Menu

SkyTree – Maior torre do mundo é inaugurada em Tóquio

Patrine 12 anos ago 1 108


O dia 22 de maio de 2012 marca a inauguração da maior torre do mundo, que está localizada em Tóquio! O público japonês pôde ter acesso à SkyTree a partir das 10h desta terça-feira e milhares de pessoas se reuniram para acompanhar o evento, mesmo com uma manhã chuvosa na capital do Japão.

A expectativa dos organizadores é de que, apenas neste primeiro dia, uma média de 8 mil pessoas passem pela torre. Famílias inteiras enfrentaram fila por quase quatro horas, com chuva, para ter a oportunidade de subir na SkyTree.

Originalmente a altura da torre no projeto seria de aproximadamente 610 metros. No entanto, ela foi planejada desde o começo para ser a maior maior torre de radiodifusão sem estruturas de apoio.

Depois de uma cuidadosa discussão e pesquisa sobre arranha-céus que estão sendo construídos em outros lugares do mundo, foi decidido o valor de 634 metros, para que se tornasse realmente a maior torre de radiodifusão sem apoio do mundo.


Sendo assim, a SkyTree, com 634 metros de altura, foi reconhecida pelo Guinness World Records, em 17 de novembro de 2011, como a maior torre do mundo!

A decisão do número “634” para a altura da torre foi baseada no conceito de escolher um número que fosse fácil para que todos se lembrassem ta torre mais alta do mundo e também se tornasse um símbolo da área.

O som do número “634”, quando falado em japonês antigo, é “mu-sa-shi”, que lembra os cidadãos japoneses da província Musashi que cobria uma grande área, inclusive Tóquio, Saitama e parte da prefeitura de Kanagawa.

Historicamente, a área onde a SkyTree está localizada pertencia à província Musashi. Das áreas de observação, a paisagem da província se espalha à frente dos observadores e lembra os visitantes da localidade e história da área localizada a leste de Tóquio.


O maior papel da SkyTree é a radiodifusão digital terrestre que é usada desde dezembro de 2003 na região de Kanto, mas, devido à grande quantidade de altos prédios acima de 200 metros de altura na área central de Tóquio, se tornou necessária a construção de uma nova torre acima de 600 metros para propósitos de transmissões.

Quando esta função for totalmente transferida para a nova torre, o volume de transmissão de radiodifusão terrestre será duplicado e, assim, amenizar o impacto do sempre crescente número de arranhas-céus. É esperado também a ampliação da área de cobertura do “One Seg”, sinal digital para terminais móveis que opera desde abril de 2006. Outra função esperada para a torre é a de prevenção de desastres naturais.

Outra escolha diferenciada é a da cor da SkyTree, que foi projetada na cor original, “Branco SkyTree”, que quer representar a harmonia com o cenário em torno, o nome e o conceito do projeto são: “A criação do cenário da cidade transcende o tempo: a fusão da beleza tradicional japonesa e do design neo-futurístico.”

     

A cor da torre também reproduz a técnica usada por tintureiro com alusão ao azul adicionado à cor branca, dando um brilho pálido e delicado de azul, como nas porcelanas brancas. As cores criadas por tintureiros representam o legado da tradicional habilidade japonesa conservada na área central, que recebe a torre. O encontro entre a SkyTree e essa cultura artística é o ponto de partida para a criação de uma nova cultura.

Ao redor da torre foram abertas lojas, restaurantesserviços para os turistas. Foi construído inclusive um planetário e também um grande aquário.

No site oficial da SkyTree, você pode fazer um “passeio” pela extensão completa da torre, além de ser informado das condições do tempo no momento, reserva de ingressos e o horário no qual a torre está operando.

Confira uma matéria da TV japonesa mostrando desde o começo das obras até a impressionante sensação dos jornalistas no ponto mais alto da maior torre do mundo:

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

1 Comment

1 Comment

  1. @Destruidor1890 disse:

    Mudança de roteiro. Não vai mais ser a torre de toquio que vai abrir passagens dimensionais para outros mundos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad