Menu

Conheça a mitologia por trás da Caixa de Pandora de Kamen Rider Build

Bebeto Alves 7 anos ago 0 19

Em 2013 Kamen Rider Gaim complementou sua história com diversas referências à mitologia. Talvez a mais notável foi a judaico-cristianismo, na qual o “Fruto Proibido” era o item de maior cobiça entre os Riders e foi o estopim para diversos conflitos na série.

Neste ano, além das várias alusões aos seus antecessores, Kamen Rider Build vai trazer para sua trama um pouco da mitologia grega por meio do artefato conhecido como a Caixa de Pandora.

Primeiramente, vamos conhecer um pouco sobre o mito que envolve esse objeto e fazer algumas comparações.

Tudo começa quando o Titã Prometeu e Epimeteu criam o homem. Entretanto, Prometeu queria que sua criação superasse todas as outras e, para isso, concede o domínio do fogo. Zeus não gosta da ideia e decide retirar o fogo dos homens.

Com raiva, Prometeu vai ao Olimpo, rouba a chama divina e a devolve para os homens. Sabendo que não escaparia impune (pois tinha o poder de ver o futuro), seu destino era sofrer um terrível castigo. Na tentativa de evitar o inevitável, Prometeu adverte seu irmão Epimeteu a não aceitar nenhum presente proveniente dos deuses.

Zeus pede para que seu filho Hefesto crie a primeira mulher e assim ele faz. Esta mulher é batizada pelos deuses de Pandora. Encantados, eles presentearam-na com beleza, inteligência, persuasão, habilidade, dança e trabalhos manuais. Assim, Zeus ordena que Hermes entregue Pandora a Epimeteu como presente mas, antes, ele entrega a ela uma belíssima caixa e adverte que o objeto nunca deve ser aberto.

Deslumbrado com a beleza da jovem, Epimeteu esquece o concelho de seu irmão, recebe e instala Pandora em um dos cômodos de seu palácio e lá ela fica admirando a belíssima caixa. Curiosa e fascinada, a mulher decide olhar o que tinha dentro da caixa.

Enquanto abria cuidadosamente, Pandora é arremessada para longe do artefato e começa a sair uma nevoa obscura que carregava todos os males da humanidade espalhando, assim, todos os tipos de desgraças e mazelas pelo mundo. O homem, então, recebe um castigo eterno por ganhar o fogo contra a vontade de Zeus. Contudo, no fundo da caixa, estava depositada a esperança, que dá força aos homens para não desistirem da vida mesmo com todos os males que os afligem.

Gostou da história? Pois bem. Note que, em Build, após a caixa ser encontrada em Marte, os males descritos no mito começam a acontecer no Japão, que começa a ser atacado por monstros e desgraças. Além disso, o país é separado por três grandes muralhas.

O que muitos não sabem é que Pandora, apesar de ter recebido muitas qualidades dos deuses, recebeu também um defeito por parte de Zeus: a curiosidade. E é a curiosidade que move o homem desde os tempos remotos. Sendo assim, podemos afirmar que Pandora seria a humanidade e sua fixação pelo desconhecido.

Não é atoa que a série decidiu que esta caixa seria encontrada em Marte, já que o planeta é atualmente alvo de diversos estudos e pesquisas. Um dos maiores desejos da comunidade cientifica é pisar em solo marciano e, quando conseguirmos este feito, será um dos maiores passos para a humanidade na exploração do universo.

E, por fim, o que restou? A esperança. No fundo da caixa há uma esperança que habita aqueles que não desejam parar de lutar e, na série, isso deve ficar bastante visível no protagonista Kiryu Sento. Ele é um gênio da física e lutará para recuperar a memória que foi perdida. Nas séries da franquia, geralmente quem tenta passar essa sensação de esperança às pessoas são os próprios Riders que lutam para salvá-las e defendê-las nos momentos em que mais precisam.

Acredito que a maior mensagem que o novo Rider tentará passar é sobre ter esperança. O mundo atualmente é cheio de conflitos e calamidades que tiram a nossa fé na humanidade e talvez seja esse o motivo de terem colocado as tais muralhas. A sociedade atual é bem dividida em muito aspectos e, na maioria das vezes, isto gera embates, principalmente nas redes sociais. Ou seja, apesar de não parecer, muita gente vive divida por muralhas.

E vocês? Acham que a Caixa de Pandora será um dos maiores mistérios de Kamen Rider Build? Não esqueçam de comentar aqui em baixo!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Estudante, as vezes conhecido pelo nick "Meteor" na internet. É produtor de conteúdos do site, e também o cara "das comparações". Fã de séries Kamen Rider e Super Sentais, gosto de acompanhar cada detalhe das séries para obter o maior proveito das mesmas.

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad