Menu

Quando o saudosismo fala mais alto

Mozart 12 anos ago 42 72

Estamos em uma época mais privilegiada do que a dos nossos pais em determinados aspectos. Podemos ficar na frente do computador e por meio de pesquisas rápidas, conseguir encontrar coisas de todos os tipos como séries, filmes, músicas, jogos.

Também temos em nossas mãos a possibilidade de encontrar aquele seriado antigo que assistimos quando éramos crianças. Por exemplo, temos condições de achar os heróis da extinta Manchete, como Changeman, Jaspion e Kamen Rider Black (agora as viúvas arrepiaram). Mas, para quê ficar remoendo o passado? Para quê ficar apenas assistindo a séries antigas?

Muitos fãs de tokusatsu elegem as séries antigas como as melhores de suas vidas, o que é um erro, um tremendo erro! Não vou dizer que todas as séries antigas são piores, longe de mim dizer isso, mas não estão nesse altar como muitos dizem.

Um dia, conversando com um amigo que se tornou meu amigo por causa do gosto em comum pelas séries japonesas, ele me disse que descobriu que não é fã de tokusatsu. Levei um susto quando ele me disse isso! Foi então que ele continuou, dizendo que descobriu que não era fã de tokusatsu e sim da geração Manchete. Ele disse que não tem paciência para assistir séries novas que só se diverte com a nostalgia.

Prestou atenção na palavra que ele usou? “Nostalgia”. As séries antigas causam em você pura e clara nostalgia, elas podem não ser tão boas quanto você pensa e nem tão bem estruturadas como você acha, elas têm falhas, é simples.

Quer fazer um teste? Pegue uma série antiga que você acha um máximo, desligue o botão do saudosismo e da nostalgia, tente entender o roteiro e procure falhas. Não falhas de efeitos especiais e sim no roteiro e no desenrolar da história. Aí sim, você pode pontuar se a série é mesmo boa.

Eu adoro alguns tokusatsus da época da Manchete como Cybercops, que pra mim é o melhor de todos em questão de trama. Não existem pontas soltas no roteiro, algo que acontece no primeiro episódio atrapalha e repercute no meio e no final.

Flashman é o meu sentai favorito dos que foram exibidos no Brasil e possui muitas falhas, mas, do meio para o final, a série fica emocionante, diferentemente da sua irmã mais velha, Changeman, que eu acho um saco de assistir.

Muitos me conhecem por sempre falar mal e brincar com as viúvas do Black. Vocês acham mesmo que eu odeio Kamen Rider Black tanto assim? Claro que não! Acho uma série divertida e interessante, entretanto esse saudosismo das viúvas de dizerem que ele é o melhor Kamen Rider me fez tomar ódio da cara dele, não consigo olhar, nem mesmo imaginar e se ele aparece eu penso, “Que saco, apareceu esse chato!”

Essas viúvas são assim porque não assistem mais nada além de Black. Podemos comparar essas pessoas aos otakus que acabaram de desmamar e só assistem, Naruto, Bleach e Death Note. Na boa, para mim não há diferença nenhuma entre os dois.

Existem atualmente séries espetaculares e ótimas, como W, OOO, Go-Busters e Fourze e também tokusatsus que já podemos considerar “antigos” como Blade, Faiz, Garo, Den-O e Gekiranger. O maior problema do saudosista é colocar enormes barreiras em uma nova série.

Vamos para mais um exemplo, desta vez com Fourze. Os comentários que ouço são do tipo “Nossa ele é feio” (sim é feio), “Ele é um estudante” (qual o problema nisso? Peter Parker não era estudante?), entre outros… São várias desculpas, todas para criar obstáculos e não assistir, o que deixa a fama de “eu sou o fã chato e seletivo”. Porcaria nenhuma! Você é um saudosista nostálgico.

Outro exemplo de tipo de fã são aqueles que assistiram a Gokaiger e colocam os piratas no topo como o melhor sentai. A série foi um sucesso apenas por ter a participação dos heróis antigos, aposto que se a produção fosse só dos Gokaiger, sem usar poder de sentais do passado ou o aparecimento deles, seria considerada uma série sfraca.

Chegou Go-Buster com uma temática de rescue heroes que está me cativando a cada episódio. Muitos dizem que é ruim, que não chega aos pés de Gokaiger. Mentira, arrisco dizer que é até melhor!

O importante é você consumir tudo e saber fazer uma crítica com embasamento. Saber se realmente é bom e por que é. Se for ruim, saiba apontar os pontos negativos sem comparar a produção com outra.

É muito importante você tirar do rosto a viseira de cavalo que não te deixa olhar pros lados! A Manchete acabou, não adianta viver no passado, isso não vai te deixar nem melhor nem pior, mas a emissora terminou suas atividades e isso abre o caminho para você procurar novas produções para se divertir!

Curta o tokusatsu, curta com vontade e seja feliz nesse universo dos heróis da terra do sol nascente!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

42 Comments

42 Comments

  1. @Heitordealmeida disse:

    Eu sou que nem o cara do texto ai. Eu sou da geração Manchete e nunca escondi isso. Por isso o Black é o melhor pra mim, eu nunca assisti outro mesmo… Eu até tentei, mas não consigo. Não tenho paciência, sério. Só voltei assistir tokusatsus no geral por causa de Gokaiger e nem quis saber se seria bom ou ruim, assisti porque achei que era divertido, do mesmo modo que assisti Akibarangers.
    Estou, com algum esforço, acompanhando Go Busters mais pra não perder o costume, embora eu não ache tão bom nem tão ruim. Mas a verdade é que o que me move, não só nesse assunto mas em vários outros, é a nostalgia e desde que eu me divirta, pra mim tudo bem…

  2. Bruno Malta disse:

    Excelente texto do Mozart. Eu particularmente sou fão de Kamen Rider, vejo sentai mas amo mesmo os Riders. Eu, como ele, sempre zoamos o Black mas ao contrário dele, eu realmente odeio o Black. É um seriado cheio de episódio filler, tramas canhestras, uma enrolação do caramba pra surgir o irmão dele e aquele carro ridículo. Não vou nem falar do episódio da ressurreição e tal para não colocar muitos palavrões aqui.
    Ai me seguem com aquela abominação chamada RX. Aquele seriado é péssimo do começo ao fim.
    Por mais que as viúvas digam que os riders da era Showa eram os melhores e tal, eu não tenho como concordar. Alguns eram legais claro e sem eles não teriamos os riders atuais. Para mim a coisa começa mesmo no Kuuga que tem traços do Showa e os primeiros traços da era Heisei. Não é um seriado perfeito (O Kuuga aparece muito pouco) mas em termos de ação e vilões é um dos melhores. Apartir daí os riders só foram evoluindo (e talvez involuindo em alguns casos). Hoje é um tempo muito melhor para ser fã de Toku e o seriados refletem isso.
    E só para constar W e Den O são de fato os dois melhores riders, não tem como negar.

  3. Ed Carlo disse:

    “Saudosismo = velhice kkk, mais tirando essa piada ruim, de fato muitos fãs de tokusatsu deixam de ver os mais novos e acabam sempre retornando aos antigos, não os culpo, o que vem me incomodando desde mais ou menos o Kamen rider Kabuto, são as escolhas dos protagonistas das series, pra falar no portugues claro, protagonistas estão ficando cada vez com mais pinta de moleques, e isso, ao menos pra mim, passa menos credibilidade a um personagem, peguemos como exemplo Cybercops (meu tokusatsu favorito das antigas), eles também são jovens, mais sem o esteriótipo de moleques “remelentos” e hoje em dia “metrosexuais”, sim isso me incomoda também, pegue Gyaban como exemplo, um ator maduro e que passa credibilidade de herói, Jetman, um sentai muito bom, que tem personagens maravilhosos, se recorrer a atores com calças “tomara que fod***” e trejeitos muitas vezes irritantes, claro podem me chamar de preconceituoso, não ligo, mais é só comparar os protagonistas do goseiger, com o do gokaiger por exemplo, qual deles passa mais credibilidade?Quanto as viuvas do black, não sou uma delas, mais comparando também os protagonistas, peguemos pro exemplo o Eiji do OOO, não me entendam mal, curto pacas o OOO, mais a filosofia da cueca do dia seguiknte é ridicula, não importa quantos argumentod vocês tenham contra para defende-la, ao menos até o Kamen Rider 555 (the fuc**** best), os personagens não eram jovens esteriotipados como extras de series como Glee….posso ter fugido um pouco do foco aqui, mais se o assunto é saudosismo, algo no passado ainda continua melhor do que o apresentado hoje!!!”

  4. Antonio Torres disse:

    Cara, concordo que o quesito saudosismo pesa um pouco em favor de algumas séries do passado, mas, na minha opinião, poucas são as séries atuais que alcançam o nível de excelência dos programas que passaram na Manchete. Gosto bastante de todos os sentais antigos que passaram aqui, em especial de Flashman, e acho todos melhores que Go Busters e porcarias como Go-Onger e Goseiger. Gokaiger é a melhor dos últimos tempos junto com Shinkenger, e tenho certeza que seria ótima mesmo sem a homenagem prestada às séries anteriores. No quesito Kamen Riders, a disparidade é ainda maior, já que séries como Fourze e Decade não conseguem nem ser melhores que RX. Gostei de Agito, W e OOO, mas Black ainda é top para mim e para a grande maioria dos fãs de tokusatsu.

  5. Todos defendem os tokus da Manchete, mas acredito que se os tokus de hoje tivessem passados naquela época e Black passasse hoje, duvido que teriam tantos fãs que ficam “cegos” as vezes pelo fato do “saudosismo” exagerado.

  6. @Heitordealmeida disse:

    Raphal, eu sei lá, cara. Eu acho que se pegasse o pior KR da era atual e trocasse de lugar com o Black eu gostaria dele e nem daria bola pro Black. Pessoas mudam. Gostos mudam. E nem todas continuam a gostar das mesmas coisa. Não que “esse” ou “aquele” seja bom ou ruim. Só não tem a mesma graça. E pra algumas o saudosismo é muito mais legal e interessante que um cabelo ridículo e um foguete no braço.

  7. Fire disse:

    Ótimo texto, Mozart.

    Concordo com tudo que você diz e acrescento: nós aqui do Senpuu honramos o passado e claro reconhecemos a importância do passado do tokusatsu.Da mesma forma que temos a mente aberta o suficiente para entendermos e aproveitarmos todas as novidades desse universo.Dica: quem é saudosista está deixando de aproveitar tokusatsus que talvez te deixem com o mesmo sentimento que esses deixaram em você vinte anos atrás!

  8. Bruno Malta disse:

    Opa, me tira dessa. Eu não defendo os tokus da época da Manchete não. Eles tiveram seu tempo e hoje não passam de naftalina. E Ed Carlo, sim, você está sendo preconceituoso. E Fourze dá de mil a zero no RX.

  9. Patrine disse:

    Mas aí é que está o “preconceito” que o Mozart abordou no texto, Heitor!

    Cabelo ridículo em qual contexto? É só a gente ver como alguns jovens no Japão se vestem, andam, falam, usam penteados e cores nos cabelos…

    O foguete na mão é um problema porquê? A série tem temática espacial!

    Tenho 99% de certeza que você já falou ou mostrou Kamen Riders antigos pra alguma pessoa que não conhece tokusatsu e ela soltou um: “nossa, parece um inseto, que ridículo!”

    E aí eu levanto mais um questionamento: ao criticar uma série comparando ela com outra ou porque ela tem as características X ou Y, a gente não age igual às pessoas que riem dos tokusatsus sem ao menos se darem ao trabalho de entender o conceito e o contexto? O_o

  10. Wolf disse:

    Só uma dica turminha do Senpuu, vamo mudar a fita. Ok que vocês não gostam de Black/RX (eu mesmo nunca vi nenhum dos dois), mas vocês já falaram isso pra caramba em vários podcast’s e foi algo que já ficou bem claro, é que eu gosto de vir no Senpuu não pra ver vocês falando milhões de vezes que não gostam do Black, e sim pra ver o conteúdo diferenciado (que pelo menos eu acho) que vocês demonstram ter, abraços!

  11. Ed Carlo disse:

    “@Bruno Malta, como eu disse, não ligo, se é preconceito não curtir personagens esteriotopados até o talo que são alienados a ponto de serem chatissimos em seus papeis, RX foi uma mal exemplo por sua parte, pois a serie é fraquinha mesmo, não posso contestar sobre o Fourze, pois não o assisti, pois a impressão que a serie me deixou, foi de que os roteiristas priorizaram situações comicas e inocentemente bobas, DEMAIS, a construirem algo que empolgasse, mais essa é minha impressão, não assisti e quem sabe um dia o farei, mais se vc tivesse citado o 555 como exemplo, o caldo iria engrossar :p, prefiro um protagonista como o Saejima kouga do Garo, que é uma puta séria, mesmo a serie sendo dramatica a esmo, beirando o desnecessario, o visu Kuabara do protagonista do Fourze, e a ambientação, “malhação” me distanciaram da serie, pois tudo pareceu artificial e superficial demais, mesmo pra uma serie ficticia!”

  12. Patrine disse:

    Wolf, o texto foi muito além da redução “não gostamos do Black e do RX”, na minha opinião. E os posts diferenciados nunca deixarão de existir, assim como os temas abordados no SenpuuCast!

  13. Sandroluc disse:

    Concordo em partes, também sou do tempo da Manchete, vivencie toda aquela época maravilhosa onde nos foi apresentado esse mundo único dos Heróis japoneses. É muito difícil dialogar com Manchetistas Saudosista, por que para eles tudo daquela época é o Bom.

    O Black, apesar de ter um formato quase insuportável para os padrões de hoje, ele conta com uma história muito bem feita, mesmo com os fails de coisas como o piá, e o monstro da semana, muitos episódios avulsos, ele tem um enredo sombrio, personagens marcantes, e isso e outas coisas mais faz dele um dos melhores Riders, desbancando muitos da própria Era Hisei.

    Não há problema algum o Peter Parker ser um estudante, mas um Rider sim, Há muitas diferença entre eles, que favorece as história do Homem Aranha, e desfavorece história de um Rider (comparação infeliz essa). Gentarou lutando com um bando de gente atrás dele, pra servir de alvo para os inimigos, é só o começo.

    Bazoo pelo menos tinha uma justificativa, pra não atacar os Changeman, e o La Deus? O que assegurava ele no trono, cola bond?

    A Ahames acabou o Super Poder, legal de boa. Mas e a Nefer e o Vandar, se transformaram pra que?
    Os Flashman tem uns dos Upgrades mais inúteis da história Sentai.

    Eu sou saudosista também, mas não deixo isso atrapalhar, e me impedir de apreciar coisas novas, e melhores.

  14. Não achei o texto voltado ao Black, ta bem ampla a discussão. Enfim

  15. SaintZimmer disse:

    Nossa, muito bom esse texto concordo com praticamente tudo que foi dito sobre riders e sentais, fica mesmo difícil se soltar das amarras das “maravilhosas” series antigas da falecida manchete, eu tenho 25 anos é curti muito essa época que foi sim muito boa naquele momento naquela realidade que eu tinha, mas hoje eu me renovei eu mudei minha linha de pensamento meus gostos minha opinião, por que meus heróis não podem evoluir junto comigo?

  16. @Heitordealmeida disse:

    Patrine, Ok, meu exemplo não foi exatamente dos melhores e nem sei nada sobre como os jovens do Japão andam se vestindo ultimamente. Eu provavelmente não estou conseguindo passar direito o que eu penso. Sobre o Fourze e o foguete no braço, não é o fato de ser foguete, eu só achei aquele treco daquele tamanho não deveria ser algo exatamente pratico. Mas vai saber… Ele é Rider e eu não! (Bwahauahau!) Quanto a falar mal do Black, por mim tudo bem. Eu falo mal dele! Sou um dos primeiros e acho bastante divertido! Existe sim muita gente bitolada do tipo “Criticou o que eu gosto eu te dou Block na vida!” (Sim, conheço alguém que falou isso) e existe gente que pensa parecido comigo, para quem os Tokusatsus antigos são mais como olhar um albúm de fotos, relembrar a infância e dizer “Nossa! Lembra disso?”. Pelo menos no meu caso, não é que eu ignore os novos ou não assista eles por saudosismo, a verdade é que não assisto nenhum, em parte por preguiça e em parte porque eu não sinto vontade. Como o Fire bem disse, eu provavelmente estou perdendo a chance de criar um saudosismo com uma série nova, mas ai é outra coisa. Por fim, seu questionamento final é valido e faz bastante sentido.

  17. @Heitordealmeida disse:

    Então, exemplificando, quando eu vejo o Black eu não lembro DO Black em si, mas sim daquela época de criança onde eu assistia e brincava na rua de Kamen Rider. Já hoje em dia eu não lembro de nada porque o álcool me faz esquecer…

  18. Wolf disse:

    Pois eu acho.

    E eu acho que tô bem no direito deu achar o que eu quiser 😀

  19. EURICO disse:

    poxa vida que stress!! ao meu entender assistir tokusastu e pura diversâo ! eu sou da geraçâo manchete; aliàs ja assistia antes ultraman , ultraseven , spectreman e ate hoje assisto as novas produçôes na boa!! tanto na epoca da manchete como nos dias atuais tem series boas e ruins!! no caso do saudosismo pra quem vive nâo ruim nâo , e uma coisa particular, assistir jaspion ,jyraya ,gavan num dia de folga tranquilo è otimo.Porem estar sempre atualizado e importante!!

  20. Patrine disse:

    Todos nós temos o direito de acharmos o que quisermos, Wolf, ninguém disse o contrário!

    Mais uma vez eu digo que esse espaço é exatamente isso, para que as pessoas exponham suas ideias e conversem sobre tokusatsu 🙂

  21. Patrine disse:

    Sem stress, EURICO! Sâo só reflexões e discussões de ideias!

    Valeu pelo comentário ^^

  22. @Heitordealmeida disse:

    Eu ainda acho que o problema das pessoas é se importar demais com as coisas.
    Véi, na boa… leva na boa…

  23. Bruno Malta disse:

    Só para complementar, os protagonistas de fato são reflexos de como o jovem japonês se vestem e o que eles consideram “cool”. Eu pessoalmente gosto muito e já me inspirei no guarda roupas de vários deles, em particular do Ankh e ficou legal, pessoal achou diferente e eu gostei.

  24. EDUARDO disse:

    MUITO BOM O TEXTO E SEMPRE ACHEI O KAMEN RIDER BLACK SUPERIOR AO KAMEN RIDER BLACK RX MASSSS TO FALANDO DOS 2 PQ AMBOS FORAM EXIBIDOS AQUI NO BRASIL MASSSS O DOS QUE EU VI (NA ERA DA INTENET), O QUE EU MAIS GOSTEI FOI KAMEN RIDER KUUGA DISPARADAMENTE.

  25. Sandroluc disse:

    Também achei muito fod@ o estilo do Ankh, se eu fosse mais novo também ia mandar ver.

    Uma das coisas que eu mais detesto nos Sentais de hoje, são os Mechas, eles ficam colocando tanta coisa, que os caras lá dentro não conseguem nem se mexer direito.

    Por outro lado, aquele clichê dos vilões serem praticamente intocáveis na década de 80, era um porre.

    Algumas coisas melhoram, outras pioram/

    E Frouze, só não consegue ser pior que Decade rsrs

  26. King Form disse:

    Boa tarde pessoal!

    Gostei bastante do post.

    Sensacional.

    Sim, eu gosto demais dos heróis dos tempos da Manchete, nostalgia pura.

    Foi ali que eu aprendi a gostar dos guerreiros japoneses e toda a cultura.

    Busquei ver o máximo possível e tenho hoje guardado dvds e outras lembranças.

    O tempo passou e continuei acompanhando.Sou fã de Kamen Rider talvez um pouco mais do que os Super Sentai.

    Confesso que ainda não vi todas as séries, mas cada Rider, tanto de uma Era quanto de outra são únicos. Eu gosto demais do Black, do Agito, do Faiz, do Blade, do Kabuto, do Decade.Preciso assitir as novas séries, que devido ao trabalho e outras responsabilidades, ainda nao tive tempo.

    Minha opinião é que a base para gostar do Tokusatu todos temos, é só querer. Mesmo quando criança, poxa, eu assistia Spectraman…achava o máximo e ainda acho. Era muito ruim o efeito, sim, mas tinha uma história bacana.

    Dou um conselho para todos: tentem assistir, vejam como é o protagonista, os golpes, tudo que envolve. Tudo é divertimento.Ai depois tirem suas conclusoes. Dos proprios Riders, houve séries que eu nao gostei tanto, como o Ryuki.Mas estava lá, assisti, houve momentos interessantes, outros nem tanto.

    Mas vale a pena. Abraço a todos.

  27. Bruno Malta disse:

    Eu comecei esse Ryuki agora a pouco. Ele melhora? Pois os 3 primeiros episódios foram horríveis. Acho que é o pior opening de todos os riders que já vi. “de” feitos especiais feios, história estranha e lutas mal feitas. O monstro aranha tb muito ruim. Ai o “Sword vent” eles me repetem a mesma cena nos 3 episódios (A MESMA CENA) sem nem mudar o ângulo ou algo assim. Na luta entre o Knight e o Ryuki o cara toma 3 socos só que eles tiveram a coragem de repetir O MESMO soco 3 vezes…o que é isso…Toku dos anos 80?

  28. paulo disse:

    keep calm and henshin

  29. Ultra J disse:

    Sem querer ofender e com todo o respeito que o Mozart merece, eu acho a atitude dele em direcionar o seu incômodo pelas viúvas do Black para o Black, uma atitude infântil, é algo insensato como chegar em casa nervoso com algo que aconteceu na rua e dar uma bica no cachorro de estimação, para descontar no coitado a raiva que passou fora de casa.

    O KR Black, é o responsável por muitos brasileiros conhecerem esse gênero de tokusatsu além de ter o protagonista mais gato de toku da época :D, caso contrario o pessoal apenas conheceriam metal hero, super sentai, ultraman, other hero etc…

    O fato é que o Black acabou se tornando, “sem querer querendo” um persongem ”poligâmico” deixando no brasil uma legião de viúvas caolhas que até hoje não tem olhos para outro rider a não ser para o famoso Black!

    Até quem gosta dos tokus atuais já sentiu uma resistência em assisti-los, quem não ficou com o pé atrás no início de W, quando viu que o protagonista precisava se unir a uma figura afeminada para se transformar ? ou em 000 quando ele golpeava os vilões e deles saiam medalhas infântilizando a cena, ou com os ”brinquedos” do Fourze como o pegador gigante?.

    Mas como a Patrine disse, quando procuramos entender o conceito o contexto tudo faz sentido, mas não é todo mundo que tem a mente aberta, uma vez eu apresentei o filme do KR the first e the next a uma pessoa que disse: que feio parece uma formiga! eu prefiro assistir Dragon Ball!, porque ele é fanatico pelo Dragon Ball, e não é por causa disso que vou achar que esse anime é coisa de moleque tonto ou vou ficar com raiva dele, o fato é que tem muito moleque tonto que gosta desse anime mas não gosta de toku^^.

    Esse video é dos Cybercops no programa do Gugu no Domingo legal!

    http://www.youtube.com/watch?v=i07bM0yEdyg&list=PL96263CF1A483017B&index=72&feature=plpp_video

  30. DEKABARUERI disse:

    SABADÃO, na minha confortavél poltrona, do lado direito minha taça de vinho e do lado esquerdo petiscos, ligo a Tv de 42 Polegadas pontualmente ás 18 e 30 e assisto os meus Dvds de Tokusatsu, seja ela, antiga Ou nova. Não tem essa de ficar só no saudosismo, procure saber mais que tem coisa nova por ai de tokusatsu, eu fiquei até bravo com um dos integrantes do Pipoca e Nanquim sobre o Tema de Tokusatsu, ele disse que mesmo nos dias de hoje ficou tudo a mesma porcaria dos anos 70 e 80, nada evolui. Dei uma bronca e sendo construtivo,alias, foi muito mal explorado o tema, mesmo assim, tem séries de 2000 pra cá que são otimas e tem gente que é preguiçosa e não pesquisa o que quer assistir e desse jeito fica americanoide(Power Rangers) também e ser viuvinha do Black. rsrsrs

  31. Bruno Malta disse:

    Esse papo do Black ser responsável por apresentar gênero do Toku e tal é balela…já tinha passado diversos tokus antes dele por aqui. E quanto ao W, eu não fiquei com o pá atrás não, gostei desde o primeiro episódio, assim como o Fourze

  32. @Heitordealmeida disse:

    @BrunoMalta Viúva do W

  33. Ultra J disse:

    Bruno Malta você só esqueceu de dizer quais foram, e onde passaram, se vc disser vai ganhar um presente de natal 😀

  34. Dark_schneider disse:

    O melhor Kamen Rider é o Ichigo, seguido do V3.

    Acho que existem uns 5 ou 6 kamen riders classicos melhores que o Black.

  35. Gustavo YR disse:

    bom,eu tenho 14 anos ,e gosto de tokusatsu, mesmo que o unico que eu tenha assistido na tv mesmo tenha sido power rangers, e naquela epoca eu nem gostava de tokusatsu (a proposito pw samurai eh uma grande merda). Eu nunca assisti ultraman e ultraseven quando passava na tv obviamente, porem, quando peguei o gosto por tokusatsu eles viraram meus herois favoritos, entao nao eh um sentimento de nostalgia. Entao, acho que o sentido de dizer q os antigos sao melhores tem a ver com o q ele significa pra vc, nao roteiro, efeito, trama. Depende muito. E as vezes tem a ver tbm com uma certa questao de respeito, parte dos motivos por eu gostar principalmente do primeiro ultraman e do ultraseven eh pq eles foram os primeiros, os que iniciaram, e que sem os tais, nao teriamos os novos. Os roteiros nao sao bem questao de um ser melhor que o outro,mas sim de evoluçao. Aquelas antigas marcaram epoca quando foram lançados, pois aquilo era otimo para aqla epoca,se fossem lançados agr seriam realmente uma merda. Entao, nao estou desprezando os novos,dos quais tambem gosto mt. Devemos gostar do q nos cativa.

  36. Jake disse:

    A gente mais vê memória afetiva e saudosismo falando mais alto são em listas, por exemplo: Peça a alguem pra fazer uma lista dos melhores vilões de tokusatsu de todos os tempos, se entre os primeiros aparecerem shadow moon, mac garen, dokusai, buba e kaura, pode ter certeza que essa pessoa ainda vê os riders atuais e pensa “o black era o melhor”, as vezes é até difícil debater sobre tokusatsu com pessoas assim, não que vc tenha que assistir todos os seriados possíveis, mas com gokaiger, shinkenger, gekiranger, jetman, liveman, kamen rider agito, ryuki, blade, kabuto, w, garo, acho meio suspeito a pessoa dizer que os melhores tokus de todos os tempos são jaspion, changeman e o kr black. Do mesmíssimo naipe dos que dizem “a unica temporada de power rangers que prestou foi a primeira”, quando na verdade, o que a pessoa inconscientemente quis dizer “quando lançou power rangers, aquilo era algo novo pra mim, e eu assisti e gostei, e como o tempo passou e foram se desgastando as temporadas, a unica que eu gostei foi quando a série era novidade”.

  37. Vitor Mitsuya disse:

    Caras, quando eu ainda acho o black o melhor kamen rider pode ate ser saudosismo (ou não), mas qualquer um que disser que a serie não é foda ta sendo birrento.
    Quanto a falar que Gokaiger é uma serie seria fraca se não fosse o saudosismo, acho completamente errado, pelo menos pra brasileiros.
    Quer dizer, se vc morou akia vida inteira aki, os unicos sentais que vc viu na infancia provavelmente foram changeman, flashman, maskman e g. 5. Que infelizmente foram os unicos sentais que não tiveram episodios dedicados a eles. Voc pode ate ter assistido shinkenger prq baixou a serie muitos anos depois e sentir uma leve dose de saudade quando aparece a shinken red, mas isso é bem longe de ser saudosismo pra mim.
    Se saudosismo fosse a unica coisa que movesse os fãs a falarem tao bem de gokaigers, kamen rider decade seria tao bem avaliado quanto

  38. Tulio Voorhees disse:

    Eu comecei á ver kamen Rider Kabuto e tava até que gostando, mas comecei á me enojar com o protagonista entre outros elementos modernosos como a trilha sonora e isso acabou me fazendo afastar da série temporariamente. tentei assistir o Kamen Rider W , mas a estética tbem me incomodava bastante, são protagonistas que não exalam brutalidade . Pra mim a série Kamen Rider que finalmente acabou com essa viadagem é minha favorita da atualidade, KAMEN RIDER AMAZONS, essa sim deveria servir de exemplo pras series que podem vir adiante.

  39. Paul Mito disse:

    Ficar somente no passado é limitante. Assistir novas séries é válido.
    Mas nem por isso significa que são melhores.

    Acho Agito, Fourze, Wizard, um bando de merda… Mesma merda com sentais modernos (GaoRanger em diante). Eles até tentam variar a temática mais do que nas décadas passadas (o que é ótimo – samurai, ninja, policial, feiticeiros etc), mas isso não é garantia alguma que irá prestar (ainda mais se levarmos em consideração que, de 2000 pra cá, o mundo é outro… Internet mudou tudo e a sabanização (ou influência de mercado dela) trouxe uma super infantilização absurda de algo que sempre foi infantil. Mais engraçado ainda é ver galera nova começando por Gokaiger (gringos em especial) e acharam “excelente”, sendo que perdem 99% de tudo que é referenciado. Ilógico.

    Sinceramente? Dou graças a Deus de termos tido os 2 Blacks, 4 sentais e 10 metal heroes por aqui (+ as séries soltas). Tinham qualidade entre aquelas das devidas épocas e o mundo era outro. Vou continuar vendo por cima essas séries novas só pra ver o naipe das coisas e poder refutar (como o patético KR Ex-Aid, uma verdadeira aberração).

  40. RJ disse:

    ^Cara Shinkenger foi um dos Sentais mais TOP da parada, se você prestasse atenção na história dos personagens, principalmente na história dos vilões (mano a história da Dayu Usukawa é tão sombria para uma série infantil)
    Como assim não ”prestou”? .-.

  41. Paul Mito disse:

    Vá capinar um lote, Bruno Silva… Cada um gosta do Rider que achar melhor. Preconceito? LOL… Vai chamar o cara de racista, misógino e patriarcal também? Patético.

    Por fim, quando um sujeito leva tão a sério meros seriados, é sinal que não tem mais volta. Internet serious bussiness demais.

  42. Super Nerd disse:

    Olha vi essa putaria ai de de vocês e agora acho é graça,e já digo logo A franquia Kamen Rider morreu com o dono, o que temos hoje é só fan service para agradar vocês ai que não tem respeito pelo povo que foi marcado sim pela Manchete, e que foi sim lá a melhor época, e que hoje só vemos nessas séries de hoje modinhas,faz o favor né,a culpa do povo ser preso a nostalgia tem toda a validade, porque é culpa das TVS que não passaram mais,que não tavam nem ai,ai nos só tínhamos a Manchete na época pra fazer isso e até a Band vai,ou a Record e tal,então oque o povo tem é aquele sentimento de sentar na frente da TV, e curti o Kamen Rider que foi sim o melhor naquela época beleza,como o rider de hoje mesmo que seja só mais um caça níquel, é o melhor dessa época, mais respeito ai com as pessoas que viveram isso, cada época teve o seu rider,e pra nos foi o Black em que o roteiro era mais sombrio e etc…vamos para de criticar e fazer o favor de cada qual com seu favorito,que coisa,hoje vocês só usam uma linguagem paia…esteriótipos,num sei o que, já não basta nos desvalorizamos a nossa língua, ainda tem essa coisa ai de desvaloriza o que foi sim nostálgico para bilhões, e falo de gente boa. Não de fraudinhas que não viu,não assitiu, e se assistiu fico com trauma porque perdeu o respeito por algo que foi onde tudooooo começou valeu…se as TVS daqui exibissem mais tokusatsu desde aquela época, a nossa historia seria diferente, até porque eles fazem tanta séries, que nem eu sei quando foi a ultima que fizeram….é a grana que tem que ser ganhada e mais nada,hoje basta coloca modinha nas séries que faz o maior Auê…e da ibope, que merda,mas cadê a historia? A simplicidade,se perdeu….e Kamen rider sem o autor,é só mais uma serie sem a essência de que quando tudo começou,porque se faz pensando na grana,não numa boa história, e eu não puxo o saco dos nostalgista,embora seja um,mas valorizo o que foi onde tudo começou, o black é ruim?,e o RX não presta?,vai lá,volta no tempo,apaga a tua memoria e tenta fazer melhor que o autor blz?! Mas tem que apaga a memoria dessa época, e fazer a série com a memoria daquela época,beleza ai me mostra que eu quero ver os bozao em ação…nos amamos tokusatsu, então vamos para de taça a crítica e dizer que tal série não presta, porque o que foi ruim pra mim,foi bom pra alguem….fuiiiii.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad