Menu

Super Sentai & Power Rangers: Power-Ups

Luiz Gustavo Mendes 10 anos ago 19 181

O tópico dessa semana foi a sugestão do leitor Luã Heancio, via Facebook do Senpuu, que pediu para a gente falar mais sobre os power ups dos sentai e compará-los aos dos Power Rangers.

Na verdade, não há muito o que comparar, já que por serem (quase) as mesmas cenas de ação, os power ups também são praticamente iguais, com uma exceção. Mas já chegaremos lá.

five-ar-tector
Primeiro, vale a pena definir o que são power ups, e o conceito mais correto é um poder a mais que nossos heróis ganham, que mudam sua aparência de alguma forma. Qualquer coisa diferente disso é uma arma ou equipamento novo.

Interessantemente, o primeirão a passar por isso foi lá atrás em Dynaman, com a Black Tector armor, exclusiva do Dyna Black. De acordo com o tema esportista da série, ela tem uma aparência muito próxima a um uniforme de futebol americano.

24!35!61! Vai vai vai!

24!35!61! Vai vai vai!

Mas, o precursor do power-up como estamos acostumados, para o grupo todo, foi Fiveman em 1990, com as Tector Armor. Assim começou a tradição das armaduras ou Tectors que veremos em mais algumas séries para frente.

A principal característica desse tipo de transformação é que a maioria dos seus efeitos são a proteção e poder aumentados porém, poucas ou nenhuma habilidades novas. Além de Fiveman, tivemos nessa categoria ainda Mega Tectir de Megaranger, Accel Tector de Boukenger e, mais recentemente, o Powered Custom de GoBuster.

gobusters

Like a boss!!

Inspirado nesses, temos os power-ups que trazem transformações mais profundas e habilidades novas aos nossos heróis. O primeiro que podemos considerar é o Armed Tyranno Ranger, de ZyuRanger, em que Geki ganha a armadura peitoral do Burai, além do poder da adaga que invocava nosso querido Mecha-Godzilla de araque.

Depois disso, já em Gingaman, tivemos o primeiro power up como conhecemos hoje em várias séries, com as Luzes de Ginga (leia-se Guinga, a ginga só em Kyoryuger mesmo!). Depois disso, veio o AbareMode de Abarenger, Swat Mode de Dekaranger (meu favorito), Legend em Magiranger, Super em Gekiranger e Super também em Goseiger.

Tropa de elite osso duro de roer!

Tropa de elite osso duro de roer!

Aconteceu também de nos depararmos com alguns power-up individuais. Em Shinkenger, os modos Super e Hyper (ou Elvis e Black Elvis) não são exclusivos de um ranger só, mas apenas um pode usar por vez.

Depois, tivemos o Gold Mode do Gokai Silver, uma exceção, pois raramente o sexto recebe o upgrade nos poderes e, nesse caso, APENAS o sexto ganhou o bônus. Agora, estamos nos deleitando com a papagaiada do KyoryuRed Carnival.

29570-superhero_time_header

Saaambaaaa!

Essas modificações, apesar de não obrigatórias todos os anos, vem se tornado bastante comuns. Em geral, seu aparecimento se dá no final do segundo terço da série, entre os episódios 25 e 30. Muitas vezes elas são acompanhados por novos mechas. Nesse ponto, tendo power-up ou não, os inimigos normalmente ficam mais poderosos e um novo general costuma aparecer também, por isso, os nossos heróis precisam de um reforço. É nesse ponto que os originais ultrapassam ou igualam o nível de poder do sexto, quando ele vem depois.

Mas, como eu disse, esse post foi inspirado pelo pedido de um leitor para comparar Sentais com os Power Rangers e existe apenas uma diferença na verdade: um festival anual de venda de brinquedos chamado Battlizer.

Esse power-up, exclusivo da versão ocidental, é exclusivo do ranger vermelho na grande maioria dos casos (apenas Samurai / Super Samurai foge disso) e é conquistado pelo personagem bem no final da série. Outra característica desse equipamento é ser absurdamente exagerado. Não acreditam? Vejam essa coisa!

Isso deve dar uma dor na coluna danada...

Isso deve dar uma dor na coluna danada…

Enfim caros amigos, mais uma vez, classe encerrada e obrigado ao Luã Heancio pela sugestão de tema.

Até a próxima e SWAT MODE!

– Advertisement – BuzzMag Ad
19 Comments

19 Comments

  1. Leonardo Kakazu disse:

    Um sentai que eu gosto muita pela parte dos robôs, os Hurricangers, também não tinha power-ups, só o shurikanger que tirava o colete, mas estava mais para um modo alternativo do que um power-up.

    só eu acho esses battlizers algo um tanto quanto disfuncional ?

    mas pelo menos é melhor do que a versão ocidental do Abarekiller.

  2. Oi Leonardo,

    primeiro sobre o Hurricanger, eu concordo com você. O modo Fire dele é um modo alternativo e não um power up propriamente dito, por isso não o mencionei. O mesmo acontece com o Ninjaman quando se transforma em Samuraiman.
    Sobre os battlizers, eu acho sinceramente pavorosos. São gigantes, desengonçados e ridiculos. O único que mais ou menos presta é o do SPD, que inclusive foi importado de volta no filme do Dekaranger vs Magiranger. O resto é um bando de plástico acumulado que o cara nem mexe direito!

  3. Gabe Dante disse:

    Poderiam ter falado mais sobre as diferenças entre Shinkenger e Power Rangers Super Samurai e até ter tentado entender o motivo dessa diferença. Não vi PRSS, apenas Shinkenger, mas o visual do SS ficou bem mais interessante.

  4. Leonardo Kakazu disse:

    tipo, Shinkenger é uma sátira de samurais, power rangers samurai é uma adaptação bastante fiel, tão fiel que só os nomes dos personagens mudam menos do Red que por algum motivo o sobrenome dele é Shiba e tem do johnny lawarence do karate kid, mas o pior pra mim é ver um samurai chamado Antonio, e não só isso, as lutas são legais, a parte distranformada é bem ruinzinha.

    Mas uma boa adaptação com o pior battlizer é o Power rangers no espaço, o ranger vermelho com aquelas asas literalmente é um brinquedo sendo filmado quando não é uma CG de dar medo

  5. Luã Heancio disse:

    Me sinto emocionado (maldito suor nos olhos)

  6. Marcello Godoy disse:

    não cheguei a ver o PRSS até o final mas esse modo shogun ficou animal !!!!
    qdo sair os episódios do super megaforce qro ver se na hora da transformação pra uma série ranger do passado vai falar a série, como fizeram em gokaiger
    e tb correm boatos dizendo q vai ter as roupas dos dairanger em super megaforce, isso pq o ranger branco (MMPR 2) era o kiba ranger (de dairanger) dos americanos

  7. Asevedo disse:

    Ficou faltando 1 Power-Up, o Super Akiba Red, com sua transformação esquisita a La imaginação do Nobuo Akagi.
    Power-up são legais, mas essas coisas horríveis de Battlizer credo.
    O Power-up que tem a cena mais divertida de aparição é a Gold Mode do Gokai Silver, até o monstro fica confuso.
    Os dois que mais gosto são os de Goseiger e Go-Busters, por ser a integração com um parceiro do herói, seja ele um Headder mitólgico ou um Robô, respectivamente.
    E o Hyper Go-On Red pode ser considerado um Power-up de Go-Onger?

  8. Patrine disse:

    Ei, Marcello Godoy! Acho que o post aqui do site é bem diferente do link que você mandou, o autor usou os conhecimentos dele sobre as séries para fazer uma comparação entre diversos power-ups… Mas, enfim, obrigada pela dica 😉

  9. Daniel Orochi disse:

    Na série geralmente o Power Up é do Vermelho mesmo, mas na linha de brinquedos todos tem versoes do Power Up, como por exemplo os Dino Thunder que existia o tal Modo Triácico até para o Branco e outras formas que eles viravam dinossauro ou outro exemplo virar carro como os RPM. Acho interessante pois essas formas lembram Metal Heroes como Solbrain, Winspector, e agora com a onda do Homem de Ferro com vários tipo de armadura faz ainda mais sucesso esse tipo de Power Up.

  10. Olá Marcello, só um adento. Os uniformes de “Dairanger” não irão aparecer na série. Aquele vídeo é apenas um “Marketing Teaser”, o que não representa o produto final.

    Da uma lida nas notícias mais recentes do site. Tem tudo explicado.

    Ah sim, e o post do Senpuu não está relacionado com o link que você postou.

  11. Marcello Godoy disse:

    oi patrine, é q o autor mencionou os power rangers, por isso q dei esse possível furo pra um provável senpuucast sobre os 20 anos dos rangers
    pena q em shinkenger num fizeram aquelas armaduras estilosas q teve em PRSS (o modo shogun)

  12. Oi pessoal, eu sei que faltou mencionar um bando de power-ups específicos, mas a idéia do post foi mais dar uma idéia geral do que realmente descrever cada um. Mas eu realmente esqueci de mencionar o majestoso power up do Akiba Red 😀

    Sobre as diferenças entre Shinkenger e Super Samurai, eu infelizmente não vi Super SAmurai ainda, mas devo admitir que Samurai é uma adaptação que eu gostei. Não é a melhor adaptação, mas Shinkenger também não era uma série fácil de adaptar por ser muito profundamente oriental.

    E na minha opinião, Asevedo, o Hyper Go-on Red ainda é um power up dos Shinkenger, ele só usou o Kyoryu Disc porque… bem, é um filme, então por que não né? Mas eu achei massa!

  13. Patrine disse:

    Aaaahh, Marcello! Eu entendi tudo errado hihihihi. Obrigada por enviar e me explicar!

  14. Vou ser bem honesto, Marcello, acho esse modo Shogun bonito mas absurdamente exagerado. Mas concordo com o Leonardo, o pior de todos é o de No Espaço, é muito brinquedo da China 😛

  15. Leonardo Kakazu disse:

    acho que o Ninjaman não entra muito como ranger e sim um personagem que está na equipe/ajuda as vezes a equipe tipo o Zuuban do Boukenger.

    tá ai um bom tema para um próximo artigo personagens extras que aparecem raramente lutando e não está na equipe.

  16. Marcello Godoy disse:

    alô pessoal do mega power brasil, eu sei q aquilo era só um teaser de marketing mas não custa nada sonhar em ver as roupas dos dairanger lá em super megaforce, q se acontecer mesmo vai ser um MEGA feito inédito ao longo dos 20 anos de história da franquia
    agora, q a roupa do ranger branco da segunda temporada de MMPR (kibaranger) vai aparecer na certa com o ranger prata (gokai silver) td mundo sabe, mas se realmente sair a transformação em dairanger qro ver como a turma vai nomear esses trajes inéditos…
    abraço e q o poder os protejam
    GO GO POWER RANGERS!!!!!

  17. Pois é, Leonardo, eu concordo, mas o posicionamento do Ninjaman é meio dúbio entre os fãs, mas do que o Zuban. Mas é um bom tema cima, sugestão anotada!

  18. Yugo disse:

    Os Kamen riders não tem os Power ups??

    Dos Metal heroes… Perfect Jiban. Super Blue beet em B-Fighter.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad