Menu

Kamen Rider EX-AID ou Kamen Rider Referências?!

Bebeto Alves 7 anos ago 9 80

E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Kamen Rider EX-AID já estreou nas terras nipônicas e os episódios legendados já estão por aqui também. Apresentando uma temática nova e um tanto quanto séria, o novo Rider promete balançar as estruturas que conhecemos até então.

A própria Toei quer saber. Isso é um Rider?!

A temática escolhida não poderia ser melhor. Zyuohger já vem dando certo com a mesma ideia, apesar de ter um foco menor, além disso, outras séries como Digimon Universe: Appli Monsters também abordam o tema. Sim, jogos & internet é algo do momento e acertaram em cheio na escolha.

Como uma série que vai tratar de jogos, o que não poderia faltar, sem dúvida, são algumas referências a esse mundo digital em constante expansão. Eu diria que o caminho feito até aqui foi muito bem pensado, ou será mais uma loucura minha? Vamos conferir?

Múltiplas séries, temas parecidos.

Múltiplas séries, temas parecidos.

Vamos começar desmistificando o nome da série. Você poderia pensar que EX-AID significa “Extreme Aid” e você está certo. “Extreme” é usado na série como um sinônimo de “Mighty“, que é o personagem do jogo “Mighty Action X“, usado pelo nosso protagonista Emu Houjo para se transformar.

E o AID? Do inglês, “AID”, pode ser traduzido como “ajuda”. Quem já viu os trailers ou a série vai saber muito bem que a temática também envolve a medicina, já que Emu é um pediatra.

Mas, essa escolha foi à toa? Não! Essa é a nona série Neo-Heisei que aproveitou para fazer um trocadilho usando a palavra “Kyukyu” que significa “socorro“. Lembrando que “Kyu” sozinho significa o número 9.

Um estetoscópio seria parecido com o número 9?

Um estetoscópio seria parecido com o número 9?

Esse é o único protagonista médico que temos nas séries de Kamen Rider? Também não! Já tivemos Jin, o Kamen Rider X, que tinha a mesma profissão.

Sua ultima aparição foi no filme Heisei Rider vs. Showa Rider.

Sua ultima aparição foi no filme Heisei Rider vs. Showa Rider.

Sobre as formas do herói, é basicamente uma “mistureba” de ideias, usadas, principalmente, para fazer homenagem a algumas séries de Shotaro Ishinomori. Compare você mesmo!

seriesantigas

Quem disse que o visual foi escolhido atoa?!

A forma level 1 também não deixa de ser uma referência, no caso, às formas típicas dos jogos 8-bit como Super Mario Bros e Dragon Quest.

E para por aí? Não mesmo! O Kiriya, Kamen Rider Lazer, tem uma jaqueta vermelha e visual que faz alusão aos jogos de motos. Qual Rider tinha a mesma aparência? Ele mesmo, o Terui de Kamen Rider W!

kiryaryu

Kiriya será o parceiro de EX-AID nas perseguições.

As referências não se limitam ao visual. EX-AID não é o primeiro Rider a usar a frase “Dai Henshin!” para se transformar. O X já fez isso e, como já disse, ele também era um médico. A última vez que vimos algo parecido foi em Kuuga com “Chou Henshin!“.

Falando em transformação, tanto a parte level 1 quanto a parte level 2 são referências claras a Kabuto e Blade.

Cast off

Cast Off V.S Dai Henshin! Turn UP V.S Level UP!

Ainda temos mais menções à era Showa, como a frase de transformação do cinto, que se parece bastante com a música de abertura de Kamen Rider Ichigo.

Transformação para Mighty Action X: Mighty Jump! Mighty Kick! Mighty Mighty Action X!
Refrão da música Let’s Go!! Rider Kick: Rider… Jump! Rider… Kick! Kamen Rider! Kamen Rider! Rider… Rider!

Falando em música, o que dizer dessa abertura com tanto fan service?

untitled-1

Puxando para os jogos, o EX-AID trouxe algo bem interessante para a série: a troca de paleta. Isso é muito utilizado nos jogos e não é a primeira vez que vemos em uma série da franquia. Vocês se lembram de Kamen Rider Drive & Protodrive?

drivevsexaid

No final do primeiro episódio, vários jogos foram revelados, entre eles o “The Drago Knight Hunter Z“. Esse nome não faz lembrar uma outra série Kamen Rider?

"The Drago Knight Hunter Z" será um upgrade futuro, similar as Survive Cards de Ryuki.

“The Drago Knight Hunter Z” será um upgrade futuro, similar as Survive Cards de Ryuki.

Além disso, a maneira de lutar da forma level 1, faz lembrar alguns games bem populares.

mrreferencias

Referências ao Mário e Sonic em um mesmo episódio?!

E ainda tem esse “Gameboy”, o WonderSwan, console lançado pela Bandai em 1999.

wonder

A partir do sucesso do Tamagotchi surge o WonderSwan.

Esse monstro ridículo em CG, também foi colocado aí à toa? De forma alguma! É alusão ao jogo Makai Toushi Sa·Ga ou The Final Fantasy Legend, para Gameboy e WonderSwan, lançado no começo da década de 90.

monstroref

Foi lançado somente em 2002 para Wonderswan.

Para finalizar, vou viajar mais um pouco na maionese: seria a Poppy Pipopapo e a Gashacon Breaker referências indiretas a algumas produções de Roberto Bolaños?

bolanos

Poppy para Popis e Mareta Biônica para Mareta Gashacon?!

E aí pessoal? O que acharam da série? Pegaram alguma referência também? Compartilha aqui em baixo e vamos discutir!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Estudante, as vezes conhecido pelo nick "Meteor" na internet. É produtor de conteúdos do site, e também o cara "das comparações". Fã de séries Kamen Rider e Super Sentais, gosto de acompanhar cada detalhe das séries para obter o maior proveito das mesmas.

9 Comments

9 Comments

  1. ZeroJunior disse:

    Em relação ao número 9 ao invés do estetoscópio ser o representado, na minha visão é o rider gashat que ao contrário parece muito um 9. http://orig15.deviantart.net/1d63/f/2016/208/5/5/kamen_rider_ex_aid_mighty_action_x_gashat_by_raidenzein-dabmtyi.png

  2. Gabriel Manarte disse:

    Na verddade o nove seria o bagulhin que ele usa pra dar henshin, só prestar atenção que ve que ele é um nove

  3. Victor Scopel disse:

    Eu acho que forçou demais em várias referências, se for pensar, vc pode falar que tudo é referencia de alguma coisa sendo que não é

  4. Lucas disse:

    Sem falar que ele assoprando o cartucho para dar o golpe final foi fantástico. Quem nunca… Kkkk. Abraços.

  5. Bebeto Alves disse:

    Victor, em certas partes eu não disse que são referências mas, sim, questiono se são, pode ser pura coincidência como no caso do Kiriya X Terui, em outras que considero bem “mind blowing” como no caso das comparações com as produções de Roberto Bolaños, quem sabe não é? Já tivemos, por exemplo, o Smile-Man em One Punch que era sim referência clara e indiscutível para o Chapolim-Colorado. Mas se tratando de uma série nova, ela está abusando de fan service para vender seu produto, e ela me vendeu.

  6. Jean disse:

    Assisti o segundo capítulo hoje, detestei x-x

    vou pular esse Rider assim como pulei o OOO

    =/

  7. Bebeto Alves disse:

    Dá uma chance Jean, é só o primeiro episódio introdutório, quem sabe a série não fica bem melhor uns episódios à frente?

  8. Douglas disse:

    Altas referencias mesmo. Estou gostando demais desse Rider, esse terceiro episódio foi muito bom

  9. Equin disse:

    É triste de ver que a franquia evoluí para este tipo de coisa. Não tem sequer um toque de realismo, ta muito puxado pra fantasia. É triste, mas as novas gerações devem adorar…Será mesmo???

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad