Menu

Sentai Recomendado: Samurai Sentai Shinkenger

Luiz Gustavo Mendes 10 anos ago 28 173

CHAN CHAN BARA CHAN BARA BARA!

samurai_sentai_shinkenger

E chegamos ao final do meu top 5 Sentais até o momento. No topo, não poderia estar outra série que não fosse a sensacional Samurai Sentai Shinkenger, de 2009. Mas o que levou o sentai autorizado pela Providência ao primeiro lugar da lista?

Vamos começar pelo começo (como deve ser). Eu não entendo porque a Toei demorou 33 anos (e três séries sobre carros) para realizar um tema aparentemente bem óbvio: samurais. Me lembro de ver as primeiras imagens surgindo e pensando: “Depois de tanto tempo, o que eles me dão é isso?” Como eu adoro estar errado.

sentai1018

Quem é você para me julgar, vassalo?

O primeiro episódio da série começa com um bando de buchas extremamente estilosos, os Nanashi Renjû. E de repente, Shinken Red aparece, espada em mãos e começa a distribuir porrada a torto e direito, enquanto a música de abertura toca. Nenhuma série até hoje começou tão incrível. Foi ladeira acima a partir daí.

Podemos então falar de um ponto alto da série logo de cara: a ação. Misturando a luta tradicional de um sentai com o estilo bem diferente dos jidai-geki, séries baseadas no Japão feudal em geral, deu uma cara muito única para a produção. Os combates têm mais proximidade, mostrando técnicas diferentes de cada um e duelos de espada. Essa característica é especialmente verdade para os vários duelos entre o ShinkenRed e Juuzo, mas mais sobre os vilões à frente.

Kotohahanaori

Já podemos falar que é dorama?

Normalmente, um tokusatsu tem um escritor chefe e uma equipe de três ou quatro escritores adicionais. O chefe escreve a trama principal e os outros escrevem os “fillers”, episódios que não avançam a trama. Shinkenger foi diferente. A escritora principal, Yasuko Kobayashi (já conhecida por, dentre outros, Timeranger e Kamen Rider Den-O), escreveu todos exceto por setes capítulos, que foram divididos pelos outros dois roteiristas. Isso significa que a trama deste sentai é desenvolvida por muito mais tempo e, portanto, tem condições de trabalhar os acontecimentos e os personagens de uma maneira bem mais completa.

Isso é percebido claramente, exatamente nos personagens. Existe uma evolução clara da maioria deles, e todos eles mostram grande evolução. No entanto, quero chamar a atenção para dois: Takeru e Kotoha. A ShinkenYellow é talvez a personagem mais “quebrada” em um sentai. Ela começa como uma lutadora insegura e muito falha, errando inúmeras vezes e causando problemas para seus companheiros. À medida que a trama vai evoluindo, vamos entendo o porquê disso e tudo se encaixa totalmente com a premissa da personagem! O mais impressionante é que esses traumas são superados durante o decorrer da história. É uma das evoluções mais significativas em qualquer tokusatsu e a Kotoha no final é uma personagem bastante diferente.

shinkenger-book33

Hoje é festa lá no meu castelo

Já Takeru é o centro das atenções como o senhor da família Shiba, mas ele está envolto na grande surpresa da série (não vou dar spoilers para quem perdeu essa maravilha), mas envolve a personagem da Kaoru. O mais brilhante é que, quando essa informação é revelada, o personagem muda totalmente para nós espectadores. Ele que parecia ser algo, se mostra outra pessoa bem diferente. Assistindo novamente à série, como fiz recentemente, percebi que isso não foi um plot twist solto e sim realmente algo mostrado desde o primeiro episódio.

Diferente da grande maioria dos sentais, os vilões também têm grande evolução. Os Gedoushu foram, em sua maioria, um dia humanos. E a Kobayashi usa isso, mostrando o passado de alguns personagens, em especial Dayu e Jûzo. Mas não são meras histórias bobas, são traumas pesados que para nós adultos é algo compreensível de se tornar um monstro.

Nighlok-King

Qual é? Tá rindo de que?

E, se o lado mau era legal, o terço final é impressionante. Cada vilão mostra uma faceta mais profunda de seus objetivos e desejos, e temos surpresas a torto e à direito até último capítulo. Para quem não viu, espere pelo desfecho do Akumaro e venham me falar se esperavam aquilo. Devo dizer que foi um momento de levantar da cadeira e dar um grito de emoção!

Enfim, vejam. Minha única reclamação da série são realmente as roupas, que continuo achando feias, mesmo sendo estilosas. O resto, é um sentai que acerta em todos os momentos, e te deixa esperando para ver quais surpresas estarão no caminho.

E repitam comigo: IKKEN (palmas) RAKUCHAKU!

– Advertisement – BuzzMag Ad
28 Comments

28 Comments

  1. Mailson disse:

    Os conceitos básicos de Shinkenger estavam prontos antes de Boukenger, nesse meio tempo a Kobayashi só escreveu Den-o, o que deve ter dado tempo para a série ser bem trabalhada.
    Uma coisa que eu senti é que ela não tinha pressa para inserir os brinquedos na série, eles não era jogados pra dentro da série, eles eram parte vital da trama e ajudavam no desenvolvimento do personagem. vide chiaki tentando usar o kabuto disc e também quando eles recebem a mogyuu bazooka.
    Shinkenger mora no meu coração, por ser uma série coesa do início ao fim e preocupa com o enredo e não com os brinquedos.

  2. RJ disse:

    Eu assisti esse Sentai até o ep 25 mais ou menos, dai eu parei pela falta de tempo mesmo xD
    Mas do que assisti eu achei realmente muito bom, nossa, a história deles é muito legal. Mas odiei profundamente o sexto ranger, o vendedor de sushi…cara, ele é um saco, porque eles insistem em fazer o sexto ranger ser um mega animado irritante? Podiam fazer algo diferente. Gai do Gokaiger foi a mesma coisa, muito chato e irritante.
    Mas fora ele, a série é boa, eu espero poder continuar vendo até o final kkk xD

  3. Vitor Mitsuya disse:

    Cara, vi os primeiros episodios e nao achei grande coisa, principalmente o primeiro episodio.
    Mas lendo esse review seu me deu vontade de acompanhar de novo, so preciso terminar o Go-Buster que meu proximo sentai vai ser esse ai

  4. Signalman disse:

    Antes de comentar sobre Shinkenger, devo dizer que não gostei dessa “indireta bem direta” aos Sentais sobre carros, tá, Turboranger foi um cocô, disso acho que todos sabem. Mas Carranger e Go-Onger são muito legais, vivem no meu Tum Tum(Puts, que gay, mas deixa pra lá). Maaaasssss, voltando ao assunto, eu nunca assisti Shikenger e tenho certo ódio da série, já que todos vivem comparando o 32° e o 33° sentai, e também porquê não gostei dos episódios que homenagearam a série em Gokaiger, uma Red feminina foi uma excelente ideia e talz(até algo intessante), mas não foi a mesma coisa que eu senti vendo o de Gaoranger, por exemplo, e olha que eu não assisti qualquer episódio. Talvez eu assista, terminei Kamen Rider W(que superou minhas expectativas), bem melhor que o Kabuto(nada contra Kabuto, eu também acho um KR fantástico) e comecei a ver Agito, mas não me agradou muito. Alguma sugestão além de samurais e músicas chiclete?

  5. Marcello Godoy disse:

    eu assisti alguns episódios, foi um sentai muito bom, com um tema bem original e q tb fez história por ter a primeira mulher a usar a cor vermelha legitimamente em alguns episódios
    quero ver se a toei vai fazer outro sentai com esse tema depois q toQger terminar no ano q vem

  6. RJ disse:

    Agito é bem chatinho mesmo, depois dele vem o Ryuki que é muito massa, mas depois desse Ryuki só vem coisa chata…Aí chegou o Den-o pra salvar geral !!

  7. EDUARDO disse:

    bem bacana a serie sim e gostei bem + que goseiger de 2010
    portanto… eu recomendo com ctz:)

  8. Asevedo disse:

    Estou com Shinkenger aqui para assistir, preciso acertar o tempo da legenda para assistir numa boa, estou numa viagem pela década anterior a Gokaiger. Goseiger, que eu gostei bastante, já foi.
    Mesmo não tendo visto ainda a série toda sempre gostei do uniforme de Shinkenger, não acho que teria solução melhor do que os kanjis na cara.

  9. Reinaldo disse:

    Coincidentemente é meu Super Sentai favorito também. Voltei a assistir tokusatsu de novo em 2012 por causa dessa série aí! Tem um roteiro incrível! Aconselho que assistam a série inteira e 2 vezes! Na segunda vez vc vai entender melhor muitas coisas.
    Tem um dos melhores desfechos que vi em qualquer outra série, é bem diferente mesmo! Os personagens vão se desenvolvendo muito ao longo da história e vc começa até a torcer por eles.
    Outros excelentes sentais que recomento são Timeranger e Go-Busters. Abaranger para mim o começo começa muito fraco mas depois do vigésimo quinto episódio vai se desenvolvendo de uma forma que vc não consegue mais parar de assistir.
    Outros bons são Dekaranger, Boukenger, Gaoranger e Gokaiger.

  10. Reinaldo disse:

    Não gostaram do Agito? No começo ele é mio parado sim mas para mim foi um dos melhores Kamen Riders. Blade foi bom sim como muita gente fala, mas eu fui com uma expectativa tão grande que não achei tudo aquilo que as pessoas falam não.
    Estou vendo picado agora W, Kiva, Den-O, Turboranger e Gingaman. Acho que estou com uma expectativa muito grande com relação a W e Den-0 tomara que estes superem minha expectativa!

  11. RJ disse:

    Pois é, todo mundo dizia que o Blade era incrível! Super! Aí eu fui assisti e gente… ‘-‘ O que era aquilo? Muito parado, você dorme na frente do PC nos primeiros 5 minutos kkkk sem falar que não dá pra entender nada da história né? e-e

  12. Reinaldo disse:

    Blade é bom mas não achei tudo aquilo, mas foi bom ter assistido!

    Mudando de assunto: estou acabando de ver um dos episódios mais bizarros dos tokusatsus- Indico Turboranger ep.20. É bizarro, vale a pena!

    Sugestões de Senpuucast:- Os episódios mais bizarros ou engraçados dos tokusatsus.

  13. OI Signalman. Diferente de samurai e música grudennta? Tem Kamen Rider Gaim… Ops, deixa pra lá.

    Para quem não viu a série toda, insista. Como já perceberam pelo review, é uma série que eu tenho apenas elogios para dar, e olha que eu sou um espectador meio chato às vezes, como perceber pela minha birra por sentais de carro. OK, ok, vou admitir, Carranger não é tão ruim assim 😉

  14. Agora, galera, como eu já fechei meu top 5, deixem aí seu top 5 sentais. Vamos discutir aqui que está bacana.

  15. Asevedo disse:

    Preciso de maratonear e encerrar algumas séries para fazer um Top5, é uma árdua tarefa.

  16. Marcello Godoy disse:

    já q o homi pediu, lá vai o meu top 5
    1o: gokaiger
    2o: shinkenger
    3o: magiranger
    4o: gekiranger
    5o: goseiger

  17. Como não postei em ordem, vou deixar o meu aqui. Lembrando que cada uma dessas séries já foi indicada aqui no Senpuu. Em ordem:

    1 – Shinkenger
    2 – Jetman
    3 – GoBusters
    4 – Flashman
    5 – Dekaranger

  18. Reinaldo disse:

    1- Shinkenger
    2- Go-Busters
    3- Gokaiger
    4- Abaranger
    5- Timeranger

  19. Signalman disse:

    Olha, não posso dizer que assisti muitos sentais, comecei minha jornada como toku-fã em meados de agosto do ano passado, já vi Dekaranger, Go-Onger, Gokaiger, Carranger, Kyoryuger, alguns episódios de Gaoranger e poucos de Goseiger e Megaranger, no meu top citarei apenas três, visto o número de séries que assisti, falarei apenas os motivos de gostar de Go-Onger por agora.

    1ª posição: Go-Onger-> Sim, todos odeiam Go-Onger, mas eu realmente tenho um apreço muito grande por este Sentai. Não foi o primeiro(comecei com Dekaranger), mas me conquistou de uma maneira engraçada, a abertura meio sem-noção com todos os Engines é a minha favorita, os vilões tem grande carisma, os atores são fantásticos(o melhor elenco, na minha opinião), principalmente o Go-On Green(Masahiro Usui) e o Gold(Hidenori Tokuyama, que inclusive interpretou o Kamen Rider TheBee/Kick Hopper no Kabuto), além da adorável Yumi Sugimoto, embora tenha história simples, um número considerável de Mechas, poucos episódios em dupla e faltem episódios “emocionantes”, é e sempre será o melhor tokusatsu que eu já vi.

    2ª posição: Dekaranger

    3ª posição: Megaranger

    Não sei se já houve algum artigo parecido, mas bem que podiam fazer algo como “Kamen Rider recomendado”, né? Mas começando por alguns injustiçados, como Kiva, W e Faiz, não sei o porquê de tanta gente odiar o Wataru e o Philip. E sobre Tokkyuger, alguém tem noção de como anda no Japão? E vocês? O que tem achado?

  20. RJ disse:

    magiranger é bom mesmo? eu assisti o 1º episódio e achei o sentai mais bobinho de todos kkk

    Jetman é antigo demais, seria legar ver na época, hoje em dia é difícil gostar de uma coisa tão paia olhando para a tecnologia de hoje e tals

    Meu top 5 õ//

    1º Gokaiger
    2º Megaranger
    3º Shinkenger
    4º Go-Busters
    5º Goseiger

  21. Leonardo kakazu disse:

    shinkenger realmente é muito bom, as lutas, a história, os personagens bem escritos,o único problema é que shinkenpink é feinha, e já que eu asisti muito pouco sentai e mais kamen rider só posso dizerque changeman é o melhor de todos, todos,TODOS e falando do Gaim tá muito bom, ganha até do faiz que é a minha sérir favorita dos riders,tem tantas coisas que vão se encaixando qu da pra ver na prévia da guerra que vai ter

  22. RJ disse:

    Bem, eu nunca gostei do Kiva mas achei o Wataru legal, não gostei é do pai dele… Odeio esse tipo de personagem -.-‘ e achei o Kiva muito parado e tal
    Eu AMEI o W e gostei muito do Philip, por isso foi triste ele ter morrido ;-;
    Faiz eu achei meio fraco, tipo, não tem história logo de cara, ela vai se mostrando ao longo da série e não gosto disso…Os personagens ficam sem objetivo sei lá e-e
    Ressha Sentai ToQger…Não sei como anda no japão, mas eu to gostando, gostei mais os vilões do que dos heróis, mas enfim auhsuahs

  23. Reinaldo disse:

    Gaim- eu não gosto quando Kamen Rider tem muitos Riders. Mas eu estou achando interessante Gaim também.

    RJ- Estou assistindo alguns sentais antigos agora e estão me surpreendendo. Acabei Turboranger e não achei tão ruim principalmente do ep. 13 para frente ( aparece um antiherói ), no meio da série dá uma melhorada boa mas cai e no final não chega a ser bom quanto o meio. Agora que comecei Bioman estou achando Turboranger bem mais fraco, Bioman está muito bom.

    Signalman- acho que temos que assistir todos os sentais que existem, mas recomendo Go-Busters vc vai assistir um dos melhores finais ( Obs: não pule direto para o final ).

    Tokkyuger- não sei como está a audiência no Japão. Mas com relação aos 3 primeiros episódios: está muito bom, o enredo está ficando cada vez mais interessante, há muitas dúvidas para serem respondidas durante a série e estou gostando muito.

  24. Reinaldo disse:

    Assistindo Tokkyuger estou lembrando um pouco de Flashman.

  25. Leonardo Kakazu disse:

    eu gosto do faiz é tanto meu rider favorito, como série favorita só o visual dele é feio, mas pelo menos o belt dele tem uma das melhores vozes, mas enfim, em faiz o tema da série fica muito claro, falta de comunicação, em vários momentos vemos os personagens se expressando mal, tendo interpretações diferentes da verdade, tipo o kiba e o takumi que virão amigos, só que são inimigos na forma de ophernoeoch e rider respectivamente isso porque eles tem identidades secretas

    já no caso do Gaim, ele começa como uma série infantil com várias piadas visuais por conta da edição e efeitos sonoros, o foco era ganhar espaço pra dançar, depois era derrotar o rider Baron, e agora descobrimos que há algo estranho com a empressa yggdrasil (sem spoilar é claro) e tem varios riders, tipo o japonês, naturalizado francês, que usa uma lockseed de uma fruta do oriente médio para se tornar um gladiador.

    Ainda acredito que muitos riders vão aparecer e morrer,pois no primeiro episódio vimos apena 5 riders de um lado temos o Baron junto com o Gridon em outro temos apenas o Gaim hipster porque tá montado em um cavalo, e de um outro lado temos o Zangetsu junto com o Ryugen

    o tema (na minha opinião) é sobre o Amadurecimento, amizade, dever familiar, e se tornar um adulto.

    Os vilões ou anti-vilões(também na minha opinião) são adultos movidos pela responsabilidade do trabalho, e cada um tem um motivo especial que não foi revelado

    já os protagonistas são jovens que são movidos pela moralidade

    além das lutas serem muito boas, e por sorte não dão foco nos personagens dançarinos, temos também o Bando que eu ainda acredito que vai se tornar um Rider (pra quem não sabe o ator do bando foi que foi o segundo kamen rider zoulda e o terceiro rider thebee nas séries ryuki e kabuto respectivamente)

  26. EDUARDO disse:

    HUM… TOP FIVE DO SENTAIS?
    BOM… SOMENTE OOS FEITOS NESSE SECULO 21 EU JÁ CLASSIFICO ASSIM…

    1-) GOKAIGER (2011)
    2-) SHINKENGER (2009)
    3-) DEKARANGER (2004)
    4-) MAGIRANGER (2005)
    5-) BOUKENGER (2006)

  27. Fabio disse:

    Galeraa….sou super fã de sentai…mas não acho um site que tenha as séries disponíveis para ver….onde eu posso assistir? Flashman é o meu número 1…história perfeitaa!!!

  28. Para ser sincera, eu estou assistindo Toqger e é razoável, pois acho que tem muito no enredo que está bom, mas pode melhorar. Já de Kyoryuger eu posso dizer que é um pouco engraçado, mas detestei como fizeram a série. Já Go-Busters foi incrivelmente muito bom, mas eu detestei a Yoko: achei ela incrivelmente chata e irritante que parece ser só um fardo para a equipe. Para Gokaiger eu posso dizer que é uma verdadeira relíquia pois a série toda parece quase obra hollywoodiana. Goseiger eu também gostei, mas achei a Moune, o Agri e a Eri um pouco chatos e a história também foi muito fraca, mas também não posso esquecer de dar pontos positivos pois Goseiger tem seus bons lados. Shinkenger é praticamente o sentai extremamente perfeito em tudo, as histórias foram muito bem trabalhadas e os personagens são fantásticos sendo que o tema samurai é um dos maiores pontos positivos. De Go-Onger eu não entendo que o povo fala mal, pois foi muito bom e na minha opinião chega no mesmo ponto de Toqger pois o enredo foi um bom, mas podia melhorar. Eu já não fui fã de Gekiranger, mas eu admiro o bom enredo que teve. Boukenger já é o mesmo que Gokaiger, obra que parece que foi feita em Hollywood. Eu não assisti Magiranger, mas li o enredo e achei interessante e vou começar a assistir. Dekaranger foi fantástico e com histórias e personagens muito legais, e acabou de entrar na lista dos meus favoritos. Mas agora falando sobre alguns sentais dos anos 80 e 90, eu assisti poucos que foram Jetman, Changeman, Flashman, Megaranger e Fiveman e desses cinco eu posso dizer que estou apaixonada, mas que nenhum me conquistou como Shikenger.

    Aqui esta a minha lista de sentais favoritos:
    1. Shinkenger
    2. Gokaiger
    3. Boukenger
    4. Jetman
    5. Changeman
    6. Go-Busters
    7. Megaranger
    8. Flashman
    9. Fiveman
    10. Toqger
    11. Go-Onger
    12. Dekaranger
    13. Magiranger
    14. Gekiranger
    15. Goseiger
    16. Kyoryuger

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad