Menu

Desafios e responsabilidades de um novo Gavan

Patrine 12 anos ago 11 127

Ao saber da confirmação do novo filme do Gavan em outubro, a minha reação foi muito positiva. Afinal, depois de acompanhar “Gokaiger Vs. Gavan” (que foi comentado, com pouquíssimas ressalvas, no Senpuucast 79), sobram motivos para empolgação.

Mas, um pequeno sinal de alerta tocou na minha cabeça com o anúncio de um jovem ator que deve ser o “novo” Gavan. Como sempre digo aqui no site, longe de mim não querer que as coisas evoluam e que o tokusatsu se renove (mesmo porque a maioria das minhas séries favoritas é da nova leva).

Eu só acho que esse movimento é um tanto quanto arriscado e deve ser feito de maneira cautelosa. Afinal, a gente sabe como os tokusatsus mexem com os gostos pessoais e emoções de seus fãs.


O ator que vai fazer o papel de Geki Jumonji, ou o novo Gavan, é Yuma Ishigaki. Ele completa 30 anos agora em agosto e tem um extenso currículo na televisão japonesa, além de ter participado de filmes como Battle Royale 2, Azumi e 13 Assassinos.

Particularmente, não conheço o trabalho do jovem rapaz, mas desejo mesmo que ele tenha sorte nessa grande empreitada que se abre para ele a partir de agora.

E é aí que começo a explicar para vocês onde reside o meu receio. Se realmente acontecer o que é esperado, o personagem de Ishigaki será um substituto para o famoso Gavan, interpretado por Kenji Ohba. Ora, é ou não é uma responsabilidade do tamanho do mundo?! Primeiro por parte da Toei, em querer dar “continuação” a uma série que fez (e provou que ainda faz) um sucesso muito grande. Segundo para o novo ator que vai ter que entrar nessa de cabeça e convencer no papel.

Afinal, um personagem e todo o seu legado de aproximadamente 30 anos vão dar lugar a algo diferente que pode ou não ser bom. Sendo assim, todo cuidado é pouco para construir um novo personagem baseado em toda essa bagagem prévia.


É possível? Claro. E muito! Porém, acho que a produção do filme terá que ter muita cautela para conseguir manter os fãs ligados e satisfeitos com esta transição e, ao mesmo tempo, vai ser necessário o uso de alguns artifícios para tentar segurar o novo público que se identificou com Gokaiger e pode se apegar a esse novo detetive espacial.

Já li inclusive sobre a possibilidade de parentesco entre os dois, o que, na minha opinião, pode ser uma forma de criar um vínculo mais fote tanto entre os personagens quanto com o público e torná-lo mais aceitável via afetividade.

Conferindo algumas fotos do Yuma Ishigaki, consigo até enxergar algumas semelhanças nas feições dele e do Kenji Ohba (talvez seja uma pré disposição também!), mas, como eu disse, não é apenas isso que vai construir um novo personagem.

Outra coisa importante que reparei pelas imagens é que parece que a armadura não sofrerá muitas modificações (pontos para a produção!), o que não vai causar tanto impacto nas “viúvas”. Além disso, a jaqueta será mantida, repaginada, obviamente, mas mantida!


O diretor Osamu Kaneda (Let’s Go Kamen Rider) e o roteirista Yuji Kobayashi (Ultraman Max e Gekiranger) têm uma missão no mínimo desafiadora e espero que tudo seja produzido nesta tentativa de manter (e não “ofender”) o público já cativo e sim trazer uma molecada nova para assistir tokusatsu.

Também estarão no elenco Suzuka Morita (Shinkenger) que será Sherry, um possível par romântico para Geki Jumonji e uma heroína na história, além de Nagaoka Takuya (Decade – mundo de Faiz) que vai interpretar Okuma Toya, o parceiro de Jumonji.

Acredito que o filme em si será um sucesso, tanto pela participação de Kenji Ohba que já provou atrair muita gente para tudo o que fez no universo do tokusatsu e também pela curiosidade das pessoas (seja para falar bem ou mal) em conhecer o novo Gavan. Mas, não sei se a possibilidade de uma nova série ou sequência de filmes com esse herói que vem surgindo vão agradar tanto assim. É aguardar para ver!

Bom, eu falei um pouco o que estou achando disso tudo, e você? Quais são as expectativas dos leitores do Senpuu para este filme?Ah! E continue ligado porque, com certeza vamos falar mais sobre isso em Senpuucasts e novos posts.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

11 Comments

11 Comments

  1. Lissandro disse:

    Seria bom se fosse a TOEI preparando terreno pra novos Uchuu Keiji, e portanto, novos Metal Hero… Mas é sonhar alto demais, é só a TOEI usando antigos heróis pra atrair mais pessoas para o cinema =/

  2. Tio_Panda [Marco_Ramos] disse:

    Não conheço nada de Gaban mas gosto muito de Metal Heroes e anseio pela volta deles.

    Quero ver esse filme, e na medida do possível apoiar essa iniciativa da Toei.
    A armadura do Gaban é legal, a temática é muito interessaante, me gusta essa ideia de polícia espacial.

    Porém, não assisti o filme de Gokaiger com o Gaban, e fico na dúvida. Pra mim que quero conhecer o Gaban e acompanahr, ver e tal, vale a pena assitir o filme do Gokaiger (mesmo não tendo vista NADA da série, ou seja, vou boiar completamente) ou o jeito é esperar esse filme e ver o que vai resultar disso aí…?

    Tem ainda a terceira opção que seria ir atrás da série original, mas nah… Ultimamente não estou com tempo nem disposição pra ir atrás de relíquias do milênio… Na verdade, embora respeite os clássicos, tenho uma preguiça de vê-los hoje em dia… Pq de fato, é outra pegada, produção de baixa qualidade, ritmo narrativo mais lento, baixa resolução dos vídeos disponíveis… Enfim…

    Sou mais ficar mesmo nos remakes ou nas atualizações/participações especiais… Ficar no Full HD que isso sim que é coisinha linda de Deus!

  3. Patrine disse:

    Bom, Marco, depois de tudo que você argumentou, acho que pode ser uma boa mesmo você ver o filme Gokaiger vs Gavan e aguardar por este novo para ver que rumos vai tomar!

    Eu vi o filme sem ter visto a série original completa e, apesar de não ter sentido a “famosa” nostalgia completamente, gostei bastante e me causou emoções bacanas!

  4. Asevedo disse:

    Digo pro experiência própria, Gokaiger me fez voltar a ver tokusatsu depois de muitos anos.
    Acredito que não ficará muito perdido assistindo o Gokaiger X Gavan, mas eu recomendo ver a série, vale a pena para pegar como funciona a sistemática do sentai e bater aquela nostalgia boa.
    Nunca vi Gavan, mas dar uma nova chance aos Metal Hero começando pelo 1º deles pode ser uma boa retomada, uma pena mesmo é não ter mais Kenji Ohba atuando. Se o novo ator dp Gavan tiver uma formação parecida com a do Kenji será muito bacana.

  5. Tio_Panda [Marco_Ramos] disse:

    Hmm… Acho que vou conferir então o filme… Meu receio era realmente não conseguir me divertir com o filme por cair de para-quedas numa produção que é praticamente uma conclusão de série…

    Mas pelo visto e só de ter um metal hero na trama e o fato de poder rever os Gekirangers – que pra mim possuem os uniformes mais legais de todos, todos, TODOS, e o vilão mais estiloso também – Zyuuranger e todos os seus sucessores que eu conheci como Power Rangers, além dos cráaaassicos Changeman e Flashman deve ser realmente uma alegria infinita!

    É, valeu a dica então! Verei o filme, então, seja pela ação, pela nostalgia e pela oportunidade de der presentado a um Uchuu Keijin, metal hero inédito pra mim!!

  6. Patrine disse:

    Pois é, Marco! E pode ser que seja um incentivo para você começar a ver a série em si!

  7. Thiago - O Rato disse:

    Vejo com bons olhos o novo Gavan, especialmente por ser uma passagem de bastão, do manto, eu costumo gostar de heróis de legado.

    Depois do ótimo post do Luiz Gustavo, que não é o Fire, cabe pensarmos aqui na evolução, especialmente na narrativa e teor de drama, que os tokusatsus estão desenvolvendo, mas cabe pensar também que as obras passadas possuem seu valor.

    O conceito de detetive/policial espacial apresenta em Gavan é um dos melhores que conheço, um conceito simples e funcional sem muito geri-géri e o ator (esqueci o nome dele) é muito carismático, coisas que ajudaram a sacramentar a série como clássica. Contudo ela sofre de pouco desenvolvimento de drama, algo que era comum na época, especialmente se notarmos que até o fim dos anos 90, era de praxe que os capítulos fossem auto-contidos, até mesmo em séries americanas, vide Arquivo X.

    A nova série é uma ofensa? Não, inda se for bem feita, é bom resgatar uma série clássica, até mesmo para a galerinha de hoje sentir curiosidade e ir atrás, reviver bons conceitos, temas, heróis faz bem.

    Batman está sendo requentado a uns 70 anos.

    Nota: Não vi Gavan na infância, somente conheci após o cast Gavan VS Gokaiger, no qual peguei três episódios aleatoriamente, gostei, mas sente-se o envelhecimento.

    Agora numa coisa eu sou mala, gosto mais dos efeitos especiais antigos. Sério, minha suspensão de descrença funciona melhor com bonecos do que com CG.

  8. Everton disse:

    bem… eu só estou com um pé um pouco atras por causa do roteirista ser o mesmo de Let’s Go Kamen Rider (que na minha opinião o filme foi totalmente desnecessário e confuso), mas de resto estou bem emplogado com a ideia, seria até interessante fazerem algo do gênero com Sharivan (quem sabe se esse filme fizer sucesso eles pensam nisso??)

  9. EURICO disse:

    acho que ja ta valendo sò em retomar o gênero!!..tbem acho que o pessoal que nunca assistiu gavan ,deveriam assistir , e muito bom eu recomendo!!

  10. Industrial disse:

    Deveriam devulgar de como eles colocam aquelas luzem de neon que fica bem na Visão, muito interessante ! !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad