O super popular “Ace Attorney” (Gyakuten Saiban-2012/Mystery, Drama/Approx. 130 min) mangá e jogo de video game, ganha vida nesse live action em um filme que foi exibido exclusivamente no evento de anime, mangá e música deste verão, o AM².
Duas versões foram disponibilizadas, uma exclusiva para quem adquiriu os passaportes e a outra preferencialmente para os portadores de passaporte, mas com assentos permitidos para o público em geral.
Lançado pela primeira vez em 2001 para Nintendo Game Boy, Ace Attorney foi adaptado também para DS, PC e Wii. Com quatro jogos na série, Ace Attorney vendeu mais de 4,2 milhões de cópias em todo o mundo. A série se popularizou mais ainda e continua a ganhar novos fãs devido ao lançamento da série de spinoff “Ace Prosecutor” (gyakuten-kenji) que levou o jogo a aparecer no “Gree”, uma rede social do Japão e também em forma de quadrinhos.
Em 2008, a Orquestra Filarmônica Sinfônica de Tóquio realizou um concerto baseado no jogo e, no ano seguinte, a Takarazuka Revue Company começou um musical ao vivo também fundamentando no game.
A história se passa em uma sala de tribunal futurista e ficcional do Japão onde os “ensaios de bancada” foram implementados para lutar contra o aumento do crime, o atraente divertimento de Ace Attorney é seu personagem principal de sangue quente, o recruta de advogado de defesa, Phoenix Wright.
O enredo veloz, recheado de reviravoltas de puro divertimento, se desdobra enquanto Phoenix descobre a verdade e ganha o caso. Surgindo das cinzas quando a poeira está baixando, ele desafia a Corte com evidências coletadas durante suas próprias investigações e expõe os verdadeiros criminosos e suas mentiras.
A estrutura da história do filme é baseada nos personagens e nas engraçadas mudanças repentinas do enredo do primeiro jogo da série. Comandando o roteiro, está ninguém mais, ninguém menos que o mestre do drama policial e de tribunais, Takeshi Iida (escritor de “Shinzanmono” e “Partners”), bem como Sachiko Oguchi (“Kaiji 2”), popular por seu ritmo rápido de elaborar scripts.
O diretor é um emplacador de sucessos Takashi Miike, renomado em todo o mundo por seu talento e orgulho do cinema japonês, cujo trabalho mais recente atraiu muita atenção. Neste filme, Miike retrata uma batalha acalorada na sala de tribunal evocando seu senso visual de romances usando VFX e CG e sua exclusiva “Mágica do Miike” para dirigir atores de filmes como “Yatterman”, “The Crows Zero” e “13 Assassins”.
Enquanto a maioria dos filmes passados em tribunais tendem a oferecer um visual com pouca inspiração, as cenas da sala neste filme são fantasticamente atraentes para o público.
Hiroki Narimiya, o jovem ator cuja performance em “Drop” e na série de TV “Bad Boy & Good Girl” ressoou com uma nova geração de pessoas jovens, interpreta o protagonista Phoenix Wright. Seu amigo de infância e derradeiro rival, Promotor Miles Edgeworth é interpretado por Takumi Saitoh (da série de TV “Saijo no Meii”).
A atriz teen Mirei Kiritani vai interpretar a donzela em perigo, Maya Fey, uma médium em treinamento.
Atores veteranos de filmes japoneses são presenças frequentes nos filmes de Takashi Miike, incluindo Ryo Ishibashi (“Audition”, “Ju-On: The Grudge”), Rei Dan (“Kabei: Our Mother”), Fumiyo Kohinata, Kimiko Yo (“Departures”) e Akira Emoto (“Godzilla VS SpaceGodzilla”, “Villain”).
Ace Attorney estreiou no cinemas de todo o Japão no último dia 11 de fevereiro.
1 Comment