposto que esse será focado na Sr.misato e o próprio capitão ikari(que aparece no trailer final de 2.22 as nem deu as caras direito no 3.0).

  6. Júlio Ashram disse:

    Sim amigo Eduardo, o último será 4.44 que segundo o criador está previsto para final de 2014 mas se tratando de evangelion pode ser adiantado ou entao atrasado como aconteceu com os tres filmes até agora.

  7. EDUARDO disse:

    blz pela informação Júlio Ashram
    eu só ñ lembro aonde que eu vi em outubro de 2012 que o filme do evangelion 4.0 ia sair no fim de 2013 mas se ficou para o fim de 2014 blz msm masss ach oque é bem capaz de ficar pra 2015 msm pois a histporia passa naquele ano msm e ñ duvido que o hiavo de 2013 e 2014 fique pra 2015 msm
    é esperar para ver msm

  8. jonas disse:

    o ruim desse filme e que ele joga muita coisa e você tem que teoriza,fiquei perdido certos momentos claro que não quero nada mastigado pois fica teorizando e o barato de Eva,nas podia se um pouco mais palpável,e espera o ultimo pra ver se as pontas se amarram

  9. Dátolo disse:

    Estou acreditando que Evangelion Rebuild está caminhando para a redenção de Shinji.
    Acredito em Anno tem usado além de inúmeras referências do anime Nádia (Rebuild 3.0 virou quase um remake), Kare Kano e Gunbuster, ele se valeu de inúmeras referências do livro “Desespero humano” de Soren Kierkegaard.
    Se na série Neon Genesis Evangelion ele mostrou basicamente as várias formas de desespero humano em seus personagens, em Evangelion rebuild o vemos tratar do desespero do pecado e sua redenção.
    Em Rebuild 2.22 vemos Asuka, Rei e Shinji em formas atenuadas de seu desespero, ameaçando até uma reconciliação entre os três, do três se entenderem. Mas tudo se desarranjou e por fim Shinji agindo como diria Kierkegaard como o homem “espontâneo”, sem a devida refexão, ele provocou o terceiro impacto. Que fora impedido de continuar por Kaworu Nagisa.
    No rebuild 3.33, Shinji é resgatado pela Willie (dissidentes da Nerv) e em um ambiente hostil, ele é considerado culpado pela destruição e morte no mundo. Ele acaba resgatado por Rei e levado a Nerv. Em plena Nerv ele toma em uma conversa com Kaowru Nagisa, ele tomou ciência dos fatos. Ele nega que pecou, que não sabia das consequências de seus atos. Segundo Soren, para Sócrates você jamais pecaria por um ato que você ignora que seja errado. mas Kaowru diz que ainda sim ele está em pecado, não é uma negação, ma suma posição e o que ele fez foi devastar o mundo então estaria em pecado.
    Shinji começa a se abrir com ele e Kaowru simbolizando a Cristo e tirando o dispositivo do pescoço de Shinji, ele assumiu seu pecado. Shinji se abriu e aceitou a remissão de seus pecados.
    Quando ele acha que vai desfazer tudo, kaworu o coloca a par da natureza de seus atos, que destruiria de vez a humanidade, pede para Shinji parar, mas Shinji se nega. Asuka e Mari pedem para ele parar e as ajudar. Mas ele não faz nada. Ele caiu em pecado e em posição ainda mais grave, porque ele se isolou de qualquer ajuda, quando foi avisado. Ele não só comete pecado, mas se encastelou ali. Quando ele caiu catatônico, parece os imbolo de isolamento dele total e ele não querendo ser salvol. Shinji se afunda no pecado vez.
    Mas o Rebuild 4.44 (talvez continuação do remake Evangelion/Nadia), acredito ele não tentará se isolar e agir de maneira fechada, mas será aberto a humanidade, ele depois de uma batalha interna passará a confiar nas pessoas e aceitar ajuda para desfazer tudo o que fez. Na última parte de “Desespero Humano”, que trata do amor e se abrir, Shinji deve se tornar mais aberto e honesto consigo, superando todos os seus traumas e desfazendo o que fez e isso deve ser feito com o apoio de Asuka.
    Como em Nadia, a travessia do deserto deve simbolizar o arco da ilha e ali ambos se entenderem e abrir caminho para Shinji obter a redenção.
    Para Shinji crescer e superar seus traumas, se tornando ele mesmo, ele tem de se abrir aos outros, se tornando honesto com ele mesmo e confiando nos outros.
    Ele vai passar por uma enorme auto-reflexão, enfrentar sua angustia e ai estar pronto para se abrir e vencer seus demônios do passado e com a Willie, vencer a Nerv, redimindo de seus pecados.
    O Evangelion 4.0 vai ser explicado tudo, Shinji ficará a par de tudo e veremos um final á lá Nadia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad