Menu

SenpuuCast 110: Sessão Nostalgia: Rede Manchete

Senpuu 11 anos ago 43 107

senpuucast110

A nostalgia já foi discutida pelos membros do SenpuuCast inúmeras vezes. Comentamos sobre as vantagens, desvantagens e como esse sentimento é parte importante da vida dos fãs de tokusatsu.

Nesta edição 110 do nosso podcast, Fire, Mozenjaa, Alexandre Landucci, Juba-Kun e Júlio Ashram vão trazer, de maneira descontraída e divertida, as memórias sobre aquela que foi responsável por marcar milhares de infâncias de brasileirinhos: a Rede Manchete de televisão.

Entre na máquina do tempo, dê boas risadas e exercite as suas recordações também!

E não deixe de escutar as Notícias do Senpuu para saber como concorrer a um exemplar do livro “Changeman, Jaspion, Jiraiya e Cia: A Aventura das Séries Japonesas na TV Brasileira”

Duração: 80 minutos

NOTÍCIAS, RIDER KICKS E COMENTÁRIOS DO SENPUUCAST

changeman-jaspion-jiraya-Cia

Envie e-mails para: senpuu@senpuu.com.br

RSS e iTunes

Adicione o feed do SenpuuCast no seu iTunes ou no seu agregador.

camisa-7-anos-banner

PlayPlay
– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Fundado em 2006

43 Comments

43 Comments

  1. Wilson disse:

    MANCHETE MAIOR QUE DEUS! NAO OUVI MAS JÁ É MEU PREFERIDO. VAMOS EXUMAR O CORPO DO BLOCH!

  2. Mozart disse:

    Não esqueçam do concurso!
    Escutem as news e participem!

  3. Daniel Orochi disse:

    Quanto será que sairia para comprar a Marca Manchete? Se cada fã contribuir um pouquinho haha quem sabe 🙂

  4. Daniel Orochi disse:

    Manchete foi o Facebook da minha época onde conheci vários amigos que estão comigo até hoje seja na minha estante de DVDs, nas Action Figures que ainda tenho, na Música do Despertador do Celular, até hoje não precisei salvar de verdade a Cidade de Monstros Sinistros mas sei como proteger as pessoas com o poder da amizade e que nao importa se sua roupa é de bronze ou de ouro, se voce é monstro ou ser humano você não pode desistir mesmo sem poderes!

  5. Felipe Lopes da Silva disse:

    A manchete era o canal que ajudou a moldar os meus gostos pessoais. Tinha um pouco de tudo que eu mais gosto, animes, tokusatsus, esportes, serie policial (na rota do crime) e porn…..enfim, pra mim a manchete é o verdadeiro canal do homem. Chupa FX

  6. EDUARDO disse:

    muitas saudades da tv manchete e a quase 14 anos mora no ceu e ate que enfim vcs do senpuu falaram do livro do jaspion, jiriaya, changeman, etc masss antes tarde do que nunca (msm sendo em uma promoção) 🙂
    e vdd msm pois a rede manchete abriu outro leque de herois alternativos que são os japoneses em um tempo aonde os enlatados dos states em forma de filmes e series dominavam as tvs abertas dia e noite nas outras emissoras e só o sbt msm é que abria os olhos para lagumas cosias japonesas para a molecada da época em termos de animes por exemplo como o pequeno principe (versão anime) e o anime da favo de mel (honey honey).
    fora isso, era enlatados o dia todo em outras emissoras abertas dos states

  7. Diego Miyabi disse:

    Rede Manchete foi um marco. Tenho saudades até hj. O Cast ficou muito bom.

    Participando da promoção:
    A Manchete significa infância, lembro de vir da escola e ir correndo assistir cavaleiros., pra dps brincar na escola.

    Tenho um carinho muito especial pela emissora. Ela estará sempre nos nossos kokoros 🙂

  8. Ayrton Rocca disse:

    O Link do Ensaio está quebrado.
    Por Favor Arrumem !!!
    Grato.

  9. Marlon Martins disse:

    Ah manchete lembro que quando era novo adorava assistir os animes e os tokusatsus que la passava pena que será bem raro outra emissora seguir seus passos.

  10. Hyuuga disse:

    Fodastico!!!ahahahahhahhaha!!

  11. Fabin disse:

    Muito bom relembrar os bons tempos da velha manchete !

  12. Mozart disse:

    Ayrton Rocca já corrigi o link, acessa aí e vê se você consegue ver as fotos!

    Acho que as fotos são um pouco picantes demais, aí o servidor toda hora cai!

  13. Júlio Ashram disse:

    Sensacional, não canso de ouvir, agradecimentos especiais a os nossos amigos Juba e Alexandre que contribuíram para esse cast que foi meu primeiro e isso se torna mais que especial. Manchete forever, um paty beijo a todos, estamos todos virados no jiraya, e o Black Kamen Rider Black será sempre o melhor e fim de papo. PS: Juba depois me empresta seu relógio dos Flahsman. Fica um grande abraço a todos que estão ouvindo o cast. Até mais agora Agora irei ver minhas regravações de dona Beija.

  14. Asevedo disse:

    Um dos melhores senpuucast dos últimos tempos, engraçado (As melhores apresentações) e informativo (Landucci fala bastante hein).
    Na hora que escutei sobre a parceria com a editora pensei “Oba, vão publicar o Despertar do Herói, compraria uma edição impressa fácil”. Mesmo não sendo isso muito legal o sorteio, corra para ler antes de enviar Fire!

  15. João Vieira P. Filho disse:

    “A Rede Manchete foi o motivo de eu nunca trazer dever pra casa, fazendo tudo na escola me deixando a tarde livre pra ver aos meus heróis”… hj to estudando uma lincenciatura em lingua japonesa… provavelmente fruto da Manchete!!!

  16. DaniloRK disse:

    A Manchete era uma dádiva dos ninjas

  17. Patolinnux disse:

    A extinta Rede Manchete de Televisão representa pra mim a minha infância, não como uma babá, mas como uma irmã mais velha que além de diversão no formato de tokusatsus e de animes em geral, me ensinava um pouco mais da vida com o resto da programação, até mesmo com as novelas com conteúdo mais adulto. O fato dela ter essas novelas fazia ser muito mais fácil pra mim convencer a minha mãe a deixar lá para que eu também me divertisse.

  18. Patolinnux disse:

    Temos de ter cuidado para não nos tornar “Viúvas da manchete”

  19. Marcello Godoy disse:

    saudades daquela época… assistia cavaleiros, cybercops, changeman, jaspion, jiraiya… foi um marco na minha infância
    a única série americana q eu gostava de assistir era WMAC masters, foi por causa desse seriado q eu peguei o gosto pelas artes marciais
    curiosamente nessa série tinha uns 2 q foram pro primeiro filme do mortal kombat: hakim alston (machine) e chris casamassa (red dragon), esse último foi o scorpion, mas ho sung pak (superstar) fez a captura de movimento do liu kang nos dois primeiros jogos da franquia
    outra curiosidade: mike chautrantabut (wizard), uns anos depois, virou um power ranger em lightspeed rescue (PR o resgate), ele era o azul
    e os outros se tornaram dublês em várias séries

  20. Felipe Lopes disse:

    Entrando na onda deste episódio do senpuucast, tem um documentário sobre toda a história da rede manchete lançado recentemente (uma éna que há pouquíssimo destaque aos tokussatsus, mas ainda sim é muito interessante).
    segue link: http://www.youtube.com/watch?v=M2ylBXhEbfQ

  21. Patrine disse:

    Muito bacana mesmo, Felipe Lopes!!

    Obrigada pela dica!

  22. Rafa M. Rock disse:

    A manchete significa muito, 80% da minha infância era a manchete, toda vez que assisto um tokusatsu NOVO me lembro que tudo começou lá naquele M com cinco bolinhas nas pontas. ^^

  23. Spektro disse:

    haha ouvindo o cast lembrei que meus amigos e eu sempre nos juntavamos pra assitir cybercops e depois nós nos arrebentavamos tentando recriar as cenas do epsódio… a parte ruim era a hora de passar merthiolate… 🙁

  24. Ghile Arms disse:

    POw Senpuu, sempre pregando uma peça na gente. Nostalgia total com esse cast.
    Me fez reaver coisas q aconteceram na minha infância. É muito interessante o legado q a Manchete deixou, pois se hj tenho contato com pessoas q curtem animes e toku, grande parte é culpa da manchete. Infelizmente tinha aqueles comerciais interminaveis. Lembro que assisti a ultima programação da Manchete e de ficar contando os minutos pra entrar no ar a Rede TV loko pra q passasse Jiraya, o criança complexionada q eu poderia ter sido hahaa

  25. Ghile Arms disse:

    Tô marcando aki um dez no serviço pra mandar meu video, quero ganhar esse livro hehee

  26. Rogério Hirooka disse:

    Cadê o Senpuu sobre Pacific Rim!!! XDDDD /o/

  27. Patrine disse:

    Está a caminho, Rogério! 🙂

  28. Ghile Arms disse:

    Aew Senpuu…meu video falando sobre uq a Manchete foi pra mim…
    http://www.youtube.com/watch?v=pidv9GWGpQA&feature=youtu.be

    Concorrendo ao livro!!!

  29. André Ricardo disse:

    Olá galera do Senpuu. Meu noma é André Ricardo, sou jornalista, mineiro de Muriaé, mas que mora em Niterói (RJ). Sempre ouço o podcast e não pude deixar de comentar essa época maravilhosa que foi a Manchete. Era muito especial chegar da escola e assistir a todas aqueles tokus à exaustão. Lembro quando anunciaram o pacote Spielvan e Flashman como ‘Jaspion 2’ e ‘os primos dos Changerman’. Era memorável cada série. Até Lioman era divertido, mas não teria como não ser, afinal de contas, era uma dádiva dos Ninjas.

    Sobre a promoção, gostaria de falar que a Manchete não formou apenas meu caráter como fã de Tokusatsu. Ela também me moldou como profissional que sou hoje. Só me tornei jornalista, foi pelo incentivo da leitura que tive através dos super-heróis da emissora. Me tornei um amigo melhor graças à lições que as séries davam e me tornei um cidadão melhor porque sei que, se cada um fizer a sua parte, o mundo pode ser um lugar melhor. Um grande abraço a todos e até a próxima.

  30. Ed Carlo Rodrigues disse:

    “A Manchete pra mim é mais que a emissora que trouxe animes e tokusatsus, ela trouxe toda uma outra cultura que marcou toda uma geração e pessoas, que hoje graças a sites como o Senpuu e tantos outros fóruns ela é lembrada por essa mesma geração, hoje mais velha e saudosista, com o mesmo afinco que sentimos pelas séries que lá passaram, provando mais uma vez que sem a ousadia dela, provavelmente não conheceríamos ou sequer teríamos contato com tantas outras pessoas que compartilham de um gosto em comum e tem suas próprias visões do impacto da emissora em seu gosto pelo Tokusatsu, só tenho a agradecer a Manchete por apostar em algo sem um futuro certo e fazer parte da minha infância!”

  31. AlizeLeal disse:

    Oi!

    Conheci vocês há algum tempo e estou ouvindo alguns programas.

    Gostei bastante dos que ouvi e baixarei mais para assinar no feed!

  32. Patrine disse:

    Que ótimo, AlizeLeal!

    Ficamos muito satisfeitos com o retorno e esperamos que você goste de todos os casts! É feito com muito carinho para os fãs de tokusatsu!

    Abraços!

  33. Marcos Henrique disse:

    Concordo com o Landucci, o caminho mais acessivel para os Tokusatsu Hoje seria a é a Internet, temos 6 séries que estão aqui no Brasil e esta na “geladeira” e até hoje nenhuma emissora se interessou são elas: Kamen Rider Kuuga, Liveman, Bioman, Turboranger, Exceedraft e Janperson

  34. John Coffey disse:

    É só comigo que o feed está “bichado”?

    Parabéns pelo excelente trabalho!

  35. Patrine disse:

    Ei John, já tivemos outra reclamação sobre o Feed, vamos tentar resolver o mais rápido possível! Obrigada pelo toque 😉

  36. John Coffey disse:

    Grazie tanto Patrine!

    E mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!

  37. Flavio Gomes disse:

    Ressucitar a Manchete é perda de tempo, como vocês disseram. Mas, talvez aconteça algo, por exemplo, o SBT reprisou as novelas da Manchete, tem um canal de tv por assinatura que passa as séries de tokusatsu.
    Eu sei que a internet traz praticamente tudo, independente das considerações morais, mas a internet no Brasil ainda não é algo maravilhoso e a tv(aberta ou assinatura) não é algo que possa ser desprezado pelos tokufans, se alguém acreditasse de verdade em público para o tokusatsu(não apenas as séries, mas os filmes também) e essa tv tivesse um horario alternativo para passar animes sem cortes.
    O que entendi foi que a Manchete foi uma boa lembrança, mas audiência não se faz só com nostalgia, precisaria trazer a nova geração e infelizmente não vai acontecer, pois os canais de televisão não estão mais se arriscando como a Manchete fazia
    Quanto ao podcast foi muito bom, o mozenja está dividindo o papal de “badboy” do senpuu com o Lanucci e isso é muito interessante.

  38. Marcos Henrique disse:

    Temos diversos filmes do Ultraman DUBLADOS e não vi até agora nenhuma interesse em exibir na Tv Aberta. Só HBO salva.

  39. Rafael Taira disse:

    A internet com um canal até seria um bom ponto para fazer os animes e tokusatsus serem exibidos. Porém a internet diferente da televisão aberta tem que lidar com o problema da velocidade. Enquanto temos muitas cidades do sudeste,sul e parte do nordeste que tem podem ter altas velocidades de internet. Temos estados da região norte e centro oeste que em sua maioria tem uma internet bem mais lenta. Além da questão dos servidores que teriam de dar conta de suportarem a demanda de acessos.

  40. Rafael Taira disse:

    “Manchete para mim é o que trouxe uma identidade para toda uma geração se hoje parte de nos estamos acessando e esse e muitos outros sites.O mesmo que tempo temos identidade sempre haverão diferentes formas de demonstra-la e as identidades e o que torna uma geração unica. E por coincidência ou não a manchete se tornou um canal que gerou um fenômeno único que talvez devido as consequencias de como o mundo é hoje esse fenômeno jamais se repetiria.”
    E se hoje as revistas fazem essa denominação de geração,X,Y,Z eu faço essa denominação de Geração pré-manchete,manchete e geração internet fixa e a geração que esta chegando agora da internet móvel.

  41. PAULO DE CASTRO disse:

    Olá, Equipe do Senpuu.
    “Manchete para mim foi a descoberta de um novo mundo. Todos os personagens me faziam sonhar cada vez mais alto.”
    Contudo, havia um grande problema, como sou do interior de São Paulo, a Manchete não pegava aqui.
    Eu assitia quando viajava para São Paulo, Campinas ou em Campo Grande-MS.
    Em um belo dia, eu tinha uns 11 anostomei coragem, peguei minha bicicleta e fui sozinho até a Prefeitura da minha cidade falar com o Prefeito.
    Depois de esperar por umas quatro horas, ele me atendeu.
    Pedi para que ele trouxesse a Manchete para a cidade.
    Ele foi bastante político, disse que iria fazer o possível, mas não seria fácil.
    Somente depois de um ano a Manchete passou a pegar na minha cidade.
    Abraços.

  42. Ivan disse:

    Estava buscando coisa sobre tokusatsu e achei o site de vcs. Nunca mais vai existir outra emissora como a manchete. A tv aberta hoje so passa porcaria envez de passar coisas boas como os tokusatsu. #MANCHETE SAUDADES

  43. dejair junior disse:

    Opa, olha eu aqui de novo prestigiando o senpuucast! Pessoal, o tal “gap” mencionado por vcs, dos Tokusatsus da velha guarda, pros da manchete nao foi de 10 a 15 anos nao, nem perto disso, pois Spectreman, Ultraman e o Retorno de Ultraman(Jack), passaram durante a decada de ’80, e pararam em ’86 ou ’87,na TVS(SBT). Tudo bem que ja estavam a anos na grade de programacao, mas…nada de “muito tempo sem tokusatsus”, alias pra quem ja passou dos trinta…e poucos…Rede Manchete nao e o sinonimo de “Primordio dosTokusatsus”, mas seus fas que tiveram o primeiro contato com as series Japonesas na epoca, sendo mais novos hoje, propagaram suas memorias com mais veemencia. Mas claro que foi a emissora que mais investiu no segmento, e merece o respeito de todos com certeza, enquanto existir nostalgia! Pra finalizar, quem pode ter vivido a(s) epoca(s) de ouro da TV em geral, aproveitou e tem bastante orgulho disso, quem nao pode.. ha de se contentar com o que se tem hoje, com as “facilidades” oferecidas, mas sem a mesma emocao. Mas, como dito ai por um dos participantes…A vida continua!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad