Menu

TV Japão VS TV Brasil: 2009

Guilherme Armelau 10 anos ago 7 115

Olá galera do Senpuu. Tudo tranks?

Estou voltando hoje com o quadro TV Japão VS TV Brasil!

Primeiro, quero agradecer a galera que tem comentado e dado dicas nas postagem. Independente de números, todo conselho é bem vindo para quem está escrevendo algum tipo de matéria, já que o foco é atingir os leitores. Desde já, meu muito obrigado e, vamos ao duelo.

Hoje vou partir para uma década a frente do último post. O ano é 2009.

“-Ahhh Ghile, mas por que justamente esse ano?-“

Bom, não foi um ano aleatório não. Escolhi como terceiro ano uma retrospectiva de 2009 porque ocorreu um fato bastante interessante no mundo tokusatsu justamente na TV Brasileira.

Ryukendo4
Após longos 10 anos da falida Rede Manchete fechar as portas, a então sucessora, Rede TV, resolveu animar aos fãs saudosos e carentes nas telinhas do Brasil. O investimento no tokusatsu veio com a compra dos direitos de exibição de uma série recém lançada no Japão. Todos que leram até aqui sabem que estou falando de Ryukendo.

A série estreou na terra do sol nascente três anos antes, em 2006 e, como numa estratégia, passava às 7:00hs da manhã na TV Aichi, justamente para bater antes do horário do Super Hero Time que iniciava as 7:30hs pela TV ASAHI.

2006ryuguno-5

Ryukendo começou a ser exibido no Brasil no dia 13 de abril de 2009 às 19hs, dentro do bloco TV Kids junto de Pokemon. Ao meu ver, a Rede TV estava tentando atacar no horário em que a televisão por aqui transmitia jornais televisivos e novelas. Hoje em dia é muito fácil se acreditar que uma criança possui uma TV no quarto e irá caçar desenhos para assistir. Na minha época era um pouquinho diferente, já que precisava disputar a TV com meus pais…

Bom, a série terminou e junho do mesmo ano e foi reprisada. Ela mudou tanto de horário que lembrou muito a época do final da Rede Manchete quando eu passava horas assistindo Polishop esperando começar Jiraiya. Ryukendo chegou a voltar na programação da emissora em 2011, mas logo saiu de vez.

A série não fez muito sucesso principalmente pela forma como foi apresentada na TV. Os episódios, exibidos diariamente, fizeram com que, em dois meses, a série chegou ao fim e não teve muito suspense. Logo na sequência começou a reprise e depois parou. Desgastou muito rápido do que no Japão, onde normalmente é exibido um episódio por semana, prendendo a atenção do público.

Mesmo percebendo vozes conhecida na dublagem como a do Goku (DBZ), do Vegeta (DBZ) entre outros, a dublagem não foi tão boa, com pouco destaque.

002
Porém, Ryukendo foi a primeira produção da Takara Tomy em parceria com a We’ve Inc fez tanto sucesso no Japão que fez a empresa produzir outro tokusatsu: Tomica Hero: Rescue Force, mas isso é outro papo.

Não há registro de outros tokusatsus sendo exibidos na TV aberta brasileira no período. Até pesquisei sobre os filmes dos Ultramans, mas não encontrei nada.

A Jetix começou a exibir Power Rangers Furia Animal, baseado em Jyuden Sentai Gekiranger no dia 12 de janeiro de 2009 e logo que a TV se tornou Disney XD, a audiência caiu.

shinkenger

Já no Japão, os Super Sentais estavam em alta com Samurai Sentai Shinkenger, o qual não preciso citar ser um dos sentais mais completos em figurino, enredo, história e tradição.

Kamen Rider Decade começou em 25 de janeiro de 2009, trazendo o décimo herói mascarado da era Heisei. Muitas homenagens e muita porrada nesse representante da franquia.

kamen-rider-decade
Em meio às minhas pesquisas, achei o Kamen Rider G, uma paródia dos Kamen Riders que era exibido no horário nobre da TV ASAHI, às 21hs, e foi ao ar no dia 31 de janeiro do mesmo ano em comemoração aos 50 anos do canal. Vou procurar ver esse Rider para saber se é legal e contar para vocês! Pelo tipo de história, me lembra um pouco Akibaranger, então é bem provável ser bastante divertido.

Os Ultras lançavam o filme “Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legend The Movie” e os OVAS de “Ultraman Mebius Ghosth Rebirth” 1 e 2.

mmb01
O então mais “atual” gênero de heróis estava na sua segunda produção. Tomica Hero: Fire Rescue estreou nas telinhas japonesas em abril de 2009 sucedendo Tomica Hero: Rescue Force. Lembra que falei desse no início da matéria? Os “TOMICA” tem muito do formato de Winspector pelos resgates e tudo mais, um gênero que havia sumido no tokusatsu por quase duas décadas.

rescuefire
Pois bem galera, espero que tenham curtido essa matéria também.

Se você é novo por aqui, saiba que é bem vindo. Conheça os outros posts dos meus amigos colunistas e continuem ajudando com seus comentários e análises!

Me perdoem se esqueci de algo e, se realmente esqueci, deixa no comentário aí embaixo!

Até mais, pessoal.

– Advertisement – BuzzMag Ad
7 Comments

7 Comments

  1. RaphaelSoma disse:

    Kamen Rider G foi um especial de TV, um epísódio só. Deve ter no TV-N, se não me engano.

  2. dejair junior disse:

    Ola Guilherme! Muito bom seu post.
    So gostaria de acrescentar um pequeno detalhe quanto a exibicao no Japao. A TV Aichi ajudou a produzir o seriado e o exibiu, mas as pessoas que eram de fora da provincia de Aichi(A maioria), assistiram pela TV Tokyo(via network- no mesmo horario).
    Abraco do Japao!

  3. Marcello Godoy disse:

    umas correções: power rangers fúria DA SELVA e JYUKEN sentai gekiranger

  4. Eduardo disse:

    saudades do ryukendo na tv aberta dos dias de hj…
    e o que ñ faz falta alguma é o kamen rider que passava na globo em 2009 uma versão horrivel da saban de um deles que o simbolo era o dragão e em 2010 ele passou no cartoon network (tv fechada)
    affffff

  5. Joao paulo aguiar disse:

    Uma correção Tomica hero: RESCUE FIRE e não o contrario.

  6. Ghile disse:

    Vlw Dejair. Grande abraço aqui do Brasil.
    Obrigado pelas correções Marcello Godoy.

    Caro Eduardo, obrigado pelo toque. Justamente em junho de 2009 o Kamen Rider Cavaleiro Dragão entrou no ar na extinta, também, TV Globinho e teve picos de audiências.

    Qual próximo ano vocês desejam que eu faça?

  7. dejair junior disse:

    Ola Ghile! Bom ja que perguntou…pq vc nao faz o proximo sobre 1990? Um ano repleto de series recem chegadas do Japao.
    Algumas ja bem datadas pra epoca, como: Lion Man “Branco”, otima serie lancada porcamente no Brasil, apenas 15 episodios, apos o termino do antecessor(no Brasil), o “Laranja”. Outros nao tao, mas ja meio ultrapassados:Goggle V, Sharivan, Machine Man, Shaider.
    Outros nem tanto:Metalder e Cybercop. E a serie que mais chegou rapido no Brasil, enquanto ainda exibida no Japao, Jiban(chegou aqui quando ainda no episodio 40 no Japao, num total de 52)
    Espero ter ajudado. Grande abraco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad