Menu

As mulheres e o tokusatsu

Senpuu 8 anos ago 5 194

Muito amadas, porém nem sempre tão destacadas como deveriam, as mulheres têm essa relação um pouco paradoxal com os tokusatsus.

Talvez o Super Sentai seja a franquia na qual elas sempre estiveram presentes, com maior ou menor destaque, dependendo da série.

Como auxiliares e side kicks, as moças estão em Riders, Metal Heroes, Ultras e outras tantas produções.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, reunimos as favoritas da equipe do Senpuu e vamos passar brevemente por cada uma delas!

tumblr_lomy414WZ61qk2tf8

 

Ao contrário do que se poderia imaginar, não quero falar de uma mulher conhecida por sua força ou atributos físicos. Meu destaque vai para uma linda personagem que, durante a série, passou pela transição entre menina e mulher e é amada e odiada por ser esquentadinha, insistente e determinada! No dia de hoje lembro da Akiko por ela ser um pouquinho como eu (ou eu sou um pouquinho como ela?). Na tentativa de ajudar, participar e organizar algo que manteria a memória de seu pai viva, ela se mostra, ao mesmo tempo, firme, desastrada e divertida! No desenvolvimento da trama, se tornou apaixonada, preocupada, mocinha em perigo, companheira, esposa. Tudo isso sem perder o peculiar jeitinho escandaloso e engraçado. Que todas as mulheres tenham suas tamancas verdes e corram atrás do que querem com a determinação e a leveza da Akiko!
– Patrine –

 

001-017eb

 

Sou fã da Nefer simplesmente por ela ser divosa, também por ser um dos personagens mais marcantes da minha infância. Me lembro de ficar imitando seus movimentos com aquele chicote que não era chicote, dando pinta pela casa (pobres pais!). Gosto também do jeito forte e às vezes grosseiro dela. Mesmo estando toda fudida, ela levanta o nariz e diva ainda mais! Doutor Keflen estava muito inspirado para criá-la! E esse visual que inspirou Lady Gaga é tudo de bom! Mas falo disso no Moda Toku! Se eu não fosse gay talvez até teria sonhos eróticos com ela!
– Hilarioh Rick – 

 

Jasmine_in_Gokaiger

 

Ahhh! O que dizer sobre essa pessoinha que invadiu meu coração de alegria a uns tempos atrás? Muitos preferem a Umeko por ela ser mais kawaii, mas mulher na minha opinião tem que ser guerreira e lutar pela justiça com unhas e dentes. Hoje, Jasmine já é uma mãe de família e seu brilho está até mais incandescente. Um feliz Dia Internacional da Mulher para a policial mais determinada que conheci!
– Ghile Arms – 

 

f16f1d293f2b54583b9b2c75f9cb6424

 

A minha favorita do tokusatsu é a Mari Sonoda! Para muitos pode ser até uma personagem simplória, mas é ela quem dá vida ao Kamen Rider 555 quando faz de tudo para que seu amigo Takumi use o cinto e lute contra os Orphnochs. É uma garota totalmente altruísta, faz de tudo para que o mundo seja um lugar melhor e eu ainda acredito que em algum momento da série ela se apaixona por ele. Mari é um pouco chata e insistente com aquilo que quer, mas tem bom coração e só quer que seus amigos se sintam bem. É uma garota que gosta muito de comer e cozinhar também. Me identifico muito com a personalidade dela, até a forma de vestir, por ela não ser tão vaidosa. Mari é fundamental para que a série se desenvolva e como eu amo muito Kamen Rider 555, não vejo personagem melhor para homenagear nesse Dia da Mulher.
– Jullieth Lima –

 

Kotohahanaori

 

Não é só por fazer parte do meu sentai favorito, afinal temos a Mako que é uma heroína bem mais forte e tradicional. O que eu acho interessante na Kotoha é que ela é provavelmente a personagem com a maior disparidade de poder em qualquer grupo. Takeru e Ryunosuke são exímios espadachins, Mako é uma excelente estrategista, Chiaki é o mestre do improviso e o Genta é um gênio do Mojikara. E a Kotoha? Ela é desajeitada, fraca, e propensa a erros.

Pequeno spoiler aqui da série, mas isso se dá por um motivo: Kotoha não era quem assumiria o manto de Shinken Yellow, seria sua irmã Mitsuba. Como esta ficou doente, Kotoha assumiu. Isso levou ela a um caminho de dúvidas, no qual ela não se sentia digna. Mas o motivo pelo qual ela é uma personagem tão interessante é que todas essas questões são trabalhadas na série e ela, aos poucos, vai vendo seu lugar, aprendendo com seus erros e superando suas inseguranças. No final, todo potencial que estava oculto atrás do medo aparece, e ela é capaz de atuar em momentos de formas que mesmo o Takeru não conseguiu. E esse provavelmente é um dos crescimentos de personagens mais significantes em qualquer tokusatsu. Hanaori Kotoha para mim é a representação dos heróis atuais, cheia de falhas, dúvidas e defeitos. Mas que através do eforço e da luta dura, consegue atingir seus objetivos. Eu discuti aqui muitos defeitos da ShinkenYellow, mas não mencionei sua maior virtude: o coração puro e inabalável. Mesmo com todas as adversidades, ela nunca deixou-se corromper.

Então, hoje minha homenagem é para as mulheres, mas a mensagem vale para todos: lutem, se superem, e deixem-se sentir fracos, não há problema. Enquanto o coração permanecer no lugar certo, as conquistas virão.
– Luiz Mendes – 

 

MakoShiraishiEP29HD720pBD

 

Uma tremenda força, uma coragem sem tamanho e um coração grande o suficiente para entender, proteger, aceitar e perdoar – se essa é uma descrição geral das mulheres, a Mako (Shinken Pink) é o exemplo disso tudo dentro do universo nipônico dos tokusatsus. Shinkenger é de longe uma das minhas séries favoritas e a Mako figura como uma das personagens femininas que eu mais gosto. Ela é o exemplo de mulher moderna: é emocionalmente bem estruturada, sabe lidar com as pressões que aparecem no decorrer da série (incluindo o distanciamento que ela sente com relação à mãe – uma das partes favoritas é quando ela entende o que houve e se reconcilia com ela =]) e consegue ser forte e compassiva de uma forma bastante equilibrada. A forma como ela presta atenção e ajuda cada um dos personagens (inclusive a empatia mostrada com sua “rival”, Dayuu), além da coragem e liderança demonstrada durante as dificuldades (principalmente com relação ao Takeru/ShinkenRed) mostram um retrato bastante real: equilibrando força e sensibilidade, as mulheres podem alcançar tudo o que desejarem.
– Rodrigo Comarin –

 

photo20060409200732

Tenho duas mulheres que são importantes no tokusatsu e que representam duas gerações. Primeiramente a Tomoko, policial de fibra, coragem e determinação que dá força a toda série dos Cybercops. Um personagem forte e de grande importância para todo desenvolvimento e desenrolar da trama, do início ao fim. A segunda é a Akiko, um alívio cômico a uma série que cativou todos que assistiram. Ela mostra força e coragem e também um lado meigo, engraçado e frágil. Quando menos percebemos, é uma mulher que se torna chefe de homens e não perde a doçura.
– Mozenjaa –
544890_496748380343430_654525668_n

 

Minha mulher predileta no tokusatsu é a Ana Carolina Dias Schenk (Patrine). Ela edita o SenpuuCast, posta notícias no site, cuida das redes sociais e muito mais. É a alma do Senpuu e sem ela eu e Mozenjaa estaríamos perdidos! Ninguém melhor que ela pra representar a força da mulher no tokusatsu!
– Fire – 

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Fundado em 2006

5 Comments

5 Comments

  1. Pierrot disse:

    Mas o sr. Fire tinha que ser espertinho né ahahah, totalmente válido.
    Uma das mulheres com mais força que conheci nos tokus foram as Sukeban Deka, as detetives que usavam yo-yo como armas.

  2. Patrine disse:

    Poxa, Pierrot! Quando comecei a sua segunda frase achei que ia ser “Uma das mulheres com mais força que conheci é a Patrine!” Huahuahauhua

  3. Diego Miyabi disse:

    Fire mandou bem, és um cavalheiro ^^

  4. Ghile disse:

    Bela homenagem!!!! Isso tá liiiindo!!!!

  5. Pierrot disse:

    HAHAHAHAHAHA ORA… minha cara, é claro que eu reconheço a sua força. pra editar todas as coisas que esses homenzarões e seus convidados fazem. Obrigado sempre.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad