Menu

Vamos Falar de Música #02 – Músicas de Heróis

Guilherme Armelau 10 anos ago 7 140

Olá, gurizada! Volto hoje para falar mais uma vez para vocês sobre música (minha praia de maior diversão) aqui no Senpuu!

Bom, vocês pararam para analisar como deve ser elaborada uma música de herói?

Mas, para começar, o que seria “música de herói”? Estou falando daquelas canções que, em sua grande parte, dão o ar, clima, motivação e personalidade a cada personagem, seja ele principal ou secundário, apesar de ser mais difícil que um ajudante tenha música específica para si.

Heróis como Boomerman nunca terão um tema musical exclusivo. Infelizmente...

Heróis como Boomerman nunca terão um tema musical exclusivo. Infelizmente…

A princípio, irei citar temas musicais bastante difundidos no segmento tokusatsu. Podemos falar sobre nossos amigos de infância em geral como, por exemplo, o Jaspion. Porém, como já o citei bastante na postagem anterior, resolvi falar de outro ícone da Era Manchete.

Cautelosamente, iremos nos aprofundar no que diz respeito a uma música de herói, destrinchando a abertura de Sekai Ninja Sen Jiraiya. A música original foi gravada pelo nosso adorável Akira Kushida e teve uma versão em português.

Analisando a nossa versão, que não faço ideia de quem tenha feito (quem souber, favor mandar nos comentários!). Ela diz, basicamente o que se precisa entender sobre a trama da série, claro exaltando o protagonista em questão.

Em seu primeiro verso:

“Nós queremos um herói pra defender e que busque a força dentro do seu coração…”

Claramente se trata de uma questão de valores. Antigamente, isso era muito mais enfatizado nos tokusatsus em virtude dos valores impostos na época. Mas isso é questão para outro tipo de tópico!

Bom, eu encaro essas sutis primeiras frases como um desabafo feito por pessoas indignadas com a vitória de opressores e com aqueles “heróis charlatões”, que só fazem o bem por fama e reconhecimento. Outra abordagem muito comum nos tokusatsus até hoje é a dos heróis não serem “mundiais” ou “globais” e sim “locais”, onde poucos conhecem. Buscar a força dentro do coração quer dizer, sem sombras de dúvidas, ser sincero.

O herói que busca a força dentro do seu coração

O herói que busca a força dentro do seu coração

“Acreditamos numa nova era em que o poder do amor vai sempre existir…”

Coisas enfáticas citadas em concordância com a realidade atual. E olha que essa música é do finalzinho da década de 80, tendo um desempenho tão moderno.

Essa “nova era” citada deveriam ser os dias de hoje. Mas, onde o poder e amor conseguem sobreviver? Não generalizando, mas na maior parte, aonde há poder, há o mesmo nível de rancor, ódio, inveja e pensamentos negativos. Justamente é o que as pessoas pedem para o herói batalhar. Em prol da igualdade.

Luta com sinceridade

Luta com sinceridade

“E vive a emoção e luta pela vida. Acredita que bem vai dominar…”

Ainda buscamos “qualidades” nesse herói. Ele tem que ter um propósito e a todo custo, lutar por ele.

“Jiraiya, vive o momento. Jiraya, é nossa proteção. Assim é ninja Jiraiya”

Entrando em dois conceitos básicos:

1º Ou eu achei o herói ideal quando vi Jiraiya

2º Ou já sabia que o Jiraiya era tudo isso e só estava dizendo pra você que eu andei buscando isso e o encontrei

Em ambos os conceitos, tenho a certeza de que ele irá defender os seus e os meus objetivos em busca de um mundo melhor.

Não sei dizer a vocês se essa música foi traduzida ao pé da letra, apesar de acreditar que tenha a ideia básica é bem semelhante. Independente disso, essa é a versão brasileira que procuramos detalhar.

A versão brasileira também vale!

A versão brasileira também vale!

Sendo assim, podemos dizer que os quesitos básicos para uma música de herói são: motivação e qualidades.

No meio disso tudo, a gente joga o nome de algum ataque, tudo regado com um ritmo que te contagie, dependendo da situação que se passe na série.

Motivação e qualidades. É isso que estamos cantando, gente!

Motivação e qualidades. É isso que estamos cantando, gente!

Bom, fico por aqui e em breve volto para trocar mais ideias com vocês, bravos amigos do Senpuu!

Aqui Ghile Arms e esse foi o Vamos falar de Música!!!!!

– Advertisement – BuzzMag Ad
7 Comments

7 Comments

  1. Eduardo disse:

    aaa
    as trilhas sonoras são otimas de todos os tokusatsus mas as versões nacionais lançados no brasil pra ganhar grana das gravadoras daquela epoca…
    meldelsss do ceu o que era aquilo lá rapaiz do ceu???
    ainda bem que isso acabou ou seja, teve um fim já que ñ passam mais tokusatsus no brasil como se passava naquela epoca e isso pelo menos teve um final fleliz neste sentido 😀

  2. Vini Moizinho disse:

    Segundo capa do meu LP “Heróis Infantis” lançado em 1989 pela Top Tape, os créditos para versão e adaptação da abertura “Ninja Jiraiya” vão para C. R. Ferreira, que… Eu ainda não sei quem é. Mas talvez seja mais fácil descobrir agora. =)

    Os temas em português “Changeman”, “Jaspion”, “Espada Olímpica”, “Lion Man”, “Uma Razão Para Vencer”, “Winie” e “Quero Ser Um Vencedor” também são creditados a ele. Deve ser algum funcionário da Manchete…

  3. Patrine disse:

    Ei, Vini! Muito obrigada pela informação 🙂

  4. Marcello Godoy disse:

    na verdade quem cantou foi ronaldo barcelos

  5. Vini Moizinho disse:

    Continuo sem saber que é o tal C. R. Ferreira, mas o comentario do Marcello ajudou a localizar isso aqui, que corrobora o que ele diz: http://marceloginnari.wix.com/tsbtokusatsu#!entrevistas_/c24k3

    A capa do LP “Jiraya O Incrível Ninja” (tambem lançado pela Top Tape em 1989) que consegui recuperar no sótão trazem créditos a Renato Ladeira (produtor musical) e Ronaldo Barcellos (vocal).

    O LP “O Fantástico Jaspion” (Top Tape, 1989) também tem trabalho da duplinha envolvida, de acordo com os créditos da capa.

  6. Ghile disse:

    Pow muito massa essas informações.

    Quase anônimos que fizeram e fazem parte de nossas vidas!!!

  7. Alexandre disse:

    Cheguei aqui também querendo saber quem canta e toca Ninja Jiraya. Pois ouvi boatos sobre os mamonas assassinas terem feito parte.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad