Menu

Vamos falar de música #01 – OST ou BGM?

Guilherme Armelau 10 anos ago 3 389

Vamos falar de música!?

Soundtrack, a trilha sonora que poucos percebem…

Olá, galera, aqui é o Ghile e trago uma nova coluna à vocês do Senpuu. O assunto, como vocês puderam perceber é “música” e resolvi destrinchar e compartilhar meus pensamentos com vocês caros amigos.

Vou fazer uma breve introdução sobre um assunto bem peculiar que, ao meu ponto de vista, é essencial para o bom funcionamento de uma série em geral, ainda mais quando estamos falando de heróis, batalhas, monstros, robôs e tudo nesse nível.

Vamos então, separadamente, falar sobre duas coisinhas. Vejo muita gente confundindo dois termos muito usados no mundo dos TOKUSATSU que são OST e BGM.

OST ou BGM? Eis a questão!!!

OST ou BGM? Eis a questão!!!

OST = sigla de Original Sound Track, que no português quer dizer Trilha Sonora Original. Essas são músicas que em sua maior parte contém letra executada por algum cantor e na maioria das vezes, no mundo tokusatsu esse cantor acaba se consagrando como parte da série. Vide Akira Kushida, intérprete de muitas aberturas de séries japonesas na década de 80, nas quais sua voz faz com que identificamos especificamente a série em poucos segundos de introdução. Nas OSTs, além das famosas aberturas e encerramentos, encontramos também músicas de personagens específicos como vilões, heróis secundários, entre outros. Desde os clássicos até hoje é muito comum também escutarmos os próprios atores cantando as músicas de seus personagens.

Shu Watanabe, o Eiji de Kamen Rider OOO ao lado de Akira Kushida cantando Power of Tearer, tema da evolução de OOO’s para Putotyrannosaurus

Shu Watanabe, o Eiji de Kamen Rider OOO ao lado de Akira Kushida cantando Power of Tearer, tema da evolução de OOO’s para Putotyrannosaurus

Uma das OSTs que todos os mancheteiros devem se lembrar bem é a famosa música que tocava quando Jaspion gritava: -“Gigante Guerreiro Daileon”. Uma música cantada pelo feroz Akira Kushida (novamente) que já iniciava com uma levada pesada de contra-baixo cheia de Slaps (técnica utilizada no instrumento).

O grande fato é que, toda vez que o Jaspion iria derrotar o vilão sem delongas e chamava seu parceiro gigante, você começava a ouvir uma batida certeira com um baixo muito presente e depois de alguns segundos uma voz imperante entrava em cena com duas palavras e começava a te envolver em um ar de batalha emocionante: – “Oh galaxy… Oh galaxy…” – Porém, você já poderia imaginar que ia “dar merda” quando o mesmo acontecia e a grandiosa OST era substituída por uma BGM mais séria, em tons menores.

Jaspion dentro do Daileon e a gente torcendo para estar tocando a OST da vitória

Jaspion dentro do Daileon e a gente torcendo para tocar a OST da vitória

BGM = significa Background Music, que podemos traduzir com “Músicas de Plano de Fundo”. São, em sua maioria, sem voz, salvo em coros e vocalizes. Infelizmente, pela falta de letra e voz, essas canções muitas vezes acabam passando despercebidas. Só que elas são tão importantes (se não mais) que as mais famosas OSTs. Sabe aquelas cenas de suspense? Ou as sequências de perseguição? E as cenas intensas de batalhas? Sim, são as BGMs que ditam o ritmo e intensidade de cada uma delas.

Nos tokusatsus em geral podemos separar alguns parâmetros. Falo muito da década de 80 porque assisti muito mais as séries dessa época, então posso afirmar que eles utilizavam mecanismos muito interessante.

Nos três primeiros Uchuu Keijis (Gavan, Sharivan e Shaider), por exemplo, quase as mesmas BGM’s foram utilizadas, sendo alteradas em BPM (Batidas Por Minuto) e substituindo alguns arranjos. Mas, o que marcou demais foram as canções usadas para finalizar os monstros das séries. Elas começavam a tocar no momento em que os heróis ativavam suas espadas lasers. Além disso, elas te transportavam para aquele momento da batalha, tudo o que havia acontecido até então, era deixado para trás. O herói começava a surrar o monstro na levada da música e no momento mais intenso da canção, quando você escutava os instrumentos bem mais altos, os heróis largavam o aço com suas espadas, desferindo o ataque mortal.

Abaixo, um vídeo que demonstra o que acabei de citar sobre os Uchuu Keijis e suas “BGM’s Finalizadoras”:

Bom espero ter conseguido ajudar a todos que não conseguiam diferenciar muito bem as OST das BGM.

Em breve vou destrinchar mais momentos com vocês.

Vamos falar de música fica por aqui hoje e até a próxima!

– Advertisement – BuzzMag Ad
3 Comments

3 Comments

  1. Felipe Jacobs disse:

    Na minha opinião, a musica do Daileon nao usa Slap, a linha de baixo parece ser dedilhada porém ele segue sempre alternando a nota “raiz” do acorde com sua oitava, ou seja a mesma nota porém 8 tons mais alta (aguda). Essa forma de tocar as notas é muito usada no Slap porém acho que não é o caso na musica do Daileon. Sou baixista e toco algumas aberturas de tokusatsu… minha favorita e que usa slap pra caramba é a abertura do Machineman. Gosto muito das musicas e acho a musicalidade do tokusatsu muito rica, indo da disco music até hard rock. Parabéns pelo artigo, esse assunto é muito interessante e eu mesmo gosto muito de falar sobre essas musicas. Flw!

  2. Asevedo disse:

    Muito boa a coluna e começou muito bem. As OSTs sempre são as mais lembradas, já que, exceto raras exceções, tocam em todo episódio no mínimo uma vez.
    Gosto muito de BGMs, é o que mais ajuda a lembrar aquela cena X ou aquele momento Y da história. Tem até aquelas vezes que uma OST vira um tipo de BGM, tipo na luta final da equipe Sentai.
    Garo é uma franquia com uma boa ligação com as músicas, sejam BGM ou OSTs, até é possível dividir as temporadas em duas, com a primeira fase, em que apresenta mais o pano de funda da história, a abertura só instrumental e quando passa a ter letra, não necessariamente com a mesma melodia, é a ascensção até o auge da temporada. Fora que a BGM da transformação do Garo já impõe o respeito que se deve ter ao cavaleiro dourado.

  3. Hilarioh Rick disse:

    Adorei essa coluna, realmente as OSTs e as BGMs são muito importantes para as series!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad