Menu

Conhecendo tokusatsus: Família Ultra – Parte I

Ale 10 anos ago 7 485

ultraman-series-06-570x399

Olá, senpuumaníacos!

Vamos começar este “curso intensivo” de conheça mais sobre tokusatsu! Para a aula de hoje vamos falar de Ultraman ou, sendo mais específicos, da Família Ultra!

A ORIGEM: O PORQUÊ DE SE ENFRENTAR MONSTROS GIGANTES

O ano de origem da série, 1966, era o auge da fobia pós nuclear no Japão e no mundo. Um importante filme bem conhecido, chamado Godzilla, era febre no período desde a primeira versão, em 1954, o que levou o produtor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya a deixar a produção dos filmes e se dedicar a um projeto ousado: uma série de TV de ficção científica centrada em monstros: Ultra Q!

sad-friends

A série não rendeu audiência (até por ser em preto e branco), mas deu base para a seguinte: Ultraman! Com uma temática menos dark que a de seu antecessor, as aventuras do guerreiro da Galáxia M-78 agradaram de imediato o público infantil, tanto pelo monstro gigante da semana quanto por todo o elenco de apoio (a Patrulha Científica) e, principalmente, pelo herói, que aparecia somente no final, o que dava um gostinho de “quero mais”…

Curiosidade: um dos monstros (ou kaijus) que Ultraman enfrenta em um dos episódios da série clássica era nada mais nada menos que uma das roupas de Godzilla antigas reaproveitadas para a série (monstro Jirass)!

A TERRA DA LUZ: A ORIGEM DOS ULTRA GUERREIROS

Em um especial, foi explicado que M-78 era um planeta com humanoides parecido com a Terra. Seus habitantes eram gigantes em comparação aos humanos (daí por eles serem gigantes na Terra) O Sol de M-78 entrou em extinção há milhões de anos e como consequência todos os habitantes entraram em conversão física de carne para energia e, para evitar que todos os habitantes desvanecessem, o mais importante cientista do planeta (Ultra King) constrói uma vestimenta, uma segunda pele que se tornou um potente exoesqueleto e, gerações depois, a base da espécie Ultra.

2ce978b9King

A vestimenta possibilitou a eles a habilidade de disparar raios e super-poderes, oriundos da radiação do sol. Ultra King construiu a Torre Ultra para absorver a radição e convertê-la em energia (o planeta ficou com uma luminescência esverdeada que naquela galáxia o destacava – a Terra da Luz).

Como resultado da conversão de energia, metade da população pereceu, restando algumas crianças e adolescentes (a Tropa de Elite Ultra: Ultraman Hayata, Ultraman Zoffy, UltraSeven e Ultraman Jack) e de adultos apenas Ultrafather, Ultramother e Ultraman King. Coube a Ultrafather utilizar os novos poderes para o bem e treinar essa nova geração para proteger o universo de monstros malignos (kaijus-seijis). Com o tempo, cada integrante da Tropa de Elite Ultra vagou em patrulha pelo universo. A seguir, a ordem de aparição (que coincide com as séries em ordem de exibição).

hayata (1)

O primeiro Ultraman – Ultraman Hayata (1966)

Perseguindo o monstro Bemlar, o primeiro Ultraman na sua forma energética chocou-se à nave do oficial Shin Hayata da Patrulha Científica. Hayata falece pelo acidente e Ultraman compartilha sua energia vital para ressuscitá-lo. Utilizando a cápsula Beta, o humano se transforma no Ultraman que, devido à energia do Sol da Via Láctea, possui apenas três minutos de batalha na Terra. Após várias batalhas salvando o planeta de invasores enfrentou o único kaiju que o derrotou, o alien Zetton, moribundo, foi salvo pelo segundo Ultra Guerreiro a aparecer: Ultraman Zoffy.

Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007). Na década de noventa, Ultraman também fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), The Super 8 Ultra Brothers (2008) e Ultraman Zero The Movie: Super Decisive Battle! Belial’s Galactic Empire (2010).

zoffy

O guerreiro mais experiente e poderoso – Ultraman Zoffy (1966)

Zoffy é o líder da Tropa de Elite Ultra. É considerado o mais poderoso e o maior estrategista. Sempre monitora as ações dos irmãos Ultra e auxilia em momentos de necessidade. Reviveu Ultraman Hayata na primeira série, auxiliou Ultraman Jack, Tarô, Ace, Leo, Neos e Mebius. Sua única aparição humana foi nos episódios finais de Mebius, onde se fundiu ao chefe da GUYS Shingo Sakomizu.

ultraseven

O segundo defensor da Terra – Ultraseven (1967)

Talvez a melhor criacão de Tsuburaya, Ultraseven a princípio não era uma continuidade do Ultraman, mas uma nova ideia que acabou sendo incorporada à franquia. Com temas mais adultos e sérios, relatava a vinda à Terra de Ultraseven que patrulhando o planeta presencia um nobre alpinista chamado de Jiro que morre salvando um amigo e então resolve assumir a forma dele. Com o nome de Dan Moroboshi, integra o esquadrão Ultra e com seus cinco integrantes assume a forma de Ultraseven na defesa da Terra (sendo na forma humana o sexto integrante do esquadrão e como Ultraseven o sétimo, o integrante honorário, a cartada final contra os monstros – entenderam o porque do nome?).

Se transformava utilizando o Ultra Eye, um visor que o transmutava na sua forma de Ultra, não possuía sensor peitoral, utilizava o Eye Sluguer, uma mortal lâmina que era ligada a seu capacete, sua marca registrada. É o pai de Ultraman Zero.

jack

O regresso à fórmula clássica – Ultraman Jack (1971)

A terceira e última série a passar no Brasil narrava as aventuras Hideki Goh, um mecânico que sofre um sério acidente ao salvar um garoto durante a batalha entre dois monstros que surgiram decorrente às alterações climáticas no planeta. Ultraman Jack oferece uma fusão e ressuscita Goh mas, ao contrário dos outros ultras, os dois se tornam um só, bastando Goh erguer seu braço para se transformar. Nesta série acontece a participação de Ultraseven e Ultraman Hayata.

É a primeira série sem o acompanhamento do Eiji Tsuburaya que falecera no final de Ultraseven. A princípio era para ser uma continuação da primeira série (por isso o título e o visual parecido), mas optou-se, na última hora, por criar uma história e ultra novos. Teve episódios dramáticos e sérios, sendo até hoje uma das séries mais admiradas da franquia.

ace

O guerreiro dois-em-um – Ultraman Ace (1972)

Criada pelo filho de Tsuburaya, tem o roteiro mais original de todos, com visual baseado nos antigos centuriões romanos. Nesta série, o casal Hokuto e Minami morrem tentando salvar crianças de um hospital por um monstro criado pelo alienígena Yapool (pela primeira vez um vilão está por trás de todo os monstros que aparecerem, através de um dimensão paralela). Ultraman Ace se funde aos dois e lhes entrega anéis que unidos pelo casal trazem o herói à Terra. Filho do Ultrafather, recebia ordens de Ultraseven e Ultraman Zoffy. No final da série, Hokuto fica com os dois anéis, pois Minami abandona a Terra. Ace é sucedido na proteção do planeta pelo seu irmão mais novo, Tarô.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um aprendiz de herói – Ultraman Tarô (1973)

O mais jovem membro da Irmandade Ultra, irmão mais novo de Ace, apresentava um Ultra jovem tentando se esforçar para mostrar seu valor, levando bronca do Ultrafather, auxílio da Ultramother e dos irmãos mais velhos (Ultraman, Ultraseven, Ace, Jack e Zoffy). Com um tom mais infantil, as histórias eram recheadas de moral, bom humor e muita cor, sendo o ultra mais psicodélico. Teve grande sucesso no Japão. Forma, junto com seus antecessores a Irmandade dos Ultra, a tropa de elite de M-78.

A primeira aula encerra aqui, apresentando esta primeira leva de heróis que são tão cultuados que são sinônimos de heróis no Japão, sendo o Ultraman original (Hayata) sinônimo de Japão no mundo.

Na segunda lição, farei mais um resumo da sequência da franquia dos Guerreiros da Terra da Luz!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Alexandro Lima é Ilustrador publicitário e desde os anos 80 espera um chamado dos Dominantes.

7 Comments

7 Comments

  1. Reinaldo disse:

    Eu estava precisando de umas aulas dessas mesmo!

  2. Leonardo Bento de Souza disse:

    Excelente artigo! Sou fã indiscutível da franquia Ultra e é realmente um pena que o restante das series Showa pós-Jack não vieram ao Brasil, mas pelo menos tivemos Tiga e os filmes em DVD lançados pela Focus =)

  3. Helder disse:

    Aguardando…

  4. Asevedo disse:

    Já li muitas matérias e colunas boas no Senpuu, mas essa está entre as melhores, sentia falta de Ultra no Senpuuu, principalmente por eu não entender quase nada da franquia e ficando confuso em vários episódios de Ginga.
    Continue com essa série, está muito interessante e muito bem escrita.

  5. Renan disse:

    simplesmente historico a familia ultra (isso sim é uma familia de vdd) e daqui 2 anos a franquia completa 50 anos de vida e em 2013 a produtora da familia ultra completou 50 anos de vida e de muito sucesso e pelo andar da carruagem, vai compltar 100, 150, 200,… facil facil facil

  6. riderpr disse:

    É um bom artigo, porém você esqueceu de algumas coisas: Quando o sol deles foi extinto eles criaram um sol artificial chamado “Plasma Spark” que os converteu em energia e não o antigo sol que foi extinto. E na verdade o unico filho de sangue do UltraFather é o ultraman taro, o ace é filho adotivo junto com o Zoffy que tbm foi adotado pelo UltraFather depois que seu amigo(pai do Zoffy) foi morto em uma antiga guerra. Fora isso, foi um bomn trabalho. 😉

  7. livramento disse:

    ultras sempre

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad