Menu

Conhecendo Tokusatsus: Família Ultra – Parte IV

Ale 9 anos ago 7 164

Passando a tocha: guerreiros Ultra para uma nova geração

Bem-vindos, Senpuumaníacos, à última parte da cronologia dos Ultras, agora centrando na geração atual: de Nexus à Ultraman Zero.

nexus

Ultra-N Project – Audaciosa saga futurista – Ultraman Nexus (2004) / Ultraman Next (filme 2004)

Ambientada num futuro próximo, foi um projeto de tornar a ideia de Ultraman mais realista, primeiro pelo filme Ultraman Next (que já chegou a ser dublado e vendido no Brasil), que mostrava de um modo mais realista a chegada do Guerreiro Ultra e seu posterior combate com um monstro até chegar à série propriamente dita, em que monstros começam a surgir na Terra e para combatê-los foi criada uma força de elite (os Night Riders). Eles vão à campo eliminar as ameaças de modo sorrateiro sem divulgação ao público.

Um dos integrantes do grupo, Komon Kazuki é salvo do ataque de um monstro gigante por um ser prateado que ele batiza de Ultraman. O ser, na verdade, escolheu o ex-fotógrafo Jun Himeya após presenciar os horrores de uma guerra. Durante a série, surgem outros gigantes da mesma raça de Nexus: Dark Faust, Dark Mephisto e Dark Zagi.

Uma curiosidade da série é que a Luz do Ultraman é passada para outros integrantes dos Night Rider após a morte de Jun, tendo em toda a série quatro hospedeiros. Antes de cada batalha o Ultra ativa o Meta Field, uma espécie de campo de força que fica numa dimensão paralela para evitar danos ao mundo real. O último hospedeiro, Komon, derrota o guerreiro Dark Zagi e alcança o nível máximo de energia, superando as formas alternativas (Anphans, Junis e Junis Blue) e evolui para Ultraman Noah.

max

A primeira homenagem aos velhos tempos – Ultraman Max (2005)

Para iniciar as comemorações dos 40 anos da franquia, a Tsuburaya resolveu voltar à formula do guerreiro que vem de M78 defender a Terra. Porém, o destaque desta série de apenas 40 episódios são as várias homenagens às series antigas (três membros do elenco do Ultraman original, incluindo o ator que fazia o Hayata sendo o líder do esquadrão DASH, além de um membro do elenco original de Ultraseven), mas vale ressaltar que não existe continuidade direta com as séries.

Os monstros são versões atualizadas dos clássicos e este Ultra não possui power up. O visual é semelhante ao do Ultraseven, tendo como hospedeiro humano Touma Kaito. Como curiosidade, nos episódios 13 e 39, ele recebe o auxílio de outro guerreiro ultra, Ultraman Xenon.

mebius

Uma homenagem em grande estilo – Ultraman Mebius (2007)

A série relata as aventuras de Ultraman Mebius, que é enviado à Terra por ordem de UltraFather. Como um cadete em treinamento, sua vinda se dá exatamente 25 anos desde a última aparição de um Ultra. Sob a identidade de Mirai Hibino, ele se une à força de defesa da Terra, a GUYS.

Utilizando um Ultraman em treinamento com muito a aprender (como foi feito com Taro), a Tsuburaya usa este pretexto para homenagear as principais séries da franquia, com episódios inteiros dedicados e com a participação dos atores protagonistas originais (é emocionante ver em ação novamente Ultraman Hayata, Ultraseven, Ultraman Jack, Ultraman Leo e Ultraman 80). Outros personagens conhecidos das séries aparecem como UltraFather e Ultraman Zoffy.

A série serviu como base de consolidar a mitologia da franquia ao novo público. Mebius teve dois filmes para o cinema além de um OVA que apresenta um gancho para o próximo Ultra.

ultrasevenx

Reinventando um clássico com novo conceito – Ultraseven X (2007)

Com apenas 12 episódios, esta série reconta de modo mais futurista e adulto as aventuras do Ultraseven, numa Terra de uma dimensão paralela completamente xenofóbica. Com um novo visual e um novo hospedeiro, Jin, Ultraseven X confronta invasões alienígenas, monstros camuflados até o climax final que revela uma grande conspiração alienígena e a volta de Dan Moroboshi (Ultraseven original) à sua realidade de origem.

Muitos consideram esta série um dos roteiros mais bem trabalhados de toda a franquia.

600full-ultraman-zero--the-revenge-of-belial-screenshot

Com a mitologia estabelecida surge um novo herói – Ultraman Zero (2009)

Com o apoio de uma distribuidora de filmes mundial, a Warner Bros, a Tsuburaya lança nos cinemas um filme com pompa, grande efeitos especiais e um roteiro de dar gosto: Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie. A história apresenta o primeiro vilão Ultra da franquia, Belial, que foi corrompido e ficou aprisionado por milênios, até ser libertado e derrotar todos os Ultras na Terra da Luz, roubando a Centelha de Plasma que traz energia ao planeta e aos heróis.

A única esperança reside em Ultraman Mebius, que estava longe do planeta e é apoiado por Ultrama Hayata e Ultraseven. Após uma grande derrota, a única esperança residiu em Ultraman Zero, filho do Ultraseven, que quase foi corrompido pela mesma força que Belial e estava exilado sob tutela de Ultraman Kin em treinamento de Ultraman Leo e Astra.

Com os mesmo poderes de Ultraseven, é o mais poderoso e destemido guerreiro da Terra da Luz. Diferente do pai, Zero possui duas lâminas no elmo, além de receber do UltraKing um bracelete que permite viajar entre dimensões. Além do supra citado filme, já estrelou mais três produções no cinema, além de quatro OVAs e uma série que reapresenta grandes momentos dos Ultras nas séries anteriores.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Alexandro Lima é Ilustrador publicitário e desde os anos 80 espera um chamado dos Dominantes.

7 Comments

7 Comments

  1. Gilmar Oliveira disse:

    Parabéns a vocês por essa sequencia de matérias, muito bem elaborada por sinal. Poucas pessoas conhecem as séries Ultras e tudo foi muito bem esclarecido. Os meus favoritos são Seven, Nexus e Tiga, contando também Zero e Mebius. Parabéns mais uma vez, continuem sempre assim.

  2. dejair junior disse:

    Show! Mas creio que vc nao quis informar sobre os Ultras versoes animes e secundarios, tipo: Ultraman JONIAS(’79), tambem chamado Joe ou Joneus, sua irma AMIA, e seus contarraneos Ultraman ELEK & Ultraman LOTO do planeta U40. Outra versao anime, so que apenas um longa(Ultraman USA ’87) com: Ultraman SCOTT, Ultraman CHUCK e Ultrawoman BETH , fora os herois em suas versoes criancas, na serie animada Ultraman kIDS(’84). Tambem, outros ultras que nao viraram series, mas que fazem parte da cronologia oficial como:
    Ultraman NICE do planeta Toy-1(estrela de comerciais da Bandai ’99), e o Ultraman BOY, criado para apresentar as producoes da tsuburaya as criancas, com episodios de 5 minutos fornecendo informacoes sobre os herois Ultra. Parabens pelo post!

  3. dejair junior disse:

    Ahhh, esqueci de mencionar o Ultraman HIKARI, que teve sua saga iniciada em Ultraman Mebius(2006). Abraco!

  4. Asevedo disse:

    Mas para no Zero? E depois é só o Ginga mesmo?

  5. Marcello Godoy disse:

    e o ginga? não vão falar dele???

  6. Paulo da Silva disse:

    Faltou citar o ginga

  7. Shindo disse:

    Gostei muito do curto resumo sobre os Ultra!
    Mas de acordo com a extinta Revista Heroi – publicação da metade dos anos 90 – tenho alguns apêndices a fazer, com o intuito de enriquecer ainda mais, estas matérias…
    – L-77 não era uma estrela semelhante M-78 e sim, uma estrela gemea.
    – L-77 foi destruida pela morte do sol da galaxia dos Ultra, resultando na migração dos Ultra-Seven (que são tão numerosos quanto os Ultraman) para M-78.
    – A roupa que serve de segunda pele dos Ultra (tanto os Man, quanto os Seven, foi desenvolvida por uma junta d cientistas das duas estrelas, sob ordens diretas de Ultra King.
    – Na superficie de M-78, o poderes dos Ultra são nulos pelo fato do sol de Ultra ser vermelho (daí a cor como detalhe das roupas da maioria deles). Na terra, estes poderes são ampliados mas por pouco tempo, devido a radiação do nosso sol amarelo, o que faz um Ultra voar em direção ao sol deles, para recarregar a energia do esquife.
    – M-78 também corre o mesmo risco da extinta estrela irmã, L-77. A torre construid por Ultra King além de ser um observatorio, serve de antena que amplifica o mesmos poderes das roupas, com jntuito de adiar morte de M-78, pelo sol vermelho que está morrendo, assim como foi com L-77.
    – A maioria da população, tanto de M-78, quanto de L-77, morreu com o colapso do sol vermelho deles. Mas o abrigo cedido por M-78, aos habitantes de L-77, conseguiu prosperaro contigente da estrela anfitriã, de certa forma.
    Espero que estas informações sejam de proveito ao site, que é muito bacana!
    Ultra Forever… And ever!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad