Menu

Senpuu 10 anos

Senpuu 8 anos ago 5 178

11953222_10204702093859283_1067373801588669014_n
Sabe aquele projeto de clubinho temático que você tem quando é jovem, de reunir os amigos, trocar materiais, conversar e tudo mais? Graças a Deus isso não aconteceu com o Senpuu! Há 10 anos um grupo de amigos de Belo Horizonte resolveu criar o tal clubinho, ele nasceu e o tempo foi moldando o que é o Senpuu hoje!

Atualmente somos mais que uma referência, mais que um site, mais que um podcast e mais que um clubinho! O Senpuu é um ponto de referência de tokusatsu no Brasil, quiçá no mundo! É a realização de todo esforço, de todo tempo gasto, de um projeto que não almejava nada e ganhou as graças de todos!

Ao longo desses 10 anos colecionamos cenas divertidas, séries, aprendizados, colaboradores e amigos! Quem te dá a possibilidade de viajar na loucura para outro estado, receber um prêmio e ter histórias engraçadas para contar até hoje? Quem faz com que novos amigos venham até sua cidade te conhecer e passar uma temporada aqui, comendo churrasco, tomando cerveja e conversando sobre tokusatsu? Quem faz você ficar ao lado de alguém que é fã e se tornar amigo? O Senpuu conseguiu tudo isso e muito mais.

São 10 anos de muito carinho, amor, suor, brigas, discussões, revelações, brincadeiras e muita diversão! Um trabalho que é levado a sério, mas também é levado na brincadeira! Te amo, Senpuu!

Mozart Gomes, aka Mozenjaa

 

10308247_853033851405746_2980422857756039380_n
O Senpuu é uma grande alegria para mim. Nunca pensei que um hobby que eu tinha se tornaria algo tão grande na minha vida. Hoje, nosso clube de tokusatsu é conhecido por muita gente e conta com uma equipe que para mim é a melhor do mundo quando o assunto é seriado japonês. Amo os heróis de olhos puxados e amo ainda mais o que o Senpuu se tornou: um espaço democrático para quem é apaixonado por tokusatsu. Que venham muitos anos mais!

Luiz Gustavo Schenk, aka Fire

 

12376101_1090151434358328_5170341586640327844_n
Parece que foi ontem que meu namorado me pegou pela mão e disse “eu quero ficar o dia INTEIRO nessa sala vendo as séries, pode ser?” Algumas me lembraram a minha infância, outras eram cheias de personagens, apetrechos, armaduras e robôs que eu nunca tinha visto antes. Mas, uma coisa era certa: as pessoas estavam se divertindo com aqueles japoneses e suas histórias fantásticas! Foi assim que eu conheci o Senpuu, foi ali que eu me reencontrei com os tokusatsus. Participamos de todos os sorteios de DVD e não ganhamos nada o dia todo, até um brow muito doido ficar com pena, separar o prêmio, entregar e agradecer pela participação.

Eu não sabia, mas naquele momento eu acabava de conhecer meus padrinhos de casamento, meus afilhados de casamento e amigos pra uma vida inteira. Os rumos que tudo tomou depois não agradaram muita gente, o site começou a agregar conteúdo, informar mais, criamos até um podcast, veja só! Isso tudo, sempre foi feito pensando em ter algo bom, que pudesse interessar os fãs de todos os lugares, sincero, sem meias palavras, sério e, ao mesmo tempo, divertido!

Eu sempre digo que não é fácil brincar de administrar um site e realmente não é. Atualmente, conseguimos fazê-lo por diversão, talvez não com a frequência desejada, mas a vida é assim e contamos com leitores/ouvintes maravilhosos que nos apoiam sempre que precisamos (e olha que são muitas vezes…) Não, nós não somos profissionais. Não, nós não lucramos com isso. Não, nós não vamos saber todos os nomes de todos os personagens e nem teremos assistido todas as séries existentes. O que a gente quer, é conversar, livremente, sobre o que a gente gosta! É, mais uma vez e sempre, se DIVERTIR! Parabéns, meu pequeno menino Senpuu! Que você seja feliz para sempre 🙂

Ana Carolina Dias, aka Patrine

 

14429284_1088465357916729_278239529_n

Ok, como eu conheci o Senpuu? Cara, por onde começar?

Bom, estava procurando no site as primeiras postagens em que eu fui mencionado e os casts que eu participei para refrescar a memória… Sim, tive que fazer isso, porque a sensação que eu tenho é que eu sempre estive envolvido de alguma forma com o Senpuu – na verdade, não com o Senpuu “o site”, mas o Senpuu “a família” – porque no fim das contas, o que me faz continuar orbitando os tokusatsus não é só meu interesse e amor pela cultura nipônica em geral, mas a amizade com pessoas que simplesmente entendem e compartilham da minha animação.

Conheci o site em algum ponto de 2011/2012, na febre que tomou o mundo tokusatsu chamada Gokaiger (quem hoje em dia que curte tokusatsu que não tenha voltado ou pelo menos ficou hypado com Gokaiger, né?!) e com o divisor de opiniões, Fourze (que sempre vai ter um espaço no meu coração embora geral odeie o cara haha) – e no embalo dessas duas séries, comecei a procurar sites que falassem sobre o assunto. O Senpuu apareceu com (1) matérias interessantes e bem redigidas, que não eram copia-cola de sites gringos e (2) um podcast engraçado, bacana, em que as pessoas não pareciam bitoladas no assunto, mas conversavam como amigos no bar (ou no Outback, como preferirem hehe).

Quando percebi, já tinha ouvido vários casts, assistido algumas séries (W, OOO e Shinkenger principalmente, começando meu amor pela Kobayashi), feito um desenho com os Riders reclamando do Wizard e escrito um mail para esses três doidos (enviando mais desenhos ilustrando os Riders que eu havia assistido) – e o estrago estava feito!

Daí eu encontrei o Luiz, a Ana e o Mozart em BH, daí rolou a camiseta de 6 anos, daí rolou o meu primeiro cast (de Go-Busters, continuando meu amor pela Kobayashi, olha só)… e o resto é história.

E que ótima história, não? Foram várias séries, filmes (uns bem ruins), risadas, zoação, desenhos, casts (37 e contando), casamentos, visitas a BH – teve até entrevista com o Yabu, pelo amor de Deus! – e cada vez mais o universo dos tokusatsus ficava pequeno para uma amizade tão grande!

Acho que aquilo que me atraiu ao Senpuu no começo é o que menos me importa hoje em dia – veja bem, não quero dizer que não gosto de tokusatsu ou que não me importo com a próxima série de Riders ou Sentai… Mas para mim, fazer parte do Senpuu é MUITO MAIS que isso – esses três fazem parte da minha vida, e estão me acompanhando nesses últimos 4/5 anos como verdadeiros amigos – eles souberam e desejaram tudo de bom quando eu comecei a namorar, souberam da viagem ao Japão quando eu ainda estava nos estágios de planejamento (e me acompanharam e ficaram malucos comigo enquanto estava lá), deram forças quando a CEF não ajudava no financiamento da minha casa, vibraram quando a casa saiu e quando a data do casamento foi marcada – sim, mais do que o Senpuu fazer 10, 20, 30 anos, eu quero que minha amizade com esses doidos durem mais 5, 10, 50, 100 anos!

E lógico, não posso deixar de mencionar todo mundo que eu entrei em contato e também fiz amizade, graças ao Senpuu: Ghile, Mendes, Soma, Ale, Souji e outros (que eu ainda não tive a oportunidade de gravar ou conversar). Cada um deles, com a sua personalidade (e sotaque devidamente imitado pelo Mozart ou pelo Luiz) é parte importantíssima para o Senpuu ser o que ele é hoje!

Obrigado ao Senpuu “o site” por ter me dado a oportunidade de conhecer e fazer parte do Senpuu “a família”. Parabéns a todos nós: a todos que escrevem, falam nos casts, zoam, desenham, fazem sotaques estranhos, gravam rádio novelas, reparam em coisas estranhas nos uniformes quando os atores estão plantando bananeira (?), stalkeam celebridades nipônicas, fanboyam atores bonitos e sem camisa, participam, reclamam, respondem, mandam e-mail, aceitam sugestões, aguentam ouvir a gente falar (do Gen-chan, do Date-san, do Fourze, do W, dos Ultra, da Kobayashi, das pesquisas no PowerRangersWikia ou só fazer zuera com o Black mesmo), ouvem histórias empolgadas e problemas pessoais (além de sugestões sem pé nem cabeça, ainda mantendo uma atitude cool e descolada) – e principalmente, parabéns aos meus três queridos amigos, que recebem todos que querem participar de braços e corações abertos! Obrigado por me deixarem fazer parte dessa maluquice!

E claro, obrigado também a você que lê, ouve e acompanha o Senpuu, que torce pela gente, que participa – isso tudo só continua acontecendo por conta de vocês (e um pouco também porque se reunir e falar bobagem é sempre divertido e a gente realmente gosta disso hahaha)!

Rodrigo Comarin

 

1013920_611960485488885_853700285_n

Dez anos de Senpuu, o que dizer?

Eu comecei como um ouvinte lá no saudoso ano de 2009, de tempo em que escutava a Patrine na hoje extinta rádio Tokusatsu. De ouvinte a participante, no já nostálgico Sempuucast do Spectreman! De lá pra cá nasceu a Laurinha, o Kamen Rider que era o Decade virou mago, foguete, fruta e agora gamer.

E ganhei uma amizade que atravessa fronteiras (ou estados), com o Luiz (Fire), Mozart (Galo Doido Nota Oito) e a Ana (Patrine)! Claro, tem o Luiz Mendes, o Comarin, o Soma e aí vai…

Muito orgulho de fazer parte desta turma, de ser o mais velho Senpuuranger, e de gostar muuuiiittto de Kamen Rider Black (ehehe)! Parabéns e que venha mais dez anos!

Ale Lima e Laurinha

 

unnamed

Me lembro bem do dia em que um grande amigo meu disse uma frase que naquele momento ele não sabia do impacto que teria “Ei, você curte tokusatsu também. Minha irmã está com um site disso”. Lá fui eu descobrir o Seita Senpuu. E a melhor parte foi ver que eu não estava sozinho no meu interesse. Convenhamos, ainda hoje não existem muitos lugares onde você pode buscar conteúdo de qualidade. Naquele momento já me tornei fã, mas a história ainda iria continuar.

Primeiro me chamaram para um cast, depois comecei a fazer parte contribuindo com artigos (coisa que planejo retomar em breve 😉 ) e realmente vindo a conhecer a máquina por trás. Muito pode ser dito sobre o conteúdo que o Senpuu produz, então eu vou focar no que o público em geral não vê: a dedicação eterna desses três guerreiros. Fire e Mozenjaa tentando organizar as agendas malucas de todos os participantes igualmente malucos como podem, Patrine botando ordem em todo mundo pra conseguir sair alguma coisa e ainda arrumando tempo de consumir uma quantidade imensurável de séries e filmes para poder contribuir com algo bacana.

Mas, acima de tudo, esses três malucos criaram amigos. Gente cujos caminhos nunca se encontrariam se conhecendo por meio deles. Caros leitores do Senpuu, vocês não fazem ideia como é divertido participar dos casts. O que vocês ouvem é apenas uma fração, mas existe uma quantidades de tangentes absurdas e papos gigantes após o final da gravação e tantos outros momentos. Mas uma coisa que acho que todos nós concordamos é que só é assim pois os Senpuurangers em momento algum nos tratam como convidados e sim como amigos, não importa se você faz parte a um dia ou uma década.

Então, a Patrine já vai me xingar pelo tamanho do texto, encerro por aqui com um gigante agradecimento. Obrigado, Senpuu, pelos momentos, pelas zoeiras e avante, guerreiros! Pois ainda temos muitos marmanjos de roupa colorida para comentar.

Luiz Mendes

 

13177386_1051029514991018_8344773496775701846_n

No início de 2013 lembro-me de estar vagando na internet procurando coisas sobre Akibaranger e acabei batendo de frente com o Senpuucast da série. De primeira achei magnífico ouvir pessoas falando sobre aquilo que eu tinha acabado de assistir. E, em pouco tempo, eu já tinha fuçado todo o site do Senpuu.

Eu baixava um cast por dia no serviço para ir ouvindo no ônibus a caminho de casa e depois comecei a baixar dois por dia, um para ir e outro para voltar sempre na companhia dessas pessoas que eu nem sabia direito quem eram. Me deu então vontade de enviar um e-mail e logo na edição seguinte ele foi lido pelo Mozenjaa com uma piadinha do Fire de início: “Ghile Armelau que rima com…” Hehehehe

Comecei a enviar cada vez mais mensagens até chegar a caça-los nas redes sociais (afinal de contas sou meio STALKER) e interagir cada vez mais. Foi uma grande alegria ter sido convidado para participar de um cast. Meu primeiro foi o #124 – Gaburincho Parte 2.

Meu Senpuucast favorito até hoje é a primeira parte da Evolução das Aberturas de Tokusatsus exibidos no Brasil, principalmente pela forma descontraída e dinâmica que o pessoal deu na fórmula do cast. Daí saíram alguns memes bacanas como: “Esse é o Tchan da porcariada que tem…” – Mozenja sobre Bycrosser; “Saiam, humanos, me deixem…” – Kenshin sobre Vesper voando e urinando nos planetas.

E o cast que mais gostei de participar sem sombra de dúvidas foi o #141 “Imagination. TOQGER Parte 2”. Nesse cast começaram me chamar de stalker somente pelo fato de eu seguir a Mio no Instagram, só por isso 😛 Essa série que tanto gostei e só acompanhei mesmo por ter ouvido primeira parte do podcast.

De 2013 para cá minha vida mudou. Conhecer o Senpuu, fazer parte do Senpuu, são coisas que para mim não têm preço. O Senpuu e o tokusatsu me trouxeram muito mais que colegas de bate papo, me deram amigos para a vida toda. São incansáveis gargalhadas, retrucadas, ser sincero ao discordar de algo e, algumas vezes, um ombro ou ouvido amigo nos momentos complicados que passamos na vida. Considero muito esses três jovens guerreiros Fire, Mozenja e Patrine. Considero muito também os outros amigos com os quais troquei muitas gargalhadas como o Comarin (Comaralho, Coma um rin, Come as you are, Selo Comarachi) e o novato do Souji. E ainda, aos que não tenho tanta afinidade, mas que conheço bem só de ouvir a voz, como o Landucci, Kenshin, Dragão Dourado, Alê (Ále, Alexandro, Alexsandro) entre outros.

Poderia passar horas aqui escrevendo sobre o Senpuu, mas é complicado e vocês não iriam ler tudo, então vou me despedindo por agora. Aos que acompanham minhas matérias aqui no site, prometo voltar a escrevê-las em breve. Só tenho a agradecer o universo por ter conspirado para eu encontrar essa galera e é isso… Esse é o legado que o tokusatsu deixou no Brasil. Engulam seco, mas se não fosse o Jaspion não estaríamos aqui (risos)!

Guilherme Armelau, aka Natan

 

13232963_1180581575307489_7440721858645711105_n

Sinceramente…não lembro de muita coisa. Sou apenas um CUEIO que veio do Fim do Nada que resolveu vir pra este Pálido Ponto Azul, se disfarçar como humano e abrir um blog pra explorar a verdadeira cultura da raça humana que era despejada em uma entidade caótica chamada Internet…

Não sou o tipo de cara que lembra como e onde faz os amigos que importam. E é bem o caso com a Trindade do Senpuu. Também não lembro ao certo como eles me cataram pra equipe e ser um daqueles bangai hero desse sentai que aparece só pra vender SHFiguart. Mas vendo como tem gente que ama e/ou odeia quando apareço no podcast ou escrevo algo no site ou no Facebook, acho que faço alguma diferença. Se bem que eu já era polêmico antes mesmo de ser um do time…

O Fire MUITO me enche o saco sobre várias coisas e esse gordo mala jamais se cansa das piadas com operações matemáticas (mas ta sempre aí, especialmente em momentos que muito precisei, mesmo não querendo). A Aninha também ta sempre me chamando pra colaborar muitas vezes quando tô sem tempo (mas costumo dar um jeito, é assim que sou, né…). E o Mozart…bem, eu acho que sempre fui meio piedoso pra não zuar ele quando o Grêmio tem galo no espeto pro jantar…(mas respeito muito esse hippie anacrônico, especialmente por me aturar em momentos tensos…)

Em dez anos, aqui estão eles e o pessoal que se juntou a turma nesse meio tempo. Um dos sites mais clássicos e o ÚNICO a ter um podcast EXCLUSIVAMENTE dedicado a tokusatsu. Outros podcasts se aventuram a falar vez ou outra, mas com a dedicação do time do Senpuu, não tem outro. É um papo informal, nada de muito jornalístico ou cheio de coisinhas. Mas é uma fórmula boa, tipo aquele bate-papo com os amigos regado a petiscos e refri/cerva. Falamos, discutimos, mas gosto muito desse podcast. Já gostava quando era só ouvinte, e gosto mais ainda quando participo. Mesmo muitas vezes detonado de cansado, me sinto bem nesses momentos.

Talvez seja um dos maiores méritos do Senpuu: somos todos amigos unidos não só por um assunto em comum, mas por amizade. Claro, brigamos e discordamos muitas vezes, mas isso não é comercial de margarina, é um grupo de amigos mesmo.

Algumas vezes eu disse e repito: a principal função dos heróis não é sentar porrada em alienígenas ou explodir monstros. É ensinar valores. E acredito que um dos principais valores que aprendemos com esses japas com roupas de borracha e spandex sem dúvida, é a amizade.

Após dez anos, acho que ainda está meio longe o dia em que o fandom de tokusatsu pare de se auto-destruir como lactobacilos de plutônio no intestino do Godzilla. Mas a turma do Senpuu já deu uns bons passos em melhorar esse panorama sendo eles mesmos. Então acho que não seria tão mal este CUEIO acompanhar esses doidos por mais uns dez anos…

Eles podem não estar “Destruindo Tudo” (EU estou), mas sempre estiveram “Conectando Tudo”!

Raphael Soma. Apenas um CUEIO.

 

souji
Eu conheci o Senpuu no Facebook. Não lembro o ano, mas estava entrando em muitas páginas de tokusatsu pra sempre ficar por dentro das notícias. Hoje em dia é um dos poucos sites que acompanho fielmente por já conhecer a qualidade.

Sempre participei com comentários nas redes sociais e no site, mas o que eu curto mesmo são os casts! Já conhecia mas não era muito de escutar. Comecei MESMO a acompanhar no SenpuuCast 98 que foi o fim de Gobuster. Além de ter adorado o cast, foi a primeira participação do nosso amigo Comarim e um dia antes do meu aniversario de 22 anos, então essa edição é bem especial pra mim!

O Senpuu significa um lugar onde verdadeiros fãs se juntam pra aproveitar as séries sem preconceitos com séries novas ou antigas. Um lugar de alegria e, agora que também faço parte da família, fico ainda mais feliz e gosto muito de estar nesse meio. VIVA O SENPUU! \O/

Johnny Souji

 

14064141_1257902687576863_2830966913384739441_n

Conheci o Senpuu perto do final de 2014 quando Kamen Rider Gaim estava no ápice e eu queria saber a opinião dos outros sobre a série que estava sensacional até aquele momento. Aí conheci o SenpuuCast e desde lá comecei a ouvir e virei um fã religioso. Minha primeira participação foi nos e-mail sobre Kamen Rider Drive: Parte 2 e a segunda também nos e-mails, só que dessa vez sobre o especial de Kamen Rider Gaim Gaiden: Duke & Knucle no começo do ano. A partir dali recebi o convite para ser um colaborador no Senpuu e aceitei com prontidão e estou desde então escrevendo sobre várias pautas aqui para vocês.

É um enorme prazer fazer parte da família Senpuu, principalmente agora que completa 10 aninhos de vida. Pare para analisar… 10 anos não é para qualquer um, 10 anos é uma vida! Em 10 anos você pode mudar sua vida radicalmente, em 10 anos o mundo pode mudar, em 10 anos novos planetas ou galáxias podem surgir e a cada 10 anos um novo especial da Toei pode sair, e estaremos lá para trazer as melhores notícias até você.

O que eu gostaria de desejar é nada menos nada mais que: Vida longa ao Senpuu! Nunca ouve um portal tão grandioso em termos de Tokusatsu & Podcasts na tokuweb brasileira com tamanha qualidade e responsabilidade, quero que ele sobreviva cada vez mais, cada dia mais, que atravesse gerações levando os nossos queridos guerreiros coloridos à frente!

Bebeto Alves

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Fundado em 2006

5 Comments

5 Comments

  1. Eduardo disse:

    parabens e esses 10 anos é so o começo de muitos anos com ctz e eu conheci o site am agosot de 2012 quando caçava na rede imagens de Dai Sentai Goggle V e achei irado o site e tbm nunca mais dexiei de acompanhar aqui as quentinhas sobre tokusatsus xD
    parabens msm e viva o senpuu com louvor!!!!

  2. Rafael taira disse:

    bem legal as postagens. Faltou colocar o nome daquele que fica entre a postagem depois da postagem do Ale Lima e Laurinha e antes da do Guilherme Armelau.

  3. Gabriel Patrício disse:

    Parabéns pelos 10 anos !
    Espero que continuem por muito mais tempo ! 🙂

  4. Diego Miyabi disse:

    Parabéns a vcs pelos 10 anos. Acho que eu eu n tinha nascido ainda em 2006 hauhuauhauhuahuhauhauhauha

    Rola um podcast sobre estes 10 anos?

  5. Zeca disse:

    Parabéns para todos os envolvidos!!
    Entro todos os dias no site para conferir as novidades, e aguardo ansiosamente pelos casts!!
    Recentemente eu ouvi os casts falando das aberturas dos sentais, cacei no elas no youbube e, conforme ia assistindo, ia me lembrando dos comentários que vocês fizeram. Foi muito legal e mais rica a experiência de assistí-las.
    Parabéns, mais uma vez, e obrigado. Que vocês possam continuar trazendo para nós este excelente conteúdo por (pelo menos) mais 10 anos!! =0)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad