Fórmula saturada? Kyuranger amarga baixa audiência

Não é de hoje que a audiência dos Super Sentais vem caindo. Desde Go-Busters os números mostram picos bastante irregulares, beirando o mediano ou, muitas vezes, ficando muito abaixo do normal. Foi o o que aconteceu com o sentai do ano passado, Doubutsu Sentai Zyuohger, que até o momento é a que registrou menor audiência entre todas da franquia, com uma média de 3,6%.

Porém, o troféu de menor audiência pode mudar de mãos uma vez que, segundo dados preliminares divulgados sobre Kyuranger, a série tem alcançado resultados muito baixos, conseguindo o grande feito de atingir 2% em viewrating no episódio 7, no qual os heróis precisam lutar contra um monstro que rouba aniversários.

Além disso, a média geral de público estimada até o episódio 21 é de 3,1%, dados que ainda podem melhorar nos próximos meses já que a série não chegou na metade ainda. Mas, vale lembrar que a partir de outubro o Super Hero Time (programa que exibe as franquias Kamen Rider e Super Sentai) mudará de horário e competirá diretamente com animes famosos como Dragon Ball e One Piece e os registros que já são baixos podem afundar de vez devido à concorrência ou crescer e alavancar a franquia alcançando um público diferente no novo horário.

Ressaltamos que há reprises nas sextas à noite, porém, como não são divulgados dados destas exibições, podemos apenas comparar com as tradicionais, que acontecem todos os domingos de manhã no Japão.

Em contrapartida, as vendas mostraram bons resultados se comparadas ao ano passado:

A Bandai teve um lucro de cerca de 2,9 bilhões de Ienes no primeiro semestre apresentando um crescimento de 26% e a projeção de vendas para o ano é de 11 bilhões de Ienes.

Comparando o lucro de Kyuranger até agora com o de Zyuohger durante um ano inteiro, podemos ver um crescimento de 30% nas vendas e certamente a projeção será alcançada e ultrapassará os 8 bilhões de Ienes obtidos por Zyuohger.

Os números mais animadores sobre as vendas faz com que seja difícil acontecer alguma alteração muito relevante na franquia para tentar mudar essa possível saturação, afinal, o que importa para a empresa, no geral, é o rendimento das produções. Logo, se as vendas estão indo bem, a série pode ser considerada um sucesso.

About Bebeto Alves

Estudante, as vezes conhecido pelo nick "Meteor" na internet. É produtor de conteúdos do site, e também o cara "das comparações". Fã de séries Kamen Rider e Super Sentais, gosto de acompanhar cada detalhe das séries para obter o maior proveito das mesmas.

9 comments

  1. Sidney Moura dos Santos.

    Na verdade varia d eempresa para empresa.
    Bandai que patrocina a Toei e que necessita de lucro dos produtos derivados.
    Já a Toei pode amargar um tremendo fracasso.

  2. Kyuuranger está sendo tão inovador em vários aspectos. Mas acho q o publico infantil de hoje em dia só liga pra tablets, joguinhos mobile e ver amoeba no youtube (no Japão também…).

  3. Gabriel Patrício

    Na boa, se todos da equipe desse sentai fossem atores eu assitiria…colocaram uns personagens super nada a ver como heróis, tá aí o resultado! Mas espero que dê tudo certo, pois eu sou apaixonado pela franquia! <3
    Ps: Não sou viúva! kkkkk

  4. Adoro também a franquia e até que Kyuranger estou gostando. Poderiam mudar o foco para outro público alvo, quem sabe assim a qualidade das séries aumentassem.

  5. Leonardo Ferreira

    O objetivo da Bandai é vender brinquedo. Não importa se o Sentai for mal na audiência, se der lucro de vendas é o que está importando.

  6. Matheus Gabriel Tavares

    nossaa que horror, deve ser por causa que as crianças estão crescendo rápido, com isso eles vão querendo outras serie , deixando a imaginação de lado é ruim, ai ai se esses forse vendidos no mundo, brincaria sem parar ai, vamos testar a nossa sorte. quem tá comigo?

  7. realmente naun gostei da quimica so do red orange blue yellow e pink quem sabe no ano que vem tragam esse 5

  8. Eu sei que as vendas de produtos pela Bandai importa, mas Kyuranger é muito bom mesmo, esta se tornando uma das melhores séries Sentai.

  9. Na verdade, os enredos dos sentais atuais são horríveis, apesar de os efeitos especiais terem melhorado. Atores fracos, vilões ridículos. A trilha sonora de abertura Kyuranger é bacana, e fazia tempo que a Toei não acertava a mão (acho que desde GoBusters).
    Os personagens não têm características interessantes, nem inovadoras, como em Jetman.
    Enfim, arsenal para histórias bacanas não falta, mas os roteiristas parecem querer mais do mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*