Menu

Ultraman Vs Kamen Rider

Mozart 12 anos ago 1 101

Texto: Alexandre Nagado

As duas maiores franquias de super-heróis do Japão, Ultraman e Kamen Rider, pertencem a companhias rivais. Os Ultras são da Tsuburaya Pro, enquanto os Riders são da poderosa Toei Company (que também detém a terceira grande franquia, a Super Sentai). Com 45 e 40 anos de criação, respectivamente, eles competem na mesma faixa: produções infanto-juvenis detokusatsu com forte público adulto e saudosista. A Tsuburaya se preocupa mais em preservar as origens e a Toei praticamente usa a marca Kamen Rider somente como gancho de marketing para vários super-heróis, visto que depois da morte de Shotaro Ishinomori (o criador dos originais), lançaram produções com visuais ou conceitos bastante diferentes. Cada qual, a seu modo, busca se destacar num mercado cada vez mais especializado, com a Tsuburaya tendo superioridade técnica e a Toei sendo mais bem-sucedida comercialmente, na maioria das vezes.

Em 1993, nenhuma das franquias estava em uma grande fase. A última realização da Tsuburaya com um herói havia sidoUltraman Great(1990), co-produção com a Austrália feita direto para vídeo, fora mini-novelas contando os bastidores de Ultraman eUltraseven e um longa com Ultra Q anos antes. E estava em fase de produção Ultraman Powered, co-produção com um estúdio americano que, como Great, também não emplacou. Já a Toei havia deixado os Kamen Riders fora da TV desde 1989, quando terminou Kamen Rider Black RX. Em 1992, havia tido pouco sucesso com o projeto para adultos Shin Kamen Rider, um longa para vídeo, fora uma animação de média-metragem com uma versão SD(Super Deformed) com toda a linhagem até RX. Em 93, a Toei lançou Kamen Rider ZO, um especial de 48 minutos para cinema. Apesar da superprodução em efeitos especiais e brilhante direção de Keita Amemiya, parece ter sido algo feito somente para manter a franquia em evidência e promover o Hero Festival, com aventuras para cinema das séries em exibição na época,Janperson e Dairanger.

Apesar das jogadas de marketing, ambas as franquias atravessavam momentos de baixa naquela época, o que deve ter contribuído para facilitar a união de forças.

Em 1993, foi lançado o primeiro e até hoje único projeto conjunto reunindo os mais famosos e icônicos super-heróis do país. Ultraman vs Kamen Rider foi uma série de três vídeos (era a época do VHS), sendo que os dois primeiros apresentavam cada um dos heróis. O terceiro e principal reunia momentos marcantes, curiosidades, clipes de todas os heróis existentes, e entrevistas com Koji Moritsugu (Dan Moroboshi/ Ultraseven), Hiroshi Miyauchi (Shiro Kazami/ Kamen Rider V3) e um papo histórico entre o mangaká Shotaro Ishinomori e o produtor Noboru Tsuburaya, filho de Eiji Tsuburaya, o idealizador das primeiras séries Ultra. No final, um curta mostrava o primeiro Kamen Rider e o primeiro Ultraman juntos combatendo uma ameaça em comum. A direção e os efeitos são muito bons, fazendo lamentar que aquilo fosse só uma sequência de 10 minutos para encerrar o documentário.

O especial, que repercutiu bastante entre os fãs, permanecia sem lançamento em DVD, pois as empresas aparentemente não se interessavam ou não chegavam a um acordo sobre como seria a versão digital.

Em 1996, a estreia deUltraman Tiga fez a Tsuburaya renascer e voltar ao topo de popularidade. Em 2000 foi a vez da Toei ressuscitar a franquia dos motoqueiros ciborgues comKamen Rider Kuuga, que estabeleceu os Kamen Riders na TV ininterruptamente até hoje.

Nos cinemas, os Riders têm liderado as bilheterias, deixando os Ultras para trás, apesar da superioridade técnica da Tsuburaya. Entretanto, o grande sucesso na China do longa de 2009, Ultra Galaxy (visto por mais de 14 milhões de pessoas em maio deste ano), voltou a encher os cofres da companhia e novidades devem ser anunciadas em breve.

A série Ultraman Retsuden (“Biografias”), que estreia em 6 de julho – com várias cenas de arquivo e outras inéditas – é apenas o aperitivo. Em novembro e dezembro, dois novos especiais para DVD/Blu-Ray irão mostrar Ultraman Zero enfrentando Killer The Beatstar, vilão da antiga série Jumborg Ace. Lembrando que esse Jumborg foi a base para o robô Janbot, visto emUltraman Zero – The Movie, no final de 2010. Os especiais deverão anteceder um novo filme para cinema, ainda a ser anunciado.

A Toei está com a série Kamen Rider OOO quase entrando na fase final e já foi anunciado seu sucessor, o Kamen Rider Fourze, que irá estrear na TV em 4 de setembro. Antes, eles devem se encontrar no especial de cinema de OOO, a ser exibido em 6 de agosto junto com o especial de Gokaiger, a série Super Sentai de 2011.

Com as duas franquias vivendo um bom momento, as empresas chegaram a um acordo para o lançamento em mídia digital. E um extra aguardado pelos fãs foi anunciado: um bate-papo atual entre os atores Susumu Kurobe (Hayata/ Ultraman) e Hiroshi Fujioka (Takeshi Hongo/ Kamen Rider). Espera-se que mais extras (ou um novo especial) sejam anunciados, afinal as duas marcas cresceram consideravelmente e as novas gerações certamente vão querer ver algo mostrando Ultras como GaiaCosmosMöebius Zero ou Riders comoRyukiDen-ODecade e Kabuto.

Ultraman vs Kamen Rider saiu no Japão em DVD e Blu-Ray no dia 26 de outubro.

(Texto escrito em 28/06/2011)

 Já conhece o blog Sushi Pop?

www.nagado.blogspot.com/

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

1 Comment

1 Comment

  1. Guigo teles disse:

    Poxa, novamente deixo meus parabéns para a pagina Senpuu(em duas semanas, também encontrei um texto sobre o Justiriser….e lá fiz outro comentario agradecendo…) ultra-rider informativo este texto, adorei mesmo essa matéria!…Valeu e só elogios: Alexandre Nagado(que também,cria e ta no sushi pop,certo?), ambas paginas, espaços são sensacionais(gostei da materia sobre a musica:Hana taiyou ame,que aparece,em cena do ep.34-um novo tipo de vida,do U.M.Jack!)…SUPER-ARIGATO!,e,conheça a pagina do facebook: Artes Dos Tokusatsus…Até breve!…Fui…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad