Menu

Vamos falar de música #07 – Aberturas Diferenciadas de Super Sentai

Guilherme Armelau 9 anos ago 6 100

E aí, pessoal, tudo bom?

Final do ano chegando e começam as famosas “listas dos melhores do ano”.

Comigo não vai ser diferente e também vou fazer a minha revisão sobre as músicas de 2014.

Mas, antes, que tal falarmos sobre uma coisinha que também é interessante? Meu primeiro Top 10 no Senpuu vai para: “As músicas de abertura mais excêntricas do universo Super Sentai!!!”

Meu critério não foi pelo fato da música nem da série serem boas e sim o quanto a música contribuiu para o gênero e o quão diferente foram.

10º lugar – Engine Sentai Go-onger

10

Em último lugar, porém nunca menos importante, a OP de Go-onger dá uma assustada de cara. Após uns 5 segundos de leves pianos, uma guitarra com Overdrive na medida certa vem ditando aquilo que seria uma novidade em música de Sentai.

Com um tom de comédia, a canção te transporta para o universo da série e quem curtir a música vai cair de cara na história!

Infelizmente esse tipo de balada meio Country, Rockabilly com Blues não foi utilizada mais em nenhuma outra abertura até o momento. Por isso fica em 10º lugar.

9º lugar – Tokumei Sentai Gobuster 2ªop

09

Transcendendo todas as linhas, Go-Busters vem com duas OP.

Me matem, mas acho que foi um dos poucos Super Sentais a ter duas músicas de abertura, não clipe de abertura pois esse vem sempre sendo alterado. Lembro que Carranger tinha duas OPs também, porém eram duas versões da mesma música.

Em Go-Busters, são duas músicas bastante diferentes. Além do mais, elas fogem de todos os padrões de músicas de tokusatsu, sendo comparadas com aberturas de animes mais renomados.

Considero duas músicas boas, mesmo não funcionando em batalhas, mas a segunda OP evidencia como a Toei queria mudar a vibe dos sentais. Pela ousadia investida, Go-Buster fica em 9º lugar.

8º lugar – Choujuu Sentai Liveman

08

Mesmo com a vibe lembrando as antecessoras (Maskman e Flashman), a abertura de Liveman trouxe um ar “oitentista” diferente.

Aquele grito inicial após algumas “trompetadas” transcende de uma música violenta para uma atmosfera de paz. Todo o arranjo é bem trabalhado e voltado para esse fim de década que se aproximava.

Infelizmente, acredito que por causa da mudança de cenário e década esse brilho “oitentista” foi se apagando nas aberturas sucessoras. Por essa atmosfera, Liveman fica com o troféu da 8º posição.

7º lugar – Zyuden Sentai Kyoryuger

07

Me chute, me mate, mas não oprima minha opinião!

Uma canção em geral, fraca. Porém, a proposta muito inovadora. Uma das poucas que me recordo a finalizar o refrão sem ser com o nome da série. O famoso “Brave in” pegou (quem aqui não leu “Bureivi in”?).

O lance de uma levada mais ocidental com o “samba” me agradou. Apesar do “samba” não ser um “samba de uma nota só” Hehehe… Como dito nos Senpuucasts de Kyoryuger, do qual eu participei, a música não funcionaria em uma cena de aflição aonde todos estivessem perdendo a luta final clássica de todo Sentai. Não funcionou mesmo, tanto que não foi usada. Mas os produtores usaram uma artimanha muito interessante que foi a parte que o King se “sacrifica” para salvar a Terra e os outros guerreiros unem as mãos e cantam a música num formato de coral. Isso até que funcionou e pode ser que vejamos novos ritmos nas aberturas das séries de Super Sentai.

Pelo samba digno de Sapucaí, Kyoryuger fica em 7º na minha lista.

 6º lugar – Juuken Sentai Gekiranger 

06

Quer falar de uma música empolgante? Ôh música interessante da peste é essa!

A voz, a entonação, a presença dos acordes, tudo é perfeito. Sem falar da aumentada de tom no final.

Além disso, o que faz essa abertura levar o 6º lugar são os efeitos sonoros que me transportaram para aqueles filmes antigos de luta chineses. É um instrumento tradicional oriental que, infelizmente não sei o nome (quem souber, favor colocar aí nos comentários!). Ele faz os contra solos perfeitos com os vocais. Sem sombra de dúvida são eles que mexem com o emocional de quem está ouvindo.

5º lugar – Hyakujuu Sentai Gaoranger

05

Em 2001 tentaram misturar uma batida eletrônica com uma voz muito excêntrica e assim nasceu a abertura de Gaoranger.

Considero uma das aberturas mais doidas dos Super Sentais pela forma como ela é imposta. Uma pegada bem pesada (grave), com instrumentos sendo executados em oitavas mais baixas, uma voz muito doida e uma batida eletrônica fazem desta, uma música totalmente diferente do que havia sido mostrado nas trilhas sonoras da franquia até então. Pela mistura estranha e interessante, Gaoranger fica em 5º lugar.

4º lugar – Chou Denshi Bioman

04

Como citado em uma matéria anterior, Bioman trouxe a revolução em termos de timbres de instrumentos em sua abertura.

A bateria ainda da era disco 70 sendo substituída pela levada pop dos anos 80. Sintetizadores no lugar das guitarras, que foram colocadas apenas nos solos e variações da música.

Por trazer a revolução quase na metade da década de 80, Bioman é o 4º colocado neste Top 10.

3º lugar – Ninja Sentai Kakuranger

03

Kakuranger Niun jaa Niun jaa…

Aaaahhhh! o que dizer desta música? Trouxe carisma, alegria e competência que faltava para tornar os ninjas muito mais pops do que já eram.

Também fez parte da mudança de timbres dos instrumentos utilizados nas aberturas de Super Sentais, desenvolvendo novas formas de explorarem os sintetizadores. Por tornar o universo ninja muito mais Pop, Kakuranger sobe ao pódio e conquista o troféu de 3º lugar.

2º lugar – Kyoryu Sentai Zyuranger

02

Uma pitada bem considerada de magia me fez colocar esta abertura neste lugar.

Em meio a revolução da música Pop, tudo se tornando cada vez mais mundialmente comercial, vem Zyuranger com essa abertura que, não é comercial, não é mundialmente difundida, não é pop, não é rock… Não é muita coisa, mas é uma música que te leva em poucos segundos para o universo que se passa a série, vendendo de fato a série, sem especulações.

Uma música muito boa que, por ser autêntica e querer vender somente a história, sem ser voltada para o mundo no meio do turbilhão da música pop, Zyuranger leva o troféu de 2º lugar.

1º lugar – Mirai Sentai Timeranger

01

“Go over time and space” Duvidaram que essa música estaria aqui, não é? Mas ela subiu ao pódio com muita garra e não apenas por ser uma música foda de uma série muito foda. Aqui vão minhas considerações.

Mudança de século traz uma guitarra muito pesada, uma levada muito excêntrica de tempo quebrado, uma orquestra fuderosa no fundo, vocais monstruosos dando o ar de suspense e drama e… uma voz feminina cantando pela primeira vez em abertura de Super Sentai!

Sim, não houve antes e ainda não apareceu uma outra mulher que faça o que ela fez. A maior das maiores ousadias de todos os tempos você encontra na abertura de Timeranger. Além de tudo é uma das poucas aberturas na qual não é dito o nome do esquadrão no final do refrão, como Kyoryuger, tornando assim a mais excêntrica de todas as OPs da franquia, na minha humilde opinião.

Menções honrosas – Denjiman & Toqger

000

0000

Existem mais duas aberturas que também não poderiam ficar de fora.

Denjiman é uma das clássicas mais significativas que existem. A marchinha, a guitarra abafadinha, os metais presentes e a voz marcante tornam essa abertura uma das mais esperadas para ser executada nos dias de hoje. Em todos os eventos de Super Sentai Spirit que assisti, faltou essa música, hein…

ToQger vem trazendo a nova tendência das músicas da franquia. Com uma roupagem mais jovial, me lembra uma música de animes como Naruto e Bleach, fugindo muito do que conhecemos e já estávamos acostumados.

Se a Toei vai continuar com essa tendência é um mistério, pois quando você pensa que eles vão se apegar a algum formato, tudo é modificado.

Essas duas canções merecem ser citadas honrosamente e sabendo quais são suas importâncias para esse universo das séries.

Espero que tenham gostado dessa minha listinha básica. Demorou, mas saiu!

Não será a última postagem do ano, não.

Prometo a vocês um Top das melhores e piores de 2014 que já está sendo preparado.

Grato a quem leu até aqui, e…

“Domooooooooooooooooooooooooooon”

– Advertisement – BuzzMag Ad
6 Comments

6 Comments

  1. Douglas Marcondes disse:

    Cade Boukenger? De longe um dos melhores temas pra uma BAITA série, Gokaiger tbm.

  2. Patrine disse:

    Ei, Douglas! A ideia é que vocês mandem a lista de vocês pra gente!
    A que está postada é baseada na opinião do autor do post 🙂
    Lembrando que são temas de sentais diferenciados, que saíram dos padrões comuns das músicas que estamos acostumados a ver nas séries.
    Abraço!

  3. Ghile disse:

    Olá Douglas. Concordo que Boukenger tem um baita tema e Gokaiger tb. Mas nos meus quesitos Gokaiger por pouco não entrou pelo fato da sua abertura me remeter novamente ao meado da década de 90 alí com Carranger, Oh Ranger, ela me lembra muito isso. A lista aki tb ficaria enorme e por gosto pessoal, Gokaiger estaria também, assim como Shinkenger. É dificil mas alguns cortes tive que fazer. Mandem suas listas…

  4. Raphael Soma disse:

    Sim, faltou Boukenger, Gokaiger, e especialmente SUN VULCAN! :3

  5. Gabriel Tetsuya disse:

    Sem dúvida, colocaria a abertura de Shinkenger em segundo lugar e Bioman em primeiro lugar.

  6. Glaudeston disse:

    Faltou Jetman e Sun Vulcan!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad