Menu

Dia da Imigração Japonesa

Patrine 12 anos ago 2 23


Para todo mundo que gosta da cultura japonesa, hoje é um dia especial. Isso porque, no dia 18 de junho, é comemorado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil!

A data marca a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos, trazendo 781 imigrantes japoneses que foram enviados para trabalhar em seis fazendas no interior de São Paulo. O Kasato Maru demorou quase dois meses para chegar em terras brasileiras, tendo saído do porto de Kobe, no Japão, no dia 28 de abril de 1908.


A primeira leva de imigrantes era parte do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, assinado em 1895, que buscava beneficiar as necessidades das duas nações na época.

Vamos lembrar um pouco das aulas de história para sabermos como e porque os imigrantes japoneses vieram parar aqui! A economia brasileira da época tinha como base a cefeicultura que dependia da mão de obra escrava negra. Com a abolição da escravidão em 1888, o país precisou buscar outras opções de trabalhadores para manter sua produção de café.

A tentativa do uso de mão de obra européia foi frustrada devido às más condições de trabalho e de vida que os imigrantes encontravam no Brasil. Ao saber da maneira como eram tratados os trabalhadores, muitos desistiam de vir e alguns países até proibiram a saída de seus cidadãos para nosso país. A saída encontrada pelos governantes brasileiros foi tentar trazer mão de obra asiática.

A diferença de cultura e religião foram um obstáculo na chegada dos japoneses ao Brasil. Na época, os nipônicos eram vistos como uma raça inferior, assim como os escravos negros. Porém, a necessidade de trabalhadores era maior e, então, os políticos e donos de propriedades deixaram de lado essas questões e Brasil e Japão fecharam o acordo para a vinda de mão de obra.

O governo de São Paulo apoiou a imigração dos japoneses e, em 1906, um representante da Companhia Imperial de Imigração japonesa, Ryu Mizuno, veio ao Brasil para inspecionar regiões agrícolas. Ele veio novamente ao nosso país um ano depois para assinar um acordo com o governo paulista, para a introdução de 3 mil imigrantes nos três anos que se seguiram.

E pelo outro lado? O que fez com que os japoneses quisessem vir para terras tupiniquins? Na segunda metade do século XIX o Japão passou por muitas mudanças. Durante dois séculos e meio o país esteve sobre o regime do Xogunato, isolado do resto do mundo. A organização social era feudal, com uma economia agrária que dependia das culturas de arroz, enquanto os ocidentais se industrializavam e faziam colônias na África e Ásia.


O governo xogunal se enfraqueceu com a abertura dos portos japoneses forçada por americanos e ingleses e revoltas, seguidas de uma guerra civil, realizaram a restauração do poder ao imperador e uma consequente modernização do Japão aos moldes ocidentais. Assim, em 1868, se iniciou a Era Meiji, que durou até 1912.

O país se modernizou nos 20 anos seguintes, mas a maioria das oportunidades não foram distribuídas para todos. Além disso, a necessidade de transformar o Japão em uma potência bélica foi maior do que dar melhores condições de vida para quem passava necessidade. A busca por melhorar de vida e ter um emprego fez com que os movimentos migratórios começassem dentro e fora do país.


Sendo assim, as necessidades econômicas e sociais dos dois lados foram, de certa forma, atendidas e é então que os trabalhadores nipônicos começaram a chegar ao Brasil, criar raízes e, consequentemente, iniciar suas próprias atividades. Atualmente, são cerca de 1,5 milhão de descendentes, a maior população japonesa fora do país de origem!

Nós, do Senpuu, esperamos que a cultura japonesa possa, cada vez mais, “invadir” o nosso país e nos dar exemplos de disciplina, sabedoria, competência e que todos possam tentar extrair tudo de positivo que os japoneses trouxeram consigo para o Brasil!

Para quem mora em São Paulo, eu vi no Twitter do Alexandre Nagado  uma lista da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, com os eventos comemorativos que vão acontecer em várias cidades, durante todo o mês de junho.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

2 Comments

2 Comments

  1. @Destruidor1890 disse:

    Estou emocionado.

  2. Patrine disse:

    @Destruidor1890 Eu fiquei pensando sobre essas pessoas chegando aqui, num país tão diferente e tudo mais… Escrever o post me emocionou também! Fico feliz de conseguir passar isso pros leitores!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad