Menu

Cosplay – Usando o EVA para fazer armadura

Senpuu 12 anos ago 1 540

Onore Decade!

Hoje vamos começar a ter uma noção de como usar o EVA para fazer sua própria armadura de anime, jogo ou tokusatsu.

Mas, o que é EVA? EVA é a sigla de “Etil Vinil Acetato”, este produto é um composto químico de diversos materiais, tais como resinas, agentes de expansão, cargas, ativadores, auxiliares de processo, pigmentos e outros polímeros como borracha ou termoplásticos.

Sim, EVA é aquela borracha que você pode achar em lojas de couro ou em papelarias, usadas para fazer trabalhos manuais desde escola à peças de teatro.

Então, mãos à obra?

O EVA é um material relativamente barato, fácil de manusear, leve, não apresenta risco a quem usa ou quem estiver por perto, flexível e na maioria dos casos, pode ser utilizado por quem não tem experiência ainda. Porém, deve ser tomado o cuidado de que ele pode ser facilmente danificado por objetos pontiagudos e também observar o tipo de acabamento, afinal, dependendo da curvatura, pode deixar o EVA levemente enrugado.

Podemos utilizar de papel cartão para usar como molde, caneta para riscar onde deve ser cortado no EVA e tesoura ou estilete para realizar o corte. Por ser uma peça altamente moldável, o EVA também aceita cola para tecido, cola de contato, cola instantânea e cola para couro, tudo vai depender do material que for usado em conjunto.

Outro ponto positivo é o fato de existir uma variedade enorme de tintas que podem dar ao EVA o efeito necessário e desejado. Seja ela com tinta para tecido, tinta em spray, tinta daquelas usadas para pintura de casa… Enfim, as possibilidades são muitas.

Para deixar o EVA curvado, é necessário esquentá-lo. Caso você não saiba como fazer, procure a ajuda de um adulto ou de um amigo experiente em usar o material. Sempre tome cuidado com estiletes e outras peças que podem cortar. Depois de cortar e moldar, antes mesmo de pintar, é bom usar uma lixa para deixar um acabamento melhor ao trabalho final.

E você já votou na nossa enquete? Qual o tema da nossa próxima galeria de imagens? Dê seu voto clicando aqui

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Fundado em 2006

1 Comment

1 Comment

  1. Bruno disse:

    mais como posso deixar um eva duro, do tipo, um capacete do iron man, teria q passar resina por dentro?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad