Menu

A arte de fazer cosplays – Paulo Sweet

karin 12 anos ago 0 55


Seguindo nossa série de entrevistas de cosmakes/cosplayers que fazem coisas lindas, o entrevistado de hoje é o Paulo Sweet. Ele foi o ganhador do Yamato Cosplay World (YCW), um concurso nacional de duplas e o prêmio foi nada mais nada menos que uma viagem sonhada por muitos brasileiros otakus, fãs de tokusatsu e afins: PARA O JAPÃO.

Deixando aqui meus sinceros parabéns , como fã e também participante da competição pois foi merecida a vitória. Foi totalmente lindo, os meus olhos encheram de lágrimas. A apresentação foi de Digimon e o cara simplesmente voou no palco. Não é pra qualquer um não. Daí vocês tiram uma base do que veremos a seguir.

Primeiro fale um pouco sobre você, nome, idade, onde mora e o que faz da vida.

Oiiii! Meu nome é Paulo, tenho 20 anos e moro em São Paulo/SP! Trabalho como Designer Digital há uns 2 anos, fazia faculdade de Tecnologia da Informação, mas tive que trancar a faculdade recentemente por causa da viagem pro Japão!

De onde surgiu a ideia de ir aos eventos e desde quando frequenta?

Eu fazia SENAI, então comecei a fazer amigos lá e tal e conheci o Cellow (que depois foi minha primeira dupla de YCW) e ele tinha ido ao AF e me chamou pra ir ao próximo evento com ele! Então, com mais quatro amigos do SENAI, fomos para o nosso primeiro evento de anime! Isso foi há 5 anos… Nunca vou me esquecer! Inclusive faz 5 anos agora em outubro!

Como os cosplays entraram na sua vida?

Ah, foi no primeiro evento! Tava na febre de Naruto e eu não queria ir no meu primeiro evento sem cosplay né!? Meu cabelo era loiro e eu tinha recebido meu primeiro salário, então peguei, fui na liberdade com meus amigos, comprei uma bandana, uma jaqueta pronta do naruto, improvisei uma calça e fiz aquela sandália ninja com meias pretas e chinelo. Foi o que eu consegui improvisar! Kk

Qual foi seu primeiro Cosplay?

Naruto Shippuden!

Qual seu cosplay favorito?

O Alucard de Castlevania com certeza! *-*


Como surgiu a ideia de ganhar dinheiro fabricando cosplay?

Então na verdade aconteceu né! Os gastos com cosplay começaram a ficar muito grandes e eu não ia parar de sair com meus amigos ou ir pra alguma balada, barzinho ou, sei lá, pra fazer alguma outra atividades, pra fazer SÓ cosplay… Então comecei a fazer acessórios pra vender e com o dinheiro ajudando a cobrir os gastos dos meus cosplays!

Qual o cosplay mais trabalhoso que você já fez?

COM CERTEZA o Cain de Trinith Blood!

Qual o cosplay mais caro?

Cain de Trinith Blood também!

Quais os materiais mais usados pra fazer os cosplays?

Depende muito do tipo de cosplay! Eu uso bastaaaaaaaante nos acessórios/armaduras EVA, cola de contato, tinta spray, isopor, cola branca… O segredo e testar cada coisa e ver se funciona!

Você já participou de concursos? E já teve prêmios?

Já sim!!! Participei de cerca de 12 concursos NACIONAIS, e cerca de 60 concursos ESTADUAIS!! Sempre amei estar no palco, particularmente adoro apresentar, mais do que tirar fotos!
Ganhei o YCW de 2012 de Angemon de Digimon, que foi uma viagem pro Japão (tô indo agora em novembro!)

Ganhei o Cosplay in Rio 2011, YCG 2010,  Circuito Cosplay 2012; segundo lugar no WCS 2012 e 3º no YCC 2010… Entre outros lol!
Peguei 1º com a Jutsukino no WCS 2011, mas infelizmente fomos desclassificados… =/


Qual o melhor concurso que você já participou?

EU AMO de Vampire Hunter D no WCS 2011, tbm a apresentação do YCG 2010 de Castlevania, a e do ultimo concurso que eu participei que fui de Malévola no YCC 2012!!


O que é o cosplay pra você?

Cosplay é uma ótima oportunidade pra manter minha cabeça ocupada! Além de sempre estar trabalhando minha criatividade, minha movimentação corporal, fala, mexer com vários tipos de materiais artesanais, e aprender muita coisa nova!

Estar no palco e ouvir um aplauso ou estar andando com o cosplay e ouvir um “Nossa tá muito legal, parabéns” ou um “Posso tirar uma foto?”, é uma sensação incrível! Lembro no meu primeiro cosplay quando pediram pra tirar uma foto minha a primeira vez eu fiquei tipo “QUEREM TIRAR FOTO MINHA? OMG!” Além de poder fazer MUUUUUITOS MUIITOS amigos!


Você gosta de Tokusatsu?

Acho muuuuuuuuuuuito legal! Mas só vi um pouco dos que vieram pro Brasil mesmo =/ @_@

Já pensou em fazer algum cosplay de Tokusatsu? Se sim, qual?

MANUW muito!! Black Kamen Rider e Ultraman acho muito foda! Mas É MUITO DIFICIL DE FAZER  tem que ter muita moral! lol

Já fabricou cosplay de Tokusatsu para vender?

Nãoo!!! É muito difícil lol Armadura até que dá pra fazer…MAS CAPACETE PQP É MTO TRETA!!

O que você recomenda para as pessoas que querem se tornar cosplays e ainda não estão motivados?

Recomendo que FAÇA SIM! Vejo muita gente que começa falando “NOSSA QUERO SER IGUAL COSPLAYER X QUE É FODA E BLABLABLA”, tá errado, faça cosplay pq VOCÊ quer, porque VOCÊ se diverte fazendo, com certeza você vai curtir!

Não importa se for pra tirar fotos, ou pra apresentar, ou até mesmo por dinheiro, mas faça de coração! Hoje devo muito ao “cosplay”, mas tudo que veio foi por causa do meu esforço e pela ajuda de muitos amigos… Então, façam sim, mas nunca percam a humildade e a paixão! *Discurso de miss*

Sempre quem precisarem de ajuda, ou dicas de QUALQUER coisa podem me procurar! Se eu puder vou ajudar com todo prazer!!

Fotos: Planeta Otaku, Comics Cosplay BR, Otaku Brasil, Cosplay Brasil, Cosplayers.net, J – ON, Giga Xis, Mãozinha, World J -Music, Cosplay INN, Otaku Company.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad