Menu

Por que os meus filhos vão assistir tokusatsu

Patrine 12 anos ago 13 9

Pode soar estranho, uma pessoa com relativamente pouca “experiência” com séries japonesas fazer um texto com esse título, mas, acredito que não é necessário você decorar o nome de atores, personagens, saber citar todas as datas de todas as séries e ter na cabeça a ordem dos Super Sentais já lançados para gostar e admirar o tokusatsu. Na verdade, isso é até bem pedante, na minha opinião.

Como muitas pessoas, a minha infância foi marcada pelos heróis transmitidos pela Manchete, mas devo confessar que as memórias são poucas já que eu era muito pequena e, muitas vezes, pegava carona com meus irmãos que estavam na frente da TV assistindo as séries. É óbvio que a marca nostálgica ficou em mim durante todo esse tempo, mas para detalhes, sou uma negação!


Então, seguramente (e sem medo) posso dizer que o meu contato definitivo e assíduo com o tokusatsu começou nos últimos quatro anos, quando me tornei um membro do Senpuu. No momento em que eu entrei naquela sala de exibição, eu vi que o caminho que eu poderia seguir pra frente ainda era muito vasto e que existia um universo muito além do que eu recordava!

Eu respondo, portanto, o questionamento do início. Meus filhos com certeza assistirão tokusatsu pelo simples fato de ser algo que me emociona, que me traz uma mensagem positiva e, para mim, é isso que importa, para além de roteiros, efeitos especiais, nomes, datas,  tenho certeza, que vai fazer o mesmo com eles.

Longe de mim querer criar meus filhos fora do tempo deles, espero que eles possam estar sempre por dentro de todas as novidades e sejam pessoas muito mais desenvolvidas e melhores do que eu. A ideia não é tentar puxá-los para um mundo que não existe, e acho que nisso o tokusatsu tem também se adaptado muito bem, sem deixar pra trás velhos (e bons) conceitos.


E eu digo “meus filhos” porque eles serão (provavelmente as únicas) pessoas que, de alguma forma, serão influenciadas por mim, só que a minha vontade mesmo é que todo mundo pudesse experimentar o que eu experimentei e enxergar as coisas boas dessas séries japonesas para utilizá-las sempre!

Pra ilustrar e corroborar a minha teoria de que as crianças podem ser melhores por causa do tokusatsu, vou dar alguns exemplos.

Começo por Kamen Rider Fourze, meu mais novo vício! Pra mim, é impressionante como a série consegue passar emoção de uma maneira, ao mesmo tempo sutil e intensa. Sutil porque a intenção principal é mostrar ação, mas também é retratado o dia a dia de adolescentes e, quer fase da vida melhor para deixar extrapolar todas as emoções possíveis?! É exatamente daí que vem a intensidade, os jovens sentem tudo de forma amplificada e a série conseguiu passar isso pra mim de forma extrema, tanto que já chorei pelo menos três vezes em 39 episódios.


A minha vontade é que meus filhos sejam exatamente assim, que expressem seus sentimentos, mas sem serem frescos ou chorões, deixando sair o que tá dentro do peito, com ou sem lágrimas, com a individualidade que cada um tem. Além disso, eu quero que eles tenham o espírito de jovialidade e diversão que Fourze me passa o tempo todo! Que possam brincar sem censuras e acreditarem em si mesmos, assim como o protagonista faz o tempo todo!

Pra falar de trabalho em equipe, eu poderia citar todos os Super Sentais que eu já vi e, tá aí mais uma característica que acho fantástica de se aprender desde criança. Agora que estou acompanhando Goggle V para a gravação do Senpuucast (que sairá em breve), percebi que isso é super forte na série, especialmente por trazer crianças pra participar do processo de luta contra as forças do mal. Outros pontos que acho muito importantes na educação de futuros bons adultos são a disciplina e o respeito mostrados na série, sempre que aparecem situações envolvendo pais e filhos e também pessoas mais velhas.


Já em Changeman, o que é mais forte para mim é a capacidade de lidar com as perdas. Conforme comentamos em alguns Senpuucasts, quando eu e o Fire reassistimos a série, ele se emocionou muito com a cena do cavalo e o Change Pegasus. Agora, pensem comigo: se depois de tantos anos, o mesmo episódio foi capaz de causar uma reação assim na mesma pessoa, com certeza é algo marcante. No fim, o que eu tirei de tudo isso é que o sentai, de uma forma tranquila, quer ensinar para os espectadores que esse tipo de coisa acontece e que não existe problema em ficar triste, mas é importante ser forte para conseguir superar.

Para finalizar a minha galeria de exemplos, não poderia deixar de falar de Kamen Rider W! E para falar de W, não é possível sem citar a parceria. E como se desenvolveu essa parceria! Shotaro e Philip passaram de dois caras que viraram um Rider só, para dois amigos, companheiros e parceiros que, no final de tudo, não sabiam e nem conseguiam mais ficar um sem o outro. Outras coisas que a série me passou muito foram emoção (exatamente no ponto em que os personagens descobrem que se separar não é agradável) e, claro, a diversão!


Enfim, além desses pontos específicos que citei, os tokusatsus em geral sempre me dão a impressão de conseguirem aguçar a criatividade, imaginação, além das noções de bondade, heroísmo, força e ajuda ao próximo! Não tem como desejar nada melhor pros nossos filhos e pro nosso futuro, né!?

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

13 Comments

13 Comments

  1. @Destruidor1890 disse:

    Esse post foi tão legal que eu tenho que fala… chorei muito no final do ep 48 de W, chorei muito mesmo.
    E meus filhos também vão ver Tokusatsu.

  2. Ótimo post, cara Patrine. Uma vez fui bem zoado no twitter por usar uma afimativa parecida 🙁 mas acredito que os valores que aprendiamos nos tokusatsus são muito importantes e devem ser repassados as próximas gerações. E ainda acredito que se a geração atual de leite com pêra tivesse podido crescer vendo séries como Jaspion e Changeman… seriam adultos melhores !!

  3. A Laurinha com nove meses já está assistindo sentais comigo… adora Shinkenger (talvez pelo colorido das batalhas) e Goggle Five (acho que mais pela música). Sei que ela não deve entender nada (nem se assusta com os monstros) mas já está se acostumando com as séries que no futuro irei passar para ela ver…

  4. Fire disse:

    Alexandro,

    Tenho certeza que a Laurinha vai crescer com valores certos e fortes muito pelos pais dela e com uma certa ajuda do Tokusatsu! Parabéns por isso.

    Rodrigo,

    Não liga pra esse povo aí não! Eles não sabem o que falam!

    Destruidor,

    Quem não chorou? Pode admitir sem culpa hahahah.

    Patrine,

    Ficou lindo o post (mesmo eu sendo suspeito para falar). Parabéns!

  5. Mozart disse:

    Vei, na boa a Patrine tem a manhã para escrever, adorei o texto!
    Não preciso nem dizer o quanto amo tokusatsu e meus filhos vão partilhar sim desse amor!

  6. Bruno Diniz disse:

    Parabéns, Patrine! O texto é ótimo e expressa muito bem o que todos nós pensamos sobre passar o costume de assistir os bons e velhos tokusatsus para próxima geração. Um bj.

  7. DekaBarueri disse:

    Já viram este video que esta sendo veiculado na TV

    http://www.youtube.com/watch?v=b43BV0TqDdE

  8. DekaBarueri disse:

    Pretendo algum dia, quando eu tiver meus filhos a assistirem tokusatsu mostrando pra eles a amizade, heroismo, a tristeza (a perda com a patrine mencionou).

  9. Lissandro disse:

    @DekaBarueri
    Não sei qual a sua intenção ou se está rolando algum boato sobre essa propaganda, mas está 100% CORRETA
    Olha, eu sei o que é ter 10 anos e gostar de assistir filmes de terror(principalmente “A hora do Pesadelo”) e saber que isso não me transformou em Freddy Krueger ou Jason da vida, mas tem OUTRAS coisas que desvirtuam as crianças e elas vêm isso em filmes, novelas, séries que têm uma indicação 14, 16 ou 18 anos por algum motivo.
    Agora, veja os DVDs de changeman, por exemplo, indicação “a partir de 0 anos”, justamente porque não tem nada de ruim pras crianças. Não quer dizer que “É PARA CRIANÇAS”, mas que não há problema em elas verem o programa. =)

  10. Fiz um post parecido uam vez e o reusei várias vezes para justificar o que meencanta tant em séries “infantis” que são os tokusatsus.

    Deixarei o link aqui como curiosidade. Até porque achoq que está dentro do tema proposto:

    http://animeportifolio.wordpress.com/anime/porque-assistir-tokusatsu/

    Falo nesse post batsante da função formadora dos tokusatsus. Tranmisssão de valores e conceitos morais. Isso porque sou adpeto de que para isso a maneira mais potente é uma boa história. Seja por meio dos ocntos de fada ou dos tokusatsus.

  11. Hikaru disse:

    Também sou super fã de Fourze, apesar de estar bem atrasado nos episódios. Acho o elenco da série muito carismático. E aquele episódio do cavalo me comove até hoje, prefiro nem rever.

  12. Veronica Silva disse:

    Nossa! Amei seu texto! Amo tanto Tokusatsu q meus filho de 9 anos e minha filha de 2 já assistem comigo sempre! Eles gostam muito! Ele já entende os ensinamentos dos Tokusatsus, e ela, ainda se prende as músicas (canta e dança todas e ainda sabe dizer a qual série pertence) e aos coloridos, tanto q ela é apaixonada por Magiranger por causa da magia. Ele é mais focado em Kamen Rider e fã de Black e Decade. O legal é q os dois sentam para assistir todos comigo, e nos emocionamos sempre juntos!

  13. Patrine disse:

    Me emocionou o seu comentário, Veronica! Para mim ainda são planos e é uma felicidade e satisfação imensa saber que tem mais gente que pensa como eu e coloca em prática! Tudo de bom para você e sua família 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad