Menu

Motivos para assistir: Kamen Rider Black

Ale 10 anos ago 9 446

kamenriderblack02
Ok, ok, lá vem o Ale querendo empurrar a sua “viuvez” para os fiéis leitores deste site… Calma, a ideia não é essa! Eu venho aqui compartilhar motivos que os saudosistas não conseguem explicar com calma sobre a importância desta série para a franquia Kamen Rider:

A volta ao contexto original dos Kamen Riders

A franquia estava num limbo de cinco anos devido às baixas audiências do Kamen Rider ZX (especial de 1982) e Kamen Rider Super 1 (1980). Como uma renovação, a série foi novamente produzida pelo criador Shotaro Ishinomori. O mestre Ishinomori resolveu voltar às origens, o herói solitário (Issamu Minami/Kamen Rider Black), numa batalha quase sem fim contra uma organização do mal (Império Gorgon), sempre em confronto com um anti-herói (seu meio-irmão Nobihiko/ShadowMoon). A produção da série na TV foi intercalada com o lançamento de um mangá com tom mais sóbrio e violento, que mais tarde foi utilizado como base para a criação do filme Shin Kamen Rider.

kamenriderblack03
A carga dramática episódio por episódio

O tema adulto da estória, evidenciado no episódio piloto denso e sombrio (até hoje considerado uma dos melhores da franquia), explicando a conspiração do Império Subterrâneo Gorgon, que infiltrado nas mais diversas corporações às vésperas de escolher o sucessor do Grande Rei. Os escolhidos, dois irmãos adotivos que nasceram no mesmo dia (que ocasionamente foi um dia de eclipse) que iriam duelar, o vencedor seria o novo Rei dos Gorgon e comandaria o exército de monstros mutantes na dominação do mundo.

No momento da cirurgia do cristal King Stone nos irmãos, um pai arrependido interrompe o processo e liberta seu filho Issamu que, com a cirurgia incompleta, se transforma em Kamen Rider Black e na companhia da moto viva Battle Hopper combate os Gorgons em 51 episódios e dois filmes para cinema. Os momentos finais da série, os últimos 10 episódios, apresentavam uma tensão até hoje inigualada na franquia culminado com a morte e renascimento do protagonista, encerrando com o duelo final com o próprio irmão.

8
Os monstros mais realistas da franquia

O tom mais adulto da série possibilitou utilizar os vilões como verdadeiras feras, produzidas pela Raibow Industries. As criaturas, denominadas monstros mutantes, possuíam aspecto mais ameaçador a cada capítulo. Serviram como homenagem aos principais monstros da série original do Kamen Rider, como Tartaruga, Aranha, Rinoceronte, Abelha, entre outros.

Um protagonista carismático

Tetsuo Kurata, o Issamu Minami (no original japonês Kotaro Minami) venceu uma seletiva com 100 atores, incluindo o ator que viria a ser o seu meio irmão Nobuhiko Akizuki. Ele foi responsável inclusive por cantar a música-tema da série. Seu carisma rendeu a continuação do papel na produção seguinte (Kamen Rider Black RX). Sua volta ao personagem, 22 anos depois, na série Kamen Rider Decade foi elogiada e aclamada pelos fãs, tanto no Japão quanto no Brasil.

kamenriderblack05
Lutas muito bem coreografadas

Kamen Rider Black é, sem dúvida, uma das melhores séries coreografadas pela equipe do JAC (Japan Action Club), com batalhas filmadas num ritmo frenético.

Espero ter apresentando motivos para o fã de tokusatsu assistirem com outros olhos esta série. Deixem o tom negativista de lado e apreciem esta que é uma das últimas produções com o toque do mestre Shotaro Ishinomori!

Rider kick a todos!

Alexandro Lima é ilustrador, papai coruja e fã de tokustasu nas (poucas) horas vagas. Uma amostra de seus trabalhos pode ser conferida em www.alexandrolima.com.br

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Alexandro Lima é Ilustrador publicitário e desde os anos 80 espera um chamado dos Dominantes.

9 Comments

9 Comments

  1. Olá.

    Nem vou entrar nos motivos. Black é uma das minhas séries favoritos por vários motivos.

    Apenas gostaria de corrigir uma daquelas informações que se propagam no fandom sem que exista um fundamento real.

    Shotaro Ishinomori não produziu Kamen Rider Black. O papel de um produtor é bem variado. Vai desde concepções estéticas, abordagem de enredo, seleção de elenco e de roteiristas e diretores até controle de orçamento, etc…

    Ishinomori criou o mangá de Black, que inclusive é extremamente diferente da série de TV. Contribuiu com algumas ideias, como fazia costumeiramente e dava uma ideia geral da história. O resto é mérito da equipe da Toei, seus desenhistas de produção, diretores e escritores. A participação dele em Black não foi maior ou menor do que normalmente fazia com as séries de TV originadas de seus mangás.

    Como Black foi o segundo Rider a ter mangá original feito por Ishinomori, certamente é um personagem com o qual ele se envolveu mais do que o costume, mas não se pode atribuir a ele o papel de produtor.

    Black teve 4 produtores, dois da Toei e dois da emissora Mainichi Housou. Pela Toei, Susumu Yoshikawa e Nagafumi Hori. Pela Mainichi, foram Ryo Iguch e Hisayoshi Yamada. Ishinomori levou os créditos como autor dos conceitos originais, como de costume.

    Abraços!

  2. Ghile Arms disse:

    D+ Alê!!! Deixando de lado o saudaosimo aflitivo, vc conseguiu dicecar a série em seus reais fatos. Essa é a diferente entre viuvas e fãs de verdade de um gênero ou TOKUSATSU no geral.

    Muito obrigado pelas suas palavras, assisti tanto Black quanto RX em 2013 e sei q uq mencionou é a pura verdade!!!

  3. EDUARDO disse:

    MUITO SHOW E KAMEN RIDER BLACK É UM TOKUSATSU OBRIGATORIO A SER ASSISTIDO MSM PRA QUEM Ñ GOSTA DESTE KAMEN RIDER (E OLHA QUE TEM GN T QUE EU CONHEÇO PESSOALMENTE E VIRTUALMENTE QUE DESTA ESSA SERIE) MAS ESTA AI UMA ÓTIMA DICA DO SENPUU 🙂
    EU RECOMENDO TBM E COMO DIRIA SEU CREYSON…”EU AGARANTCHU!!”
    HUSAHUASASHUASHU
    BOM ANO A TODOS AQUI DO PESSOA DE MG DO SENPUU E ATE MAIS VER GNT
    FIQUEM TODOS COM DEUS
    FUISSSS

  4. CharleeBrown disse:

    Concordo, Kamen Rider Black é um ótimo seriado e é sem dúvida nenhuma muito bem recomendado, na minha opinião está entre as melhores séries já produzidas da franquia Kamen Rider.

  5. Ryo Kurumada disse:

    Baita série, merece ser recomendada aos toku fãs.

  6. Kingform disse:

    Gosto muito do Black. Sinceramente, gosto muito.
    A série é ótima, é tem todos os elementos citados que são incríveis.
    Apenas acho que ultimamente há um exagero e grande, por parte dos fãs dele, dizendo que ele é o melhor da História, o que não é fato. Ele está entre os melhores com certeza. Não me recordo o lugar, desculpem, mas em uma pesquisa entre os japoneses entre preferências de Riders temos: Ichigo, Black, Agito, Kuuga e Blade. Agora não me lembro a ordem, mas estavam esses cinco. Para ver que tem muita coisa boa depois. Black é um clássico e merece sim ser reverenciado.

  7. RJ disse:

    Eu não gostei do Black, não vi até o final mas do que assisti achei meio esquisito, deve ser porque é antigo…

  8. UltraJapan disse:

    A série é ótima e é de fato uma das melhores já feitas dos Kamen Rider.

  9. Rael disse:

    Umas das melhores, não me canso de assistir pedaços da mesma como o primeiro episódio, a ressurreição de Shadow Moon, quem e o grande Rei, me lembro que quando criança até chorei!!!!?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad