Vamos falar de música #12 – Prévia da abertura de Ninninger!!!

O post está meio atrasado, pois a série começou lá no domingo de Carnaval mas, gente, é muuuuuito problema acontecendo junto e o pior de todos: a falta de um computador em casa…

Mas acredito que isso não reflita no conteúdo do texto nem na forma de visão dos leitores.

Ninninger sem trajes de batalha

Ninninger sem trajes de batalha

Ninninger é uma série com um tema já abordado antes: ninjas que lutam contra Yokais. Isso faz parte do contexto histórico do Japão e não, não podemos esperar mais do que tradições.

Acredito na jogada de marketing voltada para apresentar tais tradições aos novos e jovens fãs de Super Sentai. Neste mundo tão “evolutivo”, inserir contexto histórico traz um caráter rústico para a série.

Ilustração complexa de Yokais do misticismo japonês

Ilustração complexa de Yokais do misticismo japonês

Mas e a música?

Assisti o primeiro episódio e achei muitas coisas muito interessantes.

A verdade é que, de cara, eu me senti num festival japonês com todos aqueles instrumentos tradicionais sendo executados.

O que eles não conseguiram fazer com a música “brasileira” em Kyoryuger, acertaram agora na de Ninninger.

Festival de cultura japonesa

Festival de cultura japonesa

Ainda sou fraco em nomes de instrumentos e na identificação deles.

Consigo distinguir bem e destacadamente o Shamisen largando o aço ali no meio, substituindo o solo de guitarra.

musicanin04

Shamisen é um instrumento muito interessante, possuindo apenas três cordas parece uma genialidade saber toca-lo. Ele é citado em várias séries retratando a cultura japonesa.

Em Shinkenger, uma das vilãs possuía um que ainda usava de arma. É muito provável que alguém monstro também apareça com um em Ninninger.

musicanin05

Dayu usando um Shamisen em Shinkenger

O início com a flauta tem a mesma construção harmônica da abertura de Hurricanger, porém em outro tom. Isso me leva a acreditar que realmente na tradição era usada essa flauta como algum tipo de alarme, assim como as sirenes dos carros de policia ou algo do tipo, mas que demonstrava que existia alguma “atividade ninja” acontecendo na região.

A composição do arranjo vocal me lembrou também aquelas músicas caracterizadas como orientais mesmo que a gente conhece desde pequeno. Como posso explicar melhor… Música regional é a palavras certa. Aquela que quanto toca, você identifica de qual lugar ela vem em suas características. E olha que percebi isso só pela forma como ela é cantada.

Então, toda essa miscelânea de cultura se mistura com um bom, calmo e agradável rock bem pop mostrando novamente que os japoneses sabem e querem introduzir sua cultura no mundo pop, tanto lá, quanto no resto do mundo.

Sem mais o que dizer, com uma música tão miscigenada e boa assim, Ninninger aposta em uma tacada não tão inovadora, mas peculiar. O que me agrada muito e ver que as produções japonesas, de alguma forma, tentam introduzir sua cultura milenar nos dias atuais, mostrando que mesmo depois de séculos, tudo ainda é muito recente.

Já assistiu Ninninger? Deixe seu comentário sobre o que achou da série aí, e da música também.

Aqui é Ghile Arms indo para outra dimensão…

juumosouJuu Mousou

 

 

 

About Guilherme Armelau

4 comments

  1. A música é excelente! Mas a abertura me decepcionou, acho que poderia ser melhor. Com relação à série estou gostando muito, bem superior às 2 anteriores.

    Acho que vcs deveriam fazer enquetes para ver se as pessoas estão gostando das séries que estão passando.

    Mudando um pouco de assunto, sugiro um top 10 sentai não 5 ( achei bem injusto já que são quase 40 séries e Kamen Riderr vcs fizeram top 10 ).
    E também seria uma boa fazer um texto ou senpuucast comparando as séries de tokusatsu, por exemplo o que uma série chupinhou de outra ( Ex: Toqger x Kamen Rider Den-0 ).

  2. Muito bom o post :D.
    E sobre os instrumentos, se meus ouvidos não estiverem zuados, acho que tem um pouco de taiko também e seria legal falar sobre :D, tanto que a imagem do festival japones tem instrumentos de taiko (alô KR hibiki xD)
    video mostrando um pouco sobre taiko : https://www.youtube.com/watch?v=B9quVo14nI8

  3. Eu gostei da música, realmente bem divertida xD

    Então, eu confesso que nunca assisti Kakuranger inteiro (só até o ep 15 eu acho) e Hurricanger eu nunca vi lol mas estou gostando do Ninninger, ta bem BEM Ninja mesmo (dãã) mas enfim :3

  4. Esse sentai está muito fod…!!! Se continuar nesse ritmo vai concorrer aos melhores!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*